Destaques
Telescópios na Escola ajuda
no ensino de ciências e estimula os alunos com imagens dos astros
Marina Almeida
O projeto Telescópios na Escola é uma iniciativa
que permitirá a estudantes dos ensinos fundamental e médio
de diversas cidades do Brasil operarem telescópios e receber
imagens dos astros em tempo real, via internet. Fruto de uma parceria
entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências
Atmosféricas (IAG) da USP, o Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais e as Universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande
do Sul, de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, o programa aproxima
os alunos do cotidiano dos astrônomos, além de ajudar
e estimular o aprendizado de matemática, ciências e da
própria astronomia.
A professora Jane Gregorio-Hetem, do IAG da USP e uma das coordenadoras
do projeto, inaugurado no segundo semestre de 2005, ressalta que "o
diferencial do Telescópios na Escola é que são
os próprios alunos que adquirem as fotografias. Eles ficam
fascinados com as imagens dos planetas, estrelas e galáxias".
Segundo ela, os professores não precisam ter conhecimentos
prévios em astronomia para orientar seus alunos. Para participar,
as escolas, públicas ou particulares, só precisam preencher
um cadastro na internet.
Jane conta que muitos projetos de astronomia feitos por professores
abordam temas clássicos, como os relógios de sol, por
exemplo, que não são tão atrativos como os temas
mais atuais da Astrofísica. Outro grande mérito do projeto,
na opinião da professora, é promover a interdisciplinaridade,
podendo unir áreas como tecnologia, física, matemática,
computação, química, história, geografia,
artes e mitologia, entre outros.
No site do projeto, www.telescopiosnaescola.pro.br,
os professores podem ter acesso às informações
e explicações necessárias para que orientem seus
alunos e entendam um pouco mais sobre o assunto. A página também
traz sugestões de atividades práticas para serem trabalhadas
em sala de aula, a partir das imagens obtidas pelo telescópio.
Entre as atividades sugeridas, pode-se encontrar desde noções
básicas de astronomia até exercícios de física
ou cálculos de trigonometria. "Mas a grande idéia
é que o professor, que tem formação didática
e em sua área de atuação, desenvolva, até
com a participação dos alunos, atividades para trabalhar
em sala de aula. Só damos os instrumentos", ressalta a
astrônoma. Também é mantido um contato entre os
organizadores do projeto e as escolas participantes, para assessorá-las.
Funcionamento
No projeto, as escolas cadastradas devem marcar horário no
telescópio da instituição que quiserem acessar
e, no dia marcado, os alunos, com a orientação do professor,
operam o telescópio à distância (pela internet)
e recebem as imagens captadas no mesmo instante. São os estudantes
que escolhem que objetos vão estudar (estrelas, planetas, asteróides,
cometas, galáxias, etc) e, com apoio dos membros do projeto,
aprendem a trabalhar com os dados.
Jane lembra, porém, que a captura das imagens precisa ser feita
durante a noite. "Temos a previsão de utilizar um filtro
para que possam ser feitas observações do Sol",
diz ela, já que por enquanto o projeto é restrito aos
telescópios no Brasil. Há planos, no entanto, para que
o projeto seja internacional, "assim, as escolas poderiam captar
imagens noturnas durante o dia, de um telescópio que estivesse
na Austrália, por exemplo", explica a professora. As imagens
não podem ser captadas nos dias de chuva, o que impossibilita
a observação. Para esses dias, Jane conta que está
sendo montado um banco de dados de imagens que poderão ser
trabalhadas nas escolas.
"O projeto também contribui, indiretamente, para a reciclagem
e o preparo dos professores e ajuda-os a responder às dúvidas
dos alunos sobre questões atuais da astronomia, que eles vêem
no noticiário e o professor muitas vezes não sabe explicar",
ressalta Jane.
Mais informações: (0XX11) 3091-4762, na secretária do IAG
ou no site do projeto www.telescopiosnaescola.pro.br
Cursos e Palestras
Núcleo de História Oral
comemora 15 anos com seminário
No próximo dia 23, a partir das 8h30, acontece um seminário
para a comemoração dos 15 anos do Núcleo de Estudos
Em História Oral (NEHO) da USP, com diversas palestras e debates
durante todo o dia. O professor José Carlos Sebe Bom Meihy
inicia e encerra as comemorações, com as palestras NEHO
- 15 anos e a eternidade e O NEHO e suas teses sobre História
Oral, respectivamente. O evento é gratuito e aberto aos
interessados.
As atividades acontecerão no Espaço Cultural de História
e Geografia (antiga biblioteca de História e Geografia), que
fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária,
São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3701 ramal 238; e-mail
neho_usp@yahoo.com.br
Debate sobre Rousseau na Filosofia
O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP promove nesta quarta-feira (14), às
17h45, a mesa-redonda Rousseauísmo no Brasil: um debate.
O evento terá como participantes os professores Milton Meira
do Nascimento, da FFLCH, Maria Constança Peres Pissarra, da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria de
Fátima Simões Francisco, da Faculdade de Educação (FE)
da USP, e Ricardo Monteagudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição
prévia.
O debate será na sala 8 do Departamento de Filosofia, que fica
na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São
Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3761; e-mail cefp@usp.br
Especialista da Espanha ministra palestra gratuita
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza
nesta terça (13) o seminário gratuito Control of
turbulence in catalytic CO oxidation reaction through heterogeneous
pacemakers.
A palestra, proferida em inglês, acontecerá das 14 às
16 horas no Anfiteatro do IQSC e será ministrada por Michael
Stich, do Centro de Astrobiologia (CSIC/INTA) do Instituto Nacional
de Técnica Aeroespacial, na Espanha.
O Anfiteatro do IQSC-USP fica na Av. Trabalhador Sãocarlense,
400, em São Carlos
Mais informações: (0XX16) 3373-8036 ou e-mail
varela@iqsc.usp.br
Curso de férias do MariAntonia
aborda o design no Brasil
O Centro Universitário MariaAntonia da USP oferece, para o
mês de julho, o curso Design no Brasil: instrumento para
quê?, que visa desenvolver uma análise dos impasses
atuais do design brasileiro a partir da história do design
no cenário internacional.
O curso será ministrado por João de Souza Leite, professor
da PUC-Rio e da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Leite
já foi premiado pelo Museu da Casa Brasileira e é o
pesquisador e organizador do livro A Herança do Olhar: o
Design de Aloisio Magalhães, publicado em 2003 pela Editora
SENAC.
As aulas acontecem na semana de 17 a 20 de julho, das 20 às
22 horas.
O valor do curso é R$150,00 e as inscrições já
podem ser feitas de segunda a sexta, das 10 às 12 horas e 13
às 17 horas, na Sala de Cursos, que fica no 2º andar do
prédio do MariAntonia, que fica na Rua Maria Antonia, 294,
Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3255-7182 (ramais 32 e
33); e-mail sosma@usp.br; site www.usp.br/mariantonia
ICB oferece palestra sobre vida e morte neuronal
O professor Luiz Roberto G. de Britto, do Departamento de Fisiologia
e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)
da USP, e diretor da Unidade, ministra nesta quarta-feira (14), às
11 horas, a palestra Neurotransmissão e a morte / vida neuronal.
O evento acontecerá na Sala de Conferências do prédio
ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, 3º andar, sala 321, Cidade Universitária,
São Paulo). A palestra faz parte da disciplina de pós-graduação
Seminários Gerais de Farmacologia. A entrada será
gratuita e aberta aos interessados.
Mais informações: (0XX11) 3091-7239, no Departamento
de Fisiologia e Biofísica
Publicações
Professor da USP lança livro sobre esportes coletivos
A editora Guanabara Koogan acaba de lançar Modalidades Esportivas
Coletivas (236 páginas, R$50,00) de Dante de Rose Júnior,
diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da
USP.
A obra oferece a leitores, profissionais e estudantes de educação
física e esporte, ou de áreas afins, um panorama sobre
as modalidades esportivas coletivas, apresentando os diferentes aspectos
característicos da prática desses esportes.
A partir de uma visão histórica das modalidades esportivas
coletivas, dos conceitos e das classificações, o livro
aborda temas como análise de jogo, treinamento, planejamento,
avaliação e questões cognitivas, esclarecendo
de forma simples as principais modalidades esportivas coletivas praticadas
no Brasil basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol.
Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, na
Assessoria de Imprensa da USP
Quadro de Avisos
Jogos do Brasil poderão ser vistos no Instituto Central
do HC
O Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade
de Medicina (FM) da USP instalará três telões
e mais 56 aparelhos de TV nas alas de internação, centro
cirúrgico e salas de espera de pacientes em atendimento ambulatorial.
A idéia é garantir que os profissionais, pacientes e
visitantes possam assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Os telões serão instalados no conforto médico
do centro cirúrgico e no anfiteatro do hospital. Durante o
intervalo dos jogos, serão servidos pipoca, chá e café
no anfiteatro.
Mais informações: (0XX11) 3069-7879, com Assessoria
de Imprensa
Coordenadora de laboratório da Escola do Fututo ministra
curso na ABED
Nesta quarta-feira (14), a partir das 10 horas, a coordenadora do
Laboratório de Investigação de Novos Cenários
de Aprendizagem (LINCA) da Escola do Futuro da USP, Silvia Fichmann,
ministrará o curso Planejamento Estratégico, Tático
e Operacional para a Sustentabilidade de uma Comunidade Virtual de
Aprendizagem, no Senac-SP. O programa faz parte do Ciclo de Cursos
da Associação Brasileira de Educação a
Distância (ABED) com temas específicos destinados aos
profissionais da Educação a Distância.
O foco do curso é o planejamento de uma comunidades virtual,
abordando todas as etapas, desde o planejamento até a mediação.
Muitas comunidades virtuais de aprendizagem foram criadas nos últimos
anos, com o objetivo de favorecer o compartilhamento de conhecimento
e a troca de experiência entre os seus membros. Algumas delas
reuniram milhares de pessoas, mas não sobreviveram às
dificuldades relacionadas à interação, à
participação e principalmente ao planejamento de atividades
que garantissem a sustentabilidade destes grupos em ambiente virtual.
O curso pretende apresentar parâmetros para a elaboração
de um plano de criação, implementação
e mediação de uma comunidade virtual que inclui a aprendizagem
colaborativa online e a evolução da participação
dos membros nas seguintes etapas: visitante, iniciante, participante,
lider, mediador e formador.
O Ciclo de Cursos ABED em EaD com Silvia Fichmann é uma realização
da Associação Brasileira de Educação a
Distância - ABED e do SENAC-SP, com apoio da Escola do Futuro
da USP.
Mais informações: (0XX11) 3275.3561, com Marcelo
Eustácio
Universia divulga programa de bolsas do Reino Unido
O portal Universia (www.universia.com.br)
divulga as oportunidades do programa Chevening que, por meio do Ministério
das Relações Exteriores do Reino Unido, concede 70 bolsas
de estudo aos brasileiros para pós-graduação
e especialização. As inscrições poderão
ser feitas até o dia 15 de setembro.
As bolsas estão disponíveis para as áreas de
Jornalismo, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Governo e Políticas
Públicas, Finanças e Negócios Bancários,
Desenvolvimento Econômico e Social, Comércio e Indústria,
e áreas do direito. Os principais requisitos para participar
são: ser brasileiro, ter curso superior, possuir bom domínio
da língua inglesa e ter dois anos de experiência na área
que deseja estudar. Cada candidato contemplado receberá 12.000
libras esterlinas para realizar os estudos no Reino Unido. Outras
bolsas de estudo no País e no exterior, e financiamentos, estão
em www.universia.com.br/bolsas.
Mais informações: (0XX11) 3179-0748
Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Caracterização geológico-geotécnica
do lixão desativado de São Carlos-SP, com auxílio
da geofísica. Regiane Velozo. Dia 19, às 14 horas.
Desempenho de equipamentos de drenagem urbana. Alexandre Artioli
de Camargo Godói. Dia 22, às 9h30.
Qualidade de viagens e manutenção de equipamentos
de drenagem de rodovias. Rogério Lemos Ribeiro. Dia 22,
às 14 horas.
Doutorado
Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos:
proposta e aplicações. Sanderson Cesar Macedo Barbalho.
Dia 19, às 15h30.
Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250
Escola Politécnica
Mestrado
Modelo de Margem de contribuição aplicado ao planejamento
de marketing no transporte marítimo regular de contêineres.
Gustavo Adolfo Alves da Costa. Dia 22, às 9h30.
A influência da orientação à geração
de valor ao acionista nas práticas de gestão de pessoas.
João Paulo Reis Faleiros Soares. Dia 28, às 14 horas.
Doutorado
Análise teórico-experimental do transporte de oxigênio
e gás carbônico em oxigenadores de sangue. Fábio
Turri. Dia 23, às 13h30.
Efeito dos teores de maganês e de ferro na evolução
microestrutural de duas ligas do sistema A1-Fe-Mn-Si obtidas por lingotamento
contínuo. Ricardo do Carmo Fernandes. Dia 23, às
13 horas.
Controle ótimo estocático a tempo discreto e espaço
de estado contínuo aplicado a derivativos. André
Cury Maiali. Dia 23, às 14 horas.
Proposta de um novo método para a detecção
de barras rompidas em motores de indução com rotor em
gaiola. Cleber Gustavo Dias. Dia 28, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443
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