São Paulo, 02/06/2006 - Boletim nº1855
meio ambiente
Aterros de lixo inativos ainda
dão gastos e oferecem riscos

Dos 15 aterros oficiais do município
de São Paulo, cinco não recebem
mais lixo orgânico, porém necessitam
de contínua manutenção
leia...
FSP debate regulação de
propaganda farmacêutica
Seminário em São Carlos
aborda dinâmica das enzimas

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cinco aterros da capital não recebem mais lixo, mas ainda precisam de manutenção e vigilância

Aline Moraes

Uma atualização inédita das informações sobre os aterros de lixo da cidade de São Paulo mostra que algumas destas áreas, mesmo fora de operação, ainda representam riscos de contaminação. Segundo o geógrafo Otávio Cabrera de Léo, o município apresenta cinco aterros potencialmente poluidores que, mesmo desativados há pelo menos 20 anos, ainda produzem o chorume (líquido que resulta do armazenamento de lixo orgânico) e o metano (gás tóxico produzido na degradação da matéria orgânica), devido ao volume de lixo armazenado. “O gás e o chorume podem contaminar as regiões do entorno”, alerta.

De acordo com o geógrafo, é preciso verificar se a produção desses materiais está estabilizada e, no caso do chorume, escoá-lo para uma espécie de piscina para que ele receba tratamento. "Ainda hoje, esses aterros oneram os cofres públicos com serviços de manutenção e vigilância voltados para o controle ambiental", aponta o pesquisador. "Só em 2004 foram gastos R$10 milhões para fazer a sua manutenção e controle". De Léo fez do lugar do lixo em São Paulo o tema de seu mestrado pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Sociais (FFLCH) da USP. Ao todo, ele analisou a situação dos 15 aterros oficiais localizados no município, existentes entre 1975 e 2004.

Riscos
Vila Jacuí, São Mateus, Sapopemba (Zona Leste), Vila Albertina (Zona Norte) e Santo Amaro (Zona Sul) são aterros encerrados que ainda estão em manutenção. O fato de o entorno dessas áreas ser ocupado por residências torna a situação ainda mais delicada, devido aos riscos de contaminação.

Segundo De Léo, no Santo Amaro a situação não é tão crítica, pois a região é ocupada principalmente por indústrias. Mas existe, nas proximidades, o aterro Itatinga, cujas complicações são maiores. Localizado próximo a um dos braços da Represa Billings, o "depósito" foi construído para receber resíduos da construção civil e encerrado em 2004. Contudo, ao longo de todo o ano retrasado, recebeu lixo orgânico de forma clandestina. "Existe uma população vivendo muito próxima dali e de maneira bastante adensada, numa situação de risco, pois ele não foi projetado pra esse tipo de armazenamento", explica o pesquisador.

Para aprofundar essa questão sócio-espacial, De Léo relacionou a localização dos aterros a casos de leptospirose. Uma boa parte dos casos foi identificada em regiões próximas ao destino de lixo, como no caso dos aterros Santo Amaro, Sapopemba, Bandeirantes, Vila Albertina, Vila São Francisco e Lauzane Paulista. Mas o pesquisador ressalva que também existem casos em locais não associados diretamente aos aterros. Os dados de focos da doença são de 2002 e provêm da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo.

Entre vivos e mortos
De Léo chama a atenção também para os outros aterros que não estão nessa situação "vegetativa". O Bandeirantes (Zona Norte) e o Sítio São João (Zona Leste), que são os aterros em operação na cidade, funcionam no limite da capacidade. "A vida útil deles já foi prolongada por cinco anos e eles devem ser encerrados no final desse ano", explica o geógrafo. Apesar de serem considerados sanitários, pois são impermeabilizados por uma manta de polietileno que isola o chorume, esses aterros não podem trabalhar além do limite.

Em contrato assinado com a administração municipal no final de 2004, uma das concessionárias responsáveis por esse destino de lixo no município ficou encarregada pelos dois novos aterros que deverão substituir o Bandeirantes e o Sítio São João. Contudo, De Léo acha provável que o funcionamento desses aterros seja prolongado por mais um ano, superlotando-os ainda mais. "Dificilmente os contratos serão cumpridos dentro do prazo estipulado."

Os sete aterros restantes localizados na capital se encontram desativados e controlados. São locais que tiveram vida útil mais curta e com uma carga de resíduos menor. Mas o geógrafo diz que não se pode ter certeza desse controle. "Não se sabe exatamente se essas áreas receberam a impermeabilização necessária."

Os dados sobre esses destinos de lixo foram extraídos do Departamento de Limpeza Pública Urbana (LIMPURB), ligado à Secretaria de Serviços e Obras (SSO), e de relatórios de outras Secretarias da Prefeitura durante a gestão Marta, tais como a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e a Secretaria Municipal de Governo (SGM).

Mais informações: (0XX11) 3873-9938, com Otávio Cabrera De Léo; e-mail jotaleo@yahoo.com.br

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Regulação da Propaganda de Produtos Farmacêuticos
O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da USP promove, na próxima quinta (8), o seminário Regulação da Propaganda de Produtos Farmacêuticos no Brasil. O evento é realizado em pareceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), e com a Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (SOBRAVIME ).

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas pelo e-mail cec_even@fsp.usp.br. Serão realizadas mesas-redondas e palestras no decorrer do dia.

O evento será no auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, que ficana Av. Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: cec_even@fsp.usp.br


Seminário discute dinâmica das enzimas no IQSC
Nesta sexta (2), às 14h30, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza o seminário Nonlinear dynamics of enzime and enzyme model systems. O evento será ministrado por Marcus Hauser, da Universität Magdeburg, na Alemanha.

A atividade é gratuita, aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia. O seminário acontecerá no anfiteatro do edifício Q1 do IQSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 / 8059


Dia de Cooperação Brasil - Alemanha
Na próxima quarta (7), a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP, em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), realiza o Dia da Cooperação Brasil – Alemanha, na Cidade Universitária. O objetivo é estreitar os laços entre os dois países e divulgar os programas de bolsas de estudo e pesquisa na Alemanha para estudantes, docentes e pesquisadores.

Serão realizadas as palestras Estudar e Pesquisar na Alemanha, com Göz Kaufmann, representante do DAAD na USP, às 11 horas, no Instituto de Física (R. do Matão, Trav. R, 187).

A mesma palestra será realizada à tarde, às 14 horas, com Marcio Weichert, assessor de Marketing e Comunicação do DAAD em São Paulo, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (Av. da Universidade, 308).

Às 16 horas ocorre a palestra A Cooperação Internacional na USP, com o professor Adnei Melges de Andrade, presidente da CCInt, e Necessidade e Estratégias de Internacionalização das Universidades, com Gabriele Althoff, diretora do DAAD no Brasil, na Escola de Educação Física (Av. Prof. Mello Moraes, 65)

As palestras são gratuitas, e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: ccintinf@edu.usp.br


A Universidade e as Profissões na Poli
O Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP recebe, no próximo dia 10, alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, por meio do programa A Universidade e as Profissões.

O objetivo é a inserção dos jovens no ambiente acadêmico. Em 2005, o Departamento de Engenharia de Produção recebeu 461 visitantes em um único dia. Para 2006, são esperados 500 participantes, com idades entre 14 e 18 anos, que serão recebidos pelo professor Ivan Sandoval Faleiros, diretor da Poli.

Estão programadas duas palestras simultâneas: uma com o tema A Engenharia e a Escola Politécnica da USP, e outra, ministrada pelos próprios estudantes da Unidade, sobre A Vida dos Alunos na Poli.

Os visitantes farão uma visita aos diversos prédios da Escola Politécnica, participarão de uma feira de exposição de projetos e conhecerão os laboratórios de Engenharia de Minas, Mecânica e Elétrica. A programação terminará com a apresentação da Bateria da Atlética, grupo de percussão formado pelos alunos da Poli.

Mais informações: (0XX11) 3814-7366 ramal 490; http://www.usp.br/prc/uniprof/




Agenda Cultural

Programação da TV USP entre os dias 5 e 11 de junho
Confira os programas desta semana:

Contraponto - Água: um problema para o futuro - Como será a vida das gerações futuras se as reservas de água potável do planeta se esgotarem? No programa desta semana saiba quais são os países que mais sofrem com a escassez de água e como isso se reflete nos hábitos da população. Terça-feira (6), às 21 horas.

Olhar da USP - Racismo e Violência no Futebol - A Copa do Mundo começa após manifestações de racismo contra jogadores negros na Europa e no Brasil. E a Copa é na Alemanha, um país com um histórico complicado nessa área. O jogador César Sampaio é um dos convidados a debater de onde vem o preconceito e como combatê-lo no esporte de craques negros como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Robinho. Quinta-feira (8), às 21 horas.

Pgm - Especial Copa do Mundo - O pgm desta semana preparou um programa em clima de Copa do Mundo. Enquanto a bola rola solta no Mundial da Alemanha, você acompanha matérias especiais sobre a Copa no Brasil. Numa divertida aventura, nós fomos conhecer, na maior rua de comércio da cidade, as mais de 300 opções de adereços que enfeitam o País durante o mundial. Conheça também a história de Ricardo Mosca, que conferiu em 1994, direto de Los Angeles, o tetra-campeonato da seleção brasileira e Leonardo Andreucci, que viaja para a Alemanha na esperança de ver a conquista do hexa-campeonato e aproveita para conhecer a região. O Pgm também conta a história da Taça da Copa, o objeto que está no sonho das seleções. Sexta-feira (9), às 21 horas.

Trajetória - Dante de Rose Junior. Apesar de ter apenas 1,65m, Dante de Rose Junior fez carreira no basquete. Desistiu de ser atleta, mas se tornou técnico de diversos clubes; sistematizou o uso de estatísticas nos jogos; e mais tarde se dedicou a estudar questões
psicológicas do jovem atleta, quando o assunto era praticamente ignorado pela Faculdade de Educação Física. Agora o mestre possui um novo desafio: dirigir a Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da USP Leste. Domingo (11), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Cineclube de São Carlos exibe filmes soviéticos
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promove sessões de filmes aos sábados e domingos, às 20 horas, com entrada gratuita. Confira a programação deste fim de semana:

Sábado (3) - Solaris (Solyaris, União Soviética, 1972, Ficção Científica, 166 minutos, clas. 12 anos, direção de Andrei Tarskovski). Um psicólogo é enviado ao planeta Solaris para tentar desvendar os mistérios narrados por um piloto que estava em missão de pesquisa e reconhecimento.

Domingo (4) - Stalker (Stalker, União Soviética, 1979, Ficção Científica, 134 minutos, clas. 12 anos, direção de Andrei Tarskovski). Stalker leva a um local que surgiu sobre a terra, com promessas de revelações sobre os mistérios da vida, com perigos que apenas alguns homens são capazes de desvendar, onde tudo muda o tempo todo, conhecido como Zona, protegida pelo Estado. Vivendo num ambiente frio e com uma vida efêmera, os personagens são levados a questionar valores, vida, cooperação e os seus desejos mais íntimos em busca da felicidade.

O CDCC fica na R. Nove de Julho, 1227, Centro de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

USP realiza 12ª Caminhada Pró-Saúde
No próximo dia 11 acontece a 12ª Caminhada Pró-Saúde do campus de Bauru da USP. A saída acontecerá no estacionamento localizado em frente ao prédio da administração da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB), às 8 horas.

Promovida pela seção de Eventos Culturais e Esportivos da PCAB, a caminhada é gratuita e aberta a toda comunidade. Não é necessário fazer inscrição e todos receberão uma camiseta da caminhada pela participação. No final do percurso haverá distribuição de água, sucos e frutas, além de sorteios de brindes, incluindo uma bicicleta.

O prédio da PCAB fica na Al. Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394


8ª Feira da Sucata e da Barganha em São Carlos
O campus de São Carlos da USP realiza no dia 11 de junho, das 9 às 17 horas, a 8ª Feira da Sucata e da Barganha. A feira é um espaço educativo para troca, compra e venda de objetos usados, e a programação também inclui atividades culturais como música ao vivo, danças e oficinas.

A primeira edição da Feira da Sucata e da Barganha, em 1999, nasceu de uma proposta educativa diante do impacto ambiental representado pelo aumento da produção de lixo nos centros urbanos. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade e teve 50 inscrições iniciais e cerca de 400 visitantes. Em 2005 a Feira registrou mais de uma centena de expositores e aproximadamente 4 mil visitantes.

Pautado no princípio dos 3Rs da Agenda 21 (estímulo à Redução do desperdício, Reutilização e Reciclagem de materiais), os participantes promovem o consumo responsável ao trocarem, venderem ou comprarem objetos usados que normalmente seriam descartados ou estariam em casa sem uso, bem como resgatam os valores do conserto e reaproveitamento dos materiais. Os interessados em participar da Feira podem trazer objetos, livros, discos, fitas, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender.

Mais informações: (0XX16) 3374-2653; e-mail apasc@apasc.org.br


Horários da Estação Ciência nos dias de jogo do Brasil
Confira os horários de funcionamento da Estação Ciência nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo (de 9 de junho a 9 de julho):

Jogos às 16 horas: fechamento da Estação Ciência às 15 horas;
Jogos às 12 ou 13 horas: fechamento da Estação Ciência apenas no horário do jogo; Teatro: no dia 18 de junho não será apresentado o espetáculo O Monocórdio de Pitágoras.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022; site www.eciencia.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

Ruído na unidade de cuidado intermediário neonatal de um hospital universitário de Ribeirão Preto-SP. Nelma Ellen Zamberlan. Dia 9, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3602-3394


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Desenvolvimento de meio de cultura semi-seletivo para detecção de Xanthomonas axonopodis pv. Malvacearum em sementes de algodão (Gossypium hirsutum L.). Cleci Dezordi. Dia 9, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Direito

Mestrado

A ampliação dos poderes do juiz nas recentes reformas processuais e a necessidade de equilíbrio entre segurança e efetividade do processo. Guilherme Silveira Teixeira. Dia 6, às 10 horas.

Efeitos específicos da sentença penal condenatória e o devido processo legal. Messias José Lourenço. Dia 7, às 15 horas.

Contribuição para uma análise processual dos conflitos brasileiros de atribuição. Daniel Guimarães Zveibil. Dia 8, às 10 horas.

A reforma do código de processo civil e o princípio do duplo grau de jurisdição. Ana Cândida Menezes Marcato. Dia 8, às 10h30.

A dimensão política do princípio da legalidade penal. Carlos Roberto Isa. Dia 8, às 11 horas.

Medida provisória com fisionomia de decreto-lei. Cristiano Thadeu e Silva Elias. Dia 8, às 14 horas.

Doutorado

Processo arbitral: meios e hipóteses de impugnação da sentença. Marcus Vinícius Tenorio da Costa Fernandes. Dia 5, às 12h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4004


Instituto de Psicologia

Mestrado

Influências de um inibidor seletivo da monoamino-oxidase tipo-b (imao-b) na sensibilização comportamental para anfetamina em camundongos. Camila Sanches Cibantos Amaral de Modena. Dia 9, às 14 horas.

Doutorado

Transplante cardíaco - O ninho da fênix: um estudo sobre as relações objetais de pacientes em processo de transplante cardíaco. Ana Augusta Maria Pereira. Dia 9, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br