São Paulo, 27/06/2006 - Boletim nº1865
consumo
Mulheres buscam qualidade
ao comprar roupas de marca

Valor simbólico e funcionalidade do produto
interferem na escolha. Consumo acontece
pois a mulher quer se sentir bem para
conquistar admiração
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Agência USP de Inovação
debate propriedade intelectual
Seminário do ICB aborda
desnutrição intra-uterina

       
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Destaques

Funcionalidade e valor simbólico da roupa definem compras de marcas de moda por mulheres

Juliana Cardilli

Sentir-se bem para poder ser admirada. Esse é o principal dos aspectos que levam uma mulher a consumir marcas de moda. "É a qualidade do produto o primeiro fator lembrado por mulheres ao comprar uma roupa", explica a administradora Ana Paula Celso de Miranda que analisou em sua pesquisa de doutorado o consumo simbólico de marcas de moda.

Para o estudo apresentado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Ana Paula entrevistou em profundidade 24 mulheres e aplicou questionários em mais 324, todas consumidoras de marcas de moda da cidade de São Paulo, com idade entre 20 e 55 anos, de todas as classes sociais. "Não importa o que a mulher considera ser moda mas o fato de ela considerar que segue a moda. Deste modo, o consumo simbólico é ativado e a mulher não está comprando simplesmente uma roupa por seu aspecto funcional, mas também pelo simbolismo" explica a pesquisadora. O consumo simbólico é a mensagem que as pessoas querem transmitir quando elas consomem alguma coisa. O que é consumido, neste caso, não é o produto, mas sim seu significado, comum entre a pessoa e a sociedade.

"A sociedade deve entender o simbolismo do produto do mesmo modo que a pessoa, senão o consumo simbólico não faz sentido. Uma bolsa Louis Vuitton tem seu status pois é reconhecida por todas as pessoas como um símbolo. Se não fosse, não haveria o interesse na compra, pois a consumidora gasta muito dinheiro no produto para que ele seja reconhecido. A inveja é um componente forte desta relação", explica a administradora.

Aspectos de consumo
De acordo com a pesquisadora existem três aspectos utilizados no consumo de moda: comunicacionais, sociais e motivacionais. Os comunicacionais dizem respeito ao 'auto-simbolismo', ao que a pessoa quer dizer de si mesma com determinada roupa, que papel ela quer representar. Os sociais, como a pessoa quer se inserir na sociedade e os motivacionais são relativos às necessidades simbólicas e funcionais.

Esses aspectos foram mencionados nas entrevistas e confirmados nos questionários. Na fase qualitativa, foram identificados agrupamentos que explicam o que as consumidoras buscam quando adotam uma marca de moda. O principal fator citado na hora de escolher uma marca foi a funcionalidade, e o último foi o prestígio. "O produto deve primeiro atender às expectativas que existem em relação à funcionalidade da marca. Se a roupa não tem qualidade, boa modelagem e durabilidade, não funciona. O simbolismo é enfatizado e confirmado pela confiança e dinheiro investidos naquela marca", explica Ana Paula.

Na fase quantitativa do estudo, no discurso das consumidoras, foram freqüentes afirmações relativas à necessidade de sentir-se bem com determinada roupa. A administradora explica que "o que as mulheres em geral esperam do consumo simbólico de marcas é conseguir admiração. Com uma roupa de qualidade, sentindo-se confortável e bonita, assim fica mais fácil ser admirada por si mesma e pelos outros".

Diferenças
Na análise de idades e classes sociais, foi observado que entre as classes A e B não há muita diferença no modo como enxergam o consumo de marcas de moda, exceto pela questão de buscar uma aparência formal, mais presente na classe A. "Ambas vêem a moda como inovação, exclusividade, como uma forma de se diferenciar" conta Ana Paula. "Existem uma maior concentração de mulheres da classe C que usam a marca de moda como instrumento para mostrar que são autênticas e poderosas". Quanto mais alto o nível de renda, maior a influência da teoria da conformidade, que diz que a percepção do produto como exclusivo, novo e diferente aumenta a tendência das pessoas a gastar para adquiri-lo. Isto independente da classe social.

Em relação às idades, foram encontradas diferentes formas de se relacionar com a moda. "Dos 20 aos 25 anos, as mulheres usam moda para se sentirem poderosas e antenadas. Dos 26 aos 35, com a identidade mais definida e maior independência financeira, a moda é utilizada como uma forma de autenticidade e poder. Dos 36 a 45 anos, buscam a formalidade. Já dos 46 aos 55 anos, são mulheres que não tem um estilo marcante ou que não se enquadram a um só estilo" explica a administradora.

Mais informações: apcm7@hotmail.com, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Agência USP de Inovação debate propriedade intelectual
Nesta quinta (29), a Agência USP de Inovação promove o seminário Inovação e Propriedade Intelectual: Caminho para o Desenvolvimento. Durante o evento, será lançada a versão beta do Portal da Agência, um projeto realizado em parceria com a Microsoft Brasil. A Agência tem como objetivo fazer com que o conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na USP seja utilizado em prol do desenvolvimento sócio-econômico do País

Dentre os palestrantes estarão professores da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Universidade de Minho, em Portugal, e da Aristotle University, na Grécia, além de integrantes da Microsoft e da Braskem. Entre 11h30 e 12h30, ocorrerá a sessão de demonstração do Portal. Em seguida, ocorrerão palestras sobre inovação tecnológica, propriedade intelectual e a relação com a Universidade.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, no site (http://www.inovacao.usp.br/site/journal/default.asp). Para ter acesso à pagina de inscrição, basta colocar a palavra "portal" nos campos de login e senha. O evento ocorrerá no Anfiteatro "Altino Antunes", da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP (Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: e-mail inovacao@usp.br; site http://www.inovacao.usp.br/site/journal/default.asp


Seminário no ICB aborda a desnutrição intra-uterina
A professora Maria do Carmo P. Franco, pós-poutoranda do Departamento de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina ministra nesta quarta (28), às 11 horas, a palestra Repercussões tardias da desnutrição intra-uterina: aspectos experimentais e clínicos.

O evento acontecerá na Sala de Conferências do prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição. A palestra é parte da disciplina de pós-graduação Seminários Gerais de Farmacologia.

Mais informações: (0XX11) 3091-7322, na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Farmacologia do ICB


II Fórum de Pesquisa do Hospital Universitário da USP
O Hospital Universitário (HU) da USP promoverá no dia 10 de agosto seu II Fórum de Pesquisa. O objetivo é divulgar a atividade de pesquisa do Hospital, promover o intercâmbio entre os pesquisadores e estimular o interesse por pesquisa entre estudantes, estagiários e profissionais de saúde ligados direta ou indiretamente ao HU.

Haverá apresentação de trabalhos por meio de pôsteres, além do painel Diversidade da pesquisa no HU e da mesa-redonda Pesquisa em terapia celular e suas implicações para a atenção à saúde. O público alvo são profissionais da área da saúde.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site do evento, até o dia 31 de julho. As inscrições de trabalhos científicos vão até 30 de junho, com informações no site. O HU fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo. O evento acontecerá no anfiteatro do 2º andar, próximo à biblioteca.

Mais informações: (0XX11) 3039-9457, com Wilma; e-mail: cep@hu.usp.br




Agenda Cultural

Aniversário da Estação Ciência traz atrações inéditas
Para comemorar o seu 19º aniversário, a Estação Ciência da USP está com atrações inéditas desde o último dia 24. Dentre as novidades estão dois simuladores, o Terremoto, que mostra como o fenômeno acontece e permite que os visitantes sintam na pele os seus efeitos, e o Furacões e Tornados, que mostra como é a movimentação da água e do ar que forma esses dois fenômenos.

A Escultura Áudio-Cinética é uma instalação de dois metros de altura e três de comprimento que, com diversos elementos como esferas, pêndulos e sinos, permite observar e entender alguns conceitos científicos a partir da ação da gravidade.

Try Science é um quiosque criado em parceria com a IBM que permite acesso a mais de 400 museus de ciência de todo o mundo. A exposição Mergulho Virtual em Painéis desafia os visitantes em um quiz de perguntas e respostas, acompanhado de painéis com fotos e textos, que permite aprender conceitos de educação ambiental e informações sobre os ecossistemas marinhos. A exposição fica na Estação até 24 de setembro.

Outra exposição vem diretamente do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas - Universidade Federal de Ouro Preto. Selos e Ciência traça um paralelo entre coleções de elementos científicos (como minerais, conchas e moluscos) e de selos. Em exposição até 24 de setembro.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828; site http://www.eciencia.usp.br/


Projeto de Artes Cênicas apresenta A Estrada de Wolokolamsk
Até o dia 2 de julho, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece o espetáculo A Estrada de Wolokolamsk 1: Abertura Russa. As apresentações são gratuitas e ocorrem de quinta a sábado às 20 horas e aos domingos às 19 horas.

A peça de Heiner Müller narra a história de um comandante do exército russo que enfrenta o medo de seus soldados às vésperas de um combate contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. A direção é de Amanda Banffy, com a orientação do professor Antônio Araújo, do departamento de Artes Cênicas da ECA.

A bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação. O Teatro Laboratório fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 215 , Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4376


Corais se apresentam nas Quartas Culturais do IME
O projeto Quartas Culturais, da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IME-USP, promove, na próxima quarta (28), às 12h30 e às 18h30, a apresentação dos corais Yapapá e Todos os Cantos.

No repertório estão incluídas músicas de várias culturas, entre elas brasileira, judaica, do Peru, do Chile, Japão, Inglaterra, entre outras.

As apresentações serão no saguão do Bloco B do IME, que fica na R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6169, com Sueli Cacilda de Oliveira




Publicações

Professor da História lança Augusto & Lea
Nesta quinta-feira (29) será realizado o lançamento do livro Augusto & Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos (176 páginas, R$29,00), de autoria do professor José Carlos Sebe Bom Meihy, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e Coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO) da USP.

Augusto & Lea conta a história de uma família bem-sucedida da elite paulista, cuja aparente harmonia familiar é quebrada quando descobre-se que a esposa foi infectada pelo marido com o vírus da aids. Como conseqüência, surgem revelações sobre segredos guardados por muitos anos. O livro foi escrito por meio dos depoimentos das oito vozes envolvidas na tragédia. O resultado é uma obra fascinante e envolvente, fruto de uma história real com sabor de romance.

O lançamento, promovido pela Editora Contexto, será às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3331-9348 / 3361-4628; e-mail carol@sccomunica.com.br




Quadro de Avisos

DVD Técnica de Apresentação tem noite de autógrafos dia 29
O professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, José Carlos Cintra, vai proferir nesta quinta (29), às 19h30, uma palestra seguida de sessão de autógrafos do DVD Técnica de Apresentação, com ênfase à oratória aplicada às apresentações com data-show.

Com duração de 1h46, o DVD é dividido em quatro capítulos na forma de palestras. Os temas abordados são: as causas do não-êxito de uma apresentação, a base conceitual para a criação de bons slides e a importância da comunicação frente a frente, recursos de oratória e uma síntese dos principais aspectos da técnica de apresentação.

No DVD o professor ressalta a importância de que os slides projetados não se sobreponham ao apresentador da palestra e que a comunicação seja feita frente a frente com a platéia e não de costas para ela e de frente para as projeções como ocorre muitas vezes.

O evento será na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos (Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo)

Mais informações: (0XX16) 3024 3570, na Livraria Cultura




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estratégias de gestão da cadeia de suprimento de manga brasileira destinada ao mercado externo
. Daniel Luís Pinheiro da Costa. Dia 28, às 10 horas.

Sistema computacional de representação manipulação de redes de petri. Gustavo Ribeiro Alves. Dia 29, às 9 horas.

Execução de obras de urbanização de favelas: favela Jardim Santo André - Santo André região metropolitana de São Paulo. Júlia Maria Strazdas Martins Ferreira. Dia 29, às 10 horas.

Resíduos sólidos e evolução urbana em Santo André - SP. Luís Fernando Armidoro Rafael. Dia 3, às 9 horas.

Um modelo de controle de acesso a recursos de rede baseado em infra-estrutura de chaves públicas e infra-estrutura de gerenciamento de privilégios. Fábio Villamarim Arrebola. Dia 5, às 10h30.

Modelagem experimental e controle do processo de hidroconformação de tubos. Aline Szabo Ponce. Dia 7, às 13 horas.

Comportamento estrutural de pontes com protensão no extradorso. Daniel Miranda dos Santos. Dia 13, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia

Doutorado

Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR). Wilson Negrão Macedo. Dia 7, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632



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