São Paulo, 11/08/2006 - Boletim nº1893
jornalismo
Uso jornalístico do blog está
ligado ao profissionalismo

Atualidade, periodicidade e aparição
pública são alguns dos fatores que
dão ao blog o potencial para ser usado
jornalisticamente
leia...
Projeto integra alunos da FFLCH
ao ambiente hospitalar
Especialista americana ministra
palestra sobre terrorismo

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Blogs podem ser jornalísticos se estiverem associados a uma prática profissional

Aline Moraes

Apesar de ser associado ao amadorismo do "diário on-line", é possível que o blog - página da internet que qualquer um pode ter para colocar conteúdos como textos e fotos - seja jornalístico se apresentar características como atualidade, interesse público, periodicidade e se pertencer a uma instituição jornalística. "É como uma folha de papel, que pode se tornar um diário, um poema ou um jornal. Depende da maneira como se faz", argumenta o jornalista Artur Araujo.

Diante do "sucesso" do blog, do seu uso por jornalistas e das opiniões divergentes sobre o tema, Araujo decidiu se aventurar num terreno que ele define como "inconsistente", pelo fato de ser um campo de estudos muito recente. Em seu mestrado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o jornalista questionou se é possível ou não a união entre blog e jornalismo. Para isso, a análise foi concentrada em dois blogs: o extinto Blog do Observatório de Imprensa - Bloi (http://z003.ig.com.br/ig/02/29/114845/blig/observatoriodaimprensa/) e o No Mínimo Weblog (http://pedrodoria.nominimo.com.br/). O pesquisador escolheu esses dois produtos porque eles fazem crítica de imprensa e, portanto, refletem sobre o fazer jornalístico. "Com eles também pude verificar se o blog permite pensar um jornalismo diferente daquele que é feito hoje", acrescenta.

Potencial e legitimidade
O formato do blog já mostra seu potencial como recurso de imprensa. Por ser identificado como "página de internet com textos dispostos numa ordem cronológica que vai do mais recente para o mais antigo", permite colocar o texto de acordo com uma das características do jornalismo delimitadas por Araujo: a atualidade.

"A legitimidade do blog como jornalístico depende também da periodicidade (fluxo contínuo de informações), da aparição pública, da diversidade de conteúdo e do profissionalismo", explica o jornalista. Segundo ele, a esse caráter profissional está agregada a idéia de empreendimento econômico, de estar inserido numa empresa jornalística e contar com o suporte de sua estrutura. Vasconcellos conclui que um blog jornalístico resulta da somatória desses conceitos.

Um blog com esse potencial não faz papel de jornal, mas funciona como uma parte dele. "Lembra uma coluna de jornal quando é concebido jornalisticamente, com textos que refletem opinião ou tratam de temáticas demarcadas", diz o pesquisador. "Muitas vezes, lembra também o formato de digesto, publicação que existia antes mesmo do jornalismo e que resume notícias de vários meios", complementa.

De cabeça para cima
Araujo conta que a idéia que se criou ao surgirem os blogueiros é a de que, com eles, o mundo do jornalismo viraria de cabeça para baixo. Mas, segundo o jornalista, o simples fato de um discurso ser reproduzido no ciberespaço e estar disponível com apenas alguns cliques não abala o que já está estabelecido. "Ambos os blogs (Observatório da Imprensa e No Mínimo) têm uma visão bem ortodoxa da profissão e carregam consigo todos os valores do jornalismo, como verdade, objetividade e clareza", conclui. "Como críticos, esses blogs contêm textos que questionam o desvio das regras do fazer jornalístico atual e, assim, legitimam a imprensa e os valores tradicionais."

As diversas possibilidades que a internet traz podem assustar, mas podem também ser muito úteis. Segundo o pesquisador, recursos como links e a junção de texto, som e imagem numa mesma página não são anti-jornalísticos. Pelo contrário, eles podem aprimorar o trabalho. Os blogs, por exemplo, permitem que o leitor deixe um comentário sobre o texto que acabou de ler e até se comunique com quem o escreveu. "Essa interatividade pode aprimorar o fazer jornalístico", acredita.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX19) 3886-2784, com o pesquisador; e-mail araujofamilia@gmail.com




Atividades voltadas às crianças dão novo significado ao ambiente hospitalar

Flávia Souza

Profissionais da área de Humanas também podem contribuir com seu trabalho em hospitais. No primeiro semestre deste ano, 25 alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP participaram da fase piloto do I Projeto de Integração Social, no Hospital Universitário (HU). Durante quatro meses, os estudantes acompanharam as crianças internadas e à espera de consultas com brincadeiras e atividades de reforço escolar.

"Essa experiência deu um novo significado ao ambiente hospitalar e diminuiu o estresse das crianças", conta a assistente-social Maria Bernadete Tanganelli Piotto, uma das responsáveis pela execução do projeto no HU. Segundo a professora Maria Vicentina do Amaral Dick, coordenadora da iniciativa, os alunos perceberam que "a pedagogia vai muito além das aulas e da escola". "Naquele ambiente, eles precisaram aprender a lidar com as necessidades de cada criança e com a presença e a expectativa dos pais."

O Projeto atuou, nessa primeira experiência, em duas frentes: no ambulatório da pediatria do HU, com contação de histórias durante o período em que as crianças esperavam pela consulta; e na enfermaria em que ficam internados os pacientes infantis. Nesse último espaço era realizada, além da narração de histórias, atividades de reforço escolar por meio de jogos e brinquedos - algo que a técnica de apoio educativo da Brinquedoteca, Daniela Linhares, define como "aprender com o lúdico".

Antes da chegada dos estagiários, Daniela supervisionava sozinha as atividades das crianças na Brinquedoteca. "Com o Projeto, elas passaram a receber maior atenção e criaram vínculos afetivos com os estudantes. O ambiente melhorou muito", avalia. Elisângela Souza Brito, aluna do curso de Letras que participou da iniciativa, tem a mesma opinião. "Até a recuperação das crianças foi mais rápida", conta. "Aquelas que não podiam sair da cama e ficavam emburradas, por exemplo, se animaram".

Maria Vicentina ressalta que os alunos tinham liberdade para escolher as atividades que iriam realizar com as crianças. "Com isso, eles treinaram as habilidades para resolução de problemas - o que fazer, por exemplo, quando uma criança não se anima com certa atividade."

Nova fase
A experiência continuará neste segundo semestre, agora com dois monitores bolsistas. Num ritmo de revezamento mensal, um deles ficará na FFLCH, dando suporte ao trabalho de supervisão da professora Maria Vicentina, enquanto o outro vai acompanhar a nova turma de estudantes no HU. O trabalho dos estagiários é voluntário. A contrapartida que recebem são quatro créditos referentes à disciplina optativa Atividades de Cultura e Extensão. A aula inaugural de recepção aos novos estagiários e esclarecimentos sobre o funcionamento do HU está marcada para o dia 17 de agosto.

Maria Bernadete avalia a experiência como "ótima". "Precisamos mantê-la, quem sabe depois ampliando para outras áreas. Com os adultos, por exemplo." Daniela também se anima com a possibilidade de levar a iniciativa ao público maior de idade. Ela pretende criar uma brinquedoteca para adultos, com espaço para leitura, TV e jogos. Não há previsão para a implementação desse projeto, mas a iniciativa já tem aprovação da Divisão Técnica Assistencial (DTA-1), dirigida pela assistente-social Marina Gorete Pazetto de Meneses, e apoio da Ação Voluntária do HU (Avhusp).

O Projeto de Integração Social faz parte de uma estratégia maior de incentivo a programas de estágio para alunos da FFLCH. Maria Vicentina informa que no fim deste ano será realizada uma feira com a participação de empresas que oferecem vagas de estágio para esses estudantes.

Maria Bernadete destaca que o projeto realizado no HU teve o apoio das chefias do ambulatório e da enfermaria - respectivamente, as enfermeiras Teresa Cristina Coan e Nanci Cristiano Santos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938, na Assessoria de Imprensa da FFLCH; (0XX11) 5090-0590, na Assessoria de Imprensa do HU




Cursos e Palestras

Nupri realiza palestra sobre terrorismo com especialista americana
O Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos, oferece no dia 18 o seminário Terrorismo e Segurança Internacional, com a professora Martha Crenshaw, da Wesleyan University, nos Estados Unidos.

Martha detém a Cátedra Colin e Nancy Campbell para Assuntos Globais e Pensamento Democrático da Universidade. É membro do Comitê de Direito e Justiça da National Academy of Sciences, do Conselho da American Political Science Association e do Comitê Executivo da Women in International Security. O seminário ocorre às 16 horas, é gratuito e não são necessárias inscrições.

O evento ocorre no Favo 13b das Colméias, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: http://www.usp.br/cartainternacional/modx/


Projeto Em Trânsito e debates sobre perspectivas do audivisual
Entre 15 e 18 de agosto acontece o seminário Tendências e Perspectivas do Negócio Audiovisual, que reunirá produtores, cineastas, representantes de governo, distribuidores, exibidores, consultores de negócios, acadêmicos e professores para debates centrados em delimitar as perspectivas para o futuro e desenhar um plano de ação para a continuidade do desenvolvimento do negócio audiovisual brasileiro e sua inserção no mercado global.

O seminário ocorre na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), que fica na Rua Alagoas 903, Higienópolis, São Paulo. O último painel que será realizado refletirá sobre as questões abordadas ao longo do seminário servindo de base para a elaboração de um documento final, que apresentará uma lista de conclusões pró-ativas com a intenção de alimentar o debate sobre o desenvolvimento do mercado.

Na seqüência, nos dias 19 e 20, um grupo de professores e alunos de escolas latino-americanas presentes ao seminário se reunirá para dar continuidade aos debates em torno do projeto Em Trânsito. Concebido como uma série televisiva de programas ficcionais produzidos em HDV por escolas de cinema e audiovisual de vários países latino-americanos, o projeto engloba não somente o desenvolvimento, mas a produção, o marketing e a comercialização dos programas configurados como série.

Esses encontros serão abertos ao público interessado. As inscrições podem ser feitas no site www.usp.br/cinusp/seminario

O Encontro do projeto Em Trânsito acontece na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.usp.br/cinusp/seminario


Educação à distância é tema de palestra na FSP
Acontece na próxima terça (15), na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP a palestra As tecnologias da informação e comunicação (TIC): Educação à distância, com o professor Juan Yazle Rocha, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Rocha tem grande experiência na formação de recursos humanos em saúde e tem desenvolvido propostas de educação à distância tanto para a graduação como pós-graduação. Serão apresentadas alternativas de abordagens pedagógicas com grande potencial de utilização no campo da saúde pública. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br

O evento ocorre às 14 horas, no Anfiteatro Paula Souza da FSP, que fica na Av.Dr. Arnaldo,715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091; www.fsp.usp.br




Agenda Cultural

Programação TV USP de 14 a 20 de agosto
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Produção da TV PUC do Rio de Janeiro que aborda temas de interesse nacional em entrevistas no estúdio e nas ruas. Terça-feira (15), às 21 horas.

Olhar da USP - Cirurgia Plástica - O Brasil é o segundo país do mundo no ranking de cirurgias plásticas - perde apenas para os Estados Unidos. A psicóloga Ana Lúcia Barbieri e o médico Paulo Tuma Junior, da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, discutem o que é possível transformar no corpo e o que levar em consideração antes de fazer mudanças radicais. Quinta-feira (17), às 21 horas.

Pgm - Série Modalidades Alternativas: Frisbee - Na série Modalidades Alternativas, o PGM mostra para você como um momento de diversão com um frisbee em uma fábrica de tortas virou o Ultimate, esporte com mais de 42 países participantes de competições mundiais. Série Trade Talking: Quênia - uma série de 6 filmes de 5 minutos produzidos pela TVE (Television for the Environment) e a Oxfam International. Oito de cada 10 habitantes do Quênia tiram sua subsistência da terra. E os compradores locais, como Susan Kamau, fazem questão de comprar produtos produzidos no país. Sexta-feira (18), às 21 horas.

Trajetória - Eva Blay - Mulher, socióloga, esposa, senadora, mãe, pesquisadora, professora e avó. Eva Alterman Blay conseguiu conciliar todos esses papéis em seus sessenta e oito anos de vida. E não fez pouco: foi uma das primeiras intelectuais a tratar a questão feminina dentro da universidade, de um partido político e do governo. Domingo (20), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Vagas abertas para cantores no Coral da USP
O Coral da USP está com inscrições abertas até o dia 31 para novos cantores, com ou sem experiência coral prévia.

Há diversas possibilidades de horários. Além dos ensaios, os integrantes do Coral recebem orientação gratuita em técnica vocal e estruturação musical. O Coral tem direção artística e regência titular do maestro Benito Juarez.

Maiores informações: (0XX11) 3091-3930 / 5071




Publicações

O Programa Cidade e Saúde da OMS na Revista Saúde e Sociedade
Acaba de ser lançado o novo número da revista Saúde e Sociedade, referente ao período de janeiro à abril de 2006. O volume tem como tema em discussão resultados do Programa Cidade e Saúde da OMS na cidade de São Paulo, com artigos sobre redução de danos, reurbanização de favelas na bacia da represa Guarapiranga e plantão de jovens em serviços de saúde.

Além do tema em discussão, há artigos sobre Conselho Municipal de Saúde, Oficinas de Capoeira para inter-relação Hospital Psiquiátrico / Sociedade, Indicadores de Sustentabilidade e discussão de diferentes fontes de dados de homicídio na cidade.

A revista é idealizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e a Associação Paulista de Saúde Pública, o que reflete a importância que ambas conferem a uma maior interação entre a Universidade e os Serviços de Saúde com vistas à produção de conhecimentos. Exemplares podem ser solicitados pelo telefone (0XX11) 3066-7775 ou e-mail saudesoc@edu.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3066-7775; e-mail saudesoc@edu.usp.br; site www.apsp.org.br/saudesociedade




Quadro de Avisos

Diretor da Fuvest tira dúvidas ao vivo em TV Web
Na próxima segunda-feira (14), o diretor da Fuvest, professor Roberto Costa, participa do programa Momento do Vestibular, da TV Web do Anglo, no qual conversará com internautas sobre o maior vestibular do País

Este ano a Fuvest apresentou mudanças que ainda provocam dúvidas entre os candidatos. Além disso, quem quer passar no maior vestibular do País deve estar atento a detalhes, que vão desde a inscrição até a rotina ideal na véspera da prova.

No endereço www.cursoanglo.com.br, os internautas poderão interagir com o convidado, enviando dúvidas que serão respondidas ao vivo. Apresentado em tempo real, via stream vídeo, a tecnologia permite que os participantes assistam ao programa em áudio e vídeo, tanto em banda larga, como em dial-up (conexão discada).

O Momento do Vestibular faz parte de uma série de programas interativos abertos aos internautas no site do Curso Anglo. Após a transmissão ao vivo, os programas ficam disponíveis na internet.

Mais informações: (0XX11) 3273-6146 / 6039; ww.cursoanglo.com.br



Campus de Ribeirão Preto recebe Feira de Profissões
O campus da USP em Ribeirão Preto recebe entre os dias 16 e 18 de agosto, das 9 às 17 horas, candidatos aos próximos vestibulares da Fuvest durante a 6ª edição da Feira de Profissões da USP – Interior.

O objetivo da exposição é difundir os mais de 50 cursos oferecidos pela Universidade nos campi de Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos e ampliar o acesso dos estudantes da rede pública.

Para visitas de grupos de alunos, as escolas precisam se cadastrar no site www.prceu.cirp.usp.br. Durante o evento acontecerão palestras com temas variados.

A USP de Ribeirão Preto fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3510


EESC comemora quatro mil defesas de teses e dissertações
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, promove na sexta (11) uma cerimônia para celebração das Quatro mil defesas de teses e dissertações em Engenharia e Arquitetura.

A escola implantou em 1955 os denominados cursos de doutoramento e, em 1956, estabeleceu os cursos de especialização e aperfeiçoamento. Os programas dos cursos de pós-graduação foram organizados em 1969 e, no ano seguinte, as atividades pertinentes foram regulamentadas.

Atualmente, a Escola oferece os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Engenharia Ambiental, Engenharia (Hidráulica e Saneamento), Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas), Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes, Engenharia Eletrica, Engenharia Mecânica e Geotecnia, além dos interunidades em Bioengenharia (EESC, IQSC e FMRP) e Ciência e Engenharia de Materiais (EESC, IQSC e IFSC).

O evento acontece às 14 horas, no Anfiteatro de Convenções "Jorge Caron", que fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400.

Mais informações: (0XX16) 3373-8191




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo do comportamento de túneis análise numérica tridimencional com modelos eslasto-plásticos. Pedro Teodoro França. Dia 15, às 16 horas.

Controle da pressão seletiva em algoritmo genético aplicado a otimização de demanda em infra-estrutura aeronáutica. Gilberto de Menezes Camargo. Dia 18, às 9 horas.

Construção e caracterização de fotodetetores metal-semicondutor-metal. Ricardo Luís Ohta. dia 18, às 14 horas.

Estudo de asfaltos modificados por polímeros do tipo RET para aplicações em pavimentos. Douglas Polcaro Negrão. Dia 23, às 14 horas.

Doutorado

Uma infra-estrutura de desenvolvimento de sistemas de informação orientados a serviços distribuídos para agricultura de precisão. Edson Murakami. Dia 18, às 14 horas.

Modelo de análise de eficiência na administração pública: estudo aplicado às prefeituras brasileiras usando a análise envoltória de dados. Aparecido Jorge Jubran. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Três formas de intervenção para a adesão ao tratamento dietético da obesidade em cardiologia: estudo comparativo. Maria Lucia Mendes Bruno. Dia 15, às 14 horas.

Estudo anatômico comparativo entre o retalho escapular e o retalho perfurante da artéria toracodorsal. Luis Henrique Ishida. Dia 16, às 14 horas.

Evolução do estado nutricional de pacientes portadores de fissura de palato com ou sem fissura de lábio. Fabiane Higo. Dia 18, às 9 horas.

Doutorado

Influência dos parâmetros ventilatórios no valor das variáveis hemodinâmicas estáticas e da variação de pressão de pulso em suínos normo e hipovolêmicos. Raquel Hermes Rosa Oliveira. Dia 14, às 8 horas.

Incorporação e avaliação de novas tecnologias no sistema de serviços de saúde brasileiro: estudo de caso na área de cardiologia. Evelinda Trindade. Dia 15, às 14 horas.

Características fonoarticulatórias na doença de Parkinson de início na meia idade e tardio. Alice Estevo Dias. Dia 15, às 8h30.

Estudo epidemiológico de prevalência de demência em Ribeirão Preto. Marcos Antonio Lopes. Dia 16, às 8h30.

Estudo anatômico do retalho perfurante ântero-lateral da coxa. Luis Carlos Ishida. Dia 17, às 8h30.

Vias de inibição da apoptose em macrófagos J774 infectados com Leishmania (Leishmania) chagasi. Edna Barbosa de Souza. Dia 17, às 14 horas.

Estudo das alterações esqueléticas da região maxilar em pacientes submetidos à expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente avaliadas por tomografia computadorizada. Dov Charles Goldenberg. Dia 18, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br