São Paulo, 06/07/2006 - Boletim nº1868
imprensa
Matérias sobre aids reforçavam
moralismo na sexualidade

Reportagens do Fantástico informavam
o público sobre a doença, mas refletiam
posições conservadoras da sociedade
brasileira nas décadas de 80 e 90
leia...
Gestão financeira de entidades
filantrópicas é tema de palestra
Faculdade de Odontologia
inaugura nova clínica

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Matérias de TV sobre aids misturavam prestação de serviço e visão moralista da sexualidade

Júlio Bernardes

As reportagens sobre aids exibidas entre 1983 e 1992 no programa Fantástico, da Rede Globo, ajudaram a esclarecer o público sobre a doença, mas ao mesmo tempo reforçaram uma visão moralista sobre a sexualidade. Para chegar a essa constatação, a historiadora Germana Barata analisou matérias que citavam pesquisas científicas sobre a aids. Os resultados dessa análise constam em um estudo de mestrado apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A pesquisadora escolheu o Fantástico devido à sua audiência e ao fato de o programa misturar características de informação e entretenimento. Germana delimitou três fases de abordagem da doença nas reportagens. "Na primeira, entre 1983 e 1985, havia um desconhecimento sobre a aids, o que levava ao predomínio de informações científicas sobre causas, sintomas e formas de transmissão", conta. "As reportagens transmitiam uma sensação de medo e pânico, ao mesmo tempo que mostravam a doença como algo distante do Brasil e restrita a grupos de risco, em especial os homossexuais."

O segundo período, entre 1985 e 1988, coincide com o aumento do número de casos no País e com a criação do primeiro programa oficial de combate a aids. "São mostrados dados sobre o avanço da doença em cada estado e também são feitas denúncias das más condições dos serviços de saúde pública", relata Germana. "Nesta fase, a população é responsabilizada pela disseminação da aids e, portanto, chamada a se prevenir para contê-la."

Entre 1988 e 1992, as reportagens deixam de abordar apenas os grupos de risco para falar em comportamentos de risco. "Neste terceiro período, a aids passa a ser vista como um problema de toda a população e a reportagem do Fantástico começa a ouvir não apenas médicos e pacientes, mas o público em geral", diz a pesquisadora. "Informações sobre prevenção e sexo seguro ganham mais espaço, ficando claro que a aids veio para ficar."

Moral
De acordo com a pesquisadora, a aids ganhou espaço no período por preencher os requisitos esperados pela mídia. "No caso do Fantástico, a prestação de serviço esteve presente, com informações sobre a doença, formas de prevenção e pesquisas de tratamentos", diz. "Porém, o fato de a aids ser transmitida sexualmente traz um aspecto moralizante à doença, tornando-a uma fonte de audiência."

Germana aponta que os depoimentos de alguns médicos nas reportagens refletiam seus valores morais. "Eles condenavam, por exemplo, o comportamento sexual promíscuo dos homossexuais ou o consumo de drogas ao invés de defender medidas preventivas, como a distribuição de preservativos e seringas descartáveis, adotadas mais tarde", descreve. "Havia uma dificuldade da ciência biomédica em entender a atuação do vírus HIV, reforçando a associação inicial da doença aos hábitos sexuais dos gays."

Segundo ela, as próprias matérias também tinham dualidades. "Uma das reportagens não se refere ao homossexualismo em sua narração, mas enfatizava imagens de casais gays", lembra. "Há uma correspondência entre o discurso do programa e o público, sendo que os valores ali expressos em relação à aids encaixaram-se bem à sociedade da época, conservadora em seus comportamentos e modos de agir."

"O Fantástico também ajudou a quebrar preconceitos, ao mostrar que a doença não atinge apenas homossexuais ou quando mostrou o médico Draúzio Varella tocando em um paciente com Sarcoma de Kaposi, câncer associado a aids", relata Germana. "Mas as reportagens sobre tratamentos, apesar de passarem uma sensação de esperança, difundiam a idéia equivocada de que a ciência seria a solução para todos os males."

A dissertação de mestrado de Germana, orientada pelo professor Gildo Magalhães dos Santos Filho, da FFLCH, foi premiada na 9º Conferência Internacional sobre Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia (PSCT-9), realizada na Coréia do Sul. O trabalho recebeu um dos dois prêmios para pesquisadores com até 35 anos de idade.

Mais informações: (0XX19) 9127-0917, com Germana Barata




Cursos e Palestras

Palestra sobre gestão financeira de entidades filantrópicas
O Projeto Diálogos com a Comunidade, criado pelo Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) de Ribeirão Preto da USP realiza no dia 26 a palestra Gestão financeira das entidades filantrópicas do Terceiro Setor, com a professora Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi, da FEA-RP.

O objetivo da palestra é discutir pontos relevantes da gestão financeira das entidades filantrópicas, como avaliação de resultados, elaboração de orçamentos e balanço social. Coordenam o projeto os professores Cláudio de Souza Miranda e Maísa de Souza Ribeiro, da FEA-RP.

As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições - condicionadas a entrega de um quilo de alimento não perecível no dia da palestra - podem ser feitas pelo site http://sistemas.fearp.usp.br/forms.

Mais informações: (0XX16) 3602-3899 / 4743, com Irani, Flávia ou Marjory


Encontro Internacional de Economia Solidária na FE
Entre os dias 21 e 23 será realizado o IV Encontro Internacional de Economia Solidária: Educação, Política e Integração da América Latina, na Faculdade de Educação (FE) da USP.

O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (NACE/NESOL), criado junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O objetivo é a consolidação de um espaço de debate e troca de experiências em Economia Solidária, a partir da reunião entre pessoas e organizações nacionais e internacionais. O encontro visa contribuir para a formação de profissionais aptos a lidar com a temática da Economia Solidária, ampliando o espaço de debate e aprofundamento teórico deste tema no interior das universidades do País.

As mesas de debates serão realizadas com a participação de representantes de movimentos sociais, estudantes, professores e professoras de diversos países, principalmente latinos, e representantes de governos da América Latina. Contará também com espaço para a exposição e debate de trabalhos em Economia Solidária e apresentação de atividades culturais (Hip-Hop, MPB e outros).

O evento é gratuito. A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: email nesol@usp.br; site www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol/


Simpósio discute no ICB retrospectiva da fisiologia
O Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza na próxima terça (11) o simpósio Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia – 193° Aniversário de Nascimento de Claude Bernard.

Serão realizadas atividades durante todo o dia, a partir das 8h45. O evento contará com mesas-redondas e palestras com representantes da USP e de outras faculdades. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site http://www.fesbe.org.br/simposioretrospectiva/ , onde também se encontra a programação completa do evento.

O simpósio acontece no Anfiteatro Rosa do ICB IV, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7239; site


Contribuição das Ciências Sociais para a área da Saúde
Na próxima terça (11), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) de Ribeirão Preto da USP, acontece a palestra A Contribuição das Ciências Sociais para a Área da Saúde, com o professor Marcos Artêmio Fischborn Ferreira, da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição. É promovido pelo Departamento de Medicina Social, Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade, da Faculdade de Medicina (FMRP) de Ribeirão Preto da USP.

O evento será realizado às 14 horas, no Anfiteatro Lucien Lison (Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Riberão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3807, com a professora Vera Navarro


Curso no HC aborda Déficit de Atenção e Hiperatividade
O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza no próximo dia 15, das 8h30 às 17h30, o curso Transtornos do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e Disturbios da Aprendizagem. O objetivo do curso, voltado para pais, professores, médicos, psicólogos e demais interessados, é atualizar as informações dos participantes sobre o tema.

Na programação estão previstas explicações sobre o que é o TDHA, a relação dos pacientes com a família, seu desempenho na escola, etc. Pais de pacientes matriculados no Ambulatório de TDAH e Dist. de Aprendizagem do Instituto da Criança podem matricular-se gratuitamente pelo telefone (0XX11) 3069-8519, com Gerlane, das 8 às 12 horas, até o dia 14. Para os demais participantes será cobrada uma taxa de R$30,00.

Para inscrever-se é preciso efetuar o depósito em nome da Fundação Criança (Banco Real, Agência 0411 conta 1718680-1). O comprovante de depósito, com nome completo e legível (para certificado), as cópias do CPF e do RG, o endereço completo, o telefone para contato e o e-mail devem ser encaminhados pelo fax (0XX11) 3897-3806, até o dia 13. É preciso confirmar o recebimento do fax. As inscrições poderão ser efetuadas no dia do curso somente no caso de haver disponibilidade de vagas.

O evento será no Anfiteatro do Instituto da Criança, que fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647, Cerqueira César, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3897-3812, com Simone


IO discute aspectos da pesca costeira no Japão
A palestra A pesca costeira no Japão: aspectos sociais e biológicos será realizada na próxima segunda (10), às 10 horas. O evento do Instituto Oceanográfico será ministrado pelo professor Gonzalo Velasco Canziani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A palestra, aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição, acontecerá no Anfiteatro do Instituto Oceanográfico da USP, que fica na Praça do Oceanográfico, 19, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6546




Quadro de Avisos

FO inaugura nova clínica odontológica
A nova clínica da Faculdade de Odontologia (FO) da USP será inaugurada na próxima terça (11). O atendimento aos pacientes é realizado, desde o início da década de 80, no Hospital Universitário (HU) da Universidade.

O projeto recebeu apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto), que comprou 96 consultórios odontológicos completos. A Faculdade também contará com o comodato de um aparelho panorâmico digital, estimado em um valor de U$145 mil.

Para ampliar o número de atendimentos e a utilização de todo espaço oferecido nessa nova construção, a FO está em busca de parcerias para conseguir mais 96 consultórios.

Para a inauguração estão confirmadas as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad; da reitora da USP, Suely Vilela, e outras autoridades da administração central da Universidade. A cerimônia de inauguração terá início às 16 horas em frente à Nova Clínica da FO (Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7860, na FO


Trabalhos do HC de Ribeirão são premiados em congresso
O Serviço de Retina e Vítreo, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, foi premiado no Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo de 2006, realizado no período de 29 de março a 1 de abril, em Porto de Galinhas, Pernambuco.

O trabalho Neovascularização de Retina de Coelhos Induzida por Fator Angiogênico Derivado do Látex: Modelo Experimental, vencedor do Prêmio Alcon, foi eleito o melhor trabalho apresentado em tema livre e pôster. Já a pesquisa Bevacizumabe intra vítreo associado à Terapia Fotodinâmica com Verteporfina para Lesões Neovasculares Recorrentes em Degeneração Macular Relacionada à Idade, de autoria do professor Rogério Alves Costa, vencedor do Prêmio Novartis, recebeu o certificado de melhor trabalho de Terapia Fotodinâmica.

O estudo Neovascularização de Retina de Coelhos foi desenvolvido com o intuito de criar um modelo para o estudo da retinopatia diabética, com o qual poderão ser testadas novas drogas para o tratamento desta doença. Os resultados têm sido promissores e podem contribuir para o tratamento da retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade. A retinopatia diabética é a principal causa da cegueira na população de 40 a 60 anos de idade.

Os autores do trabalho agraciados são os pós-graduandos Romina Barreto Sampaio, Ricardo Mendonça e Andreza Ribeiro Simioni, os professores Antônio Cláudio Tedesco (FFCRP), Joaquim Coutinho Netto (FMRP), Antônio Haddad, e os médicos colaboradores Rogério Alves Costa, Rubens Camargo Siqueira e Rodrigo Jorge.

O Serviço de Retina Vítreo do HCFMRP, foi criado em 1999, atende mensalmente cerca de mil consultas ambulatoriais, 48 cirurgias de grande porte e 60 procedimentos cirúrgicos.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, na assessoria de imprensa do HC de Ribeirão Preto; e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br


Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria recebe associados
O Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (CEIP) da USP convida psiquiatras, inclusive médicos residentes, das diferentes instituições de São Paulo, para se associarem à Instituição. O CEIP faz parte do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP e é federado na Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O CEIP oferece os seguintes benefícios: filiação a uma entidade de classe, desconto para obtenção de títulos de especialista, desconto na assinatura da Revista de Psiquiatria Clínica (que conta com cinco fontes de indexação), descontos na participação de congressos e outras atividades e acesso gratuito ao programa de educação continuada da ABP (www.pecabp.ecurso.com.br).

Para filiar-se, basta entrar em contato com o CEIP pelo telefone (0XX11) 3069-8011, com Olinda, ou e-mail omrocha@hcnet.usp.br, além de enviar, via fax ou correio, cópia do CRM, comprovante de residência e dados cadastrais.

Mais informações: (0XX11) 3069-8011


Universia divulga bolsas do Programa Escola da Família
O portal Universia (www.universia.com.br) prepara um especial com todas as informações sobre as bolsas de estudos concedidas aos universitários pelo Programa Escola da Família. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São 45 mil bolsas disponíveis e as inscrições vão até o dia 15 de julho.

O Programa Bolsa Universidade concede o pagamento do estudo, em troca de trabalhos assistenciais realizados pelos jovens universitários em escolas estaduais e municipais paulistas. O serviço é prestado durante os finais de semana, totalizando 16 horas semanais. O objetivo é promover atividades recreativas e educativas junto a comunidade nas escolas e inserir os jovens carentes no ensino superior.

No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=2635 há todos os detalhes de como se inscrever, os pré-requisitos, as universidades cadastradas no programa, o auxílio de voluntários, entre outros.

Mais informações: www.universia.com.br/bolsas


IFSC homenageia Horácio Panepucci
A Diretoria e o Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realizam nesta sexta (7) uma cerimônia em homenagem ao professor Horácio Carlos Panepucci, que morreu em outubro de 2004. A cerimônia será às 15 horas, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron, no campus da USP-São Carlos.

Panepucci foi professor do IFSC desde 1970. Atuou como titular do Departamento de Física e Informática e realizou pesquisas nas áreas de imagens, ressonância magnética, espectroscopia em sólidos e instrumentação eletrônica.

Mais informações: (0XX16) 3373-9876 / 9773; e mail: isabelp@ifsc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

Atividade física e doença arterial coronariana: revisando a literatura. Guilherme Rodrigues Barbosa. Dia 7, às 10 horas.

Doutorado

Efeitos de intervenções educativas no conhecimento e práticas de profissionais de enfermagem e na incidência de úlcera de pressão em Centro de Terapia Intensiva. Luciana Magnani Fernandes. Dia 11, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Formulação do método dos elementos de contorno para análise de cascas abatidas. Eduardo Toledo de Lima Junior. Dia 12, às 14h40.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo sobre o emprego de dispositivos sem fios - wireless na automação do ar condicionado e de outros sistemas prediais. Sidney José Montebeller. Dia 10, às 10 horas.

Síntese e caracterização de mebranas de polissulfona de micro e ultrafiltração para a produção de água potável. Priscila Anadão. Dia 13, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Estudo comparativo da articulação temporomandibular e do aparelho mastigatório entre os pacientes com artrite reumatóide e com disfunção temporomandibular. Julia Futaki. Dia 11, às 8h30.

Prevalência de asma, rinite e eczema atópicos em escolares de 6 a 7 anos na região oeste da cidade de São Paulo, através do questionário padronizado do International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) - Fase IIIB. Renata Gontijo Lima de Souza. Dia 11, às 9 horas.

Cardiotocografia computadorizada em gestantes com diabetes mellitus: efeitos da glicemia capilar materna na freqüência cardíaca fetal. Verbenia Nunes Costa. Dia 12, às 8h30.

Doutorado

Fatores psicossociais em pacientes ambulatoriais, internados e controles: associação com doenças crônicas e sintomas clínicos. Flavia Barros de Azevedo. Dia 11, às 8h30.

Estudo comparativo de dois métodos de registro de diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes durante o transoperatório de cirurgia de revascularização do miocárdio. Floracy Gomes Ribeiro. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Biociências

Mestrado

Conflitos na alocação de recursos para crescimento, reprodução e sobrevivência: uma revisão para espécies vegetais e um estudo de caso. Juliana Narita Soares. Dia 6, às 14 horas.

Doutorado

Perda celular hipocampal e efeitos amnésicos induzidos por metotrexate e isquemia cerebral: Estudos in vivo e em cultura organotípica de secções de hipocampo de ratos e efeitos do amifostine. Edson Antonio Tanhoffer. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7517 / 7490


Instituto de Física

Doutorado

Espectrometria de raios X em mamografia aplicada à proteção radiológica. Roseli Künzel. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br