São Paulo, 30/05/2006 - Boletim nº1852
educação
Escolas precisam rever
práticas de alfabetização

Segundo professora da FE, ainda
há uma grande distância entre as
atividades propostas em sala de aula
e os atuais interesses das crianças
leia...
Estação Ciência exibe
pinturas famosas em 3D
O impacto do acesso livre
a periódicos científicos

     
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Destaques

Práticas tradicionais em sala de aula desestimulam o aprendizado infantil

Flávia Souza

As escolas ainda estão falhando no processo de alfabetização infantil. A professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, da Faculdade de Educação (FE) da USP, identifica um descompasso entre as atividades em sala de aula e o mundo atual. "As crianças estão envolvidas por uma gama de novos estímulos, como a informática e o acesso instantâneo à informação. Entretanto, na sala de aula, ainda persistem práticas tradicionais e a dificuldade de transpor a teoria para a prática pedagógica", salienta Silvia, autora de trabalhos que analisam as posturas e práticas dos professores.

Silvia acompanhou, nos anos de 2003 e 2004, cerca de dez professores da primeira série do ensino fundamental, de duas escolas públicas e duas particulares. Ela percebeu que boa parte deles ainda age com base em certos mitos, como a idéia de que o ensino é quase impossível em salas numerosas e heterogêneas e de que a alfabetização está "separada" de outros conteúdos. "Em muitos casos prevalece a visão de que primeiro é necessário aprender a ler e escrever para, depois, a criança passar a entender o mundo e descobrir por que a alfabetização é importante."

A pedagoga cita um exemplo do que considera uma boa alternativa a essa visão tradicional: uma professora de primeira série decidiu trabalhar o tema "desertos" com os alunos. Enquanto discutiam o tema (onde ficam os desertos e como vivem seus habitantes, por exemplo), os estudantes aprendiam e, na tentativa de registrar suas descobertas, acabavam sendo alfabetizados na criação e produção do Livro do Deserto.

O "sempre" é sempre ruim
De acordo com Silvia, os professores têm a tendência a acreditar que há formas ideais de se realizar atividades numa sala de aula - ou propondo apenas atividades individuais ou dando somente trabalhos em grupo. Mas não há uma fórmula fixa e ideal para cada turma. "As aulas acabam caindo na mesmice, e o resultado é que muitas crianças não se alfabetizam simplesmente por falta de situações suficientemente desafiadoras", aponta a pedagoga. "O professor precisa avaliar, de acordo com cada atividade e com o perfil de seus alunos, se é melhor propor estudos individuais, atividades em dupla, trabalhos em grupo ou debates."

A lição de casa é destacada pela professora como um dos principais elementos desestimuladores. "Muitas vezes, as tarefas são mecânicas, artificiais, repetitivas e sem sentido" - como aquelas em que se deve preencher lacunas, copiar inúmeras vezes a mesma palavra ou associar sílabas sem sentido.

Outro mito prejudicial é o de que o professor deve dar aula para a "média" da classe, pedindo a paciência dos alunos mais "avançados" e tratando os mais "fracos" como exceções. "Não existem classes homogêneas. O professor precisa aprender a lidar com a diversidade e com o tempo de cada um para "mudar de fase", assim como num videogame", diz Silvia.

Mas como passar da teoria à prática em sala de aula? Segundo a pedagoga, isso só seria possível com iniciativas de formação continuada, discussões sobre as dimensões teóricas e práticas, investimento em novas experiências e apoio institucional para a integração do grupo de professores, quebrando o princípio do "cada um por si". "Primeiramente, os professores precisam descobrir que, na sala de aula, não vale a idéia de que 'tanto faz'. As propostas em classe devem ser planejadas e avaliadas criteriosamente", afirma Silvia. "E, para isso, é fundamental a atuação cooperativa e crítica dos coordenadores pedagógicos."

As análises completas da professora Silvia Colello estão nos artigos Repensando as Dinâmicas Pedagógicas nas Classes de Alfabetização e Letramento: do Processo de Exclusão Social aos Vícios da Prática Pedagógica, ambos publicados no periódico Videtur. Ela pretende reunir em livro esses e outros artigos sobre como concepções e práticas inadequadas de ensino geram problemas na alfabetização. O título da obra é sugestivo: A escola que (não) ensina a escrever.

Mais informações: silvia.colello@uol.com.br, com Silvia Colello

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Obras clássicas em versão 3D na Estação Ciência
A Estação Ciência da USP oferece no próximo dia 10, às 10 horas, uma palestra gratuita com projeção de diversas obras clássicas e famosas (Leonardo da Vinci, Dali e Van Gogh) em versão 3D. A projeção será feita pelo professor Ciro Silva, da USP, com o uso de equipamentos digitais de última geração. Os espectadores receberão óculos especiais para a visualização tridimensional.

Os comentários das obras serão feitos por Silvia Valéria Vieira, professora de Teoria da Arte da Unicsul, formada em Educação Artística pela Unicamp.

A técnica consiste no processo de conversão de imagens 2D para 3D, resultando na criação com efeito impressionante de objetos e cenas tridimensionais a partir de fotos, desenhos, gravuras e pinturas convencionais. Para que tal processo ocorra, os programas de computador possibilitam separar cada imagem em até 30 camadas distintas, revelando os diferentes planos idealizados pelos artistas.

Trata-se do terceiro evento de projeções tridimensionais promovido pela Estação Ciência, sempre atraindo um enorme público e abrangendo temas diversos. A primeira palestra teve como objeto a mostra Dinos na Oca e a segunda retratou o Egito Antigo com imagens captadas no Museu Nacional do Cairo.

Os interessados em participar da projeção podem se inscrever pelo email eventos@eciencia.usp.br, enviando nome completo, número do R.G. e telefone para contato, e aguardando e-mail de resposta. O evento, recomendado para maiores de 14 anos, acontecerá no auditório Ernst Hamburger da Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, na Assessoria de Imprensa da Estação Ciência; e-mail michel@eciencia.usp.br ou aline@eciencia.usp.br


Painel discute o impacto do acesso livre a periódicos científicos
Nesta quarta (31), das 14 às 19 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza o painel Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre, evento comemorativo da inclusão da coleção completa (56 edições) da revista Estudos Avançados na Scientific Electronic Library Online (SciELO). A programação completa do evento está disponível no endereço http://www.iea.usp.br/iea/acessolivre.html.

A primeira parte do evento será dedicada à SciELO, com apresentações sobre as origens, organização e gestão do projeto; os estudos sobre bibliometria e cientometria que proporciona; os impactos da sua implantação nos periódicos científicos brasileiros; e sobre um caso modelo: o desempenho da revista "Estudos Avançados" na biblioteca digital.

Os temas da segunda parte abordarão a importância das publicações científicas para a pesquisa e o ensino; o acesso livre como potencializador do desenvolvimento científico; o acesso livre e a comunicação como ferramentas para a divulgação científica na imprensa; e um caso modelo: o acesso livre em ciências da comunicação nos países lusófanos.

A SciELO teve inicio em 1998, graças a uma parceria entre o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências Médicas (Bireme) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2002 o projeto passou a contar com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Haverá transmissão ao vivo pelo site www.iea.usp.br/aovivo. No IEA, o evento acontecerá no Auditório Alberto Carvalho da Silva, com entrada gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-1688, com Sandra Codo; e-mail sancodo@usp.br


O caderno escolar como fonte de investigação
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (Niephe), ligado à Faculdade de Educação (FE) da USP, irá promover a conferência O caderno escolar como fonte de investigação para o currículo, a sociologia e a história no dia 14 de junho, às 14 horas. A conferencista será Silvina Gvirtz, da Escuela de Educación da Universidad de San Andres.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-3574. Na ocasião será lançado o lvro Do currículo prescrito ao currículo ensinado: um olhar sobre os cadernos de classe, da Editora da USP (Edusp).

O evento será no Auditório da Escola de Aplicação da USP (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, no setor de Apoio Acadêmico da FE


USP e o meio ambiente são temas de seminário na EERP
No próximo dia 7 de junho, das 12h30 às 17h30, será realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP o 3º Seminário de Saúde Ambiental, com o tema A USP e o Meio Ambiente.

O objetivo é divulgar para a comunidade em geral, ações voltadas para a conservação ambiental desenvolvidas no campus de Ribeirão Preto, destacando o seu importante papel na sustentabilidade ambiental, frente aos desafios surgidos com o desenvolvimento sócio-econômico local, municipal, estadual e nacional.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 5 de junho no site www.pcarp.usp.br/cma. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX16) 3602-4889


Curso sobre preparação de trabalhos científicos na EERP
Estão abertas até o dia 10 as inscrições para o curso Trabalho Científico: preparo e apresentação, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

O curso será realizado nos dias 23 e 24 de junho, à partir das 8 horas, e é promovido pela Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto (Fierp), com coordenação da professora Victória Secaf, da Escola de Enfermagem (EE) da USP. Ele visa estimular e atualizar os profissionais, docentes, pós-graduandos e graduandos com abordagens diferenciadas de construção e comunicação do pensamento, para elaborar e apresentar trabalhos científicos.

As inscrições têm um custo de R$95,00 reais, e podem ser feitas na EERP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX11) 3966-5446; e-mail fierp@eerp.usp.br


Mecanismos moleculares de resistência à insulina
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta quinta-feira (1º), às 12h30, a palestra Mecanismos moleculares de resistência à insulina, que será ministrada pelo professor Mario José Abdalla Saad, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp).

O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da disciplina de pós-graduação Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica. A palestra acontecerá na sala 321 do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7253




Agenda Cultural

Atividades na Casa de Dona Yayá em junho
A Casa de Dona Yayá tem uma série de atividades programadas para o Domingo na Yayá do mês de junho. Todas elas são gratuitas e abertas aos interessados. Confira a programação:

No dia 4 há uma apresentação da Banda Sinfônica do Exército, sob direção artística e regência do maestro Benito Juarez. O objetivo é estabelecer um elo artístico e cultural entre o Exército e a sociedade por meio da valorização da música como bem cultural comum a todos. A trajetória da BSE é marcada por expressivas apresentações em importantes teatros e salas de concerto em todo país.

Dia 11 tem o CORALUSP, com a regente Paula Christina Monteiro. Neste espetáculo, o grupo de coralistas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) apresenta um repertório variado com peças de Dorival Caymmi (Suíte dos Pescadores), Tom Jobim (Tema de Amor de Gabriela), Luiz Tatit (Capitu), Heitor Villa-Lobos (Pater Noster), entre outras.

No dia 25 serão realizadas atividades infanto-juvenis, do projeto Mas que gira, gira – Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, das 10 às 12 horas. Os jogos e brincadeiras propostos procuram resgatar e preservar nas crianças o hábito de brincar, recuperando alguns brinquedos hoje esquecidos como o peão, o currupio, e o diabolô.

Aos sábados às 21 horas e aos domingos às 19 horas, será apresentado o espetáculo Quase de Verdade. A peça é um convite a um mergulho intenso num universo hiper-realista, que procura provocar reflexões sobre o homem e sua rede de relações afetivas.

A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; site www.usp.br/cpc




Quadro de Avisos

Instituto da Criança participa do Programa Calorias inteligentes no HC
O Instituto da Criança (ICr), da Faculdade de Medicina (FM) da USP, ingressou nesta segunda-feira (29) no Programa Calorias Inteligentes no HC, que pretende fazer com que os 14 mil funcionários do Hospital das Clínicas (HC) emagreçam 5 toneladas em um ano. O ICr tem 1,3 mil profissionais e a expectativa é de que a maioria participe.


O Prédio da Administração foi o pioneiro, tendo 35% de adesão (280 funcionários), que já perderam quase 400 quilos nos dois primeiros meses. Os funcionários que aderirem ao programa serão medidos e pesados, terão a pressão arterial aferida e sua meta de emagrecimento calculada.

O Programa Calorias Inteligentes é voltado para empresas preocupadas em proteger a saúde de seus funcionários e conta com investimentos gerados a partir de parcerias com companhias privadas e órgãos públicos. É uma nova metodologia criada pelo Instituto da Saúde Integral (ISI) para ensinar pessoas a controlar o consumo de calorias e a qualidade nutricional dos alimentos que ingere. Pelo programa, as frutas (exceto o abacate) recebem sinal verde pelo alto teor de nutrientes, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo

Estudos clínicos provam que pequenas perdas de peso já melhoram os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e reduzem a pressão arterial. Não é preciso privar-se das guloseimas. Elas só terão que ser reduzidas a uma porção ao dia. A proposta do Programa Calorias Inteligentes é estimular as pessoas a adotar hábitos alimentares que terão, como conseqüência, o emagrecimento gradativo .

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535


Esalq abre inscrições para Licenciatura em Ciências Agrárias
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, oferece a cada dois anos cinco vagas nas disciplinas do Programa de Licenciatura em Ciências Agrárias, abertas aos ex-alunos da instituição, diplomados nos cursos de graduação em Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal.

As disciplinas do Programa são as seguintes: Introdução aos Estudos da Educação e Comunicação e Educação (2º semestre de 2006); Política e Organização da Educação Brasileira, Estágio Supervisionado em Licenciatura e Psicologia da Educação I (1º semestre de 2007); Psicologia da Educação II e Didática (2º semestre de 2007); Metodologia do Ensino em Ciências Agrárias I (1º semestre de 2008); Metodologia do Ensino em Ciências Agrárias II (2º semestre de 2008).

Os interessados deverão comparecer ao Serviço de Graduação da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba) nos dias 19 e 20 de junho, das 7h30 às 11 horas ou das 13 às 21 horas, munidos de RG, diploma e curriculum vitae simplificado e atualizado. Vale destacar que os documentos deverão ser apresentados em uma cópia, acompanhada dos originais, que não ficarão retidos, servindo apenas para conferência. A seleção será feita por análise do histórico escolar.

Mais informações: (0XX19) 3429-4158 / 4328; e-mail sagradua@esalq.usp.br


Universia Brasil é tricampeão no Prêmio iBEST
O portal Universia Brasil (www.universia.com.br) venceu, pela terceira vez, o Prêmio iBEST, maior premiação de internet no País. O Portal foi vencedor na categoria Educação e Treinamento, pelo voto popular. O Universia Brasil recebeu um certificado e um troféu em reconhecimento à excelência em conteúdo, design e navegabilidade apresentada.

Considerado o melhor site de Educação do Brasil, o Universia reforça o seu compromisso com o meio acadêmico, oferecendo serviços e conteúdos com qualidade aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores. Em quatro anos de existência, o empenho do Universia resultou em três conquistas do melhor prêmio de internet, nos anos de 2004, 2005 e 2006.

Ao todo, foram premiados 30 mil sites, em 42 categorias, por votação popular e pela Academia iBEST. A premiação contou com a participação de 2 mil pessoas.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748; joice.lima@universia.net, com Joice Lima ou moliveira@universia.com.br, com Mariana Pajuelo




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Fluência de geotêxteis não tecidos através de ensaios confinados. Thelma Sumie Maggi Marisa Kamiji. Dia 9, às 8 horas.

Doutorado

Resolução do problema de fluxo de potência ótima reativo via método da função lagrangiana barreira modificada. Vanusa Alves de Sousa. Dia 8, às 9 horas.

Avaliação experimental de protótipos de estruturas de contenção em solo reforçado com geotêxtil. Carlos Vinicius dos Santos Benjamim. Dia 9, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Proposta de um agente de aplicação para detecção, prevenção e contenção de ataques em ambientes computacionais. Leonardo Cavallari Militelli. Dia 9, às 10 horas.

Tecnologia da informação na competitividade e gestão de lojas de departamentos de vestuário e moda. Sérgio Luiz dos Santos. Dia 8, às 9 horas.

Doutorado

Modelo de tomada de decisão por meio de indicadores definidos segundo a distribuição beta. Manuel Antonio Meireles da Costa. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Discriminação de espécies de mamíferos via tricologia com descritores quantitativos de forma utilizando processamento digital de imagens, visão artificial e análise de formas. Adenilson Cavalcanti da Silva. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

O estado universal do mundo: a autonomia 'poética' do herói e a vida prosaica no Estado na estética de Hegel. Antonio Vieira da Silva Filho. Dia 8, às 9 horas.

Doutorado

Teoria Literária e Literatura Comparada. Maria Cláudia Rodrigues Alves. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623



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