São Paulo, 13/06/2006 - Boletim nº1861
astronomia
Projeto usa telescópio nos ensinos
fundamental e médio

A iniciativa permite que alunos captem
imagens de telescópios brasileiros, em
tempo real, para que sejam trabalhadas
em sala de aula
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Núcleo de História Oral
comemora 15 anos
Curso de férias no MariAntonia
sobre o design no Brasil

     
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Destaques

Telescópios na Escola ajuda no ensino de ciências e estimula os alunos com imagens dos astros

Marina Almeida

O projeto Telescópios na Escola é uma iniciativa que permitirá a estudantes dos ensinos fundamental e médio de diversas cidades do Brasil operarem telescópios e receber imagens dos astros em tempo real, via internet. Fruto de uma parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e as Universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, o programa aproxima os alunos do cotidiano dos astrônomos, além de ajudar e estimular o aprendizado de matemática, ciências e da própria astronomia.

A professora Jane Gregorio-Hetem, do IAG da USP e uma das coordenadoras do projeto, inaugurado no segundo semestre de 2005, ressalta que "o diferencial do Telescópios na Escola é que são os próprios alunos que adquirem as fotografias. Eles ficam fascinados com as imagens dos planetas, estrelas e galáxias". Segundo ela, os professores não precisam ter conhecimentos prévios em astronomia para orientar seus alunos. Para participar, as escolas, públicas ou particulares, só precisam preencher um cadastro na internet.

Jane conta que muitos projetos de astronomia feitos por professores abordam temas clássicos, como os relógios de sol, por exemplo, que não são tão atrativos como os temas mais atuais da Astrofísica. Outro grande mérito do projeto, na opinião da professora, é promover a interdisciplinaridade, podendo unir áreas como tecnologia, física, matemática, computação, química, história, geografia, artes e mitologia, entre outros.

No site do projeto, www.telescopiosnaescola.pro.br, os professores podem ter acesso às informações e explicações necessárias para que orientem seus alunos e entendam um pouco mais sobre o assunto. A página também traz sugestões de atividades práticas para serem trabalhadas em sala de aula, a partir das imagens obtidas pelo telescópio.

Entre as atividades sugeridas, pode-se encontrar desde noções básicas de astronomia até exercícios de física ou cálculos de trigonometria. "Mas a grande idéia é que o professor, que tem formação didática e em sua área de atuação, desenvolva, até com a participação dos alunos, atividades para trabalhar em sala de aula. Só damos os instrumentos", ressalta a astrônoma. Também é mantido um contato entre os organizadores do projeto e as escolas participantes, para assessorá-las.

Funcionamento
No projeto, as escolas cadastradas devem marcar horário no telescópio da instituição que quiserem acessar e, no dia marcado, os alunos, com a orientação do professor, operam o telescópio à distância (pela internet) e recebem as imagens captadas no mesmo instante. São os estudantes que escolhem que objetos vão estudar (estrelas, planetas, asteróides, cometas, galáxias, etc) e, com apoio dos membros do projeto, aprendem a trabalhar com os dados.

Jane lembra, porém, que a captura das imagens precisa ser feita durante a noite. "Temos a previsão de utilizar um filtro para que possam ser feitas observações do Sol", diz ela, já que por enquanto o projeto é restrito aos telescópios no Brasil. Há planos, no entanto, para que o projeto seja internacional, "assim, as escolas poderiam captar imagens noturnas durante o dia, de um telescópio que estivesse na Austrália, por exemplo", explica a professora. As imagens não podem ser captadas nos dias de chuva, o que impossibilita a observação. Para esses dias, Jane conta que está sendo montado um banco de dados de imagens que poderão ser trabalhadas nas escolas.

"O projeto também contribui, indiretamente, para a reciclagem e o preparo dos professores e ajuda-os a responder às dúvidas dos alunos sobre questões atuais da astronomia, que eles vêem no noticiário e o professor muitas vezes não sabe explicar", ressalta Jane.

Mais informações: (0XX11) 3091-4762, na secretária do IAG ou no site do projeto www.telescopiosnaescola.pro.br




Cursos e Palestras

Núcleo de História Oral comemora 15 anos com seminário
No próximo dia 23, a partir das 8h30, acontece um seminário para a comemoração dos 15 anos do Núcleo de Estudos Em História Oral (NEHO) da USP, com diversas palestras e debates durante todo o dia. O professor José Carlos Sebe Bom Meihy inicia e encerra as comemorações, com as palestras NEHO - 15 anos e a eternidade e O NEHO e suas teses sobre História Oral, respectivamente. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

As atividades acontecerão no Espaço Cultural de História e Geografia (antiga biblioteca de História e Geografia), que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3701 ramal 238; e-mail neho_usp@yahoo.com.br


Debate sobre Rousseau na Filosofia
O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove nesta quarta-feira (14), às 17h45, a mesa-redonda Rousseauísmo no Brasil: um debate.

O evento terá como participantes os professores Milton Meira do Nascimento, da FFLCH, Maria Constança Peres Pissarra, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria de Fátima Simões Francisco, da Faculdade de Educação (FE) da USP, e Ricardo Monteagudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

O debate será na sala 8 do Departamento de Filosofia, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761; e-mail cefp@usp.br


Especialista da Espanha ministra palestra gratuita
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza nesta terça (13) o seminário gratuito Control of turbulence in catalytic CO oxidation reaction through heterogeneous pacemakers.

A palestra, proferida em inglês, acontecerá das 14 às 16 horas no Anfiteatro do IQSC e será ministrada por Michael Stich, do Centro de Astrobiologia (CSIC/INTA) do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial, na Espanha.

O Anfiteatro do IQSC-USP fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, em São Carlos

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 ou e-mail varela@iqsc.usp.br


Curso de férias do MariAntonia aborda o design no Brasil
O Centro Universitário MariaAntonia da USP oferece, para o mês de julho, o curso Design no Brasil: instrumento para quê?, que visa desenvolver uma análise dos impasses atuais do design brasileiro a partir da história do design no cenário internacional.

O curso será ministrado por João de Souza Leite, professor da PUC-Rio e da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Leite já foi premiado pelo Museu da Casa Brasileira e é o pesquisador e organizador do livro A Herança do Olhar: o Design de Aloisio Magalhães, publicado em 2003 pela Editora SENAC.

As aulas acontecem na semana de 17 a 20 de julho, das 20 às 22 horas.

O valor do curso é R$150,00 e as inscrições já podem ser feitas de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e 13 às 17 horas, na Sala de Cursos, que fica no 2º andar do prédio do MariAntonia, que fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 (ramais 32 e 33); e-mail sosma@usp.br; site www.usp.br/mariantonia


ICB oferece palestra sobre vida e morte neuronal
O professor Luiz Roberto G. de Britto, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e diretor da Unidade, ministra nesta quarta-feira (14), às 11 horas, a palestra Neurotransmissão e a morte / vida neuronal.

O evento acontecerá na Sala de Conferências do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, 3º andar, sala 321, Cidade Universitária, São Paulo). A palestra faz parte da disciplina de pós-graduação Seminários Gerais de Farmacologia. A entrada será gratuita e aberta aos interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-7239, no Departamento de Fisiologia e Biofísica




Publicações

Professor da USP lança livro sobre esportes coletivos
A editora Guanabara Koogan acaba de lançar Modalidades Esportivas Coletivas (236 páginas, R$50,00) de Dante de Rose Júnior, diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

A obra oferece a leitores, profissionais e estudantes de educação física e esporte, ou de áreas afins, um panorama sobre as modalidades esportivas coletivas, apresentando os diferentes aspectos característicos da prática desses esportes.

A partir de uma visão histórica das modalidades esportivas coletivas, dos conceitos e das classificações, o livro aborda temas como análise de jogo, treinamento, planejamento, avaliação e questões cognitivas, esclarecendo de forma simples as principais modalidades esportivas coletivas praticadas no Brasil — basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, na Assessoria de Imprensa da USP




Quadro de Avisos

Jogos do Brasil poderão ser vistos no Instituto Central do HC
O Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP instalará três telões e mais 56 aparelhos de TV nas alas de internação, centro cirúrgico e salas de espera de pacientes em atendimento ambulatorial.

A idéia é garantir que os profissionais, pacientes e visitantes possam assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Os telões serão instalados no conforto médico do centro cirúrgico e no anfiteatro do hospital. Durante o intervalo dos jogos, serão servidos pipoca, chá e café no anfiteatro.

Mais informações: (0XX11) 3069-7879, com Assessoria de Imprensa


Coordenadora de laboratório da Escola do Fututo ministra curso na ABED
Nesta quarta-feira (14), a partir das 10 horas, a coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) da Escola do Futuro da USP, Silvia Fichmann, ministrará o curso Planejamento Estratégico, Tático e Operacional para a Sustentabilidade de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, no Senac-SP. O programa faz parte do Ciclo de Cursos da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) com temas específicos destinados aos profissionais da Educação a Distância.

O foco do curso é o planejamento de uma comunidades virtual, abordando todas as etapas, desde o planejamento até a mediação. Muitas comunidades virtuais de aprendizagem foram criadas nos últimos anos, com o objetivo de favorecer o compartilhamento de conhecimento e a troca de experiência entre os seus membros. Algumas delas reuniram milhares de pessoas, mas não sobreviveram às dificuldades relacionadas à interação, à participação e principalmente ao planejamento de atividades que garantissem a sustentabilidade destes grupos em ambiente virtual.

O curso pretende apresentar parâmetros para a elaboração de um plano de criação, implementação e mediação de uma comunidade virtual que inclui a aprendizagem colaborativa online e a evolução da participação dos membros nas seguintes etapas: visitante, iniciante, participante, lider, mediador e formador.

O Ciclo de Cursos ABED em EaD com Silvia Fichmann é uma realização da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED e do SENAC-SP, com apoio da Escola do Futuro da USP.

Mais informações: (0XX11) 3275.3561, com Marcelo Eustácio


Universia divulga programa de bolsas do Reino Unido
O portal Universia (www.universia.com.br) divulga as oportunidades do programa Chevening que, por meio do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, concede 70 bolsas de estudo aos brasileiros para pós-graduação e especialização. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de setembro.

As bolsas estão disponíveis para as áreas de Jornalismo, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Governo e Políticas Públicas, Finanças e Negócios Bancários, Desenvolvimento Econômico e Social, Comércio e Indústria, e áreas do direito. Os principais requisitos para participar são: ser brasileiro, ter curso superior, possuir bom domínio da língua inglesa e ter dois anos de experiência na área que deseja estudar. Cada candidato contemplado receberá 12.000 libras esterlinas para realizar os estudos no Reino Unido. Outras bolsas de estudo no País e no exterior, e financiamentos, estão em www.universia.com.br/bolsas.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Caracterização geológico-geotécnica do lixão desativado de São Carlos-SP, com auxílio da geofísica. Regiane Velozo. Dia 19, às 14 horas.

Desempenho de equipamentos de drenagem urbana. Alexandre Artioli de Camargo Godói. Dia 22, às 9h30.

Qualidade de viagens e manutenção de equipamentos de drenagem de rodovias. Rogério Lemos Ribeiro. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos: proposta e aplicações. Sanderson Cesar Macedo Barbalho. Dia 19, às 15h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Modelo de Margem de contribuição aplicado ao planejamento de marketing no transporte marítimo regular de contêineres. Gustavo Adolfo Alves da Costa. Dia 22, às 9h30.

A influência da orientação à geração de valor ao acionista nas práticas de gestão de pessoas. João Paulo Reis Faleiros Soares. Dia 28, às 14 horas.

Doutorado

Análise teórico-experimental do transporte de oxigênio e gás carbônico em oxigenadores de sangue. Fábio Turri. Dia 23, às 13h30.

Efeito dos teores de maganês e de ferro na evolução microestrutural de duas ligas do sistema A1-Fe-Mn-Si obtidas por lingotamento contínuo. Ricardo do Carmo Fernandes. Dia 23, às 13 horas.

Controle ótimo estocático a tempo discreto e espaço de estado contínuo aplicado a derivativos. André Cury Maiali. Dia 23, às 14 horas.

Proposta de um novo método para a detecção de barras rompidas em motores de indução com rotor em gaiola. Cleber Gustavo Dias. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443




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