São Paulo, 29/05/2006 - Boletim nº1851
segurança
Agentes de segurança privada
superam número de policiais

Seguranças particulares devem chegar a 2
milhões, incluindo-se os trabalhadores sem
registro legal. Crescimento do setor não está
ligado ao aumento dos crimes
leia...
Humanização hospitalar é tema
de fórum em Ribeirão Preto
MariAntonia inaugura
novas exposições

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Crescimento da segurança privada não está relacionado ao aumento da criminalidade

Marina Almeida

O número de agentes de segurança privada supera o de policiais civis e militares no Brasil. Segundo o sociólogo André Zanetic, o grande salto no número dessas empresas ocorreu nas décadas de 1980 e 1990. De acordo com dados da Polícia Federal de 2004, o número de agentes da segurança privada é de 1,148 milhão, "mas deve chegar a 2 milhões se forem contados os trabalhadores sem registro legal, embora não existam dados sobre isso", ressalta.

Esse crescimento, segundo o pesquisador, não se deve apenas ao aumento da criminalidade. Um de seus motivos foi a percepção, por parte das empresas, de que a insegurança poderia ser uma boa oportunidade para vender serviços. "Em todo o mundo, os serviços de segurança estão presentes e em grande número, mesmo em países onde a criminalidade não subiu", garante Zanetic. "A segurança privada teria crescido mesmo sem um aumento da criminalidade", afirma. O sociólogo defendeu recentemente uma pesquisa de mestrado sobre o tema, ainda pouco estudado no País, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Ilegalidade
As empresas ilegais, que surgem com o encarecimento da segurança privada, não pagam impostos. Muitas obtêm armas por contrabando e contratam policiais para trabalhar em seus horários de folga. O problema, segundo o pesquisador, é justamente a insuficiente fiscalização dessas empresas, e não o modelo de regulamentação (regras que estabelecem seu funcionamento), parecido com o de diversos países europeus.

Além da infração da lei, pode haver vários riscos para os funcionários dessas empresas. "Policiais que fazem esses bicos morrem mais em serviço porque sofrem mais de estresse, de cansaço. Seu tempo livre deveria ser para o descanso, não para outro emprego", diz o sociólogo. Por isso, ele defende que o debate sobre uma fundação da Polícia, proposta há algum tempo e baseada numa experiência norte-americana, volte a ser discutida. Nessa fundação os policiais que quisessem fazer serviços privados poderiam trabalhar algumas horas, regulamentadas. Parte do dinheiro iria para a própria fundação e a outra para incrementar o salário dos policiais. As empresas de segurança, no entanto, são contra a medida, por temerem perder espaço no mercado.

Formação
O estudo também analisou o treinamento oferecido aos seguranças particulares. Segundo Zanetic, ele tem melhorado, assim como a renda e a escolaridade desses profissionais, mas ainda está muito abaixo do ideal. A vulnerabilidade desses trabalhadores pode ser maior que a dos policiais em algumas ocasiões, já que muitos trabalham sozinhos. "Mas a variação é muito grande, tudo depende do contexto. Alguns chegam a fazer ronda numa região (apesar de não ser permitido por lei), o que aumenta o risco do trabalho."

Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, a adesão aos recursos de segurança está presente em todas as classes sociais. O estudo mostra que a maior parte dos investimentos, 48%, são gastos em janelas e grades altas, 13% em vigias e 9% em esquemas de fiscalização. "Claro que isso aumenta em proporção à renda, mas é algo que está presente em todas as camadas sociais. Recursos como a instalação de redes de televisão, não chegam a 1%", ressalta o pesquisador.

Outro dado levantado é que cerca de 81% da segurança privada está nos bancos, órgãos públicos, indústrias e comércio, diferentemente da imagem que se faz desses serviços, de que estariam concentrados em condomínios ou na proteção individual. "Não seria possível para a polícia fazer a segurança pessoal de todos esses estabelecimentos. Além disso, seria usar o dinheiro público para fins privados", lembra Zanetic. No estudo foram analisados dados de pesquisas e levantamentos da Polícia Federal, da Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio do IBGE, da FIA e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Mais informações: andrezanetic@gmail.com, com o pesquisador

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

HCRP apresenta programas de humanização
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza no próximo dia 1° de junho, a partir das 8h15, o Fórum Hospitalizar na Hospitalidade: o Hospital cuidando de si mesmo, no Anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS).

Esta realização é parte de um planejamento administrativo que objetiva dar visibilidade aos programas existentes no Hospital. Os programas de humanização do HCFMRP serão apresentados por meio de painéis no saguão da Portaria Principal do Hospital. Haverá apresentações das atividades desenvolvidas pela Ginástica Laboral, Programa Anti-tabagismo, Feliz Idade, Cia do Riso, ArteSaúde, Classe Hospitalar e Serviço de Acolhimento.

Estão previstas também as palestras: O Nosso Hospital, com o superintendente do hospital, professor Milton Roberto Laprega; Humanização de Hospitais, com o assessor da Secretaria de Estado da Saúde, José Carlos Seixas; O Ambiente Hospitalar, com Linda Mary Horan, enfermeira da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação; As Relações de Trabalho e o Trabalho nas Relações, com Moysés Aguiar, do Hospital Mário Gatti; e O Paciente no Hospital, com a professora Rosiani de Cássia Boamorte Ribeiro de Castro, da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). O fórum é aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrições.

Mais informações: site


Esalq realiza mostra e comemora aniversário da Casa do Produtor Rural
Acontece no dia 1º de junho, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, a II Mostra dos Grupos de Extensão da Esalq e a comemoração do primeiro ano da Casa do Produtor Rural. A realização é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

A Mostra dos Grupos de Estágio tem como objetivo divulgar trabalhos extracurriculares realizados por grupos de alunos, com ênfase à extensão universitária. A apresentação será feita por meio de banners e folders.

Já a Casa do Produtor Rural lançará seu logotipo para comemorar seu primeiro aniversário. Ela nasceu com a missão de contribuir para o fortalecimento dos produtores rurais, buscando gerar emprego e renda de maneira sustentável, com melhoria da qualidade de vida de seus integrantes. No dia do evento, uma funcionária receberá o público no stand da Casa para esclarecer dúvidas e apresentar os objetivos do projeto.

A programação do dia ainda contempla as palestras O papel do estágio na formação acadêmica, profissional e pessoal e A Casa do Produtor Rural e a integração dos grupos de estágio da Esalq, respectivamente às 13 e às 18 horas, com José Molina Filho e Marly Terezinha Pereira, professores do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

As atividades acontecerão no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, das 12 às 19h30. A entrada será gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX19) 3429-4433



Sudão e Senegal são temas de palestras na FFLCH
O Centro de Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza no dia 1º, às 11h45, a palestra Fé, Guerra e Escravidão: Cristãos e Muçulmanos ante a Mahdiyya no Sudão, ministrada pela professora Patricia Schermann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Também no dia 1º, às 14 horas, o professor Alain Pascal Kaly, da Unicamp, falará sobre O Islã e a Senegalesa: O fenômeno dos talibés nas ruas de Senegal.

Ambas as palestras acontecerão na sala 261 do prédio da Letras da FFLCH, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 261, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais Informações: (0XX11) 3091-4299


Curso em Ribeirão Preto aborda AT e reabilitação psicossocial
A Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto (Fierp), ligada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, promove no segundo semestre deste ano o curso A Clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT) e a Reabilitação Psicossocial, destinado a profissionais de saúde em geral - especialmente aqueles com inserção em serviços de saúde mental; e estudantes de graduação em período profissionalizante.

O curso oferecerá uma capacitação preparatória para aqueles que desejam conhecer e se inserir na atividade terapêutica da clínica AT. A carga horária será de 80 horas (20 delas em aulas práticas), com aulas às segundas-feiras, das 9 às 12h40, ou aos sábados, no mesmo horário. O curso vai de 7 de agosto a 18 de dezembro.

As inscrições custam R$630,00 (parcelado em 5 vezes) e serão aceitas até o dia 30 de junho. Detalhes sobre o processo de inscrição podem ser obtidos pelo telefone (0XX16) 3602-3444, com Valéria, ou e-mail fierp@eerp.usp.br.

As aulas serão ministradas na EERP (Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3444




Agenda Cultural

Novas exposições no MariAntonia
Em junho, o Centro Universitário MariAntonia da USP apresenta sua segunda série de exposições do ano, com individuais de Amilcar de Castro, Marco do Valle, Gilberto Mariotti, e uma coletiva com os vencedores do Projeto Nascente da USP. O vernissage acontece no próximo dia 8, às 20 horas, e as visitas vão até 20 de agosto.

A sala principal do Maria Antonia recebe a mostra Amilcar de Castro programador visual e ilustrador de publicações, promovida pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, com curadoria de José Francisco Alves. A exposiçã destaca a atuação de Amilcar como programador visual, contendo desenhos e pinturas originais, exemplares de época de livros, jornais e revistas e painéis explicativos.

A instalação HAARP Rádio, de Marco do Valle, discute a intersecção entre arte e ciência, remetendo-se ao projeto High Frequency Active Auroral Research Program, mantido pelo governo norte-americano no Alaska. O projeto polêmico inclui um laboratório de física solar-terrestre e pesquisas de rádio-ciência e comunicações, num complexo interligado por torres, redes de arame, antenas e radiotransmissores. Para seus defensores, trata-se apenas de um instrumento de investigação da natureza, posição oposta a de ativistas e cientistas que vêem no experimento possibilidades de criação de armas eletromagnéticas, terremotos sob medida e perturbações atmosféricas conhecidas como efeito Tesla.

Para a exposição de Gilberto Mariotti, que pode ser definida na intersecção entre pintura e instalação, as características do espaço expositivo têm papel fundamental. Gilberto se interessa pela tensão entre a ideologia e o atual uso do espaço MariAntonia, que no passado abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, procurando fazer desta tensão a própria matéria do trabalho. A sala contém duas pinturas, como planos sobrepostos que sugerem relações de conflito e/ou complementariedade.

As salas do primeiro andar estão ocupadas por trabalhos finalistas da 15ª edição na área de Artes Visuais do Projeto Nascente. Criado em 1991 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o projeto visa propiciar aos alunos experiência criadora e inventiva, independentemente da formação profissional em curso, valorizar a criação como atuação exponencial para todos os alunos, entendendo-a como fundamental para garantir a multiplicidade formacional dos alunos da Universidade.

O Centro Universitário fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. As exposições poderão ser vistas de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 46; site www.usp.br/mariantonia




Quadro de Avisos

Santander Banespa e Universia abrem inscrições para prêmios
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição dos Prêmios Santander Banespa de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação . Realizados pelo Santander Banespa, com desenvolvimento e gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico.

Poderão se inscrever estudantes de graduação, pós-graduação e doutores, participando tanto individualmente como em equipe. O melhor projeto entre as quatro categorias específicas de cada prêmio receberá R$50 mil para viabilização do projeto, totalizando oito premiações.

As inscrições podem ser feitas no site www.universia.com.br/premiosantander. Na edição passada, foram inscritos 897 projetos de mais de 166 universidades parceiras do Universia e do Santander Banespa, envolvendo 244 cidades de todo o País.

Mais informações: www.universia.com.br/premiosantander


Hans Viertler assume direção do IQ nesta segunda
O professor Hans Viertler assume nesta segunda-feira (29) a função de Diretor do Instituto de Química (IQ) da USP. A cerimônia de posse acontece às 16 horas no Anfiteatro Vermelho do IQ (Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 6 Superior, Cidade Universitária, São Paulo).

Hans Viertler é professor do IQ desde 1969 e obteve sua livre-docência em 1978. Suas áreas de atuação são Síntese Orgânica, Mecanismos de Reação, Eletroquímica e Química Orgânica.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 / 3839; e-mail cerimo@usp.br ou diretor@iq.usp.br


Palestra sobre o Plano Diretor e o Processo Legislativo em Taubaté
O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, promove na próxima quarta-feira (31), em Taubaté, a palestra O Plano Diretor e o Processo Legislativo.

O evento será realizado às 9 horas na Câmara Municipal (Av. Prof. Walter Thaumaturgo, 208), com objetivo de apresentar e discutir, com os agentes políticos as questões relacionadas à gestão pública e ao desenvolvimento dos municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3811-0336.

O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Mais informações: (0XX11) 3811-0336; e-mail escola@cepam.sp.gov.br; site




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelagem de uma chama de difusão utilizando-se a técnica de simulação de grandes estruturas turbulentas. Hamilton Fernando de Souza Araújo. Dia 5, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O acento lexical como pista para o reconhecimento de palavras. Fernanda Consoni. Dia 6, às 9 horas.

Análise dos marcadores conversacionais em guarani jepará. Dami Glades Maidana Baz. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 4623


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um modelo unificado para planejamento sob incerteza. Felipe Werndl Trevizan. Dia 31, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6200


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Catalisadores de platina suportados em ZrO2/gamaAl2O3 para a reação de reforma a vapor de etanol
. Fabio Wellington Jorge Lima. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br