São Paulo, 04/08/2006 - Boletim nº1888
teatro
Encenações de clássicos
não atualizam papel da mulher

Montagens têm atualizações estéticas,
mas não de conteúdo, pois continuam
reproduzindo o modelo da mulher submissa
em oposição ao da demonizada
leia...
Turistas estrangeiros avaliam
o Brasil de forma positiva
FAU-Maranhão realiza seminário
sobre Cesare Brandi

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Teatro não contesta submissão ou demonização da mulher nos textos clássicos

Marina Almeida

As personagens femininas nas peças teatrais foram atualizadas na sua forma estética, mas não em seu conteúdo. Segundo a atriz Maria Marta Baião, que analisou as personagens femininas de obras clássicas do teatro mundial, as peças ainda reproduzem um modelo masculino de sociedade em que ao ideal de mulher, submissa, opõe-se o da traidora e desorganizadora das estruturas familiares.

Segundo a pesquisadora, a tragédia grega Medéia, de Eurípedes, o clássico Hamlet, de Shakespeare, o drama Casa de Bonecas, de Ibsen, e as peças do brasileiro Nelson Rodrigues têm muito em comum. A análise das obras compõem sua dissertação de mestrado apresentada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Além de serem muito encenadas até hoje, essas histórias, segundo a atriz, apresentam uma visão negativa e demonizada das mulheres. Elas refletem a época em que foram feitas, mas também mostram que pouco mudou nesse tempo todo. "A releitura de um clássico exige atualização. Porém, a cena teatral da atualidade mostra que, geralmente, quando se opta por um clássico, os diretores adotam uma estética que induz à passividade das platéias, sem provocar nelas o espírito crítico sobre os estereótipos contidos nas encenações."

"As mulheres tiveram muitas conquistas, mas o imaginário da sociedade ainda é o masculino, da mulher que deve ser submissa. Quando elas rompem, é uma rebeldia negativa", diz Maria Marta. Ela explica que, nas histórias encenadas, quando tentam sair de seus papéis estabelecidos, elas fracassam, criam problemas e a mensagem que fica é a de que não façam isso.

Na tragédia de Medéia, a personagem abre mão de tudo, chegando a trair e matar membros da própria família, para dar poder a Jasão, por quem se apaixona. Quando consegue tudo que quer, Jasão a abandona para se casar com outra mulher, que lhe dará mais poder. Medéia, para se vingar, mata os filhos que teve com ele, que são também o que ela tinha de mais importante. Segundo a pesquisadora, a imagem da mulher demoníaca, que trai e mata sem pudor é muito clara nesta história, embora isso nunca seja questionado.

A frase "Há algo de podre no reino da Dinamarca", da peça de Shakespeare, refere-se à morte do pai do príncipe Hamlet. O rei é assassinado por seu irmão, que fica com o trono e se casa logo em seguida com a rainha. A podridão também atinge a rainha, suspeita de traição para ficar com o cunhado - um retorno à imagem da mulher que trai e desorganiza a família. "Ainda assim, a rainha é uma personagem que está sempre na sombra e tem poucas falas na peça", ressalta Maria Marta. "A outra personagem feminina da história, Ophélia, representa a mulher submissa, que não tem poder de decisão e é subordinada ao pai, ao irmão e ao próprio príncipe. Embora fossem apaixonados, ele também a tripudia".

A peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, foi lançada em 1897 e ainda é considerada feminista por muitos. Para salvar o marido, Nora mente e faz um empréstimo escondida, mas quando seu marido descobre, a repudia. Ela então, ao ver sua posição inferior na sociedade, revolta-se e deixa marido e filhos. Para Maria Marta, no entanto, a obra não é feminista, mas um drama burguês sobre o dinheiro. "Várias falas tentam trazê-la de volta ao papel de mãe e de esposa e, quando ela decide ir embora, rompe de forma negativa. Continua sendo a boneca que, contrariada, abandona todos." Para a pesquisadora, a história é uma crítica à desestruturação da família, à mulher que rompe com seus papéis e deveres. Isso num período em que muitas delas estão saindo de casa para trabalhar e auxiliar a renda familiar, durante a Segunda Revolução Industrial.

O último autor, Nelson Rodrigues, foi analisado pelo conjunto da obra e não apenas por uma única peça. Isso porque a atriz pretende aprofundar seus estudos sobre suas peças no doutorado. Segundo a pesquisadora, as personagens femininas de Nelson Rodrigues são sempre vistas de forma ruim, como a mulher neurótica, traidora e desagregadora. Ela cita, como exemplo, a peça Toda nudez será castigada, em que uma prostituta desvia um viúvo puritano e seu filho. "Ele é um grande dramaturgo, mas despreza a mulher e radicaliza na desqualificação do feminino", diz a atriz. "Suas peças, no entanto, são recebidas com naturalidade e não como capazes de interferir e desqualificar as relações sociais."

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 9913-7388 ou marbaiao@uol.com.br, com a pesquisadora



Mais de 95% dos turistas estrangeiros mostram intenções de voltar ao Brasil

Da Redação, Agência USP

A maior parte dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil avaliam de forma positiva a infra-estrutura do País e mostram intenções de voltar. A conclusão está na pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil - 2004-2005, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em convênio com o Ministério do Turismo e a Embratur.

Foram ouvidos 50.564 turistas em 2004 e 43.203 em 2005. O estudo foi feito por meio de entrevistas diretas em aeroportos e fronteiras (postos da Polícia Federal e vias de acesso), no término da visita ao País.

O número total de estrangeiros que visitaram o Brasil aumentou em quase 12%, segundo dados do Ministério do Turismo: de 4,7 milhões em 2004 para 5,3 milhões em 2005. O lazer ainda é a principal motivação para as viagens (44,4% em 2005), seguido por negócios, eventos e convenções (29,1% em 2005). As áreas mais visitadas por motivo de lazer são as regiões Sul - a preferida dos argentinos, principais visitantes do País - e Sudeste, com destaque para os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Quase 80% dos turistas que vêm ao País a negócios vão à região Sudeste, principalmente para o estado de São Paulo.

Os turistas estrangeiros gastaram mais em 2005: para aqueles que vieram por lazer, a média de gasto por dia foi de U$81,9 por pessoa, contra U$58,0 em 2004. Também houve um aumento entre aqueles que viajaram a negócios: de U$98 para U$112,3. Para analisar esses números, deve-se levar em conta a valorização do real frente ao dólar.

O tempo de permanência em terras brasileiras manteve-se próximo: entre os que vieram a lazer, a média foi de aproximadamente 12 dias nos dois anos; entre os que vieram a negócios, a média foi de 8,1 dias em 2005 e 9,1 em 2004. Os que permaneceram aqui por mais tempo viajaram por outros motivos, como visitas a amigos e parentes, cursos e questões de saúde: para esses, foram quase 19 dias.

Em geral, os turistas ficaram satisfeitos com o Brasil: entre os que viajaram a lazer em 2005, mais de 50% disseram que o País "atendeu plenamente" às suas expectativas. Para cerca de 35%, elas foram superadas, e apenas 1,5% se disseram decepcionados. Aqueles que viajaram por motivo de negócios também se mostraram satisfeitos: as avaliações positivas somam cerca de 85%. Mais de 95% deles afirmaram ter intenções de retornar.

Aprimoramento
O estudo, coordenado pelo professor Wilson Rabahy, da Fipe, trouxe mudanças em relação aos feitos anteriormente. Entre as alterações estão o aumento do número de etapas de coleta de dados, de entrevistas e dos locais de pesquisa. Também houve aprimoramento do levantamento de gasto turístico internacional e da contagem de turistas nas fronteiras terrestres.

A pesquisa, considerada a mais representativa da área, teve o objetivo de identificar o perfil sócio-econômico dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil e seus interesses, motivações e comportamento durante a viagem.

Fonte: Apresentação dos resultados da pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil - 2004-2005 (documento em pdf - http://200.189.169.141/site/br/dados_fatos/conteudo/lista.php?in_secao=288), no site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)

Mais informações: (0XX11) 3813-1720, na Assessoria de Imprensa da Fipe; (0XX61) 3321-7055 / 7045, na Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo




Cursos e Palestras

Seminários sobre Cesare Brandi na FAU-Maranhão
A FAU-Maranhão realiza de 23 de agosto a 1º de setembro o Seminário de Estudos sobre Cesare Brandi: A Teoria da Restauração. O evento é aberto e acontece pela disciplina Metodologia e Prática da Reabilitação Urbanística e Arquitetônica, sob a responsabilidade das professoras Beatriz Mugayar Kühl e Maria Lucia Bressan Pinheiro.

O evento é realizado em comemoração ao centenário de nascimento de Brandi, e tem por objetivo contextualizar e analisar sua obra. A abertura será no dia 23, às 19 horas. Os outros encontros serão nos dias 24, 25, 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, sempre às 14h30.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Eventos da FAU-Maranhão, que fica na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: 3256-7341; e-mail monitoledo@usp.br, com Simone M. de toledo



FOB realiza 1º Encontro de Pós-Graduação
A Associação de Pós-Graduandos (APG) do campus da USP de Bauru realiza nos dias 10 e 11 de agosto o 1º Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O evento será realizado no Teatro Universitário Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira da FOB, e contará com a participação de aproximadamente 200 pessoas entre estudantes e profissionais de odontologia, fonoaudiologia e áreas afins.

Haverá uma abertura solene no Teatro Universitário, na próxima quinta (10), às 9 horas. A programação científica tem início às 9h30, com a palestra A Pós-Graduação na USP, ministrada por Armando Corbani Ferraz, pró-reitor de Pós-Graduação. Às 14 horas, Antônio César Perri de Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) discutirá o tema Diretrizes Curriculares Nacionais e Cenários para o Mercado de Trabalho e às 15h30 acontecerá a apresentação de trabalhos científicos.

No dia 11, às 9 horas, ocorre a palestra Atualidades em Pesquisa Clínica, ministrada por José Roberto Pereira Lauris, professor do departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da FOB. Às 14 horas Vitor Gomes Pinto, do Departamento Nacional do Sesi falará a respeito das Condições e Possibilidades para a Saúde no Brasil de Hoje. No período da tarde, a partir das 16h30 será realizada uma mesa-redonda com os professores Vitor Gomes Pinto (Departamento Nacional do Sesi), José Roberto de Magalhães Bastos (prefeito do campus e professor titular da FOB), José Alberto de Souza Freitas (superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP) e Antônio Carlos Pereira (professor titular do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp).

Os interessados em enviar resumos de trabalhos poderão fazê-lo até a próxima terça (8), pelo e-mail apg@fob.usp.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia do evento preenchendo o folder do encontro que está disponível em vários locais do campus de Bauru, inclusive na Secretaria da Pós-Graduação da FOB. A taxa de inscrição é de R$25,00 até o dia 8. Após esta data o valor é de R$30,00.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385; site www.fob.usp.br/apg/encontro


Centro de Línguas oferece curso de Redação Acadêmica
O Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está selecionando graduandos para o curso de Redação Acadêmica, voltado a alunos que estudam ou trabalham em pesquisa na USP, em outras universidades públicas ou em órgãos públicos brasileiros.

O objetivo é capacitar os participantes para editar o próprio texto por meio da discussão dos principais problemas de redação do texto acadêmico. Serão abordados aspectos gramaticais (uso de formas verbais, pronomes e conectivos; pontuação) e metodológicos (estrutura do trabalho acadêmico e consulta a obras de referência).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível na página do curso na internet http://www.fflch.usp.br/cl/ra__informgrad.htm e enviá-la para o e-mail clcelpeb@usp.br até a próxima terça-feira (8). No dia (9), os candidatos devem participar de uma entrevista coletiva na Casa de Cultura Japonesa, na Cidade Universitária, às 9 ou às 14 horas.

São oferecidas duas turmas: segunda-feira, das 10h10 às 12h10 ou das 14h30 às 16h30. O curso terá início na segunda semana de agosto e termina na última de novembro.

Alunos regulares e intercambistas da USP estão isentos de taxa. O curso custa R$110,00 para alunos especiais, estagiários e alunos de especialização da FFLCH, e R$250,00 para o público externo. Também é cobrada uma taxa de material (R$65,00). As matrículas serão feitas no dia 10, no Centro de Línguas (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – sala 263, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4938, no Serviço de Comunicação Social da FFLCH




Agenda Cultural

Campus de Bauru apresenta a mostra Um eterno aprendiz
A Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP apresenta até o dia 15 de agosto a exposição Um eterno aprendiz, do artista plástico Sérgio Yoneyama.

A mostra conta com 14 quadros, sendo nove deles utilizando a técnica do óleo sobre tela e cinco retratos feitos com grafite e lápis de cor. O artista, de 47 anos, é encarregado de patrimônio da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Centro Cultural do campus de Bauru, que fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 8203


Programação TV USP de 7 a 13 de agosto
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Brasil auto-suficiente - O Brasil comemora a auto-suficiência da produção nacional de petróleo com o funcionamento da plataforma P-50, na Bacia de Campos. O contraponto desta semana discute o significado da auto-suficiência para o País. Terça-feira, (8), às 21 horas.

Olhar da USP - Hábitos de leitura - Um terço dos brasileiros alfabetizados vê a leitura como uma atividade prazerosa e apenas 15% da população do País são leitores ativos. O alto custo dos livros, o anafalbetismo funcional e a falta de incentivo dos pais e da escola para tornar a leitura um hábito são as principais causas da classificação do Brasil como um país de não-leitores. Quinta-feira, (10), às 21 horas.

Pgm - Série Modalidades alternativas: Frisbee - Frisbee é aquele disquinho de plástico, que a gente brinca em parques. Mas o Ultimate é um esporte com várias regras e que também tem competições entre países, sendo um dos poucos esportes coletivos que não se divide em masculino e feminino. Série Trade Talking: Indonésia Conheça o episódio ‘Trade Talking’: Indonésia. Sexta-feira, (11), às 21 horas.

Pilotis - O programa produzido pela PUC-RJ e exibido em São Paulo pela TV USP. Feito por alunos da universidade carioca, os episódios falam de assuntos nacionais e de situações da cidade do Rio de Janeiro, com seriedade e profissionalismo. Domingo, (13), às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Programação de agosto do CineClube CDCC
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP de São Carlos divulga a programação em seu CineClube neste mês de agosto. As sessões são aos sábados, às 20 horas, com entrada franca.

Segunda-feira ao sol (Drama, 2002, 112 minutos, direção de Fernando Léon de Aranoa). Drama vivido por um grupo de amigos desempregados de um estaleiro que demitiu 200 operários. Censura 12 anos. A exibição será dia 5.

A ilusão viaja de trem (Aventura, 1954, 82 minutos, direção de Luis Buñuel). Uma das maiores metrópoles do mundo é cenário dos mais variados e intrigantes acontecimentos da vida cotidiana.Censura 14 anos. No dia 12.

Um dia muito especial (Drama, 1977, 105 minutos, direção de Ettore Scola): Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta, uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente o vizinho Gabriele. Censura 14 anos. O filme será exibido no dia 19.

Eu não tenho medo (Drama, 2003, 110 minutos, direção de Gabriele Salvatores): Um grupo de amigos sai para brincar no campo perto da vila onde moram, competindo entre si para ver quem chega primeiro a uma casa abandonada. Não recomendado para menores de 10 anos. Exibição no dia 26.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227,Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


Festival Música Nova atinge 41ª edição
Entre 10 e 22 de agosto acontece o 41º Festival Música Nova, nas cidades de São Paulo, no Teatro Anchieta/SESC Consolação, Auditório Ibirapuera, CineSESC e Centro Universitário MariAntonia da USP, e em Santos, no Teatro Coliseu e Teatro Municipal Brás Cubas. O Festival é uma realização do Centro Universitário MariAntonia, USP, SESC São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria Municipal de Cultura.

Todos os concertos terão entrada franca, uma vez que o Festival se mantém fiel à premissa de estimular, formar e divulgar a produção de música erudita contemporânea na América Latina. Para traçar um panorama que represente a atual cena musical do País e também no circuito internacional, a escolha das atrações recaiu sobre as gerações de compositores e intérpretes surgidas mais recentemente, por conta da intensa renovação a que a música contemporânea vem sendo submetida.

A programação completa pode ser encontrada no site http://mariantonia.locaweb.com.br/releases/fmn_sp.htm

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 / 3255-7182, ramal 36, na assessoria de imprensa do Centro Universitário MariAntonia




Publicações

Livro sobre otorrinolaringologia tem segunda edição
A Artmed Editora publicou recentemente a 2ª edição do livro Otorrinolaringologia: princípios e prática (1216 páginas, R$258,00), de autoria de Sady Selaimen da Costa, chefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Oswaldo Laércio Mendonça Cruz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp ), e de José Antonio A. de Oliveirado, chefe do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina (FMRP) de Ribeirão Preto da USP.

O livro, que contempla os principais avanços verificados na especialidade, tem também a colaboração de mais 149 especialistas de universidades diversas. Entre os temas que contemplam os avanços científicos, estão relacionados a biologia molecular da surdez, a regeneração de células ciliadas, os mecanismos de otoproteção, a auto imunidade, as alergias, a cirurgia endoscópica e a robótica aplicada à medicina.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, na Assessoria de Imprensa do HCRP




Quadro de Avisos

Morre João Alexandre Barbosa, ex-diretor da FFCLH
Morreu nesta quinta-feira (3), no início da manhã, o professor João Alexandre Barbosa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. O professor completaria 69 anos no próximo dia 31.

Barbosa era professor aposentado do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade. Foi diretor da unidade entre 1989 e 1990, e pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP entre 1990 e 1993. O velório acontece nesta tarde, no Salão Nobre da FFLCH. O corpo será cremado nesta sexta (4) no Crematório da Vila Alpina.

Mais informações: (0XX11) 3091-4759, na Assistência Acadêmica da FFLCH


Projeto da FSP é selecionado em concurso do Ministério das Cidades
O Projeto A construção de mapas-falantes e o processo de pesquisa-ação em comunidade indígena da Amazônia, desenvolvido na cidade de Iauaretê, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, foi selecionado pela região Sudeste no concurso Seleção de Experiências Exitosas em Educação Ambiental para o Saneamento, realizado pelo Ministério das Cidades.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Aristides Almeida Rocha, ex-diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Maria Cecilia Focesi Pelicioni, do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP, pelos pesquisadores Renata Ferraz de Toledo, Leandro Luiz Giatti, Luciana Pranzetti Barreira, Luciane Viero Mutti, Silvana Audrá Cutolo e Leonardo Rios, e promovido pela FSP.

As experiências selecionadas pelo concurso irão participar de oficinas regionais e de um Seminário Nacional, que serão promovidos para subsidiar a elaboração do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social para o Saneamento.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091; e-mail comuncacao@fsp.usp.br; http://www.fsp.usp.br/files/1/5/081102492006/Bo020806.htm




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Arquitetura para extração de características invariantes em imagens binárias utilizando dispositivos de lógica programável complexa. Guilherme Henrique Reno Jorge. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Aspectos da melhoria da estampabilidade de chapas de aço baixo teor de carbono. André Sereno Lopes. Dia 9, às 15h30.

Proposição automática de reforços em redes de distribuição de energia elétrica utilizando programação linear e algoritmo genético. Su Pei Fei. Dia 11, às 10 horas.

Determinação dos padrões de corte em estruturas de membrana por lineas geodésicas. Urubatan de Souza Dias Júnior. Dia 15, às 10 horas.

Doutorado

Inativação das enzimas presentes na água de coco verde (Cocos nucífera L) por processo térmico através de microondas. Kátia Nicolau Matsui. Dia 16, às 14 horas.

Interlocutor: uma metodologia de mediação coletiva em trabalho cooperativo suportado por computador. Edson de Almeida Rego Barros. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Mestrado

Aspectos regulatórios e modelos contratuais aplicáveis ao mercado de distribuição de gás natural a granel (Gás Natural comprimido - GNC e Gás Natural Liquefeito - GNL) no Brasil. Cacio Oliveira Manoel. Dia 18, às 17h30.

A regulação do livre acesso na distribuição de gás natural canalizado: o caso de São Paulo. Hirdan Katarina de Medeiros Costa. Dia 18, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2631




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br