Destaques
Processo de alfabetização de adultos ultrapassa
a mera aprendizagem escolar
Flávia Souza
Os adultos que aprendem a ler e a escrever passam, ao longo da aprendizagem,
por um processo de transformação que vai muito além
da simples alfabetização: o contato com a escola modifica
a imagem que a pessoa tem de si mesma e permite a superação
de limites e preconceitos. A conclusão é da psicóloga
e educadora Maria de Lurdes Valino, que acompanhou no ano passado
a trajetória de 15 jovens e adultos matriculados em um curso
de alfabetização.
Os resultados da pesquisa, composta principalmente por entrevistas,
compõem a dissertação de mestrado Quem não
sabe ler nem escrever pede favor. Até quando?, recentemente
apresentada na Faculdade de Educação (FE) da USP.
As entrevistas foram feitas numa escola particular de São Paulo
que oferece educação gratuita para adultos, da alfabetização
à quarta série. Cada etapa corresponde a seis meses,
com possibilidade de reprovação. Maria de Lurdes entrevistou
os alunos no início do ano (com algumas semanas de aula), no
meio e no fim do ano (quando alguns deles já estavam concluindo
a primeira série). A idade dos entrevistados variava de 16
a 58 anos, sendo 11 mulheres
e quatro homens. O objetivo era detectar a influência
que o fato de ir à escola e aprender novas coisas exerce sobre
a vida dessas pessoas e, mais especificamente, quais as transformações
na identidade.
Estigma
Na primeira entrevista, Maria de Lurdes percebeu a forte presença
do estigma (marca) de analfabeto. "Enquanto alguns se assumiam
como 'analfabetos', outros procuravam afastar esse rótulo dizendo,
por exemplo, que não sabiam ler nem escrever, mas que eram
capazes de fazer muitas coisas, como pegar um ônibus ou recordar
fatos com facilidade", conta a educadora. No meio do ano o status
dessas pessoas havia mudado. "Todos já não se consideravam
analfabetos e haviam incorporado o papel de estudante." Contudo,
ao se referirem ao passado, a maioria deles admitiu ter sido analfabeta
- uma prova de que o estigma, apesar das tentativas de afastá-lo,
estava lá.
Segundo a pedagoga, esses adultos chegam à escola com uma auto-estima
muito baixa, sentindo-se culpados por sua própria situação
- uma herança dos valores da sociedade, que tende a considerar
o adulto analfabeto como "incapaz" e a alfabetização
como "coisa de criança". Esse "peso" é
tão grande que faz da capacidade de escrever o próprio
nome algo de muita importância para essas pessoas. "Para
muitas delas, o analfabetismo acaba quando aprendem a escrever o próprio
nome e já não precisam sofrer o julgamento de alguém
que antes as via, por exemplo, colocar a impressão digital
num documento em vez da assinatura."
Maria de Lurdes informa que cerca de dois terços dos adultos
precisam de um ano e meio para se alfabetizarem. "É um
tempo razoável, considerando-se que essas pessoas chegam à
escola sentindo-se culpadas e com a idéia de que 'adulto não
aprende'", afirma. A pesquisadora cita o exemplo de uma aluna
de 55 anos: enquanto estava na etapa de alfabetização,
ela dizia que não conseguia aprender o conteúdo, que
'não entrava na cabeça'. Ao passar para a primeira série,
entretanto, seu discurso mudou. "Ela passou a admitir que o adulto
pode, sim, aprender e seguir adiante."
E esse processo de aprendizagem, salienta a educadora, implica numa
"nova apropriação do mundo". "A empregada
doméstica, por exemplo, que antes não saía de
casa ou tinha seus relacionamentos restritos a alguns parentes, passa
a ter um novo grupo de amigos, a freqüentar outros lugares na
cidade - ela passa a se relacionar com o ambiente de uma nova maneira."
Mais informações: (0XX11) 3831-0219, com Maria de
Lurdes Valino; e-mail mlvalino@uol.com.br
Imagem: Marcos Santos
Cursos e Palestras
Oficina na Estação Ciência
simula e explica a seleção natural
No próximo dia 23 a Estação Ciência promoverá
a oficina As Aves de Galápagos: Seleção Natural
de Darwin. A proposta é simular a seleção
natural observada em aves do gênero Geospiza, por meio de uma
atividade interativa em que serão utilizadas sementes e diversos
instrumentos, como pinças e pregadores.
A oficina, gratuita, será ministrada pelas pesquisadoras Lyria
Mori, Cristina Yumi Miyaki e Maria Cristina Arias, do Departamento
de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências
(IB) da USP.
Serão realizadas três sessões da atividade durante
o período da manhã: às 10 horas, às 10h30
e às 11 horas, com 15 vagas para cada sessão. Os interessados
podem se inscrever pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br,
enviando nome completo, número do R.G. e telefone para contato
(aguardar e-mail de resposta com a confirmação).
Os dados em que estão pautadas estas atividades são
reais e foram coletados em Galápagos por Rosemary e Peter Grant,
ambos pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA). O casal tem
estudado essas aves há mais de 30 anos.
O evento acontecerá na sala A, da Estação Ciência
(R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo). A oficina é voltada
a estudantes a partir da 7ª série, adultos e professores.
Mais informações: (0XX11) 3675-8828, na Assessoria
de Imprensa da Estação Ciência
Congresso sobre Resíduos e
Desenvolvimento Sustentável
Estão abertas as inscrições para o Congresso
ICTR 2006 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável:
Resíduo - Desafio Brasileiro. O evento acontece de 6 a
9 de agosto, em São Pedro (SP), e é promovido pelo Instituto
de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento
Sustentável (ICTR) em parceria com a USP, a Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto de
Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisa Energéticas
e Nucleares (Ipen).
Os temas a serem abordados durante os quatro dias de congresso serão:
Política, Planejamento e Gestão Ambiental e Sustentabilidade;
Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Sistemas de Gerenciamento,
Tratamento, Disposição e Remediação; Resíduo
Doméstico e de Serviços de Saúde; Resíduo
Agrícola e Industrial; Legislação e Licenciamento
Ambiental.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.ictr2006.com.br.
O valor da inscrição varia de R$90,00 (graduandos sócios
do ICTR) a R$370,00 (profissionais autônomos não sócios
do ICTR).
Mais informações: (0XX16) 3364-3149 / 3371-8889;
e-mail contato@ictr2006.com.br
Jogos ajudam professores no ensino da microbiologia
No dia 24, a Estação Ciência promove a oficina
Ensino de Microbiologia com jogos e situações problemas.
A atividade é voltada para professores dos ensinos fundamental
e médio que desejam aprimorar a prática de ensino da
microbiologia.
A proposta da oficina é a criação e utilização
de instrumentos (como jogos e atividades) que facilitem o processo
de aprendizagem desse tema. O curso é coordenado pela professora
Ligia Carvalhal, do Instituto de Ciências Biomédicas
(ICB) da USP.
O evento é gratuito e oferece 30 vagas. Interessados devem
se inscrever enviando nome, RG e telefone para eventos@eciencia.usp.br
e aguardar o e-mail de confirmação. A oficina acontece
das 14 às 16 horas, na Sala A da Estação Ciência
(R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).
Mais informações: (0XX11) 3675-8828, com Assessoria
de Imprensa
Especialização em Linguagem das Artes
no MariAntonia
O Centro Universitário MariAntonia da USP oferece,
a partir de agosto, o primeiro curso de Especialização
em Linguagem das Artes, que tem por objetivo formar e atualizar
educadores nas linguagens das artes visuais, da dança, da música
e do teatro. O curso é composto por aulas teóricas e
oficinas práticas, ministradas por professores da USP e especialistas.
Inscrições podem ser feitas até dia 30, pelo
e-mail educama@usp.br ou pessoalmente
no MariAntonia, de segunda à sexta-feira, das 10 às
17 horas. A prova de seleção dos inscritos será
em 1º de julho, das 10 às 13 horas, e consistirá
uma reflexão sobre arte e educação.
O custo do curso é de 15 parcelas de R$320,00 e a primeira
deve ser paga no ato da inscrição. Professores e funcionários
da USP têm 20% de desconto e aposentados, 40%. As aulas vão
de 5 de agosto de 2006 a 6 de outubro de 2007 e acontecerão
sempre aos sábados, das 9 às 18 horas.
O Centro Universitário MariAntonia fica na Rua Maria Antonia,
294, Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações: (OXX11) 3255-7182, com o Setor
Educativo; site www.usp.br/mariantonia
MBA em gestão de operações está
com inscrições abertas
Estão abertas até dia 15 de julho as inscrições
para o MBA Gestão de Operações - Produtos
& Serviços, oferecido pelo Departamento de Engenharia
de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.
O curso destina-se a profissionais com nível superior e experiência
mínima de três anos em gerenciamento, e tem como objetivo
capacitá-los a competir com vantagens no gerenciamento das
operações de produção de bens e serviços.
Coordenado por Roberto Rotondaro, professor da Poli, o MBA faz parte
do Programa de Educação Continuada em Engenharia. Ao
final do curso será emitido certificado pela USP.
O curso terá início no dia 7 de agosto e será
composto de aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30
às 22h30, totalizando 384 horas-aula. As inscrições
podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-5363 (ramais 300/392/424/479)
ou site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba.
O pagamento corresponde a 12 parcelas de R$1400,00 e a taxa de matrícula
tem um custo de R$1300,00. As vagas são limitadas.
As aulas serão ministradas na Avenida Paulista, 967, 5º
andar, Cerqueira César, São Paulo
Mais informações: (0XX11) 3091-5363 (ramais 300
/ 392 / 424 / 479); site www.poli.usp.br/pro/extensao/mba/
FFLCH realiza debate sobre carreira de funcionários
e docentes
Na próxima segunda (12), às 17h30, será realizado
o debate Carreira Funcional e Carreira Docente, com os professores
Zilda Márcia Gricoli Iokoi e Brasílio João Sallum Júnior e as funcionárias
Mariê Márcia Pedroso e Marlene Petros Angelides.
O evento, voltado para professores e funcionários, é
gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.
O debate acontecerá no prédio da História e Geografia, da Faculdade
de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Av.
Prof. Lineu Prestes, 338, na Cidade Universitária, em São Paulo),
no espaço da antiga Biblioteca.
Mais informações: (0XX11) 3091-4938
Agenda Cultural
Últimas chances de ver O Monocórdio de Pitágoras
A temporada da peça de teatro O Monocórdio de Pitágoras,
promovida pela Estação Ciência, termina em 25
de junho. As duas últimas apresentações acontecem
nos próximos dias 11 e 25, às 16 horas. No dia 18, por
causa do jogo do Brasil na Copa, a peça não será
apresentada.
O espetáculo, escrito pelo professor Pedro Paulo Salles, da
Escola de Comunicações e Artes da USP, conta de uma
forma bastante divertida a relação existente entre música
e matemática. A narrativa acontece em formato de cordel, cantada
pelo personagem Severino, um violeiro nordestino interpretado pelo
próprio Salles. Além de relatar as histórias
e experimentos do filósofo grego Pitágoras de Samos,
o personagem ainda convida crianças ao palco para que experimentem
ali mesmo o laboratório de Severino. No final, além
de se divertir muito, o espectador sai do teatro conhecendo o Monocórdio
e sabendo afinal o que é que esse instrumento musical tem a
ver com a matemática.
Os ingressos para a peça custam R$10,00 (estudantes e professores
pagam R$5,00). A Estação Ciência fica na R. Guaicurus,
1394, Lapa, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3675-8828; site www.ciafabuladafibula.com.br/monocordio
Teses e Dissertações
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Mestrado
Uma abordagem econômica da criminalidade no Brasil. Marcelo
Justus dos Santos. Dia 14, às 14 horas.
Doutorado
Catadores de materiais recicláveis: contexto, experiências
e perspectivas de futuro. Jorge Henrique da Silva. Dia 12, às
8 horas.
Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282
Faculdade de Direito
Mestrado
Ultratividade das cláusulas normativas. Lilian Gonçalves.
Dia 12, às 8 horas.
O tratamento jurídico-penal do acesso não autorizado
a sistema informático. Inkari Coelho Bonilha. Dia 12, às
9 horas.
Liberdade sindical no contexto do estado democrático de
direito. Líbia da Graça Pires. Dia 12, às 15 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4004
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
Para onde cresce a cidade: dinâmica de expansão urbana
e caracterização urbano-ambiental em área da
bacia do Guarapiranga. Mariana Bielavsky. Dia 13, às 14
horas.
Formas de existência em áreas de fronteira. A política
portuguesa do espaço e os espaços de poder no oeste
amazônico (séculos XVII e XVIII). Christian Purpura.
Dia 13, às 9 horas.
História, política e revolução em Eric
Hobsbawn e François Furet. Priscila Gomes Corres. Dia 13,
às 14 horas.
Os filhos de candinha: edição anotada do 'exemplar
de trabalho' da coletânea de crônicas de Mário
de Andrade. João Francisco Franklin Gonçalves. Dia 13, às
10 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4626 / 3091-4623
Faculdade de Medicina
Mestrado
Treinamento esfincteriano por meio de biofeedback no tratamento
de crianças portadoras de micção incoordenada.
Mirian Kracochansky. Dia 9, às 8h30.
O programa de saúde da família em grandes centros
urbanos na perspectiva do gestor municipal. Sergio da Hora Rodrigues.
Dia 9, às 9h30.
Doutorado
Hipogonadismo hipogonadotrófico: diagnóstico pré-puberal
e papel das isoformas e variantes gênicas do hormônio
luteinizante no fenótipo da doença. Karina Berger.
Dia 9, às 14 horas.
Análise do efeito imediato do jato de CO2 sobre o endotélio
vascular de caprinos. Eucário Leite Monteiro Alves. Dia
12, às 10 horas.
O uso da toxina botulínica em doentes com hipercinesia muscular
facial contralateral à paralisia facial. Mauricio de Maio
Domingos. Dia 12, às 8h30.
Estudo dos efeitos da estimulação atrial temporária
na prevenção da fibrilação atrial no pós-operatório
de cirurgia de revascularização do miocárdio
com circulação extracorpórea. Vicente Ávila
Neto. Dia 12, às 10 horas.
Mais informações: (0XX11) 3066-7282
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