São Paulo, 08/06/2006 - Boletim nº1859
educação
Alfabetização modifica
auto-imagem dos adultos

Para jovens e adultos analfabetos,
aprender a ler e a escrever representa
uma mudança de status social e a
superação de estigmas e preconceitos
leia...
Oficina na Estação Ciência simula
e explica seleção natural
Congresso debate resíduos e
desenvolvimento sustentável

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Processo de alfabetização de adultos ultrapassa a mera aprendizagem escolar

Flávia Souza

Os adultos que aprendem a ler e a escrever passam, ao longo da aprendizagem, por um processo de transformação que vai muito além da simples alfabetização: o contato com a escola modifica a imagem que a pessoa tem de si mesma e permite a superação de limites e preconceitos. A conclusão é da psicóloga e educadora Maria de Lurdes Valino, que acompanhou no ano passado a trajetória de 15 jovens e adultos matriculados em um curso de alfabetização.

Os resultados da pesquisa, composta principalmente por entrevistas, compõem a dissertação de mestrado Quem não sabe ler nem escrever pede favor. Até quando?, recentemente apresentada na Faculdade de Educação (FE) da USP.

As entrevistas foram feitas numa escola particular de São Paulo que oferece educação gratuita para adultos, da alfabetização à quarta série. Cada etapa corresponde a seis meses, com possibilidade de reprovação. Maria de Lurdes entrevistou os alunos no início do ano (com algumas semanas de aula), no meio e no fim do ano (quando alguns deles já estavam concluindo a primeira série). A idade dos entrevistados variava de 16 a 58 anos, sendo 11 mulheres e quatro homens. O objetivo era detectar a influência que o fato de ir à escola e aprender novas coisas exerce sobre a vida dessas pessoas e, mais especificamente, quais as transformações na identidade.

Estigma
Na primeira entrevista, Maria de Lurdes percebeu a forte presença do estigma (marca) de analfabeto. "Enquanto alguns se assumiam como 'analfabetos', outros procuravam afastar esse rótulo dizendo, por exemplo, que não sabiam ler nem escrever, mas que eram capazes de fazer muitas coisas, como pegar um ônibus ou recordar fatos com facilidade", conta a educadora. No meio do ano o status dessas pessoas havia mudado. "Todos já não se consideravam analfabetos e haviam incorporado o papel de estudante." Contudo, ao se referirem ao passado, a maioria deles admitiu ter sido analfabeta - uma prova de que o estigma, apesar das tentativas de afastá-lo, estava lá.

Segundo a pedagoga, esses adultos chegam à escola com uma auto-estima muito baixa, sentindo-se culpados por sua própria situação - uma herança dos valores da sociedade, que tende a considerar o adulto analfabeto como "incapaz" e a alfabetização como "coisa de criança". Esse "peso" é tão grande que faz da capacidade de escrever o próprio nome algo de muita importância para essas pessoas. "Para muitas delas, o analfabetismo acaba quando aprendem a escrever o próprio nome e já não precisam sofrer o julgamento de alguém que antes as via, por exemplo, colocar a impressão digital num documento em vez da assinatura."

Maria de Lurdes informa que cerca de dois terços dos adultos precisam de um ano e meio para se alfabetizarem. "É um tempo razoável, considerando-se que essas pessoas chegam à escola sentindo-se culpadas e com a idéia de que 'adulto não aprende'", afirma. A pesquisadora cita o exemplo de uma aluna de 55 anos: enquanto estava na etapa de alfabetização, ela dizia que não conseguia aprender o conteúdo, que 'não entrava na cabeça'. Ao passar para a primeira série, entretanto, seu discurso mudou. "Ela passou a admitir que o adulto pode, sim, aprender e seguir adiante."

E esse processo de aprendizagem, salienta a educadora, implica numa "nova apropriação do mundo". "A empregada doméstica, por exemplo, que antes não saía de casa ou tinha seus relacionamentos restritos a alguns parentes, passa a ter um novo grupo de amigos, a freqüentar outros lugares na cidade - ela passa a se relacionar com o ambiente de uma nova maneira."

Mais informações: (0XX11) 3831-0219, com Maria de Lurdes Valino; e-mail mlvalino@uol.com.br

Imagem: Marcos Santos


Cursos e Palestras

Oficina na Estação Ciência simula e explica a seleção natural
No próximo dia 23 a Estação Ciência promoverá a oficina As Aves de Galápagos: Seleção Natural de Darwin. A proposta é simular a seleção natural observada em aves do gênero Geospiza, por meio de uma atividade interativa em que serão utilizadas sementes e diversos instrumentos, como pinças e pregadores.

A oficina, gratuita, será ministrada pelas pesquisadoras Lyria Mori, Cristina Yumi Miyaki e Maria Cristina Arias, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Serão realizadas três sessões da atividade durante o período da manhã: às 10 horas, às 10h30 e às 11 horas, com 15 vagas para cada sessão. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, enviando nome completo, número do R.G. e telefone para contato (aguardar e-mail de resposta com a confirmação).

Os dados em que estão pautadas estas atividades são reais e foram coletados em Galápagos por Rosemary e Peter Grant, ambos pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA). O casal tem estudado essas aves há mais de 30 anos.

O evento acontecerá na sala A, da Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo). A oficina é voltada a estudantes a partir da 7ª série, adultos e professores.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, na Assessoria de Imprensa da Estação Ciência


Congresso sobre Resíduos e Desenvolvimento Sustentável
Estão abertas as inscrições para o Congresso ICTR 2006 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Resíduo - Desafio Brasileiro. O evento acontece de 6 a 9 de agosto, em São Pedro (SP), e é promovido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR) em parceria com a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (Ipen).

Os temas a serem abordados durante os quatro dias de congresso serão: Política, Planejamento e Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Sistemas de Gerenciamento, Tratamento, Disposição e Remediação; Resíduo Doméstico e de Serviços de Saúde; Resíduo Agrícola e Industrial; Legislação e Licenciamento Ambiental.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.ictr2006.com.br. O valor da inscrição varia de R$90,00 (graduandos sócios do ICTR) a R$370,00 (profissionais autônomos não sócios do ICTR).

Mais informações: (0XX16) 3364-3149 / 3371-8889; e-mail contato@ictr2006.com.br


Jogos ajudam professores no ensino da microbiologia
No dia 24, a Estação Ciência promove a oficina Ensino de Microbiologia com jogos e situações problemas. A atividade é voltada para professores dos ensinos fundamental e médio que desejam aprimorar a prática de ensino da microbiologia.

A proposta da oficina é a criação e utilização de instrumentos (como jogos e atividades) que facilitem o processo de aprendizagem desse tema. O curso é coordenado pela professora Ligia Carvalhal, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

O evento é gratuito e oferece 30 vagas. Interessados devem se inscrever enviando nome, RG e telefone para eventos@eciencia.usp.br e aguardar o e-mail de confirmação. A oficina acontece das 14 às 16 horas, na Sala A da Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Assessoria de Imprensa


Especialização em Linguagem das Artes no MariAntonia
O Centro Universitário MariAntonia da USP oferece, a partir de agosto, o primeiro curso de Especialização em Linguagem das Artes, que tem por objetivo formar e atualizar educadores nas linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro. O curso é composto por aulas teóricas e oficinas práticas, ministradas por professores da USP e especialistas.

Inscrições podem ser feitas até dia 30, pelo e-mail educama@usp.br ou pessoalmente no MariAntonia, de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas. A prova de seleção dos inscritos será em 1º de julho, das 10 às 13 horas, e consistirá uma reflexão sobre arte e educação.

O custo do curso é de 15 parcelas de R$320,00 e a primeira deve ser paga no ato da inscrição. Professores e funcionários da USP têm 20% de desconto e aposentados, 40%. As aulas vão de 5 de agosto de 2006 a 6 de outubro de 2007 e acontecerão sempre aos sábados, das 9 às 18 horas.

O Centro Universitário MariAntonia fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (OXX11) 3255-7182, com o Setor Educativo; site www.usp.br/mariantonia


MBA em gestão de operações está com inscrições abertas
Estão abertas até dia 15 de julho as inscrições para o MBA Gestão de Operações - Produtos & Serviços, oferecido pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O curso destina-se a profissionais com nível superior e experiência mínima de três anos em gerenciamento, e tem como objetivo capacitá-los a competir com vantagens no gerenciamento das operações de produção de bens e serviços. Coordenado por Roberto Rotondaro, professor da Poli, o MBA faz parte do Programa de Educação Continuada em Engenharia. Ao final do curso será emitido certificado pela USP.

O curso terá início no dia 7 de agosto e será composto de aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30, totalizando 384 horas-aula. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-5363 (ramais 300/392/424/479) ou site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba.

O pagamento corresponde a 12 parcelas de R$1400,00 e a taxa de matrícula tem um custo de R$1300,00. As vagas são limitadas.

As aulas serão ministradas na Avenida Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-5363 (ramais 300 / 392 / 424 / 479); site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba/


FFLCH realiza debate sobre carreira de funcionários e docentes
Na próxima segunda (12), às 17h30, será realizado o debate Carreira Funcional e Carreira Docente, com os professores Zilda Márcia Gricoli Iokoi e Brasílio João Sallum Júnior e as funcionárias Mariê Márcia Pedroso e Marlene Petros Angelides.

O evento, voltado para professores e funcionários, é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. O debate acontecerá no prédio da História e Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, em São Paulo), no espaço da antiga Biblioteca.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938




Agenda Cultural

Últimas chances de ver O Monocórdio de Pitágoras
A temporada da peça de teatro O Monocórdio de Pitágoras, promovida pela Estação Ciência, termina em 25 de junho. As duas últimas apresentações acontecem nos próximos dias 11 e 25, às 16 horas. No dia 18, por causa do jogo do Brasil na Copa, a peça não será apresentada.

O espetáculo, escrito pelo professor Pedro Paulo Salles, da Escola de Comunicações e Artes da USP, conta de uma forma bastante divertida a relação existente entre música e matemática. A narrativa acontece em formato de cordel, cantada pelo personagem Severino, um violeiro nordestino interpretado pelo próprio Salles. Além de relatar as histórias e experimentos do filósofo grego Pitágoras de Samos, o personagem ainda convida crianças ao palco para que experimentem ali mesmo o laboratório de Severino. No final, além de se divertir muito, o espectador sai do teatro conhecendo o Monocórdio e sabendo afinal o que é que esse instrumento musical tem a ver com a matemática.

Os ingressos para a peça custam R$10,00 (estudantes e professores pagam R$5,00). A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828; site www.ciafabuladafibula.com.br/monocordio




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Uma abordagem econômica da criminalidade no Brasil. Marcelo Justus dos Santos. Dia 14, às 14 horas.

Doutorado

Catadores de materiais recicláveis: contexto, experiências e perspectivas de futuro. Jorge Henrique da Silva. Dia 12, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Direito

Mestrado

Ultratividade das cláusulas normativas. Lilian Gonçalves. Dia 12, às 8 horas.

O tratamento jurídico-penal do acesso não autorizado a sistema informático. Inkari Coelho Bonilha. Dia 12, às 9 horas.

Liberdade sindical no contexto do estado democrático de direito. Líbia da Graça Pires. Dia 12, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4004


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Para onde cresce a cidade: dinâmica de expansão urbana e caracterização urbano-ambiental em área da bacia do Guarapiranga. Mariana Bielavsky. Dia 13, às 14 horas.

Formas de existência em áreas de fronteira. A política portuguesa do espaço e os espaços de poder no oeste amazônico (séculos XVII e XVIII). Christian Purpura. Dia 13, às 9 horas.

História, política e revolução em Eric Hobsbawn e François Furet. Priscila Gomes Corres. Dia 13, às 14 horas.

Os filhos de candinha: edição anotada do 'exemplar de trabalho' da coletânea de crônicas de Mário de Andrade. João Francisco Franklin Gonçalves. Dia 13, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623


Faculdade de Medicina

Mestrado

Treinamento esfincteriano por meio de biofeedback no tratamento de crianças portadoras de micção incoordenada. Mirian Kracochansky. Dia 9, às 8h30.

O programa de saúde da família em grandes centros urbanos na perspectiva do gestor municipal. Sergio da Hora Rodrigues. Dia 9, às 9h30.

Doutorado

Hipogonadismo hipogonadotrófico: diagnóstico pré-puberal e papel das isoformas e variantes gênicas do hormônio luteinizante no fenótipo da doença. Karina Berger. Dia 9, às 14 horas.

Análise do efeito imediato do jato de CO2 sobre o endotélio vascular de caprinos. Eucário Leite Monteiro Alves. Dia 12, às 10 horas.

O uso da toxina botulínica em doentes com hipercinesia muscular facial contralateral à paralisia facial. Mauricio de Maio Domingos. Dia 12, às 8h30.

Estudo dos efeitos da estimulação atrial temporária na prevenção da fibrilação atrial no pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea. Vicente Ávila Neto. Dia 12, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br