São Paulo, 22/05/2006 - Boletim nº1846
saúde
Postura corporal do brasileiro
deve ter novo padrão

Das 115 pessoas analisadas, 66% tinham
inclinação corporal para a direita. Para
pesquisadora, simetria total não pode ser
considerada padrão de normalidade
leia...
MAC promove ciclo de
palestras sobre arte africana
ICB promove a mostra
Safari Microbiano

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisadora propõe novo padrão de referência de postura corporal

Marina Almeida

Mais da metade do povo brasileiro pode ser "torto". Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, que analisou a postura de 115 pessoas, 66% delas apresentaram uma inclinação para o lado direito do corpo. "Todo mundo é assimétrico, ou seja, apresenta diferença entre o alinhamento do lado direito e do lado esquerdo do corpo, por isso não podemos considerar a simetria total como padrão de normalidade", explica a fisioterapeuta Elizabeth Alves Ferreira.

Em seu estudo de doutorado, Elizabeth propõe um novo padrão de referência de postura para a população brasileira. Ela também participou da elaboração de um software livre e gratuito, de uso acadêmico e clínico, que auxilia na análise da postura, inclinação e equilíbrio dos pacientes.

Elizabeth defende a adoção de um novo padrão na definição do que é considerado desvio e respectiva a necessidade de tratamento. "Não podemos considerar que o normal seja um padrão alcançado apenas por um numero tão pequeno de pessoas", acredita a fisioterapeuta. Entre as pessoas analisadas, apenas 24% têm a altura exatamente igual para os dois lados do corpo.

A definição desse novo padrão pode indicar novas preocupações e atenção a pontos que poderiam passar despercebidos anteriormente. "A maior parte da população tem uma inclinação de ombro e de pelve para a direita, talvez isso indique que a inclinação à esquerda merece maior atenção por parte dos profissionais", exemplifica.

As pessoas analisadas no Laboratório de Biofísica da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, eram consideradas saudáveis e tinham de 19 a 43 anos. Delas, 55% apresentaram uma inclinação à direita da bacia; 63,5% inclinação à direita da cabeça; e 67,8% inclinação do ombro à direita. "E essa inclinação à direita não tem relação com o fato de serem destros ou canhotos", explica a fisioterapeuta.

Software
Juntamente com uma equipe de físicos, Elizabeth trabalhou no desenvolvimento do Software para Avaliação Postural (Sapo), um programa livre e gratuito para auxiliar na análise da postura e equilíbrio do corpo. O software, que pode servir tanto ao meio clínico quanto ao acadêmico, pode ser acessado pelo site www.sapo.incubadora.fapesp.br. No endereço, links para artigos científicos da área, fóruns de discussão e um tutorial científico para auxiliar na utilização. "Trata-se de uma ferramenta que eu uso no consultório para tratar dos meus pacientes, e no laboratório para pesquisas relacionadas à postura" , conta Elizabeth.

No Sapo há fotos e desenhos para facilitar a localização dos ossos que são usados como pontos de referências para a análise da postura. Para marcá-los o software sugere que sejam usadas bolinhas de isopor que são um recurso simples, de baixo custo, e de fácil aquisição. Embora qualquer pessoa possa baixar e utilizar o programa, a pesquisadora lembra que é necessário saber localizar corretamente os pontos de referência. Caso contrário, o diagnóstico pode ser prejudicado. Por isso o software tem como principal alvo profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e outros.

Outro objetivo do projeto é gerar um banco de dados nacional sobre a postura da população brasileira. Essa base de dados será alimentada por meio do próprio software, por algumas pessoas cadastradas previamente. Pretende-se também criar uma padronização dos ângulos e medidas utilizados para as análises posturais, que hoje podem variar de acordo com o profissional. Apesar disso, o software permite que outros ângulos e medidas sejam analisados.

Mais informações: bettyjp@uol.com.br, com a pesquisadora

Imagem cedida pela pesquisadora




Cursos e Palestras

MAC promove ciclo de palestras sobre a arte africana
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove nesta terça (23) e quarta-feira (24) o ciclo de palestras Arte Africana. Os encontros acontecerão no auditório do MAC-Ibirapuera, das 14 às 17 horas.

Na terça-feira, o evento terá palestras dos professores Dilma de Melo e Silva (Arte Africana: Introdução ao seu Estudo), Kabengele Munanga (A Dimensão Estética na Arte Negro-Africana Tradicional) e Carlos Henriques Serrano (O Imaginário e o simbolismo gráfico na Arte Africana).

Na quarta-feira, a professora Marta Heloisa Leuba Salum, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) falará sobre os Novos Velhos Problemas de Arte Africana: Uma Reflexão sobre as Interpretações dessa Arte em Produções Científicas e Artísticas feitas por Africanos e Não Africanos.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente via internet. A ficha de inscrição está disponível na página do evento.

Mais informações: (0XX11) 3091-3559, com Paulo Marquezini; e-mail infomac@usp.br; site www.macvirtual.usp.br


FEARP discute lucros contábeis
No dia 31 de maio, às 19 horas, será realizada a palestra Existem relações entre os lucros contábeis e os fluxos de caixa?, no Departamento de Contabilidade, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP .

A palestra ministrada pelo professor Flávio Donizeti Bastistella, da FEARP, e faz parte da série Diálogos com a Comunidade, coordenado pelos professores Cláudio de Souza Miranda e Maísa de Souza Ribeiro, da unidade.

As vagas são limitadas e as inscrições - condicionadas a entrega de um quilo de alimento não perecível no dia da palestra - podem ser feitas pelo site http://sistemas.fearp.usp.br/forms.

O evento será no anfiteatro da FEARP, na Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3899 / 4743, com Irani, Flávia ou Marjory


Palestra aborda as psicoses incidentes no Brasil
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realiza na próxima sexta (26), às 12 horas, a palestra Estudo de Psicoses Incidentes no Brasil, com o professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Odontologia (FO) e presidente da Câmara de Pesquisa do Hospital Universitário (HU) da USP.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados no tema, sem necessidade de inscrição. A palestra acontecerá no Auditório Paulo Carvalho Ferreira, na FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Piso Superior, Cidade Universitária, São Paulo). A organização é da Comissão de Pesquisa da FCF.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677; e-mail dpv@usp.br


Impactos do e-business sobre os resultados das empresas
No dia 30, às 11h30, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP recebe a pesquisadora Silvia Novaes Zilber, especialista nas áreas de Comércio Eletrônico, Indústria Automotiva e Estratégia para Inovação, para o seminário Impactos do E-Business sobre os Resultados das Empresas: Estudos de Casos em Montadoras.

Silvia apresentará uma pesquisa que procurou esclarecer que tipo de estrutura organizacional é utilizado pelas montadoras de veículos brasileiras para implementar suas atividades de comércio eletrônico, além de investigar alguns resultados obtidos com essa adoção. Para elucidar essas questões, foi realizado um estudo com os dados coletados em três montadoras no Brasil (Ford, GM e Daimler-Chrysler).

Os interessados devem confirmar presença até a sexta (26) pelo telefone (0XX11) 3818-4011 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br, com Mari. É cobrada uma taxa de R$30,00, a ser paga no dia do evento. A palestra acontecerá na Sala da Congregação da FEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Prédio FEA 1, Andar Superior, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3818-4011; site


Certificações são temas de palestras na Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realiza nesta terça (23), às 19 horas, um evento com a proposta de oferecer noções básicas sobre certificação agrícola, com enfoque na produção orgânica. Na programação constam duas palestras, uma sobre Certificação agrícola, ministrada por um Gustavo Nakashima, da SGS Certificado e outra sobre Certificação de produtos orgânicos, com Gustavo Bacchi, da empresa BCS Öko Garantie.

O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial - Gerenciamento e Administração de Empresa Agrícola (PET-GAEA), do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. As palestras são voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação da Escola, porém outros interessados também podem participar. As vagas são limitadas a 100 participantes. A inscrição custa R$5,00 e pode ser feita no site www.ciagri.usp.br/~pet_gaea

Mais informações: (0XX19) 3417-8735; e-mail pet_gaea@esalq.usp.br


Curso no Instituto de Química aborda origem da vida
O Instituto de Química (IQ) da USP realiza entre os dias 5 e 14 de julho o curso Da auto-organização à origem da vida, ministrado pelo professor Pier Luigi Luisi, da Università degli Studi di Roma Tre, na Itália. O curso tratará, entre outros assuntos, da definição da biologia sistêmica como o estudo da complexidade dos sistemas biológicos e de princípios termodinâmicos.

As inscrições gratuitas estão abertas até 2 de junho, e podem ser feitas na secretaria de pós-graduação do IQ (Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 06, Sala 0669, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3844 / 3878; e-mail secpos@iq.usp.br


Centrinho divulga editais para cursos de especialização
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, está com os editais abertos para três cursos de especialização Lato Sensu: Dentística, Endodontia e Odontologia em Saúde Coletiva.

Os interessados em participar dos processos seletivos devem fazer as inscrições entre os dias 10 e 14 de julho, na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do hospital. A taxa de inscrição é de R$50,00 e deve ser creditada na tesouraria do Centrinho. A seleção terá duas fases. A prova da primeira fase do concurso será aplicada no dia 17 de julho.

Os cursos de especialização em Dentística e Endodontia serão oferecidos entre agosto de 2006 e julho de 2008. O processo seletivo para os dois cursos visa o preenchimento de no mínimo seis e no máximo doze vagas. O curso de especialização em Odontologia em Saúde Coletiva será desenvolvido entre agosto de 2006 e janeiro de 2008, e deve preencher entre quatro e doze vagas.

O Centrinho fica na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: http://www.centrinho.usp.br/hospital/pesquisa/


Seminário aborda o surgimento da comunidade andina
Nesta segunda-feira (22), às 11h30, o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP promove o seminário Surgimento da comunidade andina como ruptura do processo integrador da América Latina, com o pesquisador Hugo Eduardo Meza Pinto, doutorando do Prolam e professor das Faculdades Integradas Santa Cruz (Curitiba, Paraná).

A importância dessa discussão fica evidente em tempos de disputas pelo controle do gás e por espaço político entre as lideranças sul-americanas. O evento acontece na sala G13 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, sala G13, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados em assistir ao seminário devem se inscrever pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou e-mail prolam@usp.br. A participação é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587


Palestra sobre Filosofia na Esalq
A quarta conferência do programa Panorama Amplo de Campos do Conhecimento (Pan-Gnósio 2006), promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, acontece nesta segunda-feira (22), às 16 horas, com o tema A Filosofia dos Filósofos. O ministrante será o professor de filosofia Rubens Murillio Trevisan, da Unimep.

A palestra irá partir da idéia de que a Filosofia engloba todas as atividades intelectuais de um indivíduo, independentemente de seu grau de escolaridade. Sábios da antiguidade como Confúcio, Sócrates, Aristófanes, Platão e Aristóteles, assim como pensadores modernos como Bertrand Russell e Wittgenstein, que deixaram estudos sobre os valores e maneiras de referenciar na condução do pensamento, também terão destaque nesse encontro.

O evento acontece no anfiteatro do Pavilhão da Química, na Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba). A entrada é gratuita e aberta ao público. A iniciativa é da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Escola.

A próxima atividade programada para dia 12 de junho, trará o debate Ética e Estética, com Evaristo Marzabal Neves, Klaus Reichardt e Sonia Maria De Stéfano Piedade, professores da Esalq.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339




Agenda Cultural

Safari Microbiano no ICB
O Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta semana (de 22 a 26 de maio) a mostra Safari Microbiano, com modelos de microorganismos, filmes e jogos educativos.

A mostra será dividida em três partes. Na primeira, Quem somos!, serão apresentados os conceitos básicos sobre bactérias, vírus e fungos. Na segunda parte, Como e onde vivemos!, serão mostradas as comunidades microbianas em ambientes aquáticos, a vida em ambientes extremos, a presença de microrganismos em casa e nos organismos animais. Na terceira parte, Ajudando você!, será abordado o uso de microrganismos na indústria.

Os temas serão abordados com linguagem para jovens de 11 a 18 anos. Haverá modelos de bactérias, vírus e comunidades microbianas. Um cenário de casa vai simular a busca de microrganismos nesse ambiente. Serão projetados filmes sobre pesquisa de biodiversidade na Antártica e microrganismos causadores de infecção. Também estarão disponíveis jogos educativos de microbiologia.

As visitas devem ser agendadas pelo telefone (0XX11) 3091-7259. A mostra acontece no Edifício Biomédicas-III (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7259 / 7348




Publicações

Livro reúne ensaios sobre imagem e conhecimento
Foi recentemente lançado pela Edusp o livro Imagem e Conhecimento (376 págs, R$75,00), organizado por Maria Lúcia Bastos Kern e Annateresa Fabris. Maria Lúcia é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Annateresa é professora do programa de pós-graduação em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro traz ensaios que analisam a relação existente entre imagem e conhecimento, trazendo a contribuição de especialistas brasileiros e estrangeiros. São dez textos que discutem as transformações trazidas pela técnica à percepção e à reflexão filosófica e estética.

Mais informações: www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

Nova diretoria do IPT assume nesta quarta
Acontece nesta quarta-feira (24) a posse da nova diretoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizado na Cidade Universitária.

A nova diretoria é composta por Vahan Agopyan (diretor presidente), Francisco Emílio Nigro e Marcos Tadeu Pereira, todos professores da Escola Politécnica da USP.

A cerimônia de posse acontece às 10 horas no IPT (Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo), com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro. A cerimônia será fechada a convidados.

Mais informações: (0XX11) 3767-4176 / 3767-4918; e-mail mktg@ipt.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Estudo do escoamento de ar sobre a carroceria de um ônibus usando um programa de CFD e comparação com dados experimentais. André Luiz Carregari. Dia 29, às 13h30.

Estudos ecotoxicológicos com Hydra viridissima (Cnidaria: Hydrozoa). Fernanda Cristina Massaro. Dia 29, às 10h30.

Otimização de seções transversais de concreto armado: aplicação a pórticos planos. Thaís Coimbra Nina. Dia 29, às 16 horas.

Doutorado

Aplicação da teoria da confiabilidade na obtenção de limites para o peso de veículos de carga em pontes de concreto. Luciano Maldonado Ferreira. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Leitura automática de dispositivos mostradores analógicos de instrumentos de medição utilizando visão computacional
. Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida. Dia 22, às 9 horas.

Contribuição para o estudo das distâncias de visibilidade de ultrapassagem para rodovias bidirecionais com duas faixas de tráfego. Paulo Tomaz Pellegrini. Dia 29, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Comparação entre regeneração de espécies nativas em plantios abandonados de Eucalyptus saligna Smith. e em Fragmento de Floresta Ombrófila Densa em São Bernardo do Campo/SP. Roberta Tubini. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

Modelos e mecanismos de sucessão secundária na Floresta Atlântica em Linhares (ES)
. Samir Gonçalves Rolim. Dia 25, às 8 horas.

Identificação de genes diferencialmente expressos em árvores de Eucalyptus grandis susceptíveis e resistentes à Puccinia psidii. Guillermo Rafael Salvatierra. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

Fenda facial diagnosticada no pré-natal: aspectos epidemiológicos, ultra-sonográficos e pós-natais. Marcio José Rosa Requeijo. Dia 24, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Caracterização e variabilidade da hidrodinãmica da zona costeira adjacente ao banco de Abrolhos. Carlos Eduardo Peres Teixeira. Dia 29, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br