São Paulo, 01/08/2006 - Boletim nº1885
educação infantil
Rotina das creches desperdiça
potenciais das crianças

Deixar crianças dormindo ou vendo TV
por muitas horas pode limitá-las. Estudo
sugere atividades variadas, de diferentes
áreas e de acordo com a faixa etária
leia...
Racismo é tema de duas
edições da Revista USP
Radio USP de Ribeirão cria
programa sobre meio ambiente

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Hábitos comuns em creches, como várias horas de TV e sono, desperdiçam capacidades das crianças

Marina Almeida

A partir de uma mudança na filosofia pedagógica e nas atividades oferecidas pelo Núcleo de Recreação Infantil (NURI) da USP, as crianças de 4 a 6 anos que frequentavam o local se tornaram mais independentes e passaram a aprender de forma mais efetiva e lúdica. Segundo a educadora Márcia Maria Matsubara Silva Pinto, deixá-las muito tempo em frente à televisão, ou impor um período de descanso muito extenso, é um desperdício de suas potencialidades.

Márcia coordenou o Núcleo entre 2002 e 2005 e foi a responsável pela implantação dessas mudanças. A análise dessa iniciativa está no estudo de caso que ela mostra em sua dissertação de mestrado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

A educadora realizou um convênio com a EEFE, por meio de uma disciplina sobre a primeira infância. Quatro alunos bolsistas desenvolveram um programa supervisionado de atividades físicas, como brincadeiras circenses (que estimulam a noção de segurança e equilíbrio). Já os alunos da disciplina participavam discutindo e questionando o trabalho e a relação professor-aluno.

No NURI, os monitores-bolsistas eram estudantes de diferentes áreas da universidade. Disto, surgiram atividades interdisciplinares, tais como: artes plásticas, cênicas e música, o que possibilitou às crianças a vivência de diversos saberes. A educadora lembra que muitos dos monitores começaram a ter interesse pelo ensino após a experiência. "Alguns , inclusive, trocaram o bacharelado pela licenciatura. É importante que o projeto acrescente algo ao bolsista também, e não apenas o contrário."

A participação ativa das crianças na escolha dos espaços da brinquedoteca e da biblioteca, criadas a partir de uma necessidade demonstrada por elas mesmas, mostrou o desenvolvimento da capacidade de decisão e expressão como grupo.

A atividade física para crianças nesta faixa etária, dos 4 aos 6 anos, pode ser interpretada por muitos como somente recreativa. A educadora explica que "apesar da necessidade da recreação, uma atividade regular e estruturada é de extrema importância", orientando as crianças para a valorização do exercício físico ao longo da vida além de possibilitar o conhecimento e a identificação com diferentes modalidades. Exercícios programados de acordo com a idade também podem ajudar a desenvolver habilidades específicas.

Márcia ressalta que não foi dada prioridade à alfabetização, como as práticas mais tradicionais costumam fazer. "Passar muito tempo sentada, copiar palavras ou textos nessa idade em que o movimento é tão importante pode criar uma barreira para esses conteúdos tão essenciais", diz. "Além disso, nesta fase, este conhecimento tem tanto valor como os outros."

Pesquisa
A pesquisadora entrevistou sete pessoas - entre mães, professores e monitores - bolsistas que participaram do NURI antes e depois de 2002 e viram a transformação na orientação pedagógica da instituição. O NURI funcionava a partir de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) e a USP. Suas atividades eram diferentes das creches pois além de atender a uma outra faixa etária (4 a 6 anos), tinha um caráter mais pedagógico que assistencialista.

Também foram analisados documentos do projeto inicial de implantação do Núcleo. Atualmente o NURI está desativado. Uma parte dos alunos (de seis anos) saiu porque, de acordo com a nova lei, já podem se matricular na primeira série. Os demais alunos foram remanejados para outras creches da Universidade.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 9528-3508 ou marciamm@usp.br, com a pesquisadora




Revista USP dedica duas edições para discutir racismo

Verónica Oliveira, do USP Online

A Revista USP, publicação trimestral da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade, lançou dois dossiês sobre racismo. Pode-se encontrar, no primeiro número (68), artigos que abordam desde bases científicas, cotas, pedagogia, política, desigualdades, ações afirmativas e identidades.

No segundo (69) os temas continuam, mas com "mais abrangência do ponto de vista de profundidade temática", afirma o editor-assistente da publicação, Jurandir Renovato. Também o segundo número da revista aproveita para trazer à tona vários artigos sobre a questão do negro na mídia.

A palavra "raça" sempre aparece entre aspas pois, de acordo com Renovato, é uma expressão que todos entendem, mas não é muito bem aceita pelos pesquisadores como a melhor maneira de tratar grupos de pessoas.

Joel Zito Araújo, doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA ) da USP, debruçou sobre o tema A força de um desejo - a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. O autor demonstra que, desde o século XIX, já estava consolidado na história das mídias audiovisuais o desejo de branqueamento da nação. Araújo explica como esse desejo acabou por se tornar num peso imagético, uma meta racial que nunca provocou rebeldias.

No artigo A inexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social?, os autores Sérgio Pena, professor do departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Telma Birchal, professora do Departamento de Filosofia da mesma universidade, apontam que, para justificar discriminação, exploração e atrocidades, acreditava-se que "raças" humanas possuíam diferenças biológicas. Os autores expõem que se pode distinguir fenotipicamente um europeu de um africano ou de um asiático, mas essa facilidade deixa de existir quando procuramos diferenças "raciais" no genoma das pessoas. De uma forma geral, abordam aspectos do conflito entre as visões biológica e social de raça, provando que de um ponto de vista biológico raças humanas não existem.

Já Yvonne Maggie, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apostou no tema: Uma nova pedagogia racial? O artigo foi baseado em um estudo feito pelo projeto "Acompanhando as Ações Afirmativas no Ensino Superior". A iniciativa, coordenada pelos professores Antonio Sergio Guimarães (USP), Jocélio dos Santos (Universidade Federal da Bahia) e Peter Fry (Universidade Federal do Rio de Janeiro) analisou o impacto de políticas públicas em 16 escolas públicas do Rio de Janeiro. O artigo demonstra uma outra dimensão daquilo que foi chamado por Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos (2005) de uma "pedagogia racial" ao analisarem o vestibular 2004 da Universidade de Brasília (UnB), "em que se adotou pela primeira vez o sistema de cotas raciais no qual se atribuiu a identidade de pessoas através de fotografias".

Maria José Campos, doutora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, analisou dois pensamentos de Cassiano Ricardo sobre o "mito da democracia racial".

A professora da FFLCH, Maria Luiza Tucci Carneiro, pesquisadora associada do Laboratório de Estudos sobre Intolerância (LEI) da Universidade, escreveu A tolerância como virtude. Segundo o artigo, se o conceito de virtude não for bem compreendido no contexto das relações humanas, ele pode ser utilizado a um des(serviço) da sociedade que pretende alcançar aquilo que ela chama de uma utopia - a democracia plena.

As edições da Revista também fazem uma homenagem ao escritor Érico Veríssimo. Esse tributo conta com vários artigos associando a literatura de Veríssimo ao golpe de 1964 e como foi a aceitação de sua obra Incidente em Antares. Também pode-se encontrar a história da amizade do escritor com Herbert Caro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4403 ou site http://www.usp.br/revistausp/




Cursos e Palestras

Simpósio comemora o 193º aniversário de Claude Bernand
O Instituto de Ciências Biomédicas IV (ICB-IV) da USP promoverá no dia 11 o Simpósio Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia. O evento comemora o 193º aniversário de nascimento de Claude Bernard, estudioso francês considerado o pai da fisiologia experimental moderna. Confira os detalhes do programa http://www.fesbe.org.br/simposioretrospectiva/

Serão abordados tópicos como Os Conceitos Sistêmicos de Claude Bernard, Perspectivas da Pesquisa em Fisiologia e A Influência de Bernardo Houssay na História da Fisiologia.

O simpósio está com as inscrições abertas. Elas podem ser feitas gratuitamente no site do simpósio, que também traz a programação completa. O evento acontecerá a partir das 8h45, no Anfiteatro Rosa do Instituto de Ciências Biomédicas IV (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7239; site http://www.fesbe.org.br/simposioretrospectiva/


Simpósio de Estudos Irlandeses acontece em setembro
A USP, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), promoverá em setembro o Primeiro Simpósio Anual de Estudos Irlandeses na América Latina. O objetivo do evento é dar início a uma rede de comunicações na área.

Leitura dos Estudos Irlandeses Contemporâneos é o tema do evento, que será composto de atividades de leitura e quatro seminários em Drama, Ficção e Estudos da Diáspora. Como palestrantes, o simpósio contará com os pesquisadores Chris Morash (da National University of Ireland, em Maynooth), Maureen Murphy (Hofstra University, Nova York), Hedwig Schwall (Leuven University, Bélgica) e Inés Praga Terente (Burgos University, Espanha). O Simpósio também incluirá uma exibição de Beckett patrocinada pela Embaixada Irlandesa em Brasília.

Serão selecionados 50 trabalhos. Interessados em inscrever sua produção devem entrar em contato com as organizadoras, professoras Zoraide Carrasco Mesquita e Beatriz Kopschitz Xavier Bastos, pelo e-mail symposiumabei2006@yahoo.com.br. Os trabalhos não apresentados no evento receberão certificado de presença. É cobrada taxa de R$50,00 para estudantes e R$100,00 para os demais interessados.

O Primeiro Simpósio ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Prédio de Letras da FFLCH (Av. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-5041, no Departamento de Letras Modernas da FFLCH; e-mail symposiumabei2006@yahoo.com.br, com as professoras Zoraide Carrasco Mesquita e Beatriz Kopschitz Xavier Bastos; site http://www.fflch.usp.br/eventos


Seminário homenageia professor da FFLCH
No próximo dia 8 acontecerá o seminário 44 anos de USP - Homenagem ao Prof. Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses. O evento abordará aspectos da trajetória intelectual do professor Ulpiano e contará com a participação de docentes da USP.

Não é necessário inscrever-se para participar do seminário, que é gratuito e aberto ao público. Ele será realizado das 9h30 às 18 horas no Prédio de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3760; e-mails sflima@usp.br ou vcarvalh@usp.br


Palestra na FCF traz novas estratégias de reparação cardíaca
A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove para o próximo dia 11 a palestra Novas Estratégias para Reparação Cardíaca Baseadas em Terapia Gênica/Celular.

O evento é destinado a servidores da USP (docentes e não-docentes), alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores, mas a participação é aberta a todos os interessados. O médico José Eduardo Krieger, do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (Incor), será o palestrante.

Não é necessário se inscrever. O evento acontecerá das 12 às 14 horas, no Auditório Paulo Carvalho Ferreira da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Piso Superior, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3677, com Daniella; e-mail dpv@usp.br


Fisiologia da insulina e diabetes em palestra no ICB
A disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, realiza nesta quinta (3) a palestra de abertura de seu ciclo de palestras, com o tópico Fisiologia da Secreção de Insulina e o Diabetes.

A palestra será realizada às 12h30, e tem como palestrante o professor Angelo Rafael Carpinelli, titular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, e do Laboratório de Fisiologia da Secreção de Insulina. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca e sem necessidade de inscrição, visando interação científica.

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253; site www.fisio.icb.usp.br




Agenda Cultural

Rádio USP de Ribeirão cria programa sobre meio ambiente
A Rádio USP Ribeirão Preto volta neste segundo semestre com mudanças na programação. A emissora terá um novo programa, Ambiente é o Meio, produzido pelo jornalista Luís Ribeiro Júnior. A idéia é tratar de temas cotidianos, como queimadas urbanas, lixo e uso da água. O programa vai ao ar duas vezes por semana, às terças-feiras, às 12 horas, com reprise às quintas-feiras, às 17 horas.

Da equipe, participam como supervisores a educadora ambiental Daniela Sudan, do projeto USP Recicla, e o professor e ambientalista José Marcelino Rezende Pinto. Marcelino também participará de um quadro humorístico ao lado do ativista ambiental Reinaldo Romero. A dupla interpretará os "cumpades" caipiras Zeca Tonho e Migué, ressaltando a "sapiência" popular. As crianças da Creche Carochinha do campus também terão participação especial, recitando pequenos textos batizados de "Pílulas Verdes". A produção técnica é de Mariovaldo Avelino.

A programação também passará por outra mudança: os boletins que iam ao ar de hora em hora passam a se concentrar no final da manhã.

Das 8 às 11h45 continua a programação musical local com a locutora Mel Vieira. Em seguida, ela divide a bancada do radiojornalismo com os jornalistas Ferraz Jr e Luis Ribeiro, que se revezam na apresentação do USP Ribeirão Informa - Primeira Edição, um bloco de cerca de 15 minutos de notícias com informações sobre o que de mais importante ocorre na USP, nas Unidades de Ensino, nos trabalhos de Pesquisa e de Extensão, além de dicas culturais. O USP Ribeirão - Segunda Edição permanece no horário das 17 horas e com o mesmo formato: uma entrevista com média de três minutos, produzida pelo jornalista Luis Ribeiro, sobre pesquisas, extensão ou eventos promovidos na USP ou algum assunto da cidade que seja de interesse geral da população.

Mais informações: (0XX16) 3602-4656; e-mail radiousprp@usp.br




Publicações

Livro aborda a administração de medicamentos em pediatria
Com o objetivo de orientar profissionais e estudantes da área de saúde sobre os cuidados para a administração segura de medicamentos em pediatria, as professoras Silvia Helena de Bortoli Cassiani, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e Sílvia Helena Zem-Mascarenhas, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), acabam de lançar o livro A Criança e o Medicamento - Orientações para o Cuidado (Ed. Iátria, 174 págs, R$46,00).

O livro aborda as diferentes vias de administração de drogas e aspectos como medo e ansiedade da criança relacionada aos medicamentos, que trazem a necessidade de orientá-la de acordo com seu desenvolvimento cognitivo. Dividida em cinco capítulos, a obra também discute questões relativas ao desenvolvimento e crescimento, definições, e formas de evitar erros em medicação.

Mais informações: (0XX16) 3602-3517 / 3522 / 3525, na Assessoria de Imprensa da USP-Ribeirão Preto; site da editora www.iatria.com.br




Quadro de Avisos

Pacientes em reabilitação do IPq realizam bazar
Os pacientes em reabilitação psicossocial do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, vinculados ao grupo de terapia ocupacional Interagito, realizam de 7 a 11 de agosto, das 8 às 15h30, um bazar onde estarão à venda peças de artesanato confeccionadas por eles.

São cachepôs, molduras para espelhos, bolsas, tapetes, descansos de panela, papéis de carta, embalagens para presentes, castiçais, sabonetes, caixinhas de madeira, bijouterias e muito mais, tudo produzido com material reciclado. A iniciativa visa reintegrar o paciente ao convívio social, dando-lhe a oportunidade de sentir-se útil e produtivo, aumentando sua auto-estima e melhorando a qualidade de vida.

O bazar é aberto ao público e ocorre no hall de entrada do Prédio da Administração do HC (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3069-6267




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Efeito da terapia com beta-bloqueadores em camundongos com deleção dos receptores alpha 2A/Alpha 2C adrenérgicos. Jan Barbosa Bartholomeu. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Espaços públicos em João Pessoa (1889-1940): formas, usos e nomes. Maria Cecilia Fernandes de Almeida. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Dinâmica da rua de comércio na cidade de São Paulo. Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira. Dia 7, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Desenvolvimento de um lisímetro móvel de pesagem e análise da demanda hídrica e de nutrientes na produção de porta-enxerto cítrico. Ronaldo Antonio dos Santos. Dia 8, às 14 horas.

Doutorado

Necessidade hídrica e resposta da cultura de lima ácida 'Tahiti' a diferentes níveis de irrigação. José Alves Júnior. Dia 8, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Tribulações do povo de Israel na São Paulo colonial. Marcelo Meira Amaral Bogaciovas. Dia 8, às 14 horas.

Doutorado

Guia de fontes para a história da província franciscana Imaculada Conceição do Brasil (1675 - 1911). João Martins Rodrigues Neto. Dia 8, às 9 horas.

Vivendo a sociedade alternativa: Raul Seixas no panorama da contracultura jovem. Luiz Alberto de Lima Boscato. Dia 8, às 14 horas.

Comigo e contigo a Espanha: um estudo sobre João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes. Ricardo Souza de Carvalho. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

Avaliação da qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento por diálise peritoneal automatizada e hemodiálise utilizando o instrumento SF-36. Valquíria Greco Arênas. Dia 3, às 9 horas.

Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. Renata Luciane Megale. Dia 7, às 14 horas.

Resultados das anastomoses término-terminais e látero-laterais no tratamento da enterite de Crohn. Fernanda de Azevedo Sanfront. Dia 7, às 8h30.

Doutorado

Efeitos da ciclosporina A e da secção brônquica sobre o sistema mucociliar de ratos. Rogério Pazetti. Dia 4, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Empacotamento de subgrafos em grafos. Gordana Manic. Dia 8, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br