São Paulo, 07/06/2006 - Boletim nº1858
educação
Trabalho de até duas horas
não afeta desempenho escolar

Trabalhar no máximo duas horas por dia
não afeta rendimento escolar de crianças.
Mas desempenho diminui à medida que
as horas de trabalho aumentam
leia...
Especialistas da USP participam
de Fórum sobre Psicanálise
IPq discute farmacodependência
de mulheres

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Trabalhar até duas horas por dia tem efeito quase nulo no desempenho escolar de crianças

Juliana Cardilli

Crianças e adolescentes que trabalham até duas horas por dia não apresentam redução significativa em seu desempenho escolar. Entretanto, cada hora diária a mais de trabalho implica em uma diminuição no rendimento. Com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (SAEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o economista Márcio Eduardo Garcia Bezerra procurou avaliar como o trabalho infantil afeta a atuação destes alunos, comparando-a entre os que trabalham e os que não trabalham.

As informações do SAEB referem-se aos estudantes das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, nas disciplinas de português e matemática. "Ao todo, o sistema avaliou 6.720 escolas e cerca de 300 mil alunos", conta Bezerra.

Nas três séries avaliadas, os estudantes que trabalham dentro do domicílio sofrem muito menos do que aqueles que trabalham fora. "Em casa, as atividades são mais leves e mais fiscalizadas pelos pais. No ambiente externo, elas podem ser mais insalubres", explica o economista. Aqueles que trabalham nos dois ambientes têm um prejuízo ainda maior, devido à dupla jornada, com maior esforço, e menor tempo para se dedicarem aos estudos.

Os efeitos negativos do trabalho no desempenho escolar, tanto em matemática como em português, foram maiores para os meninos do que para as meninas em todas as séries, exceto em matemática na 3ª série do ensino médio. "Os efeitos do trabalho domiciliar são mais sentidos pelas meninas numa faixa etária mais elevada, na qual é habitual cuidar dos irmãos mais novos e dos afazeres domésticos" explica Bezerra.

Quantidade de horas
As atividades que duram até duas horas têm um efeito pequeno, algumas vezes até nulo, no desempenho dos alunos, dependendo da disciplina e da série. Para o economista, "isso pode ocorrer porque o tempo destinado ao trabalho não compete com o do estudo. Ou então, a atividade tem o objetivo de disciplinar a criança, como por exemplo, dedicar algumas horas a arrumar e pôr seus pertences em ordem. Cada hora a mais de trabalho, por dia, implica em uma diminuição do desempenho escolar dos estudantes".

Os mais prejudicados foram aqueles que trabalhavam entre sete horas ou mais por dia, com uma diminuição média de 18 pontos ao trabalhar nos dois ambientes. Os que exercem atividades somente em casa, têm perda de seis a nove pontos; e os que trabalham fora do domicílio, 12 pontos. "As perdas são parecidas na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, mas superiores na 3ª série do ensino médio, que sofreu mais os efeitos negativos do aumento do número de horas sobre o desempenho escolar, dada uma porcentagem maior de alunos trabalhando mais horas".

O atraso escolar (causado pela repetição de séries, por exemplo), freqüente em boa parte dos alunos avaliados, tem um efeito igual e às vezes até maior que o trabalho infantil no desempenho. Elas tendem a desistir de estudar, e a ingressarem mais cedo no mercado de trabalho, pois encontram perspectivas melhores. "Muitas vezes a família quer mantê-las na escola, mas é necessário que essa troca do trabalho pelo estude compense, com o oferecimento de uma boa educação e estrutura", explica Bezerra.

Diante disso, o economista explica que "não basta apenas uma política que incentive o acesso de crianças e adolescentes trabalhadoras aos bancos escolares. É necessária uma política que também facilite esse ingresso com métodos e alternativas de aprendizagem direcionadas a este grupo de estudantes, e que permita sua retirada do trabalho sem comprometimento de sua sobrevivência".

O economista apresentou seu estudo de mestrado no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, em conjunto com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), sob a orientação da professora Ana Lúcia Kassouf.

Mais informações: e-mail marcio.bezerra@ipea.gov.br, com o pesquisador




Cursos e Palestras

Especialistas da USP participam de fórum sobre psicanálise
Pesquisadores e docentes da USP participam neste sábado (10), em São Paulo, do fórum Psicanálise versus a Sociedade de Controle, que acontecerá das 14 às 20 horas, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), localizado na Av. Europa, 218, no Jardim Europa.

O fórum vai discutir o posicionamento da psicanálise frente à sociedade de controle, que padroniza comportamentos prometendo a felicidade e na qual surge a "angústia da liberdade", novo sintoma da globalização.

Na primeira parte da programação, Mídia e Comportamento, haverá a participação do psiquiatra Zacaria Borge Ali Ramadan, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, do jornalista Caio Túlio Costa, pós-graduando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade, e do psicanalista Márcio Giovannetti.

O segmento Você quer mesmo ser avaliado? terá a presença da geneticista Mayana Zatz, do Instituto de Biociências (IB) e pró-reitora de pesquisa da Universidade, da psicanalista Leny Mrech, docente da Faculdade de Educação (FE) da USP, e da jurista Dorothee Rüdiger. O último segmento, Como suportar não ser controlado?, terá a participação dos psicanalistas Marcus André Vieira, Sandra Grostein e Ariel Bogochvol. A coordenação é do psicanalista Jorge Forbes e da jornalista Mona Dorf.

As inscrições para o evento custam R$80,00 e podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3061-2676 / 0947, das 13 às 21 horas, de segunda a sexta.

Mais informações: (0XX11) 3061-2676 / 0947; site www.ipla.org.br


Reunião no IPq discute a farmacodependência entre mulheres
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza nesta quinta-feira (8), às 9h30, a reunião científica Mulheres e Farmacodependência, com a psiquiatra Patrícia Hochgraf, coordenadora do Programa de Atendimento à Mulher Dependente de Álcool e Drogas (Promud), do IPq.

A entrada é aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição. O evento acontece no Anfiteatro do IPq (R. Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, 1º andar - dentro do complexo HC).

Mais informações: (0XX11) 3069-7801, na Assessoria de Imprensa do HC


Seminário homenageia primeiro titular de estatística do IME
Nesta sexta (9) acontece um seminário em homenagem ao professor Carlos Alberto Barbosa Dantas, conhecido como Caio, primeiro titular de Estatística do Departamento homônimo do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. No evento será lembrada a trajetória acadêmica, científica e profissional do professor. Haverá também uma mesa-redonda com o tema A Universidade e o homenageado, em que alunos, colegas e professores poderão participar.

Dantas foi um dos fundadores do IME, do Departamento de Estatística e dos cursos de mestrado, bacharelado e doutorado em Estatística da USP. Foi o incentivador de uma política de formação de recursos humanos ímpar na universidade brasileira. O professor também participou da vida administrativa e política da USP, tendo chegado a ser pró-reitor de Graduação da USP.

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, será das 9 às 15h30 no no Auditório Jacy Monteiro, do IME (Rua do Matão, 1010, bloco B, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091- 6101


Palestra aborda origem do câncer de pele
Nesta quarta (7), das 11 às 13 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realiza a palestra Uma luz para os meninos da Lua: estudando a origem do câncer de pele através de adenovirus recombinante, parte dos Seminários Gerais de Farmacologia.

O evento, ministrado pelo professor Carlos Frederico Menck, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, será na Sala de Conferências, no 3º andar, sala 321, no prédio na Biomédicas I (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, na Cidade Universitária, em São Paulo). Não é necessário inscrever-se com antecedência. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Mais informações: (0XX) 3091-7270


Painel aborda análise econômica do direito
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza nesta quinta-feira (8), das 11 às 13 horas, o painel Análise Econômica do Direito. A palestrante será a professora de direito do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Teresa Leopardi Mello. O debatedor será Marcos Paulo de Almeida Salles, professor do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP

O evento, realizado pelo Centro de Estudos em Direito, Economia e Organizações (Cedeo) da USP, será na Sala da Congregação da FEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária, em São Paulo). Para participar é necessário enviar um e-mail, confirmando presença para cedeo_dialogos@yahoo.com.br. O painel é aberto a todos os interessados e gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091- 5905


NJR debate as reais proporções da gripe aviária
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realiza nesta quinta-feira (8) a palestra Gripe aviária – perigo ou alarde? O evento é dirigido a jornalistas, pesquisadores e divulgadores científicos.

O debate terá a presença dos cientistas convidados Crodowaldo Pavan, Paolo Zanotto e Edison Durigon (do Instituto de Ciências Biomédicas - ICB/USP), Ariel Mendes (União Brasileira de Avicultura - UBA), Luiz Jacintho (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) e Carlos Magno Fortaleza (Universidade Estadual Paulista - Unesp).

O evento acontece das 9 às 12h30, na Sala da Congregação da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade universitária, São Paulo). Os interessados em participar devem enviar nome e RG para o e-mail nucleojosereis@eca.usp.br. A inscrição é gratuita.

Do USP Online

Mais informações: (0XX11) 3091-4021/ 4270




Agenda Cultural

Peça de teatro e exposição em Bauru
O Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP recebe nesta quarta-feira (7), às 20 horas, o espetáculo Rapunzel, baseado no conto dos irmãos Grimm. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível (em prol da creche São Francisco).

A promoção é da Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo da USP-Bauru, que também organiza uma exposição de telas de Terezinha Bergamachi e Maria Helena Mangieri.

Os quadros trazem trabalhos acadêmicos e paisagens e ficarão expostos até o dia 30 de junho no Centro Cultural da USP (Al. Dr. Otávio Pinheiro Brizola, 9-75, em Bauru). O evento é aberto ao público e gratuito.

Mais informações: (0XX14) 3235- 8394




Quadro de Avisos

Cerimônia de posse da nova diretora do MAC
Na próxima terça (13), às 11 horas, a professora Lisbeth Rebollo Gonçalves será empossada como diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. É a segunda vez que ela comanda a diretoria do museu.

Docente titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Lisbeth é também presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e vice-presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

A cerimônia acontecerá na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária).

Mais informações: (0XX11) 3091-3018, com Assessoria de Imprensa do MAC




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Predição não-linear de séries temporais usando sistemas de arquitetura neuro-fuzzy. Humberto Rodrigo Sandmann. Dia 09, às 15 horas.

Simulador de reatores anaeróbicos com base ADM1. André Sampaio Queen. Dia 12, às 13h30.

Argamassas com adição de fibras de polipropileno - Estudo do comportamento reológico e mecâncico. Rosiany da Paixão Silva. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091- 5443 / 3091-5214


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Desenvolvimento de meio de cultura semi-seletivo para detecção de Xanthomonas axonopodis pv. Malvacearum em sementes de algodão (Gossypium hirsutum L.)
. Cleci Dezordi. Dia 9, às 8 horas.

Catadores de materiais recicláveis: contexto, experiências e perspectivas de futuro. Jorge Henrique da Silva. Dia 12, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Direito

Mestrado

Contribuição ao estudo da responsabilidade civil dos administradores de companhias abertas. Luiz Felipe Duarte Martins Costa. Dia 9, às 10 horas.

Penhor de ações no direito brasileiro. Mauro Bardawil Penteado. Dia 9, às 15 horas.

Doutorado

Possibilidades jurídico-institucionais dos consórcios públicos. Solange Gonçalves Dias. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4004


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Visualilzação cartográfica: do desenvolvimento do raciocínio espacial à compreensão dos fenômenos geográficos. Sinthia Cristina Batista. Dia 12, às 14 horas.

Cor, pobreza e ação afirmativa - o projeto Geração XXI (São Paulo, 199/2006). Maria Inez Nunes Kasai. Dia 12, às 14 horas.

Doutorado

Estudo de evolução da linguagem naturalista de Aluisio Azevedo em 'O Mulato' sob uma perspectiva genética. Laura Camilo dos Santos Cruz. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Instituto de Química

Doutorado

Análise do comportamento iônico em sistemas constituídos por micelas aniônicas, zwitteriônicas ou vesículas catiônicas: uma abordagem teórica por aproximação de campo médio. Tereza Pereira de Souza. Dia 12, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br