São Paulo, 26/05/2006 - Boletim nº1850
saúde
Trabalho rural não influencia
na saúde das crianças

Estudo da Esalq mostra que atividades
rurais em geral não prejudicam a saúde
infantil. Trabalhos realizados em comércio
e serviços diminuem a condição de saúde
leia...
Manejo costeiro é tema
de seminário no IO
IPq busca portadores de TOC
para estudo com terapia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Crianças que trabalham no ambiente rural não apresentam impacto negativo na saúde

Juliana Cardilli

O trabalho infantil realizado no ambiente rural não apresenta impacto na saúde da criança. Considerando todos os tipos de ocupações agrícolas desempenhadas, esse foi um dos resultados obtidos na tese de doutorado de Alexandre Nicolella, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O estudo buscou estudar a influência do trabalho infantil na saúde de quem o executa.

A pesquisa, feita no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, considerou o trabalho infantil como derivado do "estoque de saúde" da criança. "Todo rendimento vem de uma forma de esforço. Como a criança ainda não tem qualificação, seu trabalho é executado a partir de sua força, e seu estoque de saúde passa a ser desgastado. Com a saúde prejudicada, ela passará a ter condições de trabalho piores na vida adulta.", explica Nicolella

Resultados
O trabalho utilizou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos anos de 1998 e 2003, em que a pesquisa elaborou o suplemento especial de saúde. A partir do relatório do PNAD, foi observado que o simples fato de trabalhar tem um impacto negativo na saúde da criança, em relação àqueles que não exercem nenhuma função. "Além disso, a quantidade de horas trabalhadas e a ocupação em atividades perigosas também influenciaram negativamente." conta Nicolella.

Embora comércio e serviços prejudiquem a saúde da criança, a ocupação infantil no setor agrícola não obteve nenhum impacto significativo à saúde ao comparar com outras que não trabalham. O pesquisador explica as hipóteses para esse resultado: "No setor agrícola, as crianças geralmente trabalham próximas aos pais (agricultura familiar). Assim, há um nível de atenção maior e em qualquer eventual problema os pais podem agir prontamente. Por outro lado, há no meio rural existe a possibilidade de os pais considerarem um estado de saúde precário de seus filhos como sendo bom, o que alteraria os resultados".

Segundo o pesquisador, a pesquisa não quis dizer que o trabalho desgastante, como o corte de sisal ou cana-de-açúcar, não é prejudicial à saúde infantil. "Apesar de algumas atividades agrícolas serem de alto risco à saúde, a maioria envolve trabalhos em hortas, colheita de ovos, alimentação de animais da própria propriedade, etc. É na observação do trabalho infantil rural como um todo que não é encontrado impacto na saúde".

Políticas de controle
Para Nicolella, é necessário erradicar o trabalho infantil, mas isso deve ser feito em médio a longo prazo, à medida que se proporcione às famílias uma estrutura para tirar a criança do trabalho. "No curto prazo, as conseqüências podem ser ruins. Muitas vezes, a criança é a responsável pelo rendimento da família", explica. "Diante dessas dificuldades, o governo deveria focar seus esforços na quantidade de horas trabalhadas e nas ocupações perigosas. Outra forma eficaz são políticas governamentais de transferência de renda condicionadas a ir à escola ou freqüentar unidades de saúde, por exemplo."

Segundo o pesquisador, a educação materna também é necessária, pois essa possui uma grande contribuição para a saúde da criança. A mãe é quem vai ensinar as primeiras noções básicas de higiene, por exemplo. Além disso, melhorias no acesso aos serviços públicos de saúde e políticas de medicamentos podem favorecer o melhor estado de saúde da criança.

Mais informações: (0XX19) 3429-8825, no CEPEA; acnicole@esalq.usp.br, com o pesquisador




Cursos e Palestras

Manejo costeiro é tema de seminário no IO
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP realizará no dia 2 de junho, das 12 às 18 horas,o I Seminário IOUSP de manejo costeiro. O responsável pelo seminário é o professor Alexander Turra, que pretende divulgar empreendimentos que estão sendo planejados no Litoral Norte de São Paulo e seus eventuais impactos, assim como instrumentos de gerenciamento costeiro que estão sendo aplicados no local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, no próprio IO fica, que fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6588; e-mail alexander.turra@gmail.com


Modelagem da Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, oferece, no período de 19 a 30 de junho, o curso de atualização Modelagem da Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo, voltado a graduados, professores e pesquisadores da áreas de engenharia agronômica, florestal e ambiental, biologia, química, ecologia, geociências e correlatas.

O objetivo é capacitar e atualizar o conhecimento sobre a composição e estrutura dos principais compartimentos orgânicos do solo, considerando-se seus usos em modelos de simulação da dinâmica da matéria orgânica em ecossistemas naturais e modificados pelo uso agrícola.

As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, entre os dias 1º e 5 de junho, na Secretaria do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba), das 7h30 às 17h30. São oferecidas 15 vagas.

As aulas acontecerão no Centro de Informática na Agricultura (Ciagri) da Esalq. Serão 30 horas/aula (dias e horários a serem definidos).

Mais informações: (0XX19) 3429-4171 / 2114, no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas; e-mail fmorales@esalq.usp.br, com a professora Flávia Morales


Universidade e as Profissões na FSP
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza no próximo sábado (27), às 9 horas, um evento do projeto Universidade e as Profissões, destinado a estudantes do ensino médio que estão escolhendo suas carreiras.

Serão realizadas palestras do professor Chester Luiz Galvão César, diretor da FSP, da professora Regina Mara Fisberg, presidente da Comissão de Graduação, de alunos do Centro Acadêmico, Empresa Júnior e da Atlética e de outros profissionais da área. Os participantes também visitarão laboratórios e outros serviços da FSP.

O evento será realizado no anfiteatro Paula Souza da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: http://www.usp.br/prc/uniprof/




Agenda Cultural

Cinusp exibe filmes com fortes figuras femininas
O Cinusp Paulo Emílio exibe de 29 de maio à 16 de junho a mostra Atrizes Premiadas, uma seleção de seis obras recentes que têm como ponto comum grandes atuações femininas, premiadas pelos mais importantes festivais de cinema do mundo. Confira a programação:

A cidade está Tranqüila
, com Ariane Ascaride, nos dias 29, 30 e 31de maio às 19 horas, e nos dias 1 e 2 de junho às 16 horas.

Clean
, com Maggie Cheung, nos dias 29 e 31 de maio às 16 horas e nos dias 1 e 2 de junho às 19 horas.

Monster,
com Charlize Theron, nos dias 5, 6 e 7 de junho às 16 horas, e nos dias 8 e 9 às 19 horas.

O Segredo de Vera Drake, com Imelda Stauton, nos dias 5, 6 e 7 de junho às 19 horas, e nos dias 8 e 9 às 16 horas.

Place Vendome
, com Catherine Deneuve, nos dias 12, 13 e 14 de junho, às 16 horas, e nos dias 15 e 16 às 19 horas.

Gosto dos Outros, com Anne Álvaro, nos dias 12, 13 e 14 de junho, às 19 horas, e nos dias 15 e 16 às 16 horas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméias, favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.usp.br/cinusp


Programação TV USP de 29 de maio a 4 de junho
Confira os programas desta semana:

Contraponto - Cotas - O Contraponto desta semana discute as cotas para alunos negros e de baixa renda nas universidades brasileiras. O programa traz os motivos que levaram à implantação das cotas e a polêmica gerada. Terça-feira (30), às 21 horas.

Olhar da USP - Facções Criminosas - As recentes demonstrações de força de facções criminosas deixaram claro que existe uma organização eficiente entre presos, traficantes, seqüestradores e bandidos em geral. O Olhar da USP desta semana debate a estrutura do crime organizado no estado paulista. Quinta-feira (1), às 21 horas.

Pgm - Levanta o time, levantador! - O programa mostra Fernanda Venturini e Maurício, dois dos melhores levantadores do Brasil e do mundo; Antonio Rizola, técnico da seleção brasileira juvenil feminina; e Rosemeire de Oliveira, professora de vôlei e pesquisadora, que nos ajudam a entender e reconhecer o trabalho dos levantadores. Confira também: O Eclipse, peça do jornalista e dramaturgo Sérgio Roveri, que conta a história de uma revolução dos bichos de um zoológico. Às 3ª e 4ªs feiras, às 22h30, no Espaço dos Satyros Dois. Sexta-feira (2), às 21 horas.

Traquitana - Companhias de Teatro II - Oficinas - Confira o vídeo Sertão Oficina, de Washington Calegari. Os entrevistados são o próprio Washington, que foi aluno do Curso de Jornalismo da ECA, e a atriz Camila Mota. Domingo (4), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações:(0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Companhia da Mentira apresenta O que você foi quando era criança
A Companhia da Mentira apresenta de 2 de maio a 25 de junho, no Teatro da USP (TUSP) o espetáculo O que você foi quando era criança. O espetáculo inspirado na linguagem das histórias em quadrinhos, com cenas ágeis que revelam de forma surpreendente o universo da peça e das personagens.

Em uma estrutura narrativa fragmentada, a peça convida a reflexão sobre o ser humano e seu destino: o sonho, o retorno, a realidade (ou seria o inverso?), a fragilidade dos valores morais, o tempo, a solidão e finalmente, a morte.

A peça é recomendada para maiores de 12 anos e poderá ser vista às sextas-feiras e sábados, às 21 horas, e aos domingos às 20 horas. O ingresso é de R$20,00, com meia entrada por R$10,00. O teatro trabalha com reservas via telefone e com venda de ingressos antecipados no horário de funcionamento da bilheteria, de quarta-feira a sábado das 19 às 21 horas e domingo das 18 às 20 horas.

O TUSP fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 41 e 42; site www.usp.br/tusp




Publicações

Nova edição de História Oral: Possibilidades e Procedimentos
Foi lançada neste mês de maio a segunda edição do livro História Oral: Possibilidades e Procedimentos (Ed. Humanitas, 142 págs, R$20,00), da historiadora Sônia Maria de Freitas.

A obra é um manual sobre as possibilidades da história oral, destinado tanto ao público especializado quanto ao leigo - sem, entretanto, perder a densidade teórica. A autora mostra os "bastidores" de seus livros anteriores, revelando como é feita a escolha de temas e de entrevistados e dá dicas e sugestões de roteiros para uma pesquisa abrangente.

A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, publica a produção científica dos docentes e discentes da Unidade e de outros autores cujas produções obtiverem pareceres favoráveis. A loja da Editora fica no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: http://www.fflch.usp.br/humanitas/index.html




Quadro de Avisos

IPq busca portadores de TOC para estudo com terapia
O Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP está aceitando voluntários portadores de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), dos 18 aos 65 anos, para tratamento psicoterapêutico baseado em terapia comportamental individual. O estudo pretende investigar a influência da fisiologia do organismo na eficácia do tratamento.

Estima-se que o TOC afeta cerca de 3% da população. Os principais sintomas são: pensamentos impulsivos ou imagens indesejáveis, difíceis de controlar, e comportamentos repetitivos (lavar as mãos ou limpar a casa exageradamente, organizar, acumular objetos, verificar portas e janelas, contar, rezar e outros, exaustivamente).

As triagens são agendadas pelo telefone (0XX11) 3069-6988, somente às segundas-feiras, das 8h30 às 12 horas, ou e-mail amban@amban.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3069-7801, na Assessoria de Imprensa IPq


Cepea lança versão em inglês de seu site
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, lançou na última quarta-feira (24) a versão em inglês do seu site: www.cepea.esalq.usp.br/english.

A idéia é possibilitar que estrangeiros obtenham informações importantes sobre o agronegócio brasileiro. Inicialmente estão disponíveis preços de 14 produtos agropecuários, breves análises de mercado (newsletters quinzenais), artigos, índices de exportação, PIB do agronegócio, câmbio e taxas de desconto.

Em breve também estarão disponíveis informações sobre economia ambiental e florestal, barreiras técnicas e sanitárias e aspectos sociais do Brasil.

Mais informações: (0XX19) 3429-8837, na Assessoria de Comunicação do Cepea; site www.cepea.esalq.usp.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina

Doutorado

Contribuição da Ecocardiografia na Avaliação da Função Diastólica Global e Regional do Ventrículo Esquerdo em Pacientes Portadoras de Lupus Eritematoso Sistêmico. Ana Claudia Soares Teixeira. Dia 29, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

A técnica do super-passo na resolução numérica de equações diferenciais parciais parabólicas. Aimberê Galdino. Dia 2, às 14 horas.

Por que usar bancos de dados orientados a objetos? Yen Chin Shen. Dia 6, às 14 horas.

Teste de significância em tabelas de contingência 2x2 usando o modelo logístico - normal. Willian Waiteman Rodrigues. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Intercomparação de simulações paleoclimáticas para o Holoceno Médio e o Presente na Região do Atlântico Sul. Adriana Brasil de Oliveira. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br