São Paulo, 14/08/2006 - Boletim nº1894
mineração
Projeto estimula comércio
eletrônico em mineração

Modelo de referência traz dicas para
formular sites voltados ao comércio
eletrônico de mármore e granito. Setor
movimenta U$2 bilhões ao ano no País
leia...
Frutas, legumes e verduras são
mais consumidos por mulheres
Intel e LSI / Poli participam
de programa de cooperação

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Projeto da Poli usa a internet para incentivar comércio eletrônico de mármore e granito

Valéria Dias

Pesquisadores da Escola Politécnica da USP estão desenvolvendo um modelo de referência com recomendações para a implantação de websites em empresas do setor de rochas ornamentais, como granito e mármore, interessadas em desenvolver o comércio eletrônico. A iniciativa faz parte do Projeto EmineRO (http://www.eminero.com.br), do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli.

"A cadeia produtiva do setor (extração, beneficiamento, manufatura e comercialização para os clientes finais) movimenta em nosso País cerca de U$2 bilhões ao ano, exporta U$350 milhões e emprega mais de 100 mil pessoas", conta o pesquisador e engenheiro de minas Hélio Camargo Mendes, coordenador de pesquisa do projeto. "O Brasil é o quinto exportador mundial do produto, ficando atrás da China (1ª), Itália, Índia e Espanha", afirma. Segundo Mendes, entre 30% e 40% da produção nacional é direcionada para a exportação. Os maiores produtores brasileiros são os estados de Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Apesar da posição de destaque, no Brasil a internet ainda está longe de ser uma aliada do setor. Mendes pesquisou cerca de 200 sites brasileiros e os comparou com os dos principais países exportadores. "Os nacionais eram deficientes. A maioria tinha design inadequado, com informações e linguagem inapropropriada. Também encontramos problemas de navegação", relata.

De acordo com o engenheiro, no exterior, além de haver um número maior de páginas sobre rochas ornamentais, a qualidade dos sites é superior. Há, inclusive, vários portais voltados para o pequeno produtor. "No Brasil, cerca de 90% das empresas da área que têm páginas na internet são de médio porte", conta Mendes. "Seria possível, por exemplo, criar portais de associações voltados para as de pequeno porte, que poderiam exportar em esquema de cooperativa."

Modelo
A partir da análise de aproximadamente 500 empresas internacionais, de entrevistas e de estudos de sites, foi possível estabelecer algumas recomendações para a elaboração de páginas do setor. O site deve ter informações sobre a apresentação da empresa, a capacidade produtiva e de entrega, a qualidade e a descrição dos produtos oferecidos, como as cores, por exemplo, entre outros dados.

Mendes ressalta que a comercialização de rochas ornamentais via internet não pode ser comparada com a de livros. Primeiro porque é um comércio direcionado para o cliente já conhecido. Também não é possível disponibilizar a tabela de preços, porque os valores da venda são variáveis de acordo com o tamanho da empresa e da compra. "Mas haveria a possibilidade de os clientes terem um cadastro no site e acessarem a tabela por meio de login e senha. O sistema indicaria se é pequena, média ou grande", explica o pesquisador.

"Não é a internet quem vende, mas sim o vendedor", afirma o engenheiro, lembrando que a rede é para agilizar o processo e estabelecer linhas de comunicação com o cliente. Por isso, é aconselhável que a página tenha espaços para o preenchimento de cadastros de contatos e de andamento de vendas. "O site precisa ser feito pensando-se no interesse do cliente: desde a oferta do produto até o despacho do pedido. Com isso é possível aumentar as vendas."

O projeto E-mineRO teve início em 2004 e foi concebido pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) - órgão do Ministério da Ciência e da Tecnologia -, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e com o Centro Tecnológico de Mármore e Granito (CETEMAG), contando com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto, coordenado pelo professor Giorgio Francesco Cesare de Tomi, da Poli, conta com 12 pesquisadores.

O modelo de referência será apresentado no final deste ano no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegepe), em Fortaleza.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: 0XX11) 9281-0792 ou e-mail helio.camargo@uol.com.br, com o pesquisador Hélio Camargo Mendes



Pesquisa determina fatores relacionados ao consumo de frutas, legumes e verduras

Aline Moraes

Frutas, legumes e verduras são mais consumidos por mulheres que por homens. A partir desse dado, a nutricionista Iramaia Campos Ribeiro Figueiredo avaliou, em seu mestrado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, os fatores que determinam esse consumo para cada um dos sexos.

Segundo a pesquisadora, está comprovado que o consumo desses alimentos reduz a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer. "Conhecer esses fatores é importante para criar políticas públicas de incentivo ao consumo e de promoção de saúde."

A nutricionista entrevistou 2.122 pessoas (855 homens e 1.267 mulheres) com 18 anos ou mais residentes no município de São Paulo por intermédio do projeto piloto de um sistema de monitoramento via telefone de fatores de risco nutricionais para DCNTs. Criado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP, esse sistema (batizado de Vigitel) já está sendo implementado no País pela Secretaria da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde .

Das 98 perguntas que compunham o questionário, Iramaia selecionou aquelas que se relacionavam com o tema de seu estudo. A nutricionista conta que um diferencial dessa pesquisa está na alternativa utilizada para conhecer o nível sócio-econômico. "Numa entrevista como esta, principalmente por telefone, dificilmente as pessoas informam sua renda. Conhecendo a densidade do domicílio (número de moradores dividido pelo de cômodos da residência) é possível ter uma informação equivalente", explica.

Fatores determinantes
Com os dados coletados, a pesquisadora realizou, primeiramente, uma análise descritiva. Dela, Iramaia verificou que a freqüência de consumo é diferente entre os sexos: as mulheres consomem mais que os homens. Num segundo momento, a nutricionista fez uma análise estatística para cada um dos sexos (já que a freqüência não é a mesma) a fim de identificar os fatores que determinam o consumo.

Tanto para homens quanto para mulheres, o consumo de frutas, verduras e legumes mostrou-se associado a maior idade e escolaridade; a menor densidade do domicílio; à prática de atividade física no lazer (ou seja, caminhar ou andar de bicicleta para ir ao trabalho não conta); à realização de dieta no último ano; ao consumo não usual (pelo menos uma vez por semana) de frituras, açúcares e carne vermelha com gordura; e ao consumo de peixe.

No caso específico das mulheres, ser ou já ter sido casada foi diretamente associado ao consumo. Não fumar e não consumir usualmente manteiga, margarina, leite integral e embutidos (como presunto, salame, empanados) também estão relacionados.

Para os homens, esse tipo de alimentação também se mostrou ligada ao hábito de não trocar as refeições por lanches e de não consumir usualmente refrigerante e feijão. "O fato de o consumo de feijão não estar associado ao de frutas, verduras e legumes indica que o grão faz parte das refeições dos homens apenas pelo hábito e não pela preocupação com a qualidade da alimentação", justifica a nutricionista.

Iramaia defenderá sua dissertação no dia 14 de agosto, na FSP.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública da USP

Mais informações: (0XX11) 9138-9232 , com a pesquisadora; e-mail iramaiar@usp.br




Cursos e Palestras

Professor da Universidade Paris VII fala sobre Lacan no IP
O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza na próxima quinta-feira (17), às 14 horas, a palestra Jacques Lacan: da experiência ao discurso analítico, ministrada pelo psicanalista Marc Strauss, da Universidade Paris VII.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e aberto ao público. O endereço é Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco B, sala 20, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: e-mail islaine@usp.br


Natureza e ciência em debate na Esalq
Na próxima segunda-feira (14), acontece a 5ª conferência do ano da série PAN-GNÓSIO 2006 – Panorama Amplo de Campos do Conhecimento, com o tema A natureza não é científica.

A realização é da Associação dos Docentes Aposentados (ADAE) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx). O conferencista é o professor aposentado da Esalq Almiro Blumenschein, que atualmente leciona na Faculdade Lyons de Goiânia.

A conferência é aberta a todos os interessados e acontece às 16 horas, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq (Av. Padua Dias, 11, Piracicaba, SP).

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Oficina sobre uso de medicamentos na FSP
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove entre os dias 17 a 19 a Oficina de capacitação sobre uso racional de medicamentos. A oficina tem carga horária de 16 horas.

O evento tem como objetivos apreender os determinantes e conseqüências do uso dos medicamentos, compreendendo as estratégias dirigidas à diminuição dos riscos referentes à utilização inadequada dos mesmos. Também pretende capacitar os farmacêuticos com respeito à proposta do fracionamento na venda de produtos farmacêuticas e suas implicações.

As incrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail cec_even@fsp.usp.br

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: e-mail cec_even@fsp.usp.br


Inscrições abertas para a XIII Jornada Fonoaudiológica da FOB
Acontece entre os dias 23 a 26, no campus de Bauru da USP, a XIII Jornada Fonoaudiológica “Profª. Drª. Maria Cecília Bevilacqua”, organizada pelos alunos de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, com o apoio e supervisão dos professores do curso.

A Jornada contará com cursos, mini-cursos, fóruns científicos e mesas-redondas direcionados para alunos, professores e profissionais das áreas de fonoaudiologia, pedagogia, psicologia e afins. Haverá também apresentação de painéis relacionados às áreas da fonoaudiologia: linguagem, audiologia, motricidade oral e voz.

A solenidade de abertura acontecerá no dia 23, às 18 horas, no Teatro Universitário da FOB, com a participação de autoridades da USP, alunos e professores.

Para participar, os interessados devem realizar suas inscrições pelo site da Jornada (http://www.fob.usp.br/jofa), ou pela comissão de divulgação, nos telefones (0XX14) 8121-0995 / 3223-0543, ou na comissão comercial, (0XX19) 8139-2582 / 3235-8367. Os preços variam de R$30,00 a R$110,00 para estudantes e de R$40,00 a R$130,00 para profissionais, dependendo do pacote escolhido.

Mais informações: http://www.fob.usp.br/jofa


IO oferece curso sobre sistemas pesqueiros sustentáveis
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP recebe a partir desta segunda-feira (14) inscrições para o curso Sistemas Pesqueiros Sustentáveis, que abordará o tema Métodos Avançados em Dinâmica de Populações. As aulas serão ministradas entre 25 de setembro e 5 de outubro, em período integral.

O curso é voltado a profissionais das áreas de Oceanografia, Biologia, Pesca, e áreas correlatas, estudantes, pesquisadores e gerentes de recursos naturais interessados no uso de modelos biológicos aplicando técnicas quantitativas modernas. O objetivo é introduzir técnicas modernas de dinâmica e manejo de populações naturais e possibilitar a conceitualização e a participação integral do estudante no processo de modelagem da dinâmica de populações.

O curso será ministrado pela professora Carolina Minte-Vera, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora pela Universidade de Washington (EUA).

Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Pós-Graduação do IO (Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo), até o dia 25. A seleção dos pré-matriculados será realizada pela docente responsável pela disciplina, Maria de los Angeles Gasalla.

O curso é uma disciplina da Pós-Graduação em Oceanografia Biológica, e é gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528; e-mail cpg-io@usp.br




Agenda Cultural

Renato Anesi se apresenta na Casa de Dona Yayá
No próximo dia 20, às 11 horas, a Casa de Dona Yayá recebe o compositor, arranjador e multiinstrumentista Renato Anesi.

Neste espetáculo de música instrumental, Anesi apresenta um repertório variado, com composições que transitam pelo jazz, baião, maracatu, samba e música flamenca, entre outros ritmos, mostrando uma harmonia requintada e apurado senso rítmico. Para a apresentação, ele conta com o acompanhamento de Eduardo Contrera na percussão e Pedro Macedo no contrabaixo acústico. A apresentação é gratuita.

A Casa de Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br




Publicações

Professor da FFLCH lança livro sobre Antonio Gramsci
No próximo dia 22 será lançado o livro Gramsci e a Revolução (240 páginas, R$32,00), de Lincoln Secco, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Do jovem revolucionário ao pensador comunista que passou anos numa prisão italiana, neste livro Antonio Gramsci é analisado em sua especificidade. Gramsci foi, antes de tudo, um revolucionário e o núcleo de suas preocupações sempre foi a política e o poder. Mas não qualquer política e sim a estratégia socialista.

O lançamento, promovido pela Alameda Casa Editorial, acontece a partir das 19 horas no Canto Madalena, que fica na Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3862-0850




Quadro de Avisos

Intel e LSI / Poli participam de programa de cooperação
O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP participa de um programa desenvolvido pela Intel Corporation de cooperação com as principais universidades para pesquisas relacionadas a programas e currículo para os futuros processadores Multi-core.

Cerca de 45 universidades em todo o mundo oferecerão cursos Multi-Threading para capacitar os estudantes a aproveitarem as vantagens das plataformas Multi-core. A Intel pretende apoiá-las com sua experiência, financiamento, ferramentas de desenvolvimento, materiais educacionais, treinamento no local e colaboração sustentável para incorporar os conceitos de múltiplos núcleos e múltiplas tarefas em seus currículos de ciências da computação.

A Intel Corporation anunciou um esforço global para preparar estudantes universitários para o novo paradigma do desenvolvimento de softwares, uma vez que a Intel está mudando seus processadores de mecanismos com um único núcleo para processadores que terão múltiplos núcleos e tarefas. Essa evolução transformará o design dos programas e vai exigir novas idéias e inovações para elevar esse tipo de poder no processamento.

Até o fim do ano, a empresa espera que mais de 75% de seus principais processadores para servidores, desktops e notebooks sejam fabricados como processadores de núcleo duplo e com expectativa para quatro, oito ou inúmeros núcleos em um futuro próximo.

No Brasil, o Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto de Informática da Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolverão esse ano o currículo para tecnologia Multi-core. Já o LSI e o Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, desenvolverão projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Multi-core.

Mais informações: (0XX11) 3094-2240; www.intel.com/software/college


Poli Jr. realiza feira de recrutamento universitário
Nos dias 23 e 24, estudantes da USP e de outras instituições de ensino terão a oportunidade de entrar em contato com grandes empresas e conhecer seus programas de estágio e de trainee. Nesses dias, a Poli Júnior, empresa júnior da Escola Politécnica (Poli) da USP, realizará a 16º edição do Workshop Integrativo, a maior feira de recrutamento universitário de São Paulo. A entrada é gratuita.

Neste ano, serão 39 empresas expositoras, entre elas Odebrecht, Unibanco, Telefônica, IBM, Companhia Vale do Rio Doce, Fiat, AmBev, Perdigão, Pepsico e Procter & Gamble. Espera-se que oito mil alunos visitem os estandes. Eles poderão também cadastrar seus currículos em vários computadores instalados na entrada da feira.

Haverá ainda durante o workshop, uma série de palestras, oficinas e fóruns de idéias, que mostrarão aos estudantes um pouco do mundo das empresas. Já estão definidas as palestras Desenvolvimento de pessoas, novo momento, novos desafios e oportunidades, do Unibanco, Mais que revista, conteúdo em múltiplas plataformas, do Grupo Abril, Oportunidades profissionais para jovens talentos, da Maersk, Metrô de São Paulo, da Odebrecht, e Serviços de Engenharia, da Promon.

O workshop será realizado das 9 às 19 horas, ao lado do estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, Trav. 3, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-5477 / 5797; http://www.polijr.com.br/workshop/


Coquetel de lançamento da revista Estudos Avançados
No próximo dia 23, acontece no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP o coquetel de lançamento da Revista Estudos Avançados 57, com o tema Dossiê Migração.

Na ocasião, haverá uma homenagem à revista Estudos Avançados, com a participação do professor João E. Steiner, diretor do IEA, e Carlos Guilherme Mota, professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O evento acontece às 17h30. O IEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.iea.usp.br/iea/




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise da sensibilidade e reprodutibilidade da escala de Basso, Beattie e Bresnahan (BBB) em ratos Wistar. Alessandra Eira Iague Sleiman Molina. Dia 21, às 8h30.

Medidas imitanciométricas em crianças com ausência de emissões otoacústicas: do nascimento aos oito meses de idade. Ana Emília Linares. Dia 21, às 14 horas.

Estudo comparativo entre dois modelos de intervenção sobre as manifestações da sexualidade na perimenopausa: modelo fitoterápico e modelo psicoterapêutico associado ao fitoterápico. Heloísa Junqueira Fleury. Dia 22, às 8h30.

Funcionamento familiar e eficácia de um programa psicoeducacional em familiares de jogadores patológicos. Maria Helena Bernardi Mazzoleni. Dia 22, às 9 horas.

Indução de tolerância oral em cobaias com inflamação pulmonar crônica: avaliação da hiperresponsividade e da resposta inflamatória do tecido pulmonar periférico. Adriane Sayuri Nakashima. Dia 23, às 14 horas.

Desenvolvimento de métodos para determinação da atividade das frações da fosfolipase A2 em plaquetas. Leda Leme Talib. Dia 23, às 9 horas.

Doutorado

Predição do risco de metástase do carcinoma bem diferenciado da glândula tireóide pela quantificação digital da imunoexpressão da galectina-3 nos compartimentos do tireócito maligno. Elaine Stabenow. Dia 21, às 8h30.

Análise da prevalência de chlamydia pneumoniae e mycoplasma pneumoniae em diferentes formas de apresentação da doença coronária obstrutiva. Irineu Luiz Maia. Dia 21, às 14 horas.

A eletrococleografia na neuropatia/dessincronia auditiva. Adriana Ribeiro Tavares Anastasio. Dia 22, às 14 horas.

Estudo de perfusão e viabilidade miocárdicas por ressonância magnética em pacientes com doença renal crônica candidatos a transplante renal. Joalbo Matos de Andrade. Dia 22, às 14h30.

Efeitos do citrato de sildenafila na circulação do clitóris em mulheres na pós-menopausa com disfunção orgástica avaliadas por Doppler. Ana Lucia Cavalcanti. Dia 23, às 8h30.

Análise dos fatores associados à recorrência de gravidez na adolescência. Adriana Lippi Waissman. Dia 23, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Mestrado

Designs esféricos.
Luiz Carlos Leal Júnior. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br