São Paulo, 16/08/2006 - Boletim nº1896
tecnologia
Visão computacional faz
leitura de medidor analógico

Sistema criado por engenheiro poderá
ser aplicado em medições de relógios
de luz, voltímetros, fontes de tensão e
velocímetros de carros
leia...
IEA recebe presidente
do Worldwatch Institute
Portal do Conhecimento comemora
cinco anos de atividaddes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sistema de visão computacional aumenta precisão na leitura de voltímetros e relógios de luz

Júlio Bernardes

Uma nova aplicação da visão computacional permite a leitura mais precisa de aparelhos analógicos de medição, como voltímetros e relógios de luz. O sistema utiliza uma câmera digital e um programa de computador para ler os medidores. O software foi desenvolvido pelo engenheiro Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida e está descrito em sua dissertação de mestrado, defendida na Escola Politécnica (Poli) da USP.

O sistema foi testado em voltímetros (medidores de voltagem) e luxímetros (aparelhos para medição de intensidade luminosa). "Imagens dos visores dos aparelhos eram captadas por uma câmera do tipo CCD, de formato semelhante a uma câmera de segurança, mas feita especialmente para sistemas de visão computacional", explica Almeida.

A câmera possui resolução de 680X480 pontos (0,3 megapixels), menor que muitas câmeras digitais comuns. "Porém, cada um desses pontos possui um sensor para manter as proporções da imagem, formando uma matriz usada na leitura", conta o engenheiro.

O pesquisador explica que para iniciar o funcionamento do sistema, são inseridas três imagens de referência do medidor, que formam uma série de processamento. "São imagens com o ponteiro do aparelho em posições distintas, usadas para identificar suas principais marcas de escala", relata. "Estas marcas são comparadas com um banco de dados no computador, que serve como referência para a realização da leitura."

Leitura
Após o programa ser preparado para o uso (calibração), o computador compara as inclinações do ponteiro captadas nas imagens com as marcas de escala e determina os valores da leitura.

"Para facilitar a medição, as imagens, que são captadas em tons de cinza, são convertidas em preto e branco por um algoritmo de binarização, uma das fórmulas usadas no processamento da imagem captada pela câmera", diz Almeida. "Outros algoritmos reconhecem padrões na imagem, para identificar as marcas de escala, extraem partes móveis e fazem transformações geométricas que facilitem a leitura."

Almeida aponta que o sistema de visão computacional pode ser usado na leitura de qualquer instrumento de medição analógico, inclusive fontes de tensão e velocímetros de veículos. "A idéia é adaptar o sistema para fazer a medição de relógios de luz", planeja o engenheiro. "A leitura seria feita por um computador de mão (PDA) equipado com câmera, que pode apenas arquivar as imagens ou fazer todo o processamento."

Segundo o pesquisador, o sistema será adaptado para fazer a leitura de medidores com visor digital. "Nem todos os aparelhos desse tipo podem ser conectados ao computador para medição", ressalta. "Os problemas de visão computacional, como luz e distorção das imagens, são muito específicos, o que dificulta a criação de sistemas mais genéricos."

O projeto de visão computacional foi desenvolvido com uma bolsa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, onde Almeida é pesquisador. "Há uma grande demanda de calibração de medidores analógicos no IPT", aponta. "Com o sistema é possível fazer a aferição dos aparelhos, uma das etapas do processo." A pesquisa foi orientada pelo professor Oswaldo Horikawa, da Poli.

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX11) 3767-4940, com Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida




Cursos e Palestras

IEA recebe presidente do Worldwatch Institute
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP recebe no dia 23, às 10 horas, Christopher Flavin, presidente do Worldwatch Institute, organização não-governamental sediada nos Estados Unidos, que fará conferência sobre o conteúdo do State of the World, tradicional relatório anual elaborado pela organização.

O evento será em inglês, e tratará do papel da China e da Índia na nova ordem mundial. Flavin é presidente do Worldwatch Institute desde 2000, é o executivo chefe da organização, atua no Conselho de Diretores e representa o Instituto diante de audiências internacionais. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição. Será transmitido ao vivo pela internet, no site www.iea.usp.br/aovivo.

O evento será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: e-mail ineshita@usp.br


USP comemora cinco anos do Portal do Conhecimento
Será realizado no dia 23, às 14 horas, o evento Saber Digital USP - 5 anos do Portal do Conhecimento, na Sala do Conselho Universitário da Universidade.

O evento é coordenado pelo professor Gil da Costa Marques, coordenador de Tecnologia da Informação da USP e por Adriana Cybele Ferrari, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade. Haverá a participação do professor Edwar Fox, da Virginia Tech University, dos Estados Unidos.

O Portal do Conhecimento pode ser acessado por meio do endereço http://www.saber.usp.br/. A sala do Conselho Universitário fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-1813, com Edilene; e-mail cti@usp.br


Palestra sobre jornalismo científico na FFCLRP
No próximo dia 24, às 16 horas, acontece a palestra do 3º Ciclo de Palestras e Filmes Científicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) de Ribeirão Preto da USP, com o tema Jornalismo Científico e Divulgação. A palestra será ministrada por Regina Porto, da Fundação Educacional de Barretos.

O evento, que promove uma série de filmes e palestras durante todo o semestre, é realizado pela Comissão Interna de Cultura e Extensão do Departamento com apoio do Fundo de Cultura e Extensão Universitária da USP, e tem o objetivo de aprofundar temas relacionados com o campo de atuação de um profissional da Química, frente às inovações e desafios da atualidade.

A palestra é gratuita, e ocorre no anfiteatro das Exatas da FFCLRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX11) 3602-4366


III Semana de Engenharia de Produção
Os Departamentos de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) realizam de 28 de agosto a 1º de setembro a III Semana de Engenharia de Produção (SemEP). O evento ocorre no campus da USP de São Carlos.

Organizado por alunos de graduação, o evento tem como objetivo oferecer atividades que complementem a formação tanto acadêmica como profissional dos participantes, abordando as tendências do mercado de trabalho e proporcionando um contato amplo com a teoria e a prática da Engenharia de Produção aplicada nas empresas.

Serão oferecidas palestras, visitas técnicas, minicursos, dinâmicas de grupo e mesas- redondas, ministradas por professores renomados e por profissionais dos mais diversos ramos de atuação dentro da Engenharia de Produção. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site www.semep.com. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX16) 3351-8236 / 3373-9425


Mesa-redonda discute ética em experimentação animal
Na próxima terça (22), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove a mesa-redonda Ética em Experimentação Animal: Responsabilidades e Mecanismos de Controle.

O evento é coordenado pela professora Ligia Ferreira Gomes, da FCF. É gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e aberto aos interessados.

A mesa-redonda acontece no Auditório Paulo Carvalho Ferreira da FCF, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677; e-mail majo@usp.br


Cursos em setembro no MariAntonia
O Centro Universitário MariAntônia tem programado para o mês de setembro três cursos.

Arte e cultura nos anos 60: experimentalismo e participação, com o professor Celso Favaretto, da Faculdade de Educação da USP, acontece nos dias 14, 21, 28 e 29 de setembro, das 20 às 22 horas. O curso aborda as propostas e experiências ocorridas nos anos 60, em todas as áreas artísticas, que configuraram uma ampla atividade de vanguarda, renovando os processos e linguagens.

Música e filosofia em Adorno, com o professor Wladimir Safatle, do Departamento de Filosofia da USP, de 5 de setembro a 3 de outubro, às terças-feiras, das 20 às 22 horas. O curso, que prevê audição e análise de peças e compositores comentados por Adorno, mostrará o modo com que este filósofo recorre à música para elaborar sua reflexão.

Os irmãos Karamazov e os grandes romances de Dostoiévski, com Aurora Bernardini, professora de Literatura Russa e de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, das 16 às 18 horas. O curso parte de uma introdução geral à poética do escritor russo, incluindo analogias sutis com a pintura, a música e seu processo de trabalho, chegando à análise da questão da consciência, fortemente presente nos romances Os Irmãos Karamazov e Crime e Castigo.

Cada curso têm um custo de R$150,00, e as inscrições podem ser feitas no Centro Universitário MariAntonia, 2° andar, sala de cursos, de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

O endereço é R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33; e-mail cursosma@usp.br; www.usp.br/amariantonia




Agenda Cultural

15ª Mostra Nascente exibe trabalhos selecionados
O Programa Nascente realiza em agosto a 15ª Mostra Nascente com os trabalhos de artes cênicas, música erudita e música popular selecionados na 15ª edição do programa. A programação pode ser conferida no site www.usp.br/prc/nascente

Em paralelo, continua em cartaz a exposição Visualidade Nascente, que mostra até o próximo domingo (20), na Casa de Dona Yayá, os trabalhos selecionados da área de design. Além dessas áreas, também concorreram trabalhos em texto e audiovisual. A festa de premiação será em 23 de setembro.

Os trabalhos podem ser vistos no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo) e na Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3277; www.usp.br/prc/nascente


Casa do Estudante Universitário da Esalq promove exposição
A Casa do Estudante Universitário (C.E.U.), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove nos dias 16, 17 e 18 de agosto uma exposição sobre os 44 anos de história da C.E.U.

A exposição pretende relatar, por meio de fotos e fatos, a passagem de diversos estudantes pela moradia, dentre os quais encontram-se atuais docentes da Escola. A Casa do Estudante Universitário "José Benedicto de Camargo" foi inaugurada em 1962. A mostra fica aberta das 10 às 19 horas. No dia do encerramento, a partir das 22h30, haverá um sarau com participação aberta ao público.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX11) 3429-4232; e-mail ceu@esalq.usp.br




Quadro de Avisos

Exposição virtual de Gilberto Chateaubriand no Universia
O portal Universia (www.universia.com.br) realiza o passeio virtual Um Século de Arte Brasileira. A mostra faz parte da coleção de Gilberto Chateaubriand e o conteúdo conta com dezenas de obras de artistas brasileiros que marcaram o século, incluindo pinturas, esculturas, fotos e desenhos, entre outros trabalhos.

A coleção de Chateaubriand reúne mais de 7 mil obras. Foram selecionadas 169 peças para uma exposição que foi realizada na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, que terminou no último domingo (13). Essa mostra irá para as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

Os interessados em conhecer a mostra antes de visitar o local, ou aqueles que não têm a oportunidade de irem pessoalmente, poderão fazer o passeio pela internet no endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=11866.

O passeio destaca obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Felipe Barbosa, Gustavo Rezende e Amílcar Packer, em uma mistura de obras clássicas com arte contemporânea. Cada trabalho menciona o local e a data de realização da obra, a descrição e as técnicas utilizadas pelo artista. A exposição está em ordem cronológica para destacar a trajetória da coleção desde o início do século passado até a atualidade.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748; www.universia.com.br


Glaucius Oliva toma posse da diretoria do IFSC
Nesta quinta (17), às 17 horas, acontece a cerimônia de posse do professor Glaucius Oliva como diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

Oliva é chefe do Departamento de Física e Informática do IFSC e livre-docente do instituto desde 1994. A cerimônia acontece no Anfiteatro de Convenções "Jorge Caron", na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos).

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 ou (0XX16) 3373-9781; e-mail cerimo@usp.br ou beth@if.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Efeitos da informação verbal no acoplamento entre a informação visual e oscilação corporal. Alaércio Perotti Junior. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise de estruturas de madeira, com e sem impregnação de óleo de mamona , aplicadas em linhas de distribuição de energia elétrica. João Paulo Motta de Godoy. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

Estudo da recarga do Aquífero Guarani na Bacia Jacaré-Tietê. Jorge Luiz Rabelo. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Vila Maria Zélia: visões de uma vila operária em São Paulo (1917-1940). Vanderlice de Souza Morangueira. Dia 25, às 14 horas.

De Arraial de Porto Alegrea cidade de Itaperuna - especificidade de uma urbanização com traços do rural. Cátia Pereira dos Santos. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

A África presente no discurso de Richard Francis Burton na análise da construção de suas representações. Alexsander Lemos de Almeida Gebara. Dia 25, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

Expressão de genes de repressão gênica em tumor primário em relação à presença ou ausência de células metastáticas ocultas na medula óssea em pacientes com câncer de mama. Ana Paula Santana de Abreu. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br