São Paulo, 31/05/2006 - Boletim nº1853
piscicultura
Análise de hormônios facilita
criação de peixes em cativeiro

Pesquisas do ICB contribuem para
a reprodução confinada de espécies
de água doce com valor comercial,
como o pacu, a cachara e o pirarucu
leia...
Vice-presidente do Google
ministra conferência na USP
Museu Paulista abre a exposição
Acervos para Descobrir

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Descobertas sobre reprodução viabilizam criação de peixes de água doce em cativeiro

Júlio Bernardes

Para tornar viável a criação de peixes migratórios de água doce em cativeiro, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desenvolveram técnicas de aplicação de hormônios a partir de estudos dos órgãos e das substâncias químicas envolvidas no ciclo de reprodução. As técnicas podem ser usadas em espécies com valor comercial, como o pacu, a cachara (bagre da família do pintado) e o pirarucu da Amazônia.

A professora Maria Inês Borella, coordenadora dos estudos, explica que os peixes migratórios maturam as gônadas (órgãos que produzem os gametas, células que formam os embriões) ao longo do ano, fazendo migrações para realizar a desova. Ela ressalta que a liberação dos gametas pelas gônadas desses peixes quando em cativeiro precisa ser induzida com a injeção de hormônios. "Cada espécie tem particularidades que impedem o uso de um único tipo de hormônio, por isso é preciso conhecer seu sistema reprodutor e sua biologia reprodutiva."

Na pesquisa com o pacu (Piaractus mesopotamicus) foi descoberta a molécula responsável pela produção do Hormônio Liberador de Gonadotrofina (GnRH), que controla a reprodução. "Normalmente é usado um hormônio sintético análogo ao do salmão, que provoca a desova em várias espécies, mas que não produzia os efeitos desejados no pacu", conta Maria Inês. "Conhecida a molécula, é possível sintetizar o hormônio e produzi-lo para uso em criadouros."

Na cachara (Pseudoplatystoma fasciatum), foi estudado o epitélio germinativo que compõe o testículo dos machos, para elaborar uma classificação das fases do ciclo reprodutivo. "Dessa forma, foi possível determinar em que período os espermatozóides estão viáveis, permitindo a injeção dos hormônios que levem à sua liberação." As pesquisas com a espécie, realizadas por Sérgio Ricardo Batlouni, doutorando do ICB, tiveram a colaboração da pesquisadora Elizabeth Romagosa, do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.

Pirarucu
O sistema reprodutor do pirarucu (Arapaima gigas) foi estudado em peixes capturados em antigas áreas alagadas usadas para cultivo de arroz, conhecidas como quadras, em Almeirim (PA). "Ao contrário de outras espécies de água doce, o pirarucu não é migratório, e a reprodução depende principalmente das condições do meio ambiente", explica a pesquisadora. "Como não há diferenciação visual entre machos e fêmeas, o sexo dos peixes foi diferenciado por meio de endoscopia."

Além do acompanhamento da reprodução natural dos peixes nas quadras, alguns casais foram colocados em viveiros escavados na terra e foram feitos experimentos tanto com manejo da reprodução natural quanto com injeção de hormônios para realizar a desova. "Com estes estudos, foi possível obter duas desovas em um único ciclo reprodutivo", conta a professora. "O número de alevinos (peixes jovens) obtidos foi maior e a sobrevivência em cativeiro foi mais elevada do que numa desova em ambiente não controlado."

De acordo com Maria Inês, "a criação efetiva do pirarucu em cativeiro ainda dependerá de estudos mais detalhados sobre a anatomia e o desenvolvimento gonadal, para melhor entender os mecanismos fisiológicos da reprodução". A pesquisa foi realizada pela pós-doutoranda Rossana Venturieri, em parceria com um projeto privado e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações: (0XX11) 3091-7222, com Maria Inês Borella

Imagem cedida pela pesquisadora




Cursos e Palestras

Vice-presidente do Google ministra conferência na USP
Vinton G. Cerf, vice-presidente e evangelista chefe do Google, ministrará uma conferência no dia 5 de junho, às 14h30, no Auditório Carmargo Guarnieri. Cerf é reponsável pela identificação de novas tecnologias e aplicativos na internet e em outras plataformas para a empresa.

Quem organiza o evento é professor Gil da Costa Marques, responsável pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP. A conferência é aberta aos interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site do evento.

O Auditório Carmargo Guarnieri fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: eventoti@usp.br


Epidemiologia e Bioestatística são temas de cursos na FORP
A professora da USP Maria da Conceição Pereira Saraiva, da Faculdade de Odontologia (FORP) e da Faculdade de Medicina (FMRP) - ambas de Ribeirão Preto -, vai ministrar dois cursos de inverno em julho. Fundamentos de Epidemiologia acontece entre os dias 3 e 7, e Bioestatística entre os dias 10 e 14. Ambos terão carga de 40 horas/aula e são voltados a professores, pós-graduandos e profissionais interessados em pesquisas na área de Saúde.

Os cursos têm a finalidade de ajudar na interpretação (leitura crítica) de trabalhos científicos para tomada de decisões baseadas em evidência na prática profissional e visam também auxiliar na elaboração de protocolos de pesquisa quantitativa.

Em Fundamentos de Epidemiologia serão abordados os conceitos e métodos epidemiológicos, abordando tópicos como causalidade, tipos de estudos básicos e erros randômicos e sistemáticos. São oferecidas 20 vagas e a taxa cobrada é de R$400,00.

O curso de Bioestatística irá fornecer aos alunos instrumentos necessários para calcular amostras simples e estatísticas populacionais e fazer inferências de seus achados. Serão abordados temas como estatística descritiva, probabilidade e distribuições de amostras. Estão abertas 12 vagas e a taxa é de R$500,00.

Os interessados devem enviar mensagem, confirmando interesse, para secretaria807@forp.usp.br. A FORP fica na Av. do Café, s/ nº, Ribeirão Preto.

Mais informações: secretaria807@forp.usp.br


Especialista em Estruturas Ambientais e Urbanas faz palestra na FAU
O arquiteto Ladislao Pedro Szabo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e da Universidade Mackenzie, ministra nesta quinta (1º), às 12h30, a palestra Arquitetura - Proposta para a Sustentabilidade, no auditório da FAU (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo).

Szabo é doutor em Estruturas Ambientais e Urbanas pela FAU e tem como projeto de pesquisa a temática Sustentabilidade em projetos arquitetônicos brasileiros. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição. A promoção é da Editora da USP (Edusp), com apoio da FAU e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, no Setor de Eventos da FAU


Palestra no ICB aborda o ensino de Farmacologia
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta quarta (31), às 11 horas, a palestra Novas Concepções sobre o Ensino da Farmacologia a todas as Ciências da Saúde, que será ministrada pelo professor Alexandre Corrado, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Corrado, que recebeu seu título de livre-docência em 1964, atua nas áreas de Neurofarmacologia, Cardiocirculatória, Neurotoxicologia, Plantas Medicinais, Farmacologia Clínica e Farmacologia Geral.

A palestra acontece na sala de conferências (sala 321) do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta aos interessados. A palestra faz parte da disciplina Seminários Gerais de Farmacologia.

Mais informações: (0XX11) 3091-7218, com Selma, na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Farmacologia do ICB




Agenda Cultural

Museu Paulista abre exposição Acervos para Descobrir
Nesta quarta-feira (31) será aberta a mostra Acervos para Descobrir, no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), com parte da coleção do ex-banqueiro Edmar Cid Ferreira que foi destinada ao museu.

Os objetos, fotografias e documentos que poderão ser vistos estão sendo guardados pelo Museu Paulista por decisão da Justiça, enquanto corre um processo judicial por crime financeiro, envolvendo Banco Santos, Cid Ferreira Collection Empreendimentos Artísticos Ltda e Edemar Cid Ferreira.

O Museu Paulista guarda uma parte da coleção implicada neste processo. Outros museus de São Paulo guardam outras partes. A distribuição foi feita de acordo com as características e especialidades de cada museu mas existe um controle documental de toda a coleção.

Entre os objetos, estarão expostos diversos instrumentos científicos relacionados a Astronomia, Cosmografia, Cálculo e Desenho, Geofísica e Oceanografia, Medição de Tempo, Navegação, Óptica e Topografia. Também poderão ser vistos vários apetrechos usados para diversas formas de escrita, próprias a diferentes épocas e culturas.

Também foram selecionadas fotografias que permitem acompanhar a história da fotografia no século XIX. O visitante terá oportunidade de conhecer os primeiros objetos fotográficos, além de processos do século XIX. Retratos e paisagens de autoria de fotógrafos importantes para a História da Fotografia no Brasil também estão presentes, como Leuzinger, Marc Ferrez, Christiano Jr, Guilherme Gaensly. Entre as fotografias, um pequeno conjunto foi selecionado para prestar uma homenagem a Santos Dumont, no ano do centenário de seu vôo com o 14bis.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n.º, Ipiranga, São Paulo. A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 9 às 16h45. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 6165-8018 / 8006 ou 7359-3247




Publicações

Lançamentos da semana na Edusp
A Editora da USP (Edusp) lança nesta semana dois livros.

História do Brasil (664 páginas, R$98,00), de Boris Fausto, no qual o autor narra os fatos mais importantes da história brasileira. Nele, a história é analisada discutindo questões polêmicas como as razões do abandono da escravidão dos índios pelos portugueses e a opção pelos africanos, ou ainda a difícil mudança do regime militar para o regime democrático, nas últimas décadas.

Um Canto à Margem: Uma Leitura da Poética de Cruz e Souza (296 páginas, R$30,00) de Ivone Daré Rabello, analisa e critica as obras de Cruz e Souza como jamais foi feito antes. Cruz e Souza é considerado o mais importante poeta simbolista brasileiro, tendo inaugurado o gênero no País. Por ser negro, sofria grande preconceito na sociedade escravocrata brasileira do fim do século XIX e por isso publicou em vida apenas os livros Missal e Broquéis.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006, ramal 226; www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

USP e IPEN comemoram 30 anos da pós-graduação
Nesta quinta-feira (1º), uma sessão solene marcará a comemoração do 30º aniversário do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear, curso desenvolvido em conjunto pela USP e pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

A cerimônia terá início às 14 horas, com a homenagem às pessoas que se destacaram nos 30 anos do curso. Em seguida, o presidente da Pós-Graduação do IPEN e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, José Carlos Bressiani, apresentará o Sistema de Coleta de Dados de Ex-Alunos.

Está prevista também a palestra do pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Armando Corbani Ferraz. O encerramento ficará por conta da apresentação do Coral da USP, sob a regência de Márcia Hentsch.

O evento será realizado no IPEN, no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, localizado na Av. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, com Adriana Cruz, na Assessoria de Imprensa da USP


Dia Mundial sem Tabaco na Medicina de Ribeirão Preto
Nesta quarta-feira (31), em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, serão realizadas ações de educação sobre os riscos do tabaco, para mais de 700 alunos da 1ª a 3ª Série do ensino médio das escolas municipal, estadual e particular de Ribeirão Preto, no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMRP) de Ribeirão Preto da USP.

O evento será das 8 às 18 horas, e tem como objetivo o esclarecimento e a conscientização dos estudantes para os malefícios causados pelo tabaco. A promoção é da Comissão de Controle do Tabagismo do HCFMRP e pela Comissão Municipal de Prevenção ao Tabagismo de Ribeirão Preto.

Durante a cerimônia da abertura do evento, no Saguão Principal do HC, será feita uma homenagem ao professor José Rosemberg (já morto) - grande incentivador da campanha anti-tabágica - pela Comissão de Controle ao Tabagismo do HC, por meio do professor Antônio Rufino Neto.

Com ajuda dos alunos da Escola da Enfermagem, voluntários e funcionários da Comissão Interna de Controle do Tabagismo do HC, os estudantes receberão uma aula prática por intermédio de peças patológicas (do aparelho respiratório, reprodutor, digestivo, e cardiovascular), que estarão expostas nos stands na Portaria Principal, onde terão a oportunidade de conferir de perto os males que o cigarro provoca em diversos órgãos do corpo.

Durante o evento serão distribuídos aos estudantes e professores panfletos que divulgam a preocupação com prevenção de doenças relacionadas ao males do tabagismo.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612


IPq busca portadores de depressão grave para estudo
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP está captando pessoas de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, que apresentem depressão grave e não estejam usando medicamento antidepressivo, para tratamento e estudo que vai avaliar a eficácia de uma nova medicação.

Os principais sintomas da doença são: sentimentos de angústia, pessimismo, desânimo, insônia, perda de peso, choro fácil, baixa auto-estima, lentidão dos atos. As depressões graves também podem causar delírios (crenças irreais, irracionais que não são compartilhadas pelos outros e não são passíveis de argumentação lógica) e alucinações (percepções e sensações fora da realidade, como ouvir vozes que não existem). As inscrições para triagem podem ser feitas no telefone (0XX11) 3069- 6648.

O IPq fica na Av Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069- 6648


Esalq completa 105 anos com uma série de atividades
Duas referências históricas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP estão completando 100 anos no dia 3 de junho, juntamente com o aniversário de 105 anos da instituição. O Prédio Central e o Parque, que o circunda, tiveram sua construção iniciada em 1905. O edifício foi erguido entre os anos de 1905 e 1906 e o projeto de paisagismo inaugurado em 1907. Como as datas são distintas, optou-se por comemorar o centenário dos dois ícones juntamente.

Para celebrar as datas, será realizada uma série de atividades. Na sexta (2), haverá o hasteamento das bandeiras às 8 horas, ao som do Coral Luiz de Queiroz. Às 17 horas, será inaugurada a revitalização do Jardim Francês, localizado ao lado do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, com a apresentação do Quinteto de Metais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Completando as comemorações, neste mesmo dia também serão abertas duas exposições fotográficas, uma denominada Os 100 anos do Parque da ESALQ, que ficará no Museu Luiz de Queiroz. Esta exposição traz imagens antigas e históricas do parque, pertencentes ao acervo de negativos em vidro recuperados.

A outra, denominada O Parque da ESALQ em dois tempos, ficará exposta no saguão do Edifício Central. Essa mostra é composta por imagens captadas pelos integrantes do curso de fotografia oferecido pelo Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, por meio da Divisão de Atendimento à Comunidade (Dvatcom).

As duas mostras podem ser vistas até o dia 20 de junho, de segunda a sexta-feira. O Museu funciona das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. O Prédio Central fica aberto das 7h30 às 18 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392


IFSC seleciona Especialista em Laboratório
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP está com processo seletivo aberto para uma vaga de Especialista em Laboratório, para atuar junto ao Grupo de Polímeros Bernhard Gross do Departamento de Física e Ciências dos Materiais. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (2), das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal do IFSC.

A função será preenchida sob Regime de CLT, em jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial de R$2.734,84. O horário de trabalho será estabelecido pela USP de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, misto, em regime de plantões ou em escala de revezamento.

O processo seletivo constará de prova de múltipla escolha, contendo questões de conhecimentos específicos e de inglês, que será realizada no dia 12 de junho. A ficha de inscrição está disponível no site www.ifsc.usp.br/noticias/Gera_Seletivos.msql. A inscrição tem um custo de R$41,00.

O Serviço de Pessoal do IFSC fica na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 3373-9787; www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Fluência de geotêxteis não tecidos através de ensaios confinados. Thelma Sumie Maggi Marisa Kamiji. Dia 9, às 8 horas.

Doutorado

Coagulação/precipitação de efluentes de reator anaeróbio de leito expandido e de sistema de lodo ativado precedido de reator UASB, com remoção de partículas por sedimentação ou flotação. Hélio Rodrigues Dos Santos. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 3373-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Análise de trocadores de calor compactos para desumidificação de ar. Paul Fernando Cuadros Gutierrez. Dia 1º de junho, às 13h30.

Uso de filme dino absorvente para o desenvolvimento de sistemas de retenção de compostos orgânicos. Leonardo Frois Hernandez. Dia 2 de junho, às 10 horas.

Sensor de amônia baseado em filmes finos de polianilina para criadouros de frango de corte. Maurício Pereira Regaço. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise da qualidade de vida de pacientes submetidos à abdominoplastia circunferencial após tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. Wilson Cintra Junior. Dia 5, às 9 horas.

Doutorado

Efeitos de um programa de intervenção nutricional com indivíduos de risco para o desenvolvimento de DM2 e doenças cardiovasculares. Kátia Cristina da Cruz Portero. Dia 2, às 14 horas.

Substituição da valva mitral com tração e fixação dos músculos papilares em pacientes com miocardiopatia dilatada. Fábio Antonio Gaiotto. Dia 5, às 14 horas.

Cirurgia de rejuvenescimento facial: estudo da imagem corporal e da qualidade de vida. Sandra Faragó Magrini. Dia 6, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br