Destaques
Práticas tradicionais em sala de aula desestimulam
o aprendizado infantil
Flávia Souza
As escolas ainda estão falhando no processo de alfabetização
infantil. A professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, da Faculdade
de Educação (FE) da USP, identifica um descompasso entre
as atividades em sala de aula e o mundo atual. "As crianças
estão envolvidas por uma gama de novos estímulos, como
a informática e o acesso instantâneo à informação.
Entretanto, na sala de aula, ainda persistem práticas tradicionais
e a dificuldade de transpor a teoria para a prática pedagógica",
salienta Silvia, autora de trabalhos que analisam as posturas e práticas
dos professores.
Silvia acompanhou, nos anos de 2003 e 2004, cerca de dez professores
da primeira série do ensino fundamental, de duas escolas públicas
e duas particulares. Ela percebeu que boa parte deles ainda age com
base em certos mitos, como a idéia de que o ensino é
quase impossível em salas numerosas e heterogêneas e
de que a alfabetização está "separada"
de outros conteúdos. "Em muitos casos prevalece a visão
de que primeiro é necessário aprender a ler e escrever
para, depois, a criança passar a entender o mundo e descobrir
por que a alfabetização é importante."
A pedagoga cita um exemplo do que considera uma boa alternativa a
essa visão tradicional: uma professora de primeira série
decidiu trabalhar o tema "desertos" com os alunos. Enquanto
discutiam o tema (onde ficam os desertos e como vivem seus habitantes,
por exemplo), os estudantes aprendiam e, na tentativa de registrar
suas descobertas, acabavam sendo alfabetizados na criação
e produção do Livro do Deserto.
O "sempre" é sempre ruim
De acordo com Silvia, os professores têm a tendência a
acreditar que há formas ideais de se realizar atividades numa
sala de aula - ou propondo apenas atividades individuais ou dando
somente trabalhos em grupo. Mas não há uma fórmula
fixa e ideal para cada turma. "As aulas acabam caindo na mesmice,
e o resultado é que muitas crianças não se alfabetizam
simplesmente por falta de situações suficientemente
desafiadoras", aponta a pedagoga. "O professor precisa avaliar,
de acordo com cada atividade e com o perfil de seus alunos, se é
melhor propor estudos individuais, atividades em dupla, trabalhos
em grupo ou debates."
A lição de casa é destacada pela professora como
um dos principais elementos desestimuladores. "Muitas vezes,
as tarefas são mecânicas, artificiais, repetitivas e
sem sentido" - como aquelas em que se deve preencher lacunas,
copiar inúmeras vezes a mesma palavra ou associar sílabas
sem sentido.
Outro mito prejudicial é o de que o professor deve dar aula
para a "média" da classe, pedindo a paciência
dos alunos mais "avançados" e tratando os mais "fracos"
como exceções. "Não existem classes homogêneas.
O professor precisa aprender a lidar com a diversidade e com o tempo
de cada um para "mudar de fase", assim como num videogame",
diz Silvia.
Mas como passar da teoria à prática em sala de aula?
Segundo a pedagoga, isso só seria possível com iniciativas
de formação continuada, discussões sobre as dimensões
teóricas e práticas, investimento em novas experiências
e apoio institucional para a integração do grupo de
professores, quebrando o princípio do "cada um por si".
"Primeiramente, os professores precisam descobrir que, na sala
de aula, não vale a idéia de que 'tanto faz'. As propostas
em classe devem ser planejadas e avaliadas criteriosamente",
afirma Silvia. "E, para isso, é fundamental a atuação
cooperativa e crítica dos coordenadores pedagógicos."
As análises completas da professora Silvia Colello estão
nos artigos Repensando
as Dinâmicas Pedagógicas nas Classes de Alfabetização
e Letramento:
do Processo de Exclusão Social aos Vícios da Prática
Pedagógica, ambos publicados no periódico Videtur.
Ela pretende reunir em livro esses e outros artigos sobre como concepções
e práticas inadequadas de ensino geram problemas na alfabetização.
O título da obra é sugestivo: A escola que (não)
ensina a escrever.
Mais informações: silvia.colello@uol.com.br,
com Silvia Colello
Imagem: Marcos Santos
Cursos e Palestras
Obras clássicas em versão
3D na Estação Ciência
A Estação Ciência da USP oferece no próximo
dia 10, às 10 horas, uma palestra gratuita com projeção
de diversas obras clássicas e famosas (Leonardo da Vinci, Dali
e Van Gogh) em versão 3D. A projeção será
feita pelo professor Ciro Silva, da USP, com o uso de equipamentos
digitais de última geração. Os espectadores receberão
óculos especiais para a visualização tridimensional.
Os comentários das obras serão feitos por Silvia Valéria
Vieira, professora de Teoria da Arte da Unicsul, formada em Educação
Artística pela Unicamp.
A técnica consiste no processo de conversão de imagens
2D para 3D, resultando na criação com efeito impressionante
de objetos e cenas tridimensionais a partir de fotos, desenhos, gravuras
e pinturas convencionais. Para que tal processo ocorra, os programas
de computador possibilitam separar cada imagem em até 30 camadas
distintas, revelando os diferentes planos idealizados pelos artistas.
Trata-se do terceiro evento de projeções tridimensionais
promovido pela Estação Ciência, sempre atraindo
um enorme público e abrangendo temas diversos. A primeira palestra
teve como objeto a mostra Dinos na Oca e a segunda retratou
o Egito Antigo com imagens captadas no Museu Nacional do Cairo.
Os interessados em participar da projeção podem se inscrever
pelo email eventos@eciencia.usp.br,
enviando nome completo, número do R.G. e telefone para contato,
e aguardando e-mail de resposta. O evento, recomendado para maiores
de 14 anos, acontecerá no auditório Ernst Hamburger
da Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa,
São Paulo).
Mais informações: (0XX11) 3675-8828, na Assessoria
de Imprensa da Estação Ciência; e-mail michel@eciencia.usp.br
ou aline@eciencia.usp.br
Painel discute o impacto do acesso
livre a periódicos científicos
Nesta quarta (31), das 14 às 19 horas, o Instituto de Estudos
Avançados (IEA) da USP realiza o painel Os Periódicos
Científicos na Era do Acesso Livre, evento comemorativo
da inclusão da coleção completa (56 edições)
da revista Estudos Avançados na Scientific Electronic Library
Online (SciELO). A programação completa do evento está
disponível no endereço http://www.iea.usp.br/iea/acessolivre.html.
A primeira parte do evento será dedicada à SciELO, com
apresentações sobre as origens, organização
e gestão do projeto; os estudos sobre bibliometria e cientometria
que proporciona; os impactos da sua implantação nos
periódicos científicos brasileiros; e sobre um caso
modelo: o desempenho da revista "Estudos Avançados"
na biblioteca digital.
Os temas da segunda parte abordarão a importância das
publicações científicas para a pesquisa e o ensino;
o acesso livre como potencializador do desenvolvimento científico;
o acesso livre e a comunicação como ferramentas para
a divulgação científica na imprensa; e um caso
modelo: o acesso livre em ciências da comunicação
nos países lusófanos.
A SciELO teve inicio em 1998, graças a uma parceria entre o
Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em
Ciências Médicas (Bireme) e a Fundação
de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Em 2002 o projeto passou a contar com o apoio do Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Haverá transmissão ao vivo pelo site www.iea.usp.br/aovivo.
No IEA, o evento acontecerá no Auditório Alberto Carvalho
da Silva, com entrada gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade
de inscrição. O endereço é Av. Prof. Luciano
Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São
Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-1688, com Sandra
Codo; e-mail sancodo@usp.br
O caderno escolar como fonte de investigação
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História
da Educação (Niephe), ligado à Faculdade de Educação
(FE) da USP, irá promover a conferência O caderno
escolar como fonte de investigação para o currículo,
a sociologia e a história no dia 14 de junho, às
14 horas. A conferencista será Silvina Gvirtz, da Escuela de
Educación da Universidad de San Andres.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem
ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-3574. Na ocasião será
lançado o lvro Do currículo prescrito ao currículo
ensinado: um olhar sobre os cadernos de classe, da Editora da
USP (Edusp).
O evento será no Auditório da Escola de Aplicação
da USP (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São
Paulo).
Mais informações: (0XX11) 3091-3574, no setor de
Apoio Acadêmico da FE
USP e o meio ambiente são temas de seminário
na EERP
No próximo dia 7 de junho, das 12h30 às 17h30, será
realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)
da USP o 3º Seminário de Saúde Ambiental,
com o tema A USP e o Meio Ambiente.
O objetivo é divulgar para a comunidade em geral, ações
voltadas para a conservação ambiental desenvolvidas
no campus de Ribeirão Preto, destacando o seu importante papel
na sustentabilidade ambiental, frente aos desafios surgidos com o
desenvolvimento sócio-econômico local, municipal, estadual
e nacional.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até
5 de junho no site www.pcarp.usp.br/cma.
As vagas são limitadas.
Mais informações: (0XX16) 3602-4889
Curso sobre preparação de trabalhos científicos
na EERP
Estão abertas até o dia 10 as inscrições
para o curso Trabalho Científico: preparo e apresentação,
na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.
O curso será realizado nos dias 23 e 24 de junho, à
partir das 8 horas, e é promovido pela Fundação
Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto (Fierp), com coordenação
da professora Victória Secaf, da Escola de Enfermagem (EE)
da USP. Ele visa estimular e atualizar os profissionais, docentes,
pós-graduandos e graduandos com abordagens diferenciadas de
construção e comunicação do pensamento,
para elaborar e apresentar trabalhos científicos.
As inscrições têm um custo de R$95,00 reais, e
podem ser feitas na EERP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão
Preto.
Mais informações: (0XX11) 3966-5446; e-mail fierp@eerp.usp.br
Mecanismos moleculares de resistência à insulina
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove
nesta quinta-feira (1º), às 12h30, a palestra Mecanismos
moleculares de resistência à insulina, que será
ministrada pelo professor Mario José Abdalla Saad, do Departamento
de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas
da Universidade de Campinas (Unicamp).
O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte da disciplina
de pós-graduação Tópicos
Avançados em Fisiologia e Biofísica. A palestra
acontecerá na sala 321 do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu
Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo).
Mais informações: (0XX11) 3091-7253
Agenda Cultural
Atividades na Casa de Dona Yayá em junho
A Casa de Dona Yayá tem uma série de atividades programadas
para o Domingo na Yayá do mês de junho. Todas
elas são gratuitas e abertas aos interessados. Confira a programação:
No dia 4 há uma apresentação da Banda Sinfônica
do Exército, sob direção artística e regência
do maestro Benito Juarez. O objetivo é estabelecer um elo artístico
e cultural entre o Exército e a sociedade por meio da valorização
da música como bem cultural comum a todos. A trajetória
da BSE é marcada por expressivas apresentações
em importantes teatros e salas de concerto em todo país.
Dia 11 tem o CORALUSP, com a regente Paula Christina Monteiro. Neste
espetáculo, o grupo de coralistas do IPT (Instituto de Pesquisas
Tecnológicas) apresenta um repertório variado com peças
de Dorival Caymmi (Suíte dos Pescadores), Tom Jobim (Tema de
Amor de Gabriela), Luiz Tatit (Capitu), Heitor Villa-Lobos (Pater
Noster), entre outras.
No dia 25 serão realizadas atividades infanto-juvenis, do projeto
Mas que gira, gira Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, das
10 às 12 horas. Os jogos e brincadeiras propostos procuram
resgatar e preservar nas crianças o hábito de brincar,
recuperando alguns brinquedos hoje esquecidos como o peão,
o currupio, e o diabolô.
Aos sábados às 21 horas e aos domingos às 19
horas, será apresentado o espetáculo Quase de Verdade.
A peça é um convite a um mergulho intenso num universo
hiper-realista, que procura provocar reflexões sobre o homem
e sua rede de relações afetivas.
A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista,
São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3106-3562; site www.usp.br/cpc
Quadro de Avisos
Instituto da Criança participa do
Programa Calorias inteligentes no HC
O Instituto da Criança (ICr), da Faculdade de Medicina (FM) da USP,
ingressou nesta segunda-feira (29) no Programa Calorias Inteligentes
no HC, que pretende fazer com que os 14 mil funcionários do Hospital
das Clínicas (HC) emagreçam 5 toneladas em um ano. O ICr tem 1,3 mil
profissionais e a expectativa é de que a maioria participe.
O Prédio da Administração foi o pioneiro, tendo 35% de adesão (280
funcionários), que já perderam quase 400 quilos nos dois primeiros
meses. Os funcionários que aderirem ao programa serão medidos e pesados,
terão a pressão arterial aferida e sua meta de emagrecimento calculada.
O Programa Calorias Inteligentes é voltado para empresas preocupadas
em proteger a saúde de seus funcionários e conta com investimentos
gerados a partir de parcerias com companhias privadas e órgãos públicos.
É uma nova metodologia criada pelo Instituto da Saúde Integral
(ISI) para ensinar pessoas a controlar o consumo de calorias e a qualidade
nutricional dos alimentos que ingere. Pelo programa, as frutas (exceto
o abacate) recebem sinal verde pelo alto teor de nutrientes, que contribuem
para o bom funcionamento do metabolismo
Estudos clínicos provam que pequenas perdas de peso já melhoram os
níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e reduzem a pressão
arterial. Não é preciso privar-se das guloseimas. Elas só terão que
ser reduzidas a uma porção ao dia. A proposta do Programa Calorias
Inteligentes é estimular as pessoas a adotar hábitos alimentares que
terão, como conseqüência, o emagrecimento gradativo .
Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535
Esalq abre inscrições para Licenciatura em Ciências
Agrárias
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba,
oferece a cada dois anos cinco vagas nas disciplinas do Programa de
Licenciatura em Ciências Agrárias, abertas aos ex-alunos
da instituição, diplomados nos cursos de graduação
em Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal.
As disciplinas do Programa são as seguintes: Introdução
aos Estudos da Educação e Comunicação
e Educação (2º semestre de 2006); Política
e Organização da Educação Brasileira,
Estágio Supervisionado em Licenciatura e Psicologia
da Educação I (1º semestre de 2007); Psicologia
da Educação II e Didática (2º
semestre de 2007); Metodologia do Ensino em Ciências Agrárias
I (1º semestre de 2008); Metodologia do Ensino em Ciências
Agrárias II (2º semestre de 2008).
Os interessados deverão comparecer ao Serviço de Graduação
da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba) nos dias 19 e 20
de junho, das 7h30 às 11 horas ou das 13 às 21 horas,
munidos de RG, diploma e curriculum vitae simplificado e atualizado.
Vale destacar que os documentos deverão ser apresentados em
uma cópia, acompanhada dos originais, que não ficarão
retidos, servindo apenas para conferência. A seleção
será feita por análise do histórico escolar.
Mais informações: (0XX19) 3429-4158 / 4328; e-mail
sagradua@esalq.usp.br
Universia Brasil é tricampeão no Prêmio
iBEST
O portal Universia Brasil (www.universia.com.br)
venceu, pela terceira vez, o Prêmio iBEST, maior premiação
de internet no País. O Portal foi vencedor na categoria Educação
e Treinamento, pelo voto popular. O Universia Brasil recebeu um
certificado e um troféu em reconhecimento à excelência
em conteúdo, design e navegabilidade apresentada.
Considerado o melhor site de Educação do Brasil, o Universia
reforça o seu compromisso com o meio acadêmico, oferecendo
serviços e conteúdos com qualidade aos pré-universitários,
universitários, pós-universitários, docentes
e gestores. Em quatro anos de existência, o empenho do Universia
resultou em três conquistas do melhor prêmio de internet,
nos anos de 2004, 2005 e 2006.
Ao todo, foram premiados 30 mil sites, em 42 categorias, por votação
popular e pela Academia iBEST. A premiação contou com
a participação de 2 mil pessoas.
Mais informações: (0XX11) 3179-0748; joice.lima@universia.net,
com Joice Lima ou moliveira@universia.com.br,
com Mariana Pajuelo
Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Fluência de geotêxteis não tecidos através
de ensaios confinados. Thelma Sumie Maggi Marisa Kamiji. Dia 9,
às 8 horas.
Doutorado
Resolução do problema de fluxo de potência
ótima reativo via método da função lagrangiana
barreira modificada. Vanusa Alves de Sousa. Dia 8, às 9
horas.
Avaliação experimental de protótipos de estruturas
de contenção em solo reforçado com geotêxtil.
Carlos Vinicius dos Santos Benjamim. Dia 9, às 13h30.
Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250
Escola Politécnica
Mestrado
Proposta de um agente de aplicação para detecção,
prevenção e contenção de ataques em ambientes
computacionais. Leonardo Cavallari Militelli. Dia 9, às
10 horas.
Tecnologia da informação na competitividade e gestão
de lojas de departamentos de vestuário e moda. Sérgio Luiz
dos Santos. Dia 8, às 9 horas.
Doutorado
Modelo de tomada de decisão por meio de indicadores definidos
segundo a distribuição beta. Manuel Antonio Meireles
da Costa. Dia 7, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Mestrado
Discriminação de espécies de mamíferos
via tricologia com descritores quantitativos de forma utilizando processamento
digital de imagens, visão artificial e análise de formas.
Adenilson Cavalcanti da Silva. Dia 7, às 14 horas.
Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
O estado universal do mundo: a autonomia 'poética' do herói
e a vida prosaica no Estado na estética de Hegel. Antonio
Vieira da Silva Filho. Dia 8, às 9 horas.
Doutorado
Teoria Literária e Literatura Comparada. Maria Cláudia
Rodrigues Alves. Dia 8, às 9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623
|
|