São Paulo, 17/07/2006 - Boletim nº1874
medicina
Drogas avançadas previnem
insuficiência cardíaca

Betabloqueadores de segunda e terceira
gerações têm efeito antioxidante no músculo
cardíaco. Já drogas mais antigas podem
apresentar efeitos colaterais
leia...
Técnica de correção vaginal
do HU oferece menos riscos
Laboratório de Áudio da FSP
divulga pesquisas da unidade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.

Destaques

Comparação aponta medicamentos mais eficazes no tratamento da insuficiência cardíaca

Júlio Bernardes

A segunda e a terceira geração de betabloqueadores, medicamentos usados no tratamento da insuficiência cardíaca, são mais eficazes e possuem efeito preventivo da doença. A comprovação foi feita por meio de testes em camundongos pela pesquisadora Andréa Somolanji Vanzelli, em dissertação de mestrado apresentada na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. Na pesquisa, Andréa também aponta que os betabloqueadores de primeira geração, ainda usados no Brasil devido ao baixo custo, podem provocar efeitos colaterais.

A pesquisadora testou os betabloqueadores Propranolol (primeira geração), Metoprolol (segunda geração) e Carvedilol (terceira geração), os mais usados no País, em 66 camundongos com cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpática. "Quando há insuficiência cardíaca, o sistema nervoso simpático apresenta um aumento da sua atividade para compensar a perda da força de contração do coração", explica.

No coração, os receptores do sistema nervoso simpático que fazem essa compensação são os beta-adrenérgicos. "A hiperatividade, a longo prazo, aumenta a falência cardíaca devido a liberação excessiva de uma substância neurotransmissora chamada noradrenalina", conta a pesquisadora. "Os betabloqueadores agem nos receptores beta-adrenérgicos, diminuindo a ação nociva da noradrenalina no tecido cardíaco."

Nos animais, a hiperatividade simpática é causada pela ausência dos genes que expressam os receptores alfa-2-A e alfa-2-C adrenérgicos. "O quadro é semelhante ao observado em seres humanos, em que o aumento da atividade simpática é acompanhado pela progressão da doença", relata.

Prevenção
Os betabloqueadores foram ministrados durante oito semanas por via oral (gavagem). O Metoprolol e o Carvedilol foram mais eficazes em prevenir a progressão da doença. Eles reduziram o tamanho das células do coração (miócitos cardíacos), de 23 para 17 micrômetros, valor similar ao do grupo de controle, que não foi medicado.

"Enquanto o Metoprolol age apenas em receptores beta-1 adrenérgicos, o Carvedilol atua também sobre outro tipo de receptores, os beta-2 adrenérgicos", afirma. "O medicamento também apresenta ação vasodilatadora e antioxidante, que entre outros benefícios, previnem o aumento da morte celular."

O uso do Propranolol gerou uma taxa de mortalidade de 46%, contra 20% dos outros medicamentos e do grupo não medicado. "O betabloqueador de primeira geração, embora ainda usado no Brasil devido a seu custo reduzido, não é bem tolerado, provocando, por exemplo, broncoespasmos", aponta a pesquisadora. No estudo, o Propranolol não foi eficaz em reduzir a fração de colágeno no coração. "Altos níveis de colágeno reduzem a elasticidade do músculo cardíaco, o que pode agravar o quadro de insuficiência."

Vanzelli aponta que o efeito fisiológico dos betabloqueadores de segunda e terceira geração foi semelhante. "A partir destes resultados, serão feitos estudos de biologia molecular com a expressão das proteínas reguladoras de cálcio envolvidas na falência cardíaca", relata. "Também será pesquisada em camundongos a ação dos betabloqueadores associados ao treinamento físico, que tem resultados positivos apontados em outros estudos."

O trabalho foi orientado pela professora Patrícia Chakur Brum, da EEFE. As medidas histológicas foram feitas no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).

Mais informações: (0XX11) 3091-2149, (0XX11) 9489-5833, com Andréa Vanzelli

Imagem: Marcos Santos




Cirurgia de correção vaginal apresenta poucos riscos e recuperação rápida

Da Redação, Agência USP

O Hospital Universitário (HU) da USP têm realizado com sucesso, a cerca de um ano, uma cirurgia para correção de um problema muito comum em mulheres acima de 50 anos: prolapso de vagina. Já foram operadas 11 pacientes com, no mínimo, seis meses de acompanhamento após o procedimento, e não houve nenhum problema pós-cirúrgico. "Entre as técnicas utilizadas para corrigir esse problema, a que usamos é a que apresenta menos falhas e riscos às pacientes", explica o médico Oscar Fugita, coordenador do projeto.

Os prolapsos vaginais são causados por alterações na estrutura de sustentação dos órgãos da cavidade pélvica, com enfraquecimento ou relaxamento dos músculos, e consiste na saída desses músculos pela vagina. Os prolapsos são mais comuns em mulheres que sofreram a retirada do útero, cirurgias vaginais, múltiplos partos naturais, prolongados, ou obesidade.

Segundo Fugita, "um conjunto de músculos chamado elevador do ânus é o principal responsável por manter os órgãos na posição adequada. Além desses músculos, existe uma série de ligamentos que também ajuda na sustentação dos órgãos. O prolapso ocorre como conseqüência de uma fraqueza no elevador do ânus ou nos ligamentos. Com isso, os órgãos da cavidade pélvica tendem a sair pela vagina por causa da constante pressão exercida pelo abdômen".

Cirurgia
A técnica utilizada no HU é a Promontofixação Videolaparoscópica da Cúpula Vaginal com Tela de Marlex. A cirurgia, que dura de 2 horas a 3h30, é feita por meio de laparoscopia (técnica que atua com pequenas incisões, de 0,5 a 1 cm). São feitos de três a quatro cortes no abdômen, por onde entram os instrumentos e uma micro-câmera.

"Nós fazemos a cirurgia olhando num aparelho de TV que reproduz as imagens internas, de 8 a 20 vezes maiores que o real. Deste modo, podemos controlar melhor as estruturas anatômicas, os procedimentos e os sangramentos, sem contato direto com o organismo, tendo potencialmente menos riscos", explica o médico.

O prolapso de vagina pode causar uma série de incômodos às mulheres como corrimento, feridas, incontinência urinária, sensação permanente de algo saindo pela vulva, dificuldades em ter relações sexuais. "Fazer a cirurgia ou não depende de como a mulher se sente. Algumas delas se adaptam bem ao problema. Porém, ao diagnosticá-lo, não há razões para esperar para fazer a cirurgia. Os tratamentos, como exercícios pélvicos, não resolvem o problema, apenas diminuem as queixas das pacientes", explica Fugita.

Os prolapsos podem ocorrer, além da vagina, no intestino e na bexiga, devido à fraqueza muscular na região onde estes órgãos se encontram. A cirurgia realizada no HU também pode corrigir pequenos outros prolapsos existentes nestes órgãos, corrigindo a região. "Além do baixo risco, a recuperação da cirurgia é rápida. De 20 a 30 dias após o procedimento a paciente já pode levar uma vida normal", explica Fugita.

Fonte: Assessoria de imprensa do Hospital Universitário

Mais informações: (0XX11) 5090-0590, ou singularassessoria@terra.com.br, na Assessoria de Imprensa do HU




Cursos e Palestras

USP discute o ensino da escrita em simpósio internacional
Entre os dias 7 e 9 de agosto, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove o 2º Simpósio Internacional sobre Práticas Escritas na Escola: Letramento e Representação.

O evento tem o objetivo de promover a discussão sobre o ensino da escrita em todos os níveis escolares. O publico-alvo é formado por alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental, médio e universitário, e pesquisadores da área.

Estão previstas conferências de professores de universidades brasileiras, americanas, francesas e argentinas. As palestras serão realizadas no Anfiteatro do Curso de Geografia da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

As inscrições custam R$15,00 e podem ser feitas via internet até o dia 28 de julho, na página http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/outros/prat.escritas.escika.htm/index.htm, que trambém traz a programação completa. São oferecidas 160 vagas e os participantes receberão certificado.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645; site http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/outros/prat.escritas.escika.htm/index.htm


Seminário sobre Políticas Comerciais Comparadas
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP recebe no dia 7 de agosto o Seminário Internacional sobre Políticas Comerciais Comparadas: Desempenho e Modelos Organizacionais - Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos e União Européia.

O evento é organizado pelo Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Serão debatidos os temas analisados pelos palestrantes em papers que farão parte de um livro a ser editado até o final do ano. Alguns dos tópicos são: como os países se organizam para negociar, quais são seus mecanismos de consulta à sociedade civil, como os órgãos do governo se coordenam para executar a política comercial, como funcionam os mecanismos de tomada de decisão e quais os resultados das políticas comerciais em números de acordos e volumes de comércio obtidos.

Estarão presentes especialistas como I. M. Destler (EUA), Jaime Zabludovsky (México), Jacint Jordana (União Européia), Raúl Sáez (Chile), Pedro da Motta Veiga (Brasil) e Roberto Bouzas (Argentina).

O evento acontecerá no auditório FEA 5, das 9 às 18h15. Os interessados em assistir ao Seminário podem se inscrever gratuitamente, até o dia 31 de julho, no site da Fipe http://www.fipe.org.br/Cursos/~SEMPC/, que também traz a programação completa. A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3021-0403, na Assessoria de Imprensa do Icone; (0XX11) 5182-1806, na Assessoria de Imprensa da FEA


Vidas Secas e Samuel Beckett em cursos no MariAntonia
Confira os cursos oferecidos pelo Centro Universitário MariAntonia, da USP, em agosto:

Vidas Secas: Epopéia da frustração, do ciclo Ler os Clássicos. A partir da análise do clássico Vidas secas, o curso pretende discutir as características do realismo crítico desenvolvido por Graciliano Ramos em contraposição às tendências do regionalismo nordestino. As aulas serão ministradas pelo professor Ivan Francisco Marques, doutor em Literatura Brasileira pela USP, sempre às segundas-feiras, das 16 às 18 horas, entre 7 e 28 de agosto.

Samuel Beckett: narrativa e drama no limite do silêncio, do ciclo Encontros de Arte e Cultura. O curso examina como sua obra avança, de impasse a impasse, desde o estilo alusivo e virtuosístico da estréia até o minimalismo final, analisando características como o bilingüismo, a ruptura dos gêneros e a ameaça de silêncio e esterilidade. O ministrante será Fábio de Souza Andrade, professor de Teoria Literária na USP. Aulas às segundas, das 20 às 22 horas, de 7 a 28 de agosto.

Cada um dos cursos custa R$ 150,00. As inscrições podem ser feitas na sala de cursos do MariAntonia (R. Maria Antonia, 294, 2º andar, Vila Buarque, São Paulo), das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32 ou 33; e-mail cursosma@usp.br; site www.usp.br/mariantonia


USP-Bauru promove Curso de Canto
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB), da USP, promove a partir do dia 7 de agosto o curso Encantar-Coral USP Bauru, com duração de um semestre.

O objetivo é desenvolver e aprimorar a capacidade lingüística, por meio do canto coral. O curso será ministrado pelo regente Thiago Henrique Xavier Rodrigues, bacharel em Regência pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru e professor de técnica de canto coral e de expressão vocal.

O professor é ex-integrante do Coral Veritas e da Orquestra de Câmara da USC, trabalhou no Coral da 3ª Idade em Dois Córregos e Guarantã, cursou Regência em Cuba, Argentina e no Rio Grande do Sul e estudou teclado, clarinete, piano, arranjo coral, arranjo para bandas marciais, fagote e regência coral.

As aulas acontecerão no Centro de Convivência do campus da USP-Bauru, e serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 17 às 18 horas. O curso é aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no Centro Cultural, pelo telefone (0XX14) 3235-8394.

O Centro de Cultural da USP-Bauru atende das 9 às 17 horas e se localiza na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola 9-75, na Vila Universitária.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203, com Marianne Ramalho (assessora de imprensa


Curso de jornalismo científico recebe inscrições
Ainda estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Divulgação Científica do Núcleo José Reis de Jornalismo Científico (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O curso é oferecido para jornalistas, cientistas, pesquisadores, educadores e comunicadores.

As aulas acontecerão a partir de agosto, às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, durante um ano e dois meses. A inscrição pode ser feita pelo site http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/ do núcleo até o dia 31. O custo do curso é de 14 parcelas mensais de R$250,00, com a primeira paga no ato da matrícula.

Do USP Online

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270




Publicações

Livro traz São Paulo como "cidade-exposição"
A Edusp lançou recentemente o livro Cidade-Exposição - Comércio e Cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914 (R$ 92,00, 304 págs), de Heloisa Barbuy.

A autora analisa o microterritório formado pelas três principais ruas comerciais paulistanas na passagem do século XIX para o XX – ruas 15 de Novembro, Direita e São Bento, que compunham o chamado Triângulo, tendo como eixo as casas de comércio da região. A união entre texto e ilustrações reconstrói o cenário do triângulo central de São Paulo, mostrando os pormenores das fachadas e dos interiores das edificações da época.

A obra é baseada na tese de doutorado da autora, concluída em 2001 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911, no Serviço de Atendimento ao Cliente da Edusp




Quadro de Avisos

Laboratório de áudio da FSP divulga pesquisas da unidade
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP possui, desde 2000, um laboratório de áudio (Laudio) que divulga informações sobre saúde e resultados de pesquisas realizadas na FSP, além de capacitar locutores de rádios comunitárias a tratar de temas ligados à saúde.

O Laudio abriga atualmente três projetos: Projeto de Integração de Rádios Comunitárias nas Ações de Saúde; Projeto de Integração dos Núcleos de Saúde; e Divulgação Científica por Meio de Rádios Comunitárias (Projeto Audioteca) em parceria com a BVS/SP/OPAS/OMS.

O Audioteca tem como objetivo fazer uma ponte entre o pesquisador e a população, gravando relatos e entrevistas sobre trabalhos de pós-graduação na área de saúde coletiva. O conteúdo produzido pelo Laudio está disponível no endereço http://hygeia.fsp.usp.br/laudio/ e pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde seja para fins educativos e de promoção em saúde.

O Laboratório está disponível aos docentes e pesquisadores da FSP como ferramenta de apoio didático em aulas e para a divulgação de suas pesquisas e eventos, gravação de palestras e seminários, por meio de um trabalho conjunto com a Assessoria de Comunicação Institucional da unidade.

O estúdio de rádio do Laudio está montado no 2º andar do prédio da Biblioteca da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3061-7795, com Janaína, ou (0XX11) 3081-5091, com Marcellus (assessor de imprensa da FSP)


USP doa ônibus que será utilizado para tratamento oftalmológico
O técnico do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Paulo Roberto Sobreira Beatrice, em pareceria com o Rotary Clube São Carlos Norte, desenvolveu um projeto para dar atendimento oftalmológico à população de baixa renda de cidades do interior de São Paulo. Beatrice conseguiu, por meio do IQSC, uma doação de um ônibus da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O Rotary Clube realizou a reforma do ônibus, dividindo-o em duas partes, uma para atendimento de clínica geral, e outra para atendimento oftalmológico, com equipamentos doados por ex-alunos da Faculdade. Com o diagnóstico, as pessoas serão indicadas para tratamento.

As cidades que queiram utilizar o ônibus para as ações de tratamento devem ter uma entidade responsável, que indique um médico para realizar o trabalho. A única responsabilidade é cuidar do veículo e dos equipamentos. A primeira ação está marcada para o dia 4 de agosto, em Araraquara. A previsão é que o veículo fique na cidade de 10 a 12 dias.

Mais informações: (0XX16) 3371-0968; beatrice@iqsc.usp.br


Poli desafia alunos de ensino médio a construir robôs
O Programa de Educação Tecnológica (PET) da Escola Politécnica (Poli) da USP promove, na semana de 23 a 30 de julho, o curso Escola Avançada em Engenharia Mecatrônica.

Participarão do curso 22 alunos do ensino médio ou tecnológico (ou que tenham concluído seus cursos em 2005) selecionados entre um grande número de inscritos dos estados do Paraná, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, entre os quais destacam-se estudantes que já participaram de olimpíadas estaduais, nacionais e internacionais, com seus trabalhos sendo reconhecidos com prêmios e medalhas.

O curso foi projetado com o objetivo de oferecer ao aluno uma ampla visão da integração entre mecânica, eletrônica e computação. Paralelamente às disciplinas do curso, serão proferidas palestras por professores e pesquisadores da USP sobre temas atuais envolvendo a evolução e a aplicação da robótica e da engenharia mecatrônica nos mais diversos segmentos produtivos.

No encerramento do curso, divididos em grupos e auxiliados por técnicos e monitores, os alunos deverão idealizar e construir um protótipo mecatrônico – robô – utilizando os conhecimentos adquiridos.

Mais informações: (0XX11) 3091-6024 / 3091-5580; e-mail pet.mecatronica@poli.usp.br; site http://www.pmr.poli.usp.br/pet/escola_avancada.html




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Sobre os dimensionamentos de perfis de aço formados a frio. Edson Lubas Silva. Dia 27, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Ecologia populacional de Solanum erianthum D. Don. Thiago Borges Conforti. Dia 26, às 14 horas.

A educação nutricional e sua prática em grupo: um estudo de caso. Simone Ometto. Dia 28, às 14 horas.

Doutorado

Evapotranspiração de cafezal semi-adensado irrigado por gotejamento e sua relação com a evapotranspiração de referência. Shiguekazu Karasawa. Dia 28, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A imagem feminina na Moralia. Heroísmo e outras virtudes
. Mariana Duarte Silveira. Dia 18, às 14 horas.

Os caminhos da revolta em Cabo Verde e a cultura de resistência: as Revoltas dos Engenhos (1822) e de Achada Falcão (1841). Eduardo Adilson Camilo Pereira. Dia 18, às 14 horas.

A distribuição espacial de superfícies impermeáveis na porção noroeste do município de São Paulo obtidas a partir de imagens orbitais. Érika Megumy Tsukada. Dia 20, às 14 horas.

Conceitos e termos da área de agrotóxicos: da cientificidade à divulgação. José Augusto Alvarenga. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br