Destaques Alunos de escolas particulares e públicas
têm visões diferentes sobre sociedade democrática
Flávia Souza Alunos de escolas particulares e
públicas enxergam de forma diferente a vivência numa sociedade democrática.
Para os primeiros, ela está mais associada a valores, como a igualdade
e a liberdade que aparecem, por exemplo, na possibilidade de fazer escolhas. Já
os estudantes de escolas públicas acreditam que a democracia se expressa
nos direitos de participação - principalmente o voto - e de expressão.
"A classe social interfere na maneira como esses jovens vêem a
democracia", afirma a pedagoga e socióloga Ana Maria Klein, autora
da pesquisa realizada na Faculdade de Educação (FE) da USP. Foi
aplicado um questionário para 80 alunos do terceiro ano de ensino médio
de duas escolas públicas e duas particulares da cidade de São Paulo.
O objetivo era descobrir como eles enxergam a democracia na sociedade, na escola
e nas relações interpessoais. "A democracia
ainda é muito recente no Brasil, e as representações que
fazemos dela dependem da nossa vivência numa sociedade democrática",
avalia a pesquisadora. De fato, os alunos de escolas particulares, mais ricos,
vivenciam em seu meio a possibilidade de escolha e têm a real experiência
de igualdade de oportunidades. "Já a maior parte daqueles que estão
na escola pública têm sua possibilidade de escolha restrita. Para
esses, a vivência de direitos democráticos parece estar mais associada
ao voto." Um levantamento dos termos que aparecem com maior ou
menor freqüência nas respostas traz um dado curioso: os alunos de escolas
públicas mencionam muito mais vezes a palavra "povo", colocando-se
como parte dele. "O termo foi citado 20 vezes nas respostas dos estudantes
de escola pública e apenas duas nas particulares, onde são
mais constantes expressões como 'pessoa' e 'outro'. Tal dado pode nos revelar
que entre os alunos de escolas particulares parece haver maior identificação
com a ideologia liberal", analisa Ana Maria. Semelhanças
As respostas que Ana Maria encontrou para a idéia que os estudantes tinham
da democracia na escola foram semelhantes. Para a maior parte, a escola é
democrática quando possibilita que os estudantes se expressem e participem,
e é antidemocrática quando não os ouve. "Em uma das
escolas públicas os alunos reclamaram que o diretor não queria ouvir
a proposta deles para a festa de formatura. Nas particulares, há reclamações
de que os cursos extracurriculares são muito caros e que a direção
não dá ouvidos aos estudantes", exemplifica a pedagoga.
Nenhum dos alunos, entretanto, mencionou aspectos relacionados a currículo
(conteúdo de disciplinas) e acesso. É como se a realidade da escola
se encerrasse nela mesma: "eles não fazem a conexão entre escola
e sociedade, não se perguntam por que devem aprender certos conteúdos
e também acreditam que uma escola particular pode ser democrática
mesmo sendo restrita a uma pequena camada da sociedade". Além
disso, ela notou que, nos dois casos, prevalece a passividade. "Os alunos
adotam uma postura mais passiva em relação a sua participação
social como cidadãos. Geralmente eles se referem mais a direitos, e pouco
ao que poderiam fazer para alterar as situações que criticam",
diz Ana Maria, que conclui: "vale refletir sobre que cidadãos estamos
formando e que cidadãos queremos formar de fato".
Imagem: Marcos Santos Mais informações: (0XX11) 7211-9506,
com Ana Maria Klein; e-mail kleinana@uol.com.br
ou kleinana@gmail.com
Cursos e Palestras
Lançamento do projeto Embaixadores
do Meio Ambiente Nesta sexta (4), às 16 horas, ocorre uma
palestra para o lançamento do projeto Embaixadores do Meio Ambiente,
no Instituto Oceanográfico (IO) da USP, ministrada pelo fundador da
Ocean Futures Society do Brasil-JMC Brasil, Jean-Michel Cousteau (filho
de Jacques Cousteau). O projeto é uma parceria entre a
JMC-Brasil e o IO. Esta associação tem por objetivo intensificar
e ampliar o acesso de estudantes e professores do ensino fundamental e médio
ao conhecimento do ambiente marinho por meio do desenvolvimento de uma infra-estrutura
de acesso e subsídios educacionais que possam contribuir à preservação
ambiental. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição
prévia. O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191,
Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações:
(0XX11) 3091-6568; e-mail edsbraga@usp.br
Congresso de Sistemas na FEA-RP Estão abertas
as inscrições para o 2º Congresso Brasileiro de Sistemas,
que será realizado na Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade (FEA-RP) de Ribeirão Preto da USP nos dias 25 e 26 de outubro.
Coordenado pelo professor Dante Martinelli, da FEARP, o evento tem como tema
Visão sistêmica para um mundo sustentável. As inscrições,
até 28 de setembro, custam R$50,00 para estudantes de graduação,
R$80,00 para pós-graduandos, R$120,00 para professores e R$200,00 para
profissionais. Após após esta data passam para R$60,00, R$100,00,
R$150,00 e R$250,00 respectivamente. O prazo para o envio de artigos expira em
31 de agosto. A FEA-RP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre,
Ribeirão Preto Mais informações: congressodesistemas@fundace.org.br
Prorrogadas inscrições
para Simpósio de Oceanografia O Instituto Oceanográfico
(IO) da USP está organizando o III Simpósio Brasileiro de Oceanografia,
que será realizado entre os dias 4 a 8 de dezembro. O objetivo é
avaliar as variações ambientais e os impactos nos oceanos, com destaque
para a influência das mudanças globais. As inscrições
e o envio de trabalhos foram prorrogados até o dia 15 de agosto.
Haverá mesas-redondas, palestras, comunicações orais, apresentação
de pôsteres e mini-cursos. Alguns dos temas abordados serão Processos
oceânicos, variabilidade e fenômenos globais; Paleoceanografia
e Projetos Nacionais e Internacionais de meso e larga escalas. Serão
oferecidos seis mini-cursos - entre eles, Princípios básicos
da investigação em Paleoceanografia / Paleoclima e Biomarcadores
e respostas celulares ao estresse químico. As inscrições
custam, até o dia 15, R$150,00 para pesquisadores e profissionais e R$75,00
para estudantes. Detalhes sobre o processo de inscrição podem ser
obtidos no e-mail 3sbo@io.usp.br
e no site http://sbo.io.usp.br/sbo/simposio.php,
que traz ainda detalhes da programação. Mais informações:
(0XX11) 3091-6501, no IO; e-mail 3sbo@io.usp.br;
site http://sbo.io.usp.br/sbo/simposio.php
Convite à Física volta no segundo semestre
O ciclo de palestras Convite à Física, promovido pelo Departamento
de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP,
realiza três palestras em agosto. Na próxima quarta (9),
o tema é Uma breve história do determinismo, com Alaor Chaves,
professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); no dia 16, Manipulando
a luz com chips de silício, com Michal Lipson, da Universidade de Cornell,
nos Estados Unidos; e no dia 23, Física e biologia, com Moysés
Nussenzveig, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) O objetivo
do evento, que é aberto ao público, é discutir as teorias
da Física sob a visão do mundo moderno e em linguagem acessível,
assim como as aplicações da ciência em outras áreas
do conhecimento. As palestras são todas gratuitas e abertas ao
público, e ocorrem às 16 horas, no Auditório Abrahão
de Moraes, no IF (Rua do Matão, Travessa R, 187, cidade Universitária,
São Paulo). Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite
Professor da Roger Williams University encontra
alunos da FEA A Comissão de Graduação da Faculdade
de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove,
na próxima terça (8), um encontro entre o professor Maling Ebrahimpour,
da Universidade Roger Williams (RWU), dos Estados Unidos, e os alunos da graduação
da Unidade.. Ebrahimpour falará sobre diversos aspectos dos cursos
de graduação nessas áreas oferecidos pela Gabelli School
of Business da RWU, com destaque para o perfil do profissional da próxima
década, conteúdos de natureza social e metodologia didática.
O evento faz parte do projeto FEA Futuro, que possui três vertentes.
A primeira é a realização de pesquisas sobre o futuro nas
áreas de Economia, Administração e Contabilidade, que servirão
de fundamento para mudanças nos currículos ou para propor novos
cursos de graduação na Faculdade. As outras duas vertentes são
o estudo das metodologias de ensino mais apropriadas para estimular os alunos
a desenvolver o pensamento crítico e uma pesquisa que ouvirá os
alunos de graduação da FEA. O evento acontece na Sala E1
da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária,
São Paulo. Mais informações: (0XX11) 3091-5814,
com Miriam K. Matsuda
Agenda Cultural Grupo Durum Percussão Brasil
na Faculdade de Medicina da USP A Orquestra Sinfônica da USP
apresenta na próxima terça (8), às 12 horas, no Teatro da
Faculdade de Medicina (FM) da USP, o grupo de percussão Durum Percussão
Brasil. Na ocasião serão apresentadas as obras Trio per Uno,
de Nebojsa Zivkovic, Cadência de Berimbau, de Ney Rosauro, Time
Traveler, de Willian Cahn, Três estudos para percussão,
de Osvaldo Lacerda e Scherzo Without Instruments, de William Schinstine.
A entrada é franca. O Durum Percussão Brasil, criado no
início de 2005, realiza turnês por várias cidades das regiões
Sul e Nordeste do Brasil, com o projeto Circulação de Música
de Concerto, que tem apoio do Ministério da Cultura. O objetivo é
ampliar a execução de repertórios eruditos no Brasil.
O Teatro da FM fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, 1º andar, sala 2, Cerqueira
César, São Paulo. Mais informações:
(0XX11) 3875-5627 / 6296, com a RS Press Assessoria de Imprensa (Fábio
Berklian e Jayme Borges)
Quadro de Avisos Inscrições para Prêmios
Santander Banespa Terminam neste mês as inscrições
para a 2ª edição dos Prêmios Santander Banespa de
Empreendedorismo e de Ciência e Inovação (www.universia.com.br/premiosantander).
Graduandos e pós-graduandos terão até 11 de agosto para se
inscrevem no Prêmio de Empreendedorismo. Já os doutores poderão
enviar suas pesquisas científicas até o dia 31. Realizados pelo
Santander Banespa, com desenvolvimento e gestão do Universia Brasil, os
prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica
no meio acadêmico. Poderão se inscrever nos prêmios
estudantes de graduação, pós-graduação e doutores,
participando tanto individualmente como em equipe. O melhor projeto entre as quatro
categorias específicas de cada prêmio receberá R$50 mil para
viabilização do projeto, totalizando oito premiações.
As inscrições deverão ser realizadas no site www.universia.com.br/premiosantander.
Este ano, haverá a categoria Cultura, que visa contemplar o melhor
projeto ligado à criação e à difusão das belas-artes,
ciências humanas e afins, e que utilize o universo de formas culturais,
como por exemplo, a música, a literatura, o cinema, a arte cênica,
entre outros, para o bem comum social. Além disso, o cunho em Responsabilidade
Social será requisito em todos os planos de negócios deste Prêmio.
Mais informações: www.universia.com.br/premiosantander
Projeto KyaTera abre seleção para incluir participantes
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo (Fapesp) lançou no último dia 1º a segunda chamada de
propostas para participação no projeto KyaTera. A chamada
convoca dois tipos de grupos de pesquisa do estado de São Paulo e empresas
para participarem do desenvolvimento de tecnologias da Internet Avançada.
Grupos com experiência em redes ópticas poderão
apresentar suas propostas até 30 de agosto para desenvolver tecnologias
nessa áreas em colaboração com outros grupos do mundo e testá-las
na rede KyaTera, uma rede de alta capacidade totalmente dedicada ao projeto
cujas fibras chegam até dentro dos laboratórios (Fiber-To-The-Lab).
Outro alvo da chamada são os grupos de ciências experimentais,
que desejem desenvolver WebLabs a partir de equipamentos dos seus laboratórios.
WebLabs são laboratórios reais cujos instrumentos podem ser controlados
à distância por meio da Internet convencional ou de redes de alta
capacidade, para fins de ensino ou pesquisa. As propostas para desenvolver e disponibilizar
WebLabs poderão ser submetidas em fluxo contínuo. A chamada
também é aberta a empresas interessadas em desenvolver inovações
tecnológicas para redes de alta velocidade (equipamentos, componentes e
aplicações) em parceria com grupos de pesquisa do KyaTera.
Já fazem parte do KyaTera cerca de 400 pesquisadores e
estudantes de grupos de excelência do estado de São Paulo, nucleados
em 27 sub-projetos. Desde o início de 2005, o projeto está desenvolvendo
e construindo sua rede óptica e desenvolvendo tecnologias que alavanquem
uma Internet mais rápida, segura e que permita novos serviços para
seus usuários. Mais informações: (0XX19) 3788-2150;
e-mail vsavigna@ifi.unicamp.br,
com Verónica Savignano; site http://www.kyatera.fapesp.br
Teses e
Dissertações Escola de Engenharia de São
Carlos Mestrado Escafoldes para implantes
ósseos em alumina/hidroxiapatita/biovidro: análises mecânica e in vitro. Claudia
Cristiane Camilo. Dia 16, às 14 horas. Mais informações:
(0XX16) 3373-9250 / 9235 Escola Politécnica
Mestrado Manutenção da capacidade
inovadorea na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso
da indústria automobilística. Adriana Marotti de Mello. Dia
14, às 10h30. Mais informações: (0XX11) 3091-5214
/ 3091-5443 Instituto Oceanográfico
Doutorado Uso da Tríade como instrumento de avaliação
da qualidade do sedimento no entorno do emissário submarino de uma fábrica
de celulose. Dia 8, às 14 horas. Mais informações:
(0XX11) 3091-6528 Instituto de Psicologia
Mestrado Obras de arte no metrô de São Paulo:
um estudo junto aos seus usuários. Ricardo Gomides Santos. Dia 14,
às 10 horas. Perseu e Medusa - uma experiência de captura
estética. Ada Morgenstern. Dia 16, às 14h30. Mais
informações: (0XX11) 3091-4302 |
|