São Paulo, 29/06/2006 - Boletim nº 1866
informática
Poli avalia laptops
de 100 dólares do MIT

Brasil é primeiro país do mundo a
receber laptops do MIT. No LSI,
cientistas avaliam viabilidades técnicas
e educacionais dos equipamentos
leia...
Workshop faz propostas
para Protocolo de Kioto
HC inaugura
Centro de Oncologia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

LSI da Poli avalia protótipos de laptops de 100 dólares

Antonio Carlos Quinto

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP acaba de receber do MediaLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA, 15 protótipos dos laptops de 100 dólares para serem avaliados em suas viabilidades tecnológicas e educacionais. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber os equipamentos. Até o final do mês, os especialistas do LSI e de outras instituições de pesquisa encaminharão ao Governo Federal um relatório sobre a viabilidade de implantação do projeto. Os equipamentos fazem parte do One Laptop Per Child (OLPC), projeto de inclusão digital para países em desenvolvimento idealizado por Nicholas Negroponte, do MIT.

Marcelo Knörich Zuffo, do LSI, informa que o laboratório vem trabalhando junto com o MIT nesse projeto há cerca de cinco meses e montou na Poli uma rede mesh de comunicação sem fio para a comunicação entre os equipamentos. "No LSI estão sendo estudados a integração da plataforma de distribuição Linux, os protocolos e o acesso a tecnologias", conta o professor. "Desde já acreditamos, inclusive, na possibilidade de produção do equipamento aqui no Brasil. Mas por enquanto, trabalhamos na incorporação de inovações em cima do que já existe nos laptops". Os equipamentos terão acesso à Internet e serão conectados por sistemas de redes sem fio. "Por suas características simples, os laptops serão de fácil uso para crianças. É do tamanho de uma lancheira e a idéia que seja acessível a todos os estudantes dos ensinos médio e fundamental."

O LSI integra um grupo temático do governo composto pela Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Estudos Renato Archer (CenPRA) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ambos do Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT).

Disponíveis em 2007
O professor e pesquisador do MIT, David Cavallo, que está no Brasil para acompanhar as avaliações dos laptops, lembra que a iniciativa de Nicholas Negroponte é voltada principalmente à educação. Ele conta que o projeto envolve inicialmente, além do Brasil, a Argentina, a Nigéria, o Egito, a Tailândia, a Índia e a China. "Escolhemos o Brasil para os primeiros testes por termos aqui excelentes centros de pesquisa e conhecimentos em tecnologias para a educação. Infelizmente, porém, temos também a questão da pobreza. Mas acreditamos que será o melhor país para demonstrarmos as possibilidades de nossa iniciativa", justifica.

A meta do MIT é que em 2007 sejam distribuídos nesses países cerca de 1 milhão de laptops. "Acreditamos também que o projeto poderá auxiliar no desenvolvimento econômico e que o Brasil tem mercado para o produto", diz o professor. Cavallo diz também que ainda não existe nenhum tipo de contrato com o governo brasileiro para aquisição dos equipamentos. "Os laptops ainda estão em fase de desenvolvimento. O objetivo é que no final do ano comece o processo de produção", estima o pesquisador.

Segundo a pesquisadora do LSI, Irene Karaguilla Ficheman, em seis meses o laboratório terá condições de adaptar aos laptops softwares na área educacional. "Já estamos com estudos viabilizando essa possibilidade", avisa. A professora Roseli de Deus Lopes, que coordena um núcleo de estudos em educação no LSI ressalta que a simplicidade e a durabilidade são qualidades importantes nos equipamentos.

Ela antecipa que os pesquisadores irão intensificar estudos visando a produção de softwares educacionais. "Pretendemos realizar pesquisas não somente com os norte-americanos, bem como com outros países. O acesso à Internet será a principal ferramenta dos laptops, facilitando a comunicação entre estudantes, professores e pesquisadores da área de educação", acredita a professora. Ela destaca o trabalho de seu grupo no LSI que têm a experiência de desenvolver programas na área educacional a partir de situações simples propostas pelos próprios estudantes. Roseli lembra que na educação básica hoje, no Brasil, são cerca de 55 milhões de estudantes.

Mais informações: (0XX11) 3091-9738, com o professor Marcelo Knörich Zuffo; e-mail: marcelo.zuffo@poli.usp.br

Imagem cedida pelo pesquisador


Cursos e Palestras

Seminário discute síntese orgânica para obtenção de fármacos
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza no próximo dia 6, às 14 horas, o seminário Progressos recentes na síntese de compostos bioativos -A importância da síntese orgânica para a obtenção de fármacos, com o professor Luiz Carlos Dias, do Insituto de Química da Unicamp.

Durante o seminário serão discutidos aspectos gerais relacionados à importância da síntese orgânica para a obtenção de fármacos. Também serão apresentados progressos recentes em nosso laboratório envolvendo a síntese total de produtos naturais como crocacin D, callystatin A e os spiroketals das espirofunginas A e B, além da síntese total de produtos não naturais, como L-685, 458. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, acontece no anfiteatro do IQSC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0xx16) 3373-8036; e-mail sandra@iqsc.usp.br


Workshop fará propostas para fase pós 2012 do Protocolo de Kioto
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP organiza para os dias 7, 8 e 9 de agosto o Workshop Brasileiro da primeira fase do Projeto Basic.

O workshop brasileiro deverá produzir um documento explicativo sobre as principais propostas para o pós-2012 (data estabelecida pelo Protocolo de Kyoto para que sejam atingidas as metas de redução de emissão de gás carbônico). Além disso, realizará apresentações sobre o que está ocorrendo na Índia, China, África do Sul, EUA e União Européia. Nos dois primeiros dias do encontro, a participação será restrita a especialistas convidados. O terceiro dia será aberto ao público.

Iniciado em 2005, o projeto tem como principal meta fortalecer institucionalmente Brasil, África do Sul, China e Índia para a produção de análises que determinem as ações sobre mudança de clima mais adequadas a cada um dos países. O IEA é uma das instituições associadas ao Basic, com três de seus integrantes participando do projeto: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto; José Goldemberg, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e colaborador do Instituto.

A sessão aberta ao público do workshop ocorrerá no dia 9, das 8h30 às 16h30, na Sala da Congregação da FEA, localizada na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e são feitas no e-mail basic-iea@usp.br.

Mais informações: e-mail basic-iea@usp.br (em inglês); site www.basic-project.net




Agenda Cultural


Programação da Casa de Dona Yayá para o mês de julho
Confira as atrações do Domingo na Yayá, evento gratuiro que acontece sempre às 11 horas:

Dia 2 de julho - Álvaro Henrique apresenta Obra Completa para Violão de Heitor Villa-Lobos. Violonista premiado nos principais concursos de violão do Brasil, Álvaro Henrique ressalta toda a genialidade do maior compositor brasileiro, apresentando peças da obra de Villa-Lobos que integram o erudito e o popular, como o ritmo de berimbau usado no Prelúdio 2, a melodia indígena do Prelúdio 4, a canção de ninar do Estudo 5, o Choro nº 1 e a Suíte Popular Brasileira.

Dia 2 de julho - Sapatinhos de Cerâmica - O espetáculo é uma performance em que duas pequenas esculturas de azulejo são transportadas pelo arredores da Casa de Dona Yayá. As esculturas são, na verdade, dois cubos de madeira revestidos de azulejo que foram pensados como fragmentos de uma casa que “perderam” seu lugar. A artista Débora Bolsoni, autora do trabalho, vai transportar os “Sapatinhos” em um carrinho construído especificamente para a performance, circulando pelas calçadas, interagindo com os passantes.

Será feito um registro em fotografia instantânea, com máquina polaróide. Uma foto será deixada no local e outra seguirá com os Sapatinhos de volta para a Casa de Dona Yayá onde irá compor a exposição fotográfica resultante dessa busca dos sapatinhos por novos pares. Os Sapatinhos de Cerâmica começaram sua busca por novos pares em 1999 no bairro do Ipiranga em São Paulo, e em 2005 percorreram 15 cidades do interior do estado de São Paulo por ocasião da Mostra SESC de Artes Mediterrâneo.

Dia 16 - Versos na Bagagem – A atriz Lucélia Machiaveli, interpreta poesias de Adélia Prado sob o formato de um recital dramatizado. “Versos na Bagagem” faz emergir a memória, trazendo doces momentos, instantes de saudade, situações profundamente humanas, expondo a mulher que cresce na obra. No roteiro está incluída a nostalgia das comadres se visitando, das pessoas tomando a fresca nas tardes de Domingo, a presença forte da mulher, dos laços maternos, o apelo à vida e ao amor.

Dia 23 - O músico, intérprete e compositor, Evair Rabelo apresenta peças de seu último trabalho, “Xeque-Mate”. O CD traz na autoria dos sambas, compositores consagrados como: Arlindo Cruz, Noca da Portela, Almir Guineto entre outros.

Dia 30 - Atividade Infanto-juvenil com o Grupo Kurutéa, formado por educadores que aliaram às tarefas de sala de aula, as atividades de contar historias e fabricar brinquedos segundo as antigas tradições. Pesquisadores da cultura da infância, acreditam na força da palavra e do gesto na formação das crianças.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br; site www.usp.br/cpc


Peças Quase de Verdade e Rio Abaixo Rio na Casa de Yayá

A Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, recebe as peças teatrais Quase de Verdade e Rio Abaixo Rio. Em Quase de Verdade, o público é convidado a visitar um casarão antigo, onde duas irmãs os recebem. Os espectadores se organizam ao redor de quatro mesas para um chá da tarde, onde as irmãs recebem a visita de uma vizinha que é envolvida em contraditórias versões de um segredo de família. As apresentações acontecem aos sábados, às 21 horas e aos domingos, às 18 horas.

Rio Abaixo Rio é livremente inspirado no livro Mulheres que Correm como os Lobos, de Clarissa Pínkola Estes. Trata da sabedoria do universo feminino, através do resgate do arquétipo da mulher selvagem. Os espectadores serão convidados a aguçar os ouvidos para as histórias e para os sons da natureza, que integram o espaço cênico. A peça é apresentada às quintas e sextas-feiras às 21 horas. A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br; site www.usp.br/cpc


Projeto de Artes Cênicas apresenta A Estrada de Wolokolamsk
Estreou no último dia 22, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o espetáculo A Estrada de Wolokolamsk 1: Abertura Russa,com apresentações até o dia 2 de julho.

A peça de Heiner Müller narra a história de um comandante do exército russo que enfrenta o medo de seus soldados às vésperas de um combate contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. A direção é de Amanda Banffy, com a orientação do professor Antônio Araújo, do departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da USP.

As apresentações são gratuitas e ocorrem de quinta a sábado às 20 horas e de domingo às 19 horas. A bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação.O Teatro Laboratório fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215 , Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4376


Em julho, V edição da Estação USP
Nas férias de julho a USP faz um grande circuito cultural em espaços públicos de várias cidades do interior e litoral paulista. Estudantes e professores levam atrações artísticas científicas educacionais gratuitas à população.

Este ano, as ações acontecem de 10 a 30 de julho em Atibaia, Brotas, Cananéia, Mococa, São Carlos e São Sebastião. Centros culturais, cinemas, museus, teatros, praças e shopping estarão abertos para receber atividades como teatro, cinema, música, esporte, jogos, avaliações físicas, palestras, orientação para detecção precoce do câncer de mama. E ainda aulas de culinária com reaproveitamento de alimentos, orientação nutricional, visitas monitoradas às praias e costões rochosos, educação ambiental, exposições fotográficas, oficinas de artes, danças, capoeiras e astronomia.

A programação completa de cada cidade pode ser conferida pelo site www.usp.br/estacaousp.

Mais informações: (0XX11) 3091-4806, 3643-2802 / 2789; site www.usp.br/estacaousp




Quadro de Avisos


Hospital das Clínicas inaugura Centro de Oncologia
Nesta quinta-feira (29), às 17 horas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) inaugurará um novo prédio, onde funcionará o Centro de Oncologia do Instituto de Radiologia (InRad). Para a solenidade está confirmada a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e do Governador de São Paulo,Cláudio Lembo.

O evento terá início às 16 horas, no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP, com uma apresentação sobre os projetos Centro de Atendimento ao Trauma, Programa de Atenção Integrada à Saúde do Idoso e Pólo de Pesquisa e Inovação Tecnológica, realizada por Marcos Boulos, diretor clínico do HC, e pelo professor José Eluf Neto, diretor executivo dos Laboratórios de Investigação Médica (LIM´s) da FM.

O investimento no novo prédio foi de R$ 7,2 milhões. São três andares, distribuídos por 2,5 mil metros quadrados. Com um setor específico de oncologia clínica, a quantidade de novos pacientes, passará de 170 para 250 por mês.

O número de leitos será ampliado de seis para 20 e também haverá o dobro de consultórios exclusivos para o atendimento ao paciente com câncer. Os atendimentos oncológicos deverão passar dos atuais 2.000 para 3.500. O número de sessões de quimioterapia deve subir de 1.700 para 3.000 por mês. O paciente poderá optar se deseja fazer as sessões em salas individuais ou coletivas.

O projeto arquitetônico preocupou-se também em preservar uma árvore centenária existente no local. O Fícus Benjamin, planta exótica originária do continente asiático, usada na extração de resina (goma de benjamin), e produção de incenso, teve seu habitat valorizado com a criação de jardim de inverno. O Teatro da FM fica na Av. Dr Arnaldo 455. O IPq e o novo Centro de Oncologia estão localizados na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, Cerqueira César. O credenciamento da imprensa deve ser feito na Assessoria do InRad, nos telefones (0XX11) 3069-6718 e 3069-7675.

Mais informações: (0XX11) 3069-6718, 3069-7675, e-mail imprensa.inrad@hcnet.usp.br, com Valéria de Souza e (0xx11) 3078-2356, e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br, com Cacilda Luna


Inclusão digital é tema de bate-papo on-line na Escola do Futuro

Na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, das 14 às 15h30, a Escola do Futuro da USP, por intermédio de seu Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Lidec), promove um bate-papo on-line sobre inclusão digital com Beatriz Tibiriçá, a Beá, presidente do conselho consultivo da ONG Coletivo Digital.

A atividade, que tem sido realizada mensalmente, está em sua quinta edição e faz parte do Programa Porta de Entrada. No bate-papo desta sexta-feira serão buscadas soluções para as dúvidas dos novatos no assunto, como a montagem de novos projeto de inclusão digital, além de discussões sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Lidec no programa estadual Acessa São Paulo.

Graduada em Ciências Sociais pela USP, Beatriz assumiu em 2002 a coordenação geral do governo eletrônico da Prefeitura de São Paulo, liderou o Conselho Consultivo de Inclusão Digital do Gabinete da vereadora paulistana Soninha Francine (PT) e coordenou o Fórum Paulista de Participação Popular. Para participar do bate-papo é só acessar www.lidec.futuro.usp.br/chat.php.

Mais informações: (0xx11) 3091-6366; site www.lidec.futuro.usp.br/porta.php


Reunião anual da SBPC aproxima pesquisa básica e tecnologia
Será realizada entre 16 e 21 de julho, a 58ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Pela primeira vez, será dividida em partes iguais entre temas ligados à tecnologia e à ciência,e o objetivo é estimular a participação do setor empresarial e o investimento em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Serão discutidos temas de impacto na indústria nacional como a implantação da TV digital aberta no País, novas tecnologias na produção de petróleo, robótica, nanoeletrônica, aços especiais, engenharia biomédica e computação. Além disso, a Expociência, que costuma ser realizada ao mesmo tempo que a reunião anual, ganha novo formato e passa a se chamar Expo&c. Haverá um ciclo de debates sobre inovação tecnológica, envolvendo os expositores das instituições que apóiam a pesquisa e as empresas. O número de expositores é recorde, com mais de 50 instituições de fomento, universidades e empresas.

A reunião de Florianópolis pretende inovar no formato. Além das 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos, 30 mesas-redondas, serão realizados encontros abertos ou painéis de 5 a 8 especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão a política e as ações da SBPC durante o ano. Além disso, serão organizados Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares. O programa dos Grupos de Trabalho não deve se limitar à reunião anual, mas continuará a se desenvolver durante o ano em reuniões mensais.

Continuam as atividades que já se tornaram tradicionais, como a SBPC Jovem, destinada a trazer estudante de Ensino Básico e Médio para a área de ciência e cultura, consistindo de exposições, conferências e cursos; as jornadas de Iniciação Científica, que reúnem os melhores trabalhos apresentados nos congressos de iniciação científica das universidades; e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região.

Para participar da reunião não é necessário fazer inscrição. A taxa de inscrição dá direito a um kit com programação e manual e certificado de participação, mas não é requisito obrigatório. Estudantes de graduação e pós sócio pagam R$ 100,00 e não sócios R$ 150,00. Profissionais do ensino superior sócios pagam R$135,00 e não-sócios R$ 195. Para participar da SPPC jovem a taxa é de R$ 10,00. As inscrições devem ser feitas no site www.sbpcnet.org.br, que contém todas as informaçoes sobre a programação.

Os mini-cursos, em diversas áreas, terão inscrições durante o evento e custam R$ 20,00 na reunião sênior e R$ 10,00 na jovem.

O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.sbpc.ufsc.br/).

Mais informações: (0XX11) 3259 2766, ramal 215




Teses e Dissertações


Escola Politécnica

Doutorado

Método de programação de sistemas de manufatura do tipo job shop dinâmico não determinístico. Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior. Dia 29, às 14 horas.

Tratamento in-situ de solo contamiinado por derivado de petróleo e metais. Márcia Bragato. Dia 3 de julho, às 9 horas.

Modelo explicativo para a configuração do canal de distribuição de automóveis no Brasil. Ubiratã Tortaro. Dia 4 de julho.

Constribuições ao desenvolvimento de um sistema de telepresença por meio da aquisição, transmissão e projeção em ambientes imersivos de vídeos panorâmicos. Osvaldo Ramos Tsan Hu. Dia 5 de julho, às 14 horas.

Aspersão térmica de ferro fundido branco multicomponente. Ossimar Maranho. Dia 10 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 /3091-5443


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Influência da microestrutura dos aços inoxidáveis (austeníticos, ferríticos e martensíticos) na proteção contra a corrosão por filmes de polianilina. Fernando Cruz de Moraes. Dia 30. às 14h30.

Doutorado

Números de Reidemeister relativos. Aldemir José da Silva Pinto. Dia 18 de julho, às 14 horas.

Revisão crítica da aplicabilidade dos métodos geofísicos na investigação de áreas submersas rasas. Luiz Antonio Pereira de Souza. Dia 2 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036/ 9909






 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br