São Paulo, 22/06/2006 - Boletim nº1864
agricultura
Sistema faz controle de estufas
vegetais à distância

Uso de computação distribuída pode reduzir
consumo de energia e prevenir erros de
operação que comprometam a produção
de estufas de pesquisa e comerciais
leia...
HU tem Ambulatório
especializado em LER/ Dort
Delfim Netto fala dos desafios da
economia brasileira na FEA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sistema automatizado monitora e controla operação de estufas vegetais

Júlio Bernardes

Pesquisadores do Laboratório de Automação Agrícola (LAA) da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um sistema automatizado para monitoramento e controle à distância de estufas vegetais. O sistema utiliza uma rede de sensores e atuadores microprocessados para monitorar a estufa e realizar mudanças nas condições de luz, temperatura e umidade. O controle, aplicável em instalações de pesquisa e estufas comerciais, pode reduzir o consumo de energia e os riscos de perdas na produção.

O professor Carlos Eduardo Cugnasca, da Poli, que coordenou a pesquisa, conta que o projeto é baseado no sistema LonWorks, utilizado em automação predial. "A estufa é dotada de uma rede com módulos inteligentes, viabilizando a computação distribuída", explica. "Os sensores e atuadores possuem microprocessadores que medem a temperatura e os níveis de umidade, luminosidade e gás carbônico."

Segundo o professor, a distribuição da inteligência em diversos módulos minimiza problemas de transmissão da informação dos sensores. "Antes, estas informações eram transformadas em tensão ou corrente elétrica, e a transmissão exigia muitos cabos e cuidados especiais para reduzir a degradação da precisão de medida", explica. "Além disso, as informações eram centralizadas em um computador, que em geral usava fórmulas matemáticas para obter o valor da grandeza mensurada."

A inteligência distribuída digitaliza e processa as informações no próprio módulo sensor, tornando-a pronta para uso. "Posteriormente ela é transmitida para quem dela necessite na forma digital, com protocolos e meios de comunicação robustos", diz Cugnasca. "Assim, é possível evitar, por exemplo, os ruídos da transmissão por fios, com significativa economia de cabos e grande flexibilidade para mudar o local dos sensores."

Controle
Além dos sensores, o sistema prevê atuadores para controle de ventiladores, cortinas e a iluminação da estufa, mudando as condições do ambiente. "Ao contrário dos sistemas convencionais, ele não possui um computador central", relata o professor da Poli. "Toda a inteligência é distribuída entre os componentes de uma rede de sensores e atuadores inteligentes, que se comportam de maneira similar à rede de neurônios do cérebro humano."

Cugnasca aponta que com as informações disponíveis é possível desenvolver algoritmos para controlar da melhor forma a estufa, por meio do adequado acionamento dos atuadores. "Com estas fórmulas, pode-se minimizar o consumo de energia e também tornar a operação mais segura, evitando erros de operação que levem à perda da produção."

Segundo o professor, "o meio de comunicação utilizado para a interligação dos módulos inteligentes pode ser implementado de diversas formas, como fios trançados, radiofreqüência, fibra ótica e até mesmo aproveitando-se os fios da rede elétrica". Os dados dos sensores são acessíveis pela internet. "O sistema tem a opção de ser programado para enviar avisos por e-mail ou celular caso seja detectado algum problema na estufa."

O sistema de controle para estufas foi testado na Casa de Vegetação do Instituto de Biociências (IB) da USP, durante a pesquisa para a dissertação de mestrado do engenheiro Gilberto Alves Pereira, apresentada na Poli. "A instalação do IB é usada para pesquisas", ressalta Cugnasca, "mas o sistema pode ser adaptado para monitorar e controlar à distância estufas comerciais, como as que produzem flores ornamentais ou mudas para reflorestamento."

Mais informações: (0XX11) 3091-5366, com Carlos Eduardo Cugnasca

Imagem cedida pelo pesquisador



Ambulatório de Reabilitação do HU atende funcionários da USP com doenças LER/ Dort

Renata Moraes

O Projeto LER/Dort, do Hospital Universitário (HU) da USP poderá, a partir de agora, prestar atendimento a funcionários afastados por lesões causadas pelo trabalho. O Ambulatório de Reabilitação deverá atender, primeiramente, os trabalhadores que estiverem afastados de suas funções. "O local, inaugurado em março deste ano, tem capacidade para atender cerca de 70 pacientes por mês", estima a médica clínica geral Ana Paula Curi, coordenadora do Programa.

O programa LER/Dort integra diferentes grupos de profissionais (médicos, engenheiro do trabalho, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, representante do Departamento de recursos humanos) que realizam tarefas distintas, evitando ações isoladas e menos resolutivas. Desde a conscientização do que é um ambiente adequado de trabalho e as conseqüências que o contrário disso podem trazer, até a fiscalização desses locais e o acompanhamento do funcionário incapacitado na sua reabilitação e no retorno as funções.

Na Universidade vem sendo feita uma campanha preventiva desse tipo de lesão, por meio de visitas nos locais de trabalho. A tarefa está a cargo do Serviço de Engenharia, Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), que orienta e fiscaliza as condições dos locais (mobiliário ergonômico, organização e divisão de tarefas que levem em conta as particularidades de cada um). "Não adianta tratar a pessoa para ela retornar a um ambiente em que voltará a trabalhar da mesma maneira em que a lesão foi causada", argumenta Ana Paula.

A médica acredita que o acompanhamento destes pacientes e de seus locais de trabalho, resultará em um melhor conhecimento do assunto. O Ambulatório também fará um levantamento do número de pessoas que foram completamente reabilitadas (voltando a exercer a mesma função); as parcialmente reabilitadas (que retornam ao trabalho com orientações especiais), e as afastadas.

Causas de lesões
Segundo Ana Paula, foi observado que havia cerca de 300 funcionários da USP afastados de suas atividades em função das lesões causadas pelo trabalho. "A repetição de atividades, a postura incorreta e o excesso de força podem obstruir a circulação sanguínea, impossibilitando a irrigação de estruturas importantes, como as artérias e os nervos", descreve a médica.

Como decorrência dessa falta de irrigação ocorre a fibrose, desencadendo processos inflamatórios nos músculos, o que caracteriza as doenças LER/Dort . "São cerca de 30, mas as mais conhecidas são a tenossinovite, a tendinite e a bursite", explica Ana Paula. Segundo ela, falta de organização, mobiliário não-adaptado, repetição das atividades, má divisão das tarefas, cobrança por produtividade, pressão no ambiente de trabalho e sobrecarga física, são alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver algumas dessas lesões.

Existe maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, e as mulheres são as mais atingidas. "Essas pessoas reclamavam da dificuldade de acesso ao tratamento de reabilitação no serviço público de saúde. Sem reabilitação não melhoravam e, com isto, permaneciam afastadas do trabalho, sendo que a Universidade não possuía recursos para agilizar sua recuperação", diz Ana.

Mais informações: anapaula@usp.br, com Ana Paula




Cursos e Palestras

Delfim Netto discute desenvolvimento brasileiro na FEA
Nesta quinta-feira (22), às 10 horas, será realizada a conferência Desafios para o Desenvolvimento Econômico Brasileiro, com Delfim Netto, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Análise Econômica, e terá como debatedores João Sayad, da FEA, Luis Carlos Bresser-Pereira, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e Sérgio Werlang, do Banco Itaú.

A conferência é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e será transmitida ao vivo pela internet, no site www.iea.usp.br/aovivo.

O evento será realizado na Sala Congregação da FEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: ineshita@usp.br, com Inês Iwashita


Seminário discute síntese de compostos bioativos
No proximo dia 29, das 14 às 16 horas, será realizado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP o seminário Progressos recentes na síntese de compostos bioativos. A importância da síntese orgânica para a obtenção de fármacos. O palestrante será o professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade de Estadual de Campinas (Unicamp).

No encontro serão discutidos aspectos gerais relacionados a importância da síntese orgânica para a obtenção de fármacos. Também serão apresentados progressos recentes envolvendo a síntese total de produtos naturais como crocacin D, callystatin A e os spiroketals das espirofunginas A e B, além da síntese total de produtos não naturais, como L-685,458.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não é necessário inscrever-se com antecedência.O seminário será no anfiteatro do IQSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036; e-mail sandra@iqsc.usp.br


Palestra sobre Clara e Edward Steuermann na FCF
A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promoverá, na próxima sexta-feira (23), a palestra Vida e Arte na Coleção Clara e Edward Steuermann.

O evento contará com a participação de Amílcar Zani Netto e Heloisa Helena Fortes Zani, professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Eles devem falar sobre a vida e a obra desse casal de compositores, além de apresentarem algumas músicas de autoria deles.

A participação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição. O evento ocorrerá às 12 horas, no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Piso Superior, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3677; e-mail dpv@usp.br


Vasodilatação do músculo esquelético é tema de palestra no ICB
A disciplina de pós-graduação Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica organiza nesta quinta (22) a sua 15ª e última palestra: A vasodilatação do músculo esquelético em reações de alerta e a regulação tônica e reflexa da pressão arterial. O palestrante será Sérgio Luiz Domingues Cravo, professor associado da Disciplina de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. Ocorrerá às 12h30, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da USP, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou site


Palestra do ciclo Física para Todos discute a composição dos materiais
A palestra Água, Ar, Terra e Fogo: Do que são feitas as coisas?, será apresentada nos dias 29 de junho, às 14 horas, no Museu Paulista (do Ipiranga), e no dia 1º de julho, às 9h30, na Estação Ciência.

Ministrada pelo professor do Instituto de Física da USP Manfredo Harri Tabacniks, a palestra deve abordar as noções de composição da matéria desde a Grécia antiga até os atuais prótons e neutrons. Na antiguidade acreditava-se que os quatro elementos: água, ar, terra e fogo, compunham a matéria. Outros, por outro lado, acreditavam serem as coisas feitas de minúsculas partículas em movimento perpétuo: os átomos.

Uma vez compreendido que qualquer matéria é resultado da combinação de apenas 92 elementos químicos, que por sua vez são compostos por prótons, neutrons e elétrons, a pergunta persistiu no tempo: Do que são feitos os prótons, neutrons e os elétrons? Existe
algum limite inferior? Esse é um dos objetos das pesquisas da Física Nuclear, que acrescentou novas questões à essa, e é nesse contexto que atualmente se busca relacionar a composição micro-química dos materiais com possíveis processos e funções.

As palestras, gratuitas, são parte do ciclo Física para Todos, do Instituto de Física da USP. O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, em São Paulo.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo. As inscrições para a palestra da Estação Ciência devem ser feitas pelo endereço eventos@eciencia.usp.br. Será enviado um e-mail de confirmação da inscrição.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006, no Museu Paulista, ou (0XX11) 3675-8828, na Estação Ciência


Centrinho reune associações de portadores de lesões labiopalatais
Nos dias 6 e 7 de julho, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, recebe representantes de 43 associações de pais de pessoas com fissura labiopalatal (abertura no lábio e/ou céu da boca) vindos de todo Brasil. As associações vêm para participar do VI Encontro Nacional de Associações de Pais e Portadores de Lesões Labiopalatais e/ou Deficiências Auditivas e do II Encontro da Rede Profis (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal).

O objetivo do encontro é promover um amplo debate sobre a inclusão do portador de fissura labiopalatal no Estatuto da Pessoa com Deficiência, considerando aspectos psicossociais, funcionais e jurídicos. O evento é organizado em parceria com a Profis.

A programação do evento pode ser vista no site: www.centrinho.usp.br/eventos. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, das 8 às 19 horas, na Casa do Advogado (Av. Nações Unidas, 30-30, em Bauru).

As inscrições variam entre R$20,00 e R$ 115,00 e podem ser feitas com depósito bancário e envio por fax do comprovante e a ficha de inscrição, disponível no site, onde também há uma tabela completa dos preços para cada categoria.

Mais informações: (0XX14) 3235-8437 ou e-mail eventos@centrinho.usp.br


MAC discute a relação entre arte contemporânea e diversidade e inclusão social

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove, na próxima quarta (28), às 10 horas, a palestra O papel da arte contemporânea na promoção da diversidade e inclusão cultural.

A palestrante é Romi Crawford, curadora, educadora e diretora do Programa de Artistas Visitantes do Instituto de Artes de Chicago (EUA). Romi discute a questão racial e sua relação com a cultura visual e artística americana.

O evento será em inglês, mas haverá tradução simultânea. A participação é gratuita e não é necessário inscrever-se.

O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3327 / 3559; site http://www.macvirtual.usp.br


Palestra sobre processos biológicos na EESC
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realiza no próximo dia 29, às 16h30, a palestra Microbiota auto-imobilizada em grânulos de reator UASB (escala real) tratando efluente de abatedouro de frango. O evento faz parte dos Seminários do Laboratório de Processos Biológicos.

A palestra será ministrada pela professora Eloísa Pozzi, da EESC, no Anfiteatro do Departamento de Hidraúlica e Saneamento, que fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9546; e-mail zaiat@sc.usp.br; site http://www.eesc.usp.br/ppgshs



Agenda Cultural

Cinusp promove Mostra de Cinema Oriental
O Cinusp Paulo Emílio exibe, até 28 de julho, a Mostra Cinema Oriental Contemporâneo, com o objetivo de divulgar as produções dos autores mais recente do extremo oriente. Confira a programação das próximas semanas:

O Clã das Adagas Voadoras (China, 2004, 119 min., direção de Zhang Yimou). A China passa por terríveis conflitos no ano de 859. A dinastia Tang está decadente. Corrupto, o governo é incapaz de lutar contra os grupos rebeldes que se insurgem. O mais poderoso e prestigiado deles é o Clã das Adagas Voadoras. Dia 23, às 19 horas.

Ninguém Pode Saber (Japão, 2004, 141min., direção de Hirokazu Kore-Eda). Quatro irmãos vivem felizes com sua mãe em um pequeno apartamento em Tókyo. Um dia ela vai embora deixando um pouco de dinheiro e um bilhete, mandando o garoto mais velho cuidar dos outros. Assim começa a jornada das crianças para uma viagem que ninguém pode saber. Dia 22, às 19 horas, e 23, às 16 horas.

Amor à Flor da Pele (Hong Kong, 2000, 90 min., direção de Wong Kar-Wai). Chow e sua mulher acabam de se mudar e ele torna-se amigo de sua vizinha Li-Zhen. Os dois passam muito tempo juntos, pois a mulher de Chow e o marido de Li-Zhen viajam muito a serviço. Mas um dia eles são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso. Dias 26 e 28 de junho, às 16 horas, e 27 e 30, às 19 horas.

Bicicletas de Pequim (China /França, 2001, 113 min., direção de Wang Xiaoshuai). O filme recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim. Guei é um jovem entregador que sonha comprar a mountain bike prateada que usa em seu trabalho e que foi emprestada por seu patrão. Às vésperas de alcançar seu objetivo, a bicicleta é roubada. Dia 26 e 29, às 19 horas, e nos dias 27 e 30, às 16 horas.

Nuvens Carregadas (Taiwan /França, 2005, 114min., direção de Tsai Ming Liang). Taiwan é atingida por uma seca terrível. Shiang-Chyi encontra Hsiao-Kang. O rapaz, agora, é ator pornô, mas ela ainda não sabe. Os dois acabam se apaixonando. Dia 28, às 19 horas, e dia 29, às 16 horas.

A entrada é gratuita. O Cinusp se localiza na Rua do Anfiteatro, 18, Colméias, favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152 ou www.usp.br/cinusp


Programação TV USP de 26 de junho a 2 de julho
Confira a programação da TV USP de 26 de junho a 2 de julho

Contraponto - O programa discutirá a Cultura do remédio: automedicação, jovens que apesar de saudáveis recorrem a tranqüilizantes e remédios para emagrecer, e usam drogas como o Viagra. Também serão abordados os médicos que buscam tratamentos alternativos para seus pacientes. Terça-feira (27), às 21horas.

Olhar da USP - Fabricação de atletas - O professor Benedito Pereira, da Faculdade de Educação Física e Esporte da USP, e o médico Paulo Sérgio Zogaib, especialista em medicina do Esporte, da Universidade Federal de São Paulo discutem a fabricação dos atletas para o futebol e os casos dos atletas brasileiros, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Kaká. Quinta-feira (29), às 21horas.

Pgm - CPI - Uma entrevista com o jornalista Leonardo Attuch, autor da entrevista com Karina Somaggio. Depois de se enveredar pelos meandros do jogo político e das denúncias de captação ilícita de recursos pelo PT, ele lançou o livro A CPI que abalou o Brasil: Os bastidores da imprensa e os segredos do PT". O Pgm também trará reportagens sobre a Feira Brasileira de Ciência e Engenhari, a Febrace 2006, e sobre os Alcoólicos Anônimos. Sexta-feira (30), às 21horas.

Traquitana - Programa 22: Futebol - No programa desta semana serão exibidos curtas que têm tudo a ver com o país do futebol: O Mundo segundo Silvio Luiz; Cartão Vermelho; Os Fiéis e O Troféu. Domingo (02), às 17 horas.

Confira os horários de reprise da programação TV USP em www.usp.br/tv

Mais informações: (0XX11) 3091-4101



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Resistência à corrosão intergranular do aço inoxidável ferrítico a uns S43000: avaliação por método de reativação eletroquímica, efeito de tratramento isotérmico e mecanismo de sensitização. Carlos Augusto Serna-Giraldo. Dia 29, às 9 horas.

Reciclagem do resíduo de cromo da indústria do curtume como pigmentos cerâmicos. Miriam Antônio de Abreu. Dia 29, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis

Doutorado

Marketing verde e a propaganda ecológica – uma análise da estrutura da comunicação em anúncios impressos. Antonio Fernado Guimarães. Dia 23, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6074


Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise das expressões protéicas de p53, ciclina D1 e bcl-2 no adenocarcinoma da junção esôfago-gástrica. Darcio Matenhauer Leherbach. Dia 27, às 8h30.

Doutorado

Comparação da reação em cadeia da polimerase com o exame microscópico na detecção do Trypanosoma cruzi em amostras procedentes do trato digestório do Triatoma infestans. Lucio Maria Almeida Braz. Dia 27, às 8h30.

Avaliação do efeito de centrifugado osteogênico de medula óssea na consolidação de fratura: estudo experimental em coelhos. Carlos Eduardo Sanches Vaz. Dia 27, às 9 horas.

Estudo da prevalência da hiperacusia e do zumbido em crianças. Claudia Couto de Barros Coelho. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações:(0XX11) 3066-7000


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br