São Paulo, 24/07/2006 - Boletim nº1879
farmacologia
Pesquisa comprova ação
antiinflamatória da copaíba

Testes com a seiva da árvore, que já é usada
pela medicina popular, mostraram a eficácia
da substância para tratar inflamações.
Patente já foi solicitada
leia...
Poli debate ensaios reais e
virtuais no setor automobilístico
Edusp lança USP 70 Anos: Imagens de Uma História Vivida

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Ação antiinflamatória da copaíba é duas vezes maior que a do diclofenato de sódio

Valéria Dias

Mais uma vez a Ciência comprovou a eficácia de uma planta largamente usada na medicina popular. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP constataram que o óleo de copaíba apresenta ação antiinflamatória. Esse potencial se mostrou duas vezes maior que o encontrado no diclofenaco de sódio, um dos medicamentos mais utilizados no mercado. O estudo, realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, teve seus resultados depositados para patente.

A autora do trabalho, Mônica Freiman de Souza Ramos, separou o óleo de copaíba em duas frações: volátil (líquida, com componentes que podem evaporar) e resinosa (com uma consistência um pouco mais fluída que o mel). "Não usamos a fração resinosa porque além de ser mais difícil de trabalhar, a composição da substância não indicava que ela pudesse ter ação antiinflamatória", afirma.

Os estudos foram concentrados nessa fração volátil, produto que sofre evaporação rápida, o que limita sua veiculação em formas farmacêuticas convencionais. Por isso, a pesquisadora desenvolveu microcápsulas (cápsulas microscópicas) que aprisionam essa fração volátil - limitando sua perda por evaporação - e a transformam em um produto sólido, capaz de ser administrado nesta forma ou em outras mais convencionais, como comprimidos e cápsulas.

A patente refere-se a todo esse processo, incluindo a descrição química da substância. Procura-se garantir que, caso o óleo da copaíba se transforme num produto farmacêutico, a patente seja em parte da FCFRP.

Mônica realizou testes biológicos em camundongos que sofriam de pleurisia induzida (inflamação da pleura, membrana que envolve os pulmões) e de edemas nas patas. Tanto a fração volátil como as microcápsulas foram eficazes no tratamento. "O produto microencapsulado poderá ser usado na indústria farmacêutica tanto como uma forma final (microcápsula) ou como intermediária em outras preparações", explica.

Diclofenaco x copaíba
O diclofenaco de sódio é um medicamento sintético de ação antiinflamatória comprovada. "No caso da copaíba, teremos um medicamento fitoterápico com a mesma ação de um sintético", esclarece. Nos testes, as doses usadas foram de 100 miligramas (mg/) por quilo (Kg) de diclofenaco e 32mg/Kg de fração volátil e de microcápsulas. O efeito antiinflamatório foi o mesmo: "A potência da copaíba se mostrou maior, porque com uma dose menor, obtivemos a mesma equivalência terapêutica", conta a pesquisadora.

Mas haverá um longo caminho até que a população possa usufruir deste antiinflamatório extraído da copaíba. Ainda são necessários testes toxicológicos e, em seguida, os testes clínicos em humanos. A pesquisadora acredita que esse processo deve durar cerca de cinco anos.

As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e da África Ocidental. No Brasil é encontrada na região Amazônica e no Centro-Oeste. O óleo bruto da árvore é exportado para a Europa, desde o início do século passado, para ser usado na indústria de aromas, vernizes e restauração de quadros. Na medicina popular, é empregada como cicatrizante e antiinflamatório.

A pesquisa de doutorado de Mônica, Desenvolvimento de Microcápsulas Contendo a Fração Volátil de Copaíba por Spray-Drying: Estudo de Estabilidade e Avaliação Farmacológica, foi apresentada em março deste ano e teve a orientação do professor Osvaldo de Freitas, da FCFRP.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus Administrativo de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-4289, ou e-mail ofreitas@fcfrp.usp.br com o professor Osvaldo de Freitas




Cursos e Palestras

Seminário na Poli discute Ensaios versus Simulações
A Escola Politécnica (Poli) da USP realizará, no dia 2 de agosto, o seminário Ensaios x Simulações, que tem como objetivo avaliar prós e contras de confiar nos ensaios reais ou nos virtuais e criar um espaço de discussão para essa polêmica do setor automotivo.

O evento terá como mediador o engenheiro Luc de Ferran e contará com a presença de chefes de engenharia e executivos das principais montadoras, como a Volkswagen do Brasil, a General Motors do Brasil e a Ford.

Os interessados já podem se inscrever, a uma taxa de R$100,00. Informações completas sobre como fazer a inscrição estão no site http://www.poli.usp.br/automotiva/

Ensaios x Simulações ocorrerá das 9 às 17h45, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - Edifício Engº Mário Covas Júnior (Administração da Escola Politécnica). O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto trav. 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5420; site www.poli.usp.br/automotiva


Curso aborda as relações entre cultura e política na história
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferecerá de 8 de agosto a 24 de outubro o curso Relações entre Cultura e Política na História, voltado a professores de história da rede pública e à comunidade USP.

O curso irá abordar as relações de mútuas trocas entre cultura e política: os aspectos culturais tendem, nos variados momentos e sociedades, a exercer influências sobre as idéias, as instituições e o exercício políticos, os quais, por sua vez, agem sobre a cultura, modificando-a. Serão apresentados aspectos dessas relações por meio do exame de quatro casos: a Europa medieval (séculos IV a XIV); os Estados Unidos (séculos XVIII e XIX); a América Latina (século XIX); e o Brasil (séculos XIX e XX).

As aulas serão às terças-feiras, das 9 às 12 horas, no prédio de História/Geografia da FFLCH (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

As matrículas são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 1º e 6 de agosto, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH (R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo). É necessário apresentar RG e CPF. São oferecidas 50 vagas e as matrículas serão feitas por ordem de chegada.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645; página do curso na internet http://www.fflch.usp.br/sce/cursos/outros/historia.htm/index.htm




Agenda Cultural

Old Boy, Café Lumiére e 2046 no Cinusp
Termina no dia 28 a Mostra Cinema Oriental Contemporâneo promovida pelo Cinusp. Confira os filmes que serão exibidos entre os dias 24 e 28:

Old Boy (Coréia do Sul, 2003, 130', 35mm, direção de Park Chan-Wook). Sinopse: Oh Dae-su é um empresário de Seul com mulher e uma filha pequena. Depois de uma bebedeira na cidade, ele é capturado e trancado numa estranha prisão solitária, sem nenhuma explicação. Inesperadamente, ele é solto 15 anos depois e recebe um prazo de 5 dias para desvendar o mistério de seu confinamento, e vingar-se de seu algoz. Exibição na segunda (24) e quarta-feira (26), às 16 horas; terça (25) e sexta-feira (28), às 19 horas.

2046 - Os Segredos do Amor (Hong Kong / China, 2004, 122' , 35mm, direção de Wong Kar-Wai). Sinopse: O escritor Chow Mo-Wan retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. O número do quarto inspira um romance, cujo título "2046" representa um ano no calendário da memória, onde é possível reencontrar amores do passado. Exibição na segunda (24) e na quinta-feira (27), às 19 horas; terça (25) e sexta (28), às 16 horas.

Café Lumiére (Taiwan /Japão, 2004, 109', DVD, direção de Hou Hsiao Hsien). Sinopse: Yoko, escritora free-lancer que dá aulas de japonês em Taiwan, volta ao Japão e reencontra seu amigo, Hajime, dono de um sebo de livros e apaixonado por trens. Hajime a ajuda em uma pesquisa musical. Além disso, Yoko busca renovar seus elos familiares. Decide visitar seu pai e sua madastra, e lá anuncia que está grávida e que pretende criar o bebê sozinha. Exibição na quarta-feira (26), às 19 horas; quinta-feira (27), às 16 horas.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, Colméia, Favo 04, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540; site www.usp.br/cinusp




Publicações

Professor da FFLCH organiza "livro de memórias" da USP
Foi lançado recentemente pela Edusp o livro USP 70 ANOS: Imagens de uma História Vivida, organizado pelo professor Shozo Motoyama, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e diretor do Centro Interunidade de História da Ciência (CHC) da Universidade.

Por meio de entrevistas com 32 dirigentes da USP, Motoyama discute a formação e o desenvolvimento de um dos maiores centros detentores de produção científica da América Latina. A obra conta com documentos, depoimentos e imagens que retratam e ilustram a história da Universidade. Este é o primeiro volume de uma trilogia que vai ressaltar a importância da USP para a sociedade brasileira.

O livro está à venda na Edusp por R$120,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006 (ramal 226), com serviço de Comunicação Comercial; site www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

IQ e MAE têm nova diretoria
Acontece no dia 1º de agosto a cerimônia de posse do professor Hans Viertler (Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4788839J9) na função de Diretor do Instituto de Química (IQ) da USP. A solenidade acontecerá no Anfiteatro Vermelho do IQ (Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 6, Cidade Universitária, São Paulo), às 16 horas.

No dia 7 será a vez da cerimônia de posse do novo diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. Quem assume o cargo é o professor José Luiz de Morais (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6914312331091142). A cerimônia será às 16 horas, na Sala do Conselho Universitário (R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3402, no Cerimonial da USP; e-mail cerimo@usp.br


Universia apresenta a profissão Enfermagem
Os estudantes interessados numa profissão na área da saúde podem obter mais informações sobre o curso de Enfermagem na matéria (http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=11632) elaborada pelo portal Universia.

Ela mostra as inúmeras áreas de atuação do profissional, a ampliação no mercado no País, as perspectivas de salário e como as universidades preparam os futuros enfermeiros.

A matéria ainda conta com depoimentos de estudantes e profissionais sobre suas expectativas, remuneração e dicas para os interessados em enfermagem. Outras informações sobre carreira, guia de profissões e atualidades podem ser conferidas no Canal Pré-Universitário, em www.universia.com.br/preuniversitario.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748; site http://universia.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

As tecnologias leves como geradoras de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família - elemento analisador da qualidade do cuidado prestado?. Sônia Mara Neves Ferri. Dia 31, às 9 horas.

Vivências de uma equipe multiprofissional de atendimento avançado pré-hospitalar móvel ao adulto em situação de parada cardiorrespiratória. Jane Aparecida Cristina. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394


Faculdade de Medicina

Mestrado

Caracterização do gasto SUS com as ações de internação relacionadas aos transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias psicoativas no período de 2000 a 2002 na cidade de Campinas SP. Andrea Donatti Gallassi. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Geociências

Doutorado

Atenuação natural de pluma de contaminação de gasolina e etanol em água subterrânea. José Luiz Gomes Zoby. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4295


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Doutorado

As Conseqüências da Regulação Econômica sobre as Estratégias Empresariais das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica - Brasil. Sidney Tozzini. Dia 3, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4912


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Produtos multiplamente torcidos. Emilio Pedro Gueuvoghlanian. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br