São Paulo, 23/05/2006 - Boletim nº1847
saneamento
Alternativas podem substituir
cloro no tratamento de água

Ácido peracético, ozônio e processo
combinado são eficazes no combate
a microorganismos presentes na
água para consumo humano
leia...
IEA realiza a palestra
A Arte de Esquecer
Inscrições abertas para o Prêmio
USP de Direitos Humanos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Ácido peracético, ozônio e processo combinado mostram-se eficazes no tratamento de água

Renata Moraes

Experimentos realizados na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP comprovaram que a utilização de ozônio, ácido peracético, ou um processo combinado envolvendo ozônio e cloro, podem ser alternativas ao uso do cloro na desinfecção de água para consumo humano. Segundo as pesquisas, essas substâncias têm, em maior ou menor escala, poder de oxidação e inativação de bactérias, protozoários e vírus, e são apropriadas para tratamentos com essa finalidade.

Segundo a engenheira Jeanette Beber de Souza, o uso de cloro na desinfecção da água é muito comum no Brasil. "Desde a década de 70, estudos internacionais mostram que o cloro em contato com águas que contém certos tipos de matéria orgânica pode produzir subprodutos com potencial cancerígeno", alerta a pesquisadora, que testou os três desinfetantes em sua pesquisa de doutorado. "Na Europa o ozônio é muito utilizado. No Brasil ainda não é viável devido aos altos custos, entre outros fatores", informa.

Para analisar a eficácia dos diferentes desinfetantes, Jeanette "preparou" uma água em condições especiais. "Tratamos a água para retirar previamente todos os possíveis microorganismos. Assim, podíamos acrescentar na quantidade desejada aqueles que seriam usados para os testes e termos controle sobre o experimento", explica. Foram usados nos testes a bactéria Escherichia coli, o vírus colifagos e a bactéria Clostridium perfringens, indicadora de protozoários .

Os microrganismos foram cultivados cada um em seu meio de cultura (material nutritivo no qual eles se multiplicam) e adicionados à água ao mesmo tempo. Esse procedimento permite verificar a atuação de cada produto num ambiente com microrganismos de diferente natureza.

Resultados eficientes
Jeanette conta que o cloro agiu melhor sobre vírus e bactérias, o ozônio foi mais eficaz contra os vírus e o processo combinado mostrou maior eficiência contra protozoários. O ácido peracético foi bastante efetivo contra os três tipos de organismos.

"Os resultados apresentados pelo ácido peracético são bastante interessantes, pois ele não é comumente usado no tratamento de água para consumo humano", informa a pesquisadora. "Até hoje, o produto é praticamente destinado apenas ao tratamento de efluentes e nas indústrias farmacêutica, médica e alimentícia." Uma das vantagens que ela atribuiu ao ácido é que ele não reagiu com a matéria orgânica presente no meio de cultura, como o cloro. O fato de atuar primeiramente nos microorganismos propiciou maior potencial de inativação.

O processo combinado, segundo a pesquisadora, além de inovador pode ter seu uso viável a curto ou médio prazo. "Primeiramente, o ozônio é adicionado à água porque não produz trihalomethanos (substâncias com potencial cancerígeno), ao contrário do que acontece com a adição de cloro", relata Jeanette. Depois de realizada a inativação dos microorganismos, adiciona-se uma pequena quantidade de cloro para garantir a segurança no transporte da água desde a Estação de Tratamento até o consumidor final. Isso é feito porque, ao final da desinfecção, não restam partículas de ozônio que possam combater eventuais contaminações. "Apenas o cloro é capaz de deixar os resíduos necessários para essa segurança", justifica a pesquisadora.

Mais informações: (0XX42) 3422-5751, com Jeanette




Cursos e Palestras

Palestra no IEA aborda a arte de esquecer
O Instituto de Estudos Avançados realiza no dia 27 de junho, às 15 horas, a palestra A Arte de Esquecer, com o professor Ivan Izquierdo, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (PUCRS).

O professor abordará os mecanismos mentais que levam os seres humanos a esquecerem das coisas como forma de não ficarem loucos, mantendo suas capacidades de pensamento, aprendizado, convivência e sobrevivência.

O evento será no auditório do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail clauregi@usp.br, com Cláudia Regina.

Mais informações: (0XX11) 3091-1686, com Cláudia Regina


Mesa-redonda sobre água na FSP
No dia 7 de junho será realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP uma mesa-redonda em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, sobre o tema Reúso de Águas e Reflexos na Saúde. O evento terá a participação de especialistas nacionais e estrangeiros, trazendo relatos de experiências e pesquisas sobre as implicações do reúso de água na saúde.

O coordenador do evento é o professor José Luiz Negrão Mucci, da FSP. Estarão presentes Sedi Hirano, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Chester Luiz Galvão César, diretor da FSP, e Fabíola Zioni, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP, entre outros.

O evento, gratuito e aberto aos interessados, acontecerá no Auditório João Yunes, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7712; e-mail svalunos@fsp.usp.br; site


Conferência sobre Sustentabilidade recebe trabalhos até o dia 31
A IV Global Conference on Sustainable Product Development and Life Cycle Engineering, organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pelo Instituto Fábrica do Milênio, ambos da USP, recebe inscrição de trabalhos até o dia 31. Tanto os resumos como os trabalhos completos devem ser redigidos em inglês e encaminhados por meio do site da conferência, http://www.gcsm.org.br, na seção Paper Submission.

O evento conta com 75 trabalhos inscritos até o momento. A conferência acontecerá na USP São Carlos entre os dias 3 e 6 de outubro. No site é possível encontrar a programação (seção Program), realizar as inscrições (seção Registration) e obter informações de hotéis, restaurantes e um mapa de São Carlos com sugestões de tour pela região.

Mais informações: (0XX16) 3373-8608, com Aldo Ometto; e-mail aometto@sc.usp.br; site http://www.gcsm.org.br


Fundações, fármacos e sinalização em debate no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza três palestras com entrada gratuita e aberta ao público. Confira:

Nesta terça-feira (23), às 17 horas, a disciplina Debates Atuais em Ciências Biomédicas promove um debate com o tópico O papel das fundações na USP. Estarão presentes os professores Gilberto de Nucci, do Departamento de Farmacologia do ICB, e Ciro Teixeira Correia, Chefe do Departamento de Mineralogia e Geotectônica do Instituto de Geociências (IGc) da USP e ex-presidente da Associação dos Docentes da USP (Adusp). O encontro acontece no Anfiteatro Rosa do andar térreo do prédio ICB-4.

Na quarta-feira (24), às 11 horas, a professora e pesquisadora Yara Cury ministra a palestra Toxinas animais como possíveis fármacos analgésicos: O CNF 021.03 como exemplo desta aplicação na Sala de Conferências do prédio ICB-I (3º andar, sala 321).

Na quinta-feira (25) acontece a décima palestra da disciplina Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica. O professor Kleber Gomes Franchini, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp), falará sobre o tema Mecano-Transdução em miócitos cardíacos: Sinalização pela quinase de adesão focal (FAK). O evento será às 12h30, na Sala de Conferências do prédio ICB-I (3º andar, sala 321).

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Estatística e marketing são temas de palestra no IME
O Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP oferece nesta terça (23), às 14h30, a palestra O que a estatística tem a ver com marketing. A ministrante será a professora Miriam Salomao, da Fundação Getúlio Vargas.

O evento acontece na Sala de Conferência Prof. Antonio Gilioli, no IME (R. do Matão, 1010, Edifício Prof. Cândido Lima da Silva Dias, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: cea@ime.usp.br


Caos, entropia e a seta do tempo em São Carlos
Acontece nesta terça (23), às 18 horas, o III Seminário do Ciclo Caos e Fractais: Uma Introdução - seminários de alunos de graduação para alunos de graduação, promovido pelo Instituto de Química de São Carlos. O tema a ser discutido é Caos, entropia e a seta do tempo.

O seminário será ministrado por Pietro Papa Lopes, aluno do quarto ano de graduação no IQSC. A entrada é aberta ao público e gratuita. O evento acontece no anfiteatro do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-8036; site http://www.iqsc.usp.br


Devoção filial em debate no IP
O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza nesta terça-feira (23), às 14h30, a palestra Devoção Filial, ministrada por Ernesto Sang, doutorando no IP. O evento, gratuito e sem necessidade de inscrições, é promovido pelo Grupo de Pesquisa Psicologia, E/Imigração e Cultura, do IP.

A palestra acontece na sala 36 do bloco F do IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: psimigra@usp.br




Agenda Cultural

Série Música no Museu Paulista
No próximo domingo (28), às 16h30, acontecerá um concerto de Música de Câmara no Museu Paulista.

O concerto integra a Série Música no Museu Paulista, que acontece sempre nos segundo e últimos domingos de cada mês, com entrada gratuita. A série é organizada pelos professores Samuel Kerr, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e José Luis de Aquino, da USP. No programa há obras de Fauré, Poulanc e Bach.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000 / 8026; e-mail opeju@usp.br; site http://www.mp.usp.br




Publicações

Livro inédito em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular
O médico Francisco César Carnevale, chefe do Serviço de Radiologia Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicna da USP, lança nesta terça-feira (23) o livro Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Ed. Revinter; 795 páginas; R$698,00).

A Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular é uma especialidade médica muito recente e pouco explorada entre os diversos especialistas e, principalmente, entre os pacientes. A obra, dividida em 53 capítulos, aborda de forma abrangente os procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados pelo radiologista intervencionista. Além de fornecer informações básicas, o livro detalha as intervenções vasculares e não vasculares.

Mais informações: (0XX11) 3069-6718, com Valéria de Souza, na Assessoria de Imprensa do InRad




Quadro de Avisos

Abertas as inscrições para Prêmio USP de Direitos Humanos
Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para a 7ª Edição do Prêmio USP de Direitos Humanos. O prêmio visa identificar e distinguir, anualmente, pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil. Serão atribuídos prêmios às modalidades individual e institucional. Podem participar todos aqueles, indivíduos e instituições que não tenham nenhum vínculo com a USP.

As inscrições podem ser enviadas por e-mail (direitoshumanos@usp.br, dirigido à professora Maria Luiza Marcílio, Presidente da Comissão), ou por correio (à Comissão de Direitos Humanos da USP, Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, 1º andar, sala 102. CEP 01222-010, São Paulo/SP), ou pessoalmente no mesmo endereço.

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 e 3091-2209; site http://www.direitoshumanos.usp.br/frameset.html


Maria Luiza Marcílio é renomeada presidente da Comissão de DH
A professora Maria Luiza Marcílio teve seu nome renovado, pela Reitoria da USP, para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Universidade. A renomeação aconteceu em abril e conta por dois anos.

Os demais nomes que compõem a nova Comissão são os dos professores Enrique Ricardo Lewandowski, Fernando Josepetti Fonseca, Maria Luiza Tucci Carneiro, Maria Cristina Castilho Costa, Márcia Faria Westphal e Neli Marisa Azevedo Silva, além do representante discente Cauan Arantes Barcellos Silva e de Abraham Goldstein, representante da comunidade externa.

Mais informações: e-mail direitoshumanos@usp.br; site www.direitoshumanos.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Tecnologias System on Chip e CAN em sistemas de controle distribuído. Jean Mimar Santa Cruz Yabarrena. Dia 23, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Um modelo para sistemas complexos diagnosticáveis com estudo de caso para diagnóstico em dispensadores automáticos de cédulas. Reginaldo Inojosa da Silva Filho. Dia 31, às 14 horas.

Doutorado

O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial - uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? a situação da empresa brasileira - um estudo exploratório. Nivaldo Elias Pilão. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Perfil genótípico de cepas de Listeria monocytogenes isoladas de alimentos: Análise crítica ds técnicas de PCR e PFGE e importância para Saúde Pública. Gillian Alonso Arruda. Dia 31, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7790


Faculdade de Medicina

Doutorado

Anestesia loco-regional para tratamento odontológico em pacientes cardiopatas: estudo comparativo entre lidocaína 2% sem adrenalina e lidocaína 2% com adrenalina 1:100.000. Alessandra Batistela Laragnoit. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Psicologia

Doutorado

O psicanalista num programa de transplante de fígado: a experiência do "outro em si". Maria Livia Tourinho Moretto. Dia 26, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br