São Paulo, 03/08/2006 - Boletim nº1887
cidadania
Classe social influencia visão
de estudantes sobre democracia

Alunos das redes pública e particular
enxergam a democracia na sociedade
de forma diferente, mas têm visão
semelhante sobre escola democrática
leia...
Lançamento do Projeto
Embaixadores do Meio Ambiente
Prorrogadas as inscrições
para simpósio de oceanografia

     
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Destaques

Alunos de escolas particulares e públicas têm visões diferentes sobre sociedade democrática

Flávia Souza

Alunos de escolas particulares e públicas enxergam de forma diferente a vivência numa sociedade democrática. Para os primeiros, ela está mais associada a valores, como a igualdade e a liberdade que aparecem, por exemplo, na possibilidade de fazer escolhas. Já os estudantes de escolas públicas acreditam que a democracia se expressa nos direitos de participação - principalmente o voto - e de expressão.

"A classe social interfere na maneira como esses jovens vêem a democracia", afirma a pedagoga e socióloga Ana Maria Klein, autora da pesquisa realizada na Faculdade de Educação (FE) da USP. Foi aplicado um questionário para 80 alunos do terceiro ano de ensino médio de duas escolas públicas e duas particulares da cidade de São Paulo. O objetivo era descobrir como eles enxergam a democracia na sociedade, na escola e nas relações interpessoais.

"A democracia ainda é muito recente no Brasil, e as representações que fazemos dela dependem da nossa vivência numa sociedade democrática", avalia a pesquisadora. De fato, os alunos de escolas particulares, mais ricos, vivenciam em seu meio a possibilidade de escolha e têm a real experiência de igualdade de oportunidades. "Já a maior parte daqueles que estão na escola pública têm sua possibilidade de escolha restrita. Para esses, a vivência de direitos democráticos parece estar mais associada ao voto."

Um levantamento dos termos que aparecem com maior ou menor freqüência nas respostas traz um dado curioso: os alunos de escolas públicas mencionam muito mais vezes a palavra "povo", colocando-se como parte dele. "O termo foi citado 20 vezes nas respostas dos estudantes de escola pública e apenas duas nas particulares, onde são mais constantes expressões como 'pessoa' e 'outro'. Tal dado pode nos revelar que entre os alunos de escolas particulares parece haver maior identificação com a ideologia liberal", analisa Ana Maria.

Semelhanças
As respostas que Ana Maria encontrou para a idéia que os estudantes tinham da democracia na escola foram semelhantes. Para a maior parte, a escola é democrática quando possibilita que os estudantes se expressem e participem, e é antidemocrática quando não os ouve. "Em uma das escolas públicas os alunos reclamaram que o diretor não queria ouvir a proposta deles para a festa de formatura. Nas particulares, há reclamações de que os cursos extracurriculares são muito caros e que a direção não dá ouvidos aos estudantes", exemplifica a pedagoga.

Nenhum dos alunos, entretanto, mencionou aspectos relacionados a currículo (conteúdo de disciplinas) e acesso. É como se a realidade da escola se encerrasse nela mesma: "eles não fazem a conexão entre escola e sociedade, não se perguntam por que devem aprender certos conteúdos e também acreditam que uma escola particular pode ser democrática mesmo sendo restrita a uma pequena camada da sociedade".

Além disso, ela notou que, nos dois casos, prevalece a passividade. "Os alunos adotam uma postura mais passiva em relação a sua participação social como cidadãos. Geralmente eles se referem mais a direitos, e pouco ao que poderiam fazer para alterar as situações que criticam", diz Ana Maria, que conclui: "vale refletir sobre que cidadãos estamos formando e que cidadãos queremos formar de fato".


Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 7211-9506, com Ana Maria Klein; e-mail kleinana@uol.com.br ou kleinana@gmail.com




Cursos e Palestras

Lançamento do projeto Embaixadores do Meio Ambiente
Nesta sexta (4), às 16 horas, ocorre uma palestra para o lançamento do projeto Embaixadores do Meio Ambiente, no Instituto Oceanográfico (IO) da USP, ministrada pelo fundador da Ocean Futures Society do Brasil-JMC Brasil, Jean-Michel Cousteau (filho de Jacques Cousteau).

O projeto é uma parceria entre a JMC-Brasil e o IO. Esta associação tem por objetivo intensificar e ampliar o acesso de estudantes e professores do ensino fundamental e médio ao conhecimento do ambiente marinho por meio do desenvolvimento de uma infra-estrutura de acesso e subsídios educacionais que possam contribuir à preservação ambiental. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6568; e-mail edsbraga@usp.br


Congresso de Sistemas na FEA-RP
Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Brasileiro de Sistemas, que será realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) de Ribeirão Preto da USP nos dias 25 e 26 de outubro.

Coordenado pelo professor Dante Martinelli, da FEARP, o evento tem como tema Visão sistêmica para um mundo sustentável. As inscrições, até 28 de setembro, custam R$50,00 para estudantes de graduação, R$80,00 para pós-graduandos, R$120,00 para professores e R$200,00 para profissionais. Após após esta data passam para R$60,00, R$100,00, R$150,00 e R$250,00 respectivamente. O prazo para o envio de artigos expira em 31 de agosto.

A FEA-RP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto

Mais informações: congressodesistemas@fundace.org.br


Prorrogadas inscrições para Simpósio de Oceanografia
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP está organizando o III Simpósio Brasileiro de Oceanografia, que será realizado entre os dias 4 a 8 de dezembro. O objetivo é avaliar as variações ambientais e os impactos nos oceanos, com destaque para a influência das mudanças globais. As inscrições e o envio de trabalhos foram prorrogados até o dia 15 de agosto.

Haverá mesas-redondas, palestras, comunicações orais, apresentação de pôsteres e mini-cursos. Alguns dos temas abordados serão Processos oceânicos, variabilidade e fenômenos globais; Paleoceanografia e Projetos Nacionais e Internacionais de meso e larga escalas. Serão oferecidos seis mini-cursos - entre eles, Princípios básicos da investigação em Paleoceanografia / Paleoclima e Biomarcadores e respostas celulares ao estresse químico.

As inscrições custam, até o dia 15, R$150,00 para pesquisadores e profissionais e R$75,00 para estudantes. Detalhes sobre o processo de inscrição podem ser obtidos no e-mail 3sbo@io.usp.br e no site http://sbo.io.usp.br/sbo/simposio.php, que traz ainda detalhes da programação.

Mais informações: (0XX11) 3091-6501, no IO; e-mail 3sbo@io.usp.br; site http://sbo.io.usp.br/sbo/simposio.php


Convite à Física volta no segundo semestre
O ciclo de palestras Convite à Física, promovido pelo Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP, realiza três palestras em agosto.

Na próxima quarta (9), o tema é Uma breve história do determinismo, com Alaor Chaves, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); no dia 16, Manipulando a luz com chips de silício, com Michal Lipson, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos; e no dia 23, Física e biologia, com Moysés Nussenzveig, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O objetivo do evento, que é aberto ao público, é discutir as teorias da Física sob a visão do mundo moderno e em linguagem acessível, assim como as aplicações da ciência em outras áreas do conhecimento.

As palestras são todas gratuitas e abertas ao público, e ocorrem às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, no IF (Rua do Matão, Travessa R, 187, cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite


Professor da Roger Williams University encontra alunos da FEA
A Comissão de Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove, na próxima terça (8), um encontro entre o professor Maling Ebrahimpour, da Universidade Roger Williams (RWU), dos Estados Unidos, e os alunos da graduação da Unidade..

Ebrahimpour falará sobre diversos aspectos dos cursos de graduação nessas áreas oferecidos pela Gabelli School of Business da RWU, com destaque para o perfil do profissional da próxima década, conteúdos de natureza social e metodologia didática.

O evento faz parte do projeto FEA Futuro, que possui três vertentes. A primeira é a realização de pesquisas sobre o futuro nas áreas de Economia, Administração e Contabilidade, que servirão de fundamento para mudanças nos currículos ou para propor novos cursos de graduação na Faculdade. As outras duas vertentes são o estudo das metodologias de ensino mais apropriadas para estimular os alunos a desenvolver o pensamento crítico e uma pesquisa que ouvirá os alunos de graduação da FEA.

O evento acontece na Sala E1 da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5814, com Miriam K. Matsuda




Agenda Cultural

Grupo Durum Percussão Brasil na Faculdade de Medicina da USP
A Orquestra Sinfônica da USP apresenta na próxima terça (8), às 12 horas, no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o grupo de percussão Durum Percussão Brasil. Na ocasião serão apresentadas as obras Trio per Uno, de Nebojsa Zivkovic, Cadência de Berimbau, de Ney Rosauro, Time Traveler, de Willian Cahn, Três estudos para percussão, de Osvaldo Lacerda e Scherzo Without Instruments, de William Schinstine. A entrada é franca.

O Durum Percussão Brasil, criado no início de 2005, realiza turnês por várias cidades das regiões Sul e Nordeste do Brasil, com o projeto Circulação de Música de Concerto, que tem apoio do Ministério da Cultura. O objetivo é ampliar a execução de repertórios eruditos no Brasil.

O Teatro da FM fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, 1º andar, sala 2, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3875-5627 / 6296, com a RS Press Assessoria de Imprensa (Fábio Berklian e Jayme Borges)




Quadro de Avisos

Inscrições para Prêmios Santander Banespa
Terminam neste mês as inscrições para a 2ª edição dos Prêmios Santander Banespa de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação (www.universia.com.br/premiosantander). Graduandos e pós-graduandos terão até 11 de agosto para se inscrevem no Prêmio de Empreendedorismo. Já os doutores poderão enviar suas pesquisas científicas até o dia 31. Realizados pelo Santander Banespa, com desenvolvimento e gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico.

Poderão se inscrever nos prêmios estudantes de graduação, pós-graduação e doutores, participando tanto individualmente como em equipe. O melhor projeto entre as quatro categorias específicas de cada prêmio receberá R$50 mil para viabilização do projeto, totalizando oito premiações. As inscrições deverão ser realizadas no site www.universia.com.br/premiosantander.

Este ano, haverá a categoria Cultura, que visa contemplar o melhor projeto ligado à criação e à difusão das belas-artes, ciências humanas e afins, e que utilize o universo de formas culturais, como por exemplo, a música, a literatura, o cinema, a arte cênica, entre outros, para o bem comum social. Além disso, o cunho em Responsabilidade Social será requisito em todos os planos de negócios deste Prêmio.

Mais informações: www.universia.com.br/premiosantander


Projeto KyaTera abre seleção para incluir participantes
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou no último dia 1º a segunda chamada de propostas para participação no projeto KyaTera. A chamada convoca dois tipos de grupos de pesquisa do estado de São Paulo e empresas para participarem do desenvolvimento de tecnologias da Internet Avançada.

Grupos com experiência em redes ópticas poderão apresentar suas propostas até 30 de agosto para desenvolver tecnologias nessa áreas em colaboração com outros grupos do mundo e testá-las na rede KyaTera, uma rede de alta capacidade totalmente dedicada ao projeto cujas fibras chegam até dentro dos laboratórios (Fiber-To-The-Lab).

Outro alvo da chamada são os grupos de ciências experimentais, que desejem desenvolver WebLabs a partir de equipamentos dos seus laboratórios. WebLabs são laboratórios reais cujos instrumentos podem ser controlados à distância por meio da Internet convencional ou de redes de alta capacidade, para fins de ensino ou pesquisa. As propostas para desenvolver e disponibilizar WebLabs poderão ser submetidas em fluxo contínuo.

A chamada também é aberta a empresas interessadas em desenvolver inovações tecnológicas para redes de alta velocidade (equipamentos, componentes e aplicações) em parceria com grupos de pesquisa do KyaTera.

Já fazem parte do KyaTera cerca de 400 pesquisadores e estudantes de grupos de excelência do estado de São Paulo, nucleados em 27 sub-projetos. Desde o início de 2005, o projeto está desenvolvendo e construindo sua rede óptica e desenvolvendo tecnologias que alavanquem uma Internet mais rápida, segura e que permita novos serviços para seus usuários.

Mais informações: (0XX19) 3788-2150; e-mail vsavigna@ifi.unicamp.br, com Verónica Savignano; site http://www.kyatera.fapesp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Escafoldes para implantes ósseos em alumina/hidroxiapatita/biovidro: análises mecânica e in vitro. Claudia Cristiane Camilo. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Manutenção da capacidade inovadorea na externalização do desenvolvimento de produtos: o caso da indústria automobilística. Adriana Marotti de Mello. Dia 14, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Uso da Tríade como instrumento de avaliação da qualidade do sedimento no entorno do emissário submarino de uma fábrica de celulose. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528


Instituto de Psicologia

Mestrado

Obras de arte no metrô de São Paulo: um estudo junto aos seus usuários. Ricardo Gomides Santos. Dia 14, às 10 horas.

Perseu e Medusa - uma experiência de captura estética. Ada Morgenstern. Dia 16, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302





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