São Paulo, 18/08/2006 - Boletim nº1898
medicina
Células-tronco do fígado poderão
produzir insulina

Pesquisa pioneira no País obteve
em laboratório estruturas semelhantes
àquelas que produzem o hormônio que
falta aos diabéticos
leia...
Estação Ciência realiza palestra
sobre nanotecnologia
Seminário aborda instabilidade
econômica no Mercosul

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Células ovais hepáticas trans-diferenciadas poderão ser alternativa de tratamento para diabéticos do tipo 1

Aline Moraes

O tratamento de diabetes do tipo 1, doença genética que destrói as células responsáveis pela produção de insulina, pode estar dentro do próprio paciente. Uma pesquisa pioneira no Brasil conseguiu obter estruturas semelhantes às ilhotas pancreáticas a partir de células-tronco do fígado. As ilhotas são um aglomerado de células secretoras de hormônios que atuam na manutenção do metabolismo energético e no funcionamento equilibrado do corpo. Dentre eles, está a insulina, que reduz a taxa da glicose do sangue.

"Pessoas com diabetes do tipo 1 possuem uma anomalia genética que faz com que o pâncreas destrua essas ilhotas", explica a bióloga Adriana Ribeiro Leite. Em seu doutorado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, Adriana quis descobrir se seria possível que as células ovais hepáticas se transformassem em estruturas semelhantes às ilhotas. "A idéia é que, ao serem implantadas no diabético, elas possam produzir insulina, e sem risco de incompatibilidade ou rejeição".

Para obter essas "pequenas ilhas de células", foram empregadas células-tronco adultas, que podem se diferenciar em alguns outros tipos de célula. "Mas é difícil isolar, mesmo experimentalmente, as células-tronco do pâncreas", conta Adriana. A bióloga encontrou no fígado a alternativa para esse problema. "Os dois órgãos têm a mesma origem embrionária, o que lhes confere algumas semelhanças", explica.

Trans-diferenciação
Por meio de injeção de substâncias químicas aplicadas em ratos, Adriana induziu a cirrose hepática, lesão que degenera células do fígado. Como todos os órgãos produzem células-tronco para regenerar lesões, o experimento fez o com que o fígado produzisse as suas, a fim de repor as células lesadas.

As células ovais hepáticas dos ratos foram isoladas e colocadas numa placa de cultura com fatores de crescimento específicos para induzir sua diferenciação em ilhotas pancreáticas.

A pesquisadora verificou que essas células trans-diferenciadas começaram a expressar marcadores de insulina, glucagon (faz aumentar a taxa de glicose no sangue), glut2 (transporta glicose) e pdx1 (transcreve o gene da insulina). "Marcadores são informações genéticas presentes em todas as células, mas que só se manifestam em algumas específicas", explica Adriana. A expressão dessas informações indica que essas células podem produzir o hormônio que reduz a concentração de "açúcar" no sangue.

Próximos passos
Adriana diz que existe uma série de pesquisas sendo realizadas em todo o mundo em busca da célula beta, a responsável pela produção de insulina na ilhota pancreática. Nesse momento, a pesquisadora está analisando mais a fundo a célula diferenciada, para verificar se ela produz corretamente a insulina. "Ainda falta implantar essas células diferenciadas em ratos diabéticos para ver se elas podem funcionar como tratamento. E depois, testar o mesmo procedimento com células humanas", complementa.

Induzindo uma pequena lesão no fígado do doente, seriam produzidas células-tronco hepáticas. Essas células seriam trans-diferenciadas e, depois, estocadas no fígado do paciente, pois assim elas não são destruídas. Dessa forma, a insulina poderia ser produzida no organismo do diabético, e com mais garantias de resultado positivo - já que o "remédio" está no próprio paciente. Assim poderá ser um novo tratamento para a diabetes tipo 1, e o estudo de Adriana deu o primeiro passo em direção a ele.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: e-mails adrianaleite@hotmail ou drileite@usp.br, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Nanotecnologia é tema de palestra na Estação Ciência
Acontece no próximo dia 2 de setembro, às 15 horas, na Estação Ciência, a palestra Deus e o Diabo na Nanotecnologia, com o professor Adalberto Fazzio, do Instituto de Física (IF) da USP.

A palestra apresenta aspectos da Nanociência e da Nanotecnologia, bem como a influência que elas têm na nossa vida. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, com o envio de nome, RG e telefone do interessado. O evento integra o ciclo de palestras Física para Todos, realizado em parceria com o IF.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: www.eciencia.usp.br


Seminário discute instabilidade econômica no Mercosul
O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional (Nespi), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove na próxima terça (22) o seminário Considerações sobre a instabilidade macroeconômica no Mercosul no período recente e lições para a integração da região.

O seminário será ministrado pelo professor Márcio Bobik Braga, da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, e por Pedro Raffy Vartanian, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP.

O seminário será às 14 horas, e é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3091-3589 / 3587, ou e-mail prolam@usp.br.

O evento acontece na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 13B, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-3589 / 3091-3587; e-mail: prolam@usp.br


Ética em pesquisa é tema de curso oferecido pelo Centrinho
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade promovem no próximo dia 30 um curso sobre o relacionamento entre pesquisadores e os comitês de ética em pesquisa.

O curso é realizado pelas comissões de Ética em Pesquisa das duas instituições, é aberto a toda a comunidade científica, gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (0XX14) 3235-8437 ou (0XX14) 3223-2100.

O evento começa às 8 horas, no Teatro Universitário da FOB, e será aberto com uma palestra de William Saad Hossne, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Ao longo do dia acontecerão mais cinco palestras, todas seguidas de debates.

O Teatro Universitário da FOB fica na Al. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8437 / 3223-2100


IPq realiza encontro sobre transtornos de personalidade
O Ambulatório Integrado de Transtornos de Personalidade e do Impulso do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza nesta sexta (18), às 19 horas, um encontro inédito que visa discutir de forma clara e objetiva transtornos de personalidade, ainda pouco diagnosticados e que têm como característica principal a impulsividade (que leva o indivíduo a se expor mais à situações de risco, como uso excessivo de drogas, suicídio, brigas violentas, direção imprudente, entre outras).

Mais comuns em mulheres (cerca 75% dos casos), com prevalência de 2% a 3% na população, os transtornos de personalidade dividem-se em três principais grupos: borderline, histriônico e anti-social. O encontro, aberto e gratuito, vai reunir pacientes, familiares, profissionais da Saúde e demais interessados no tema e abordará questões como o que é personalidade, como ela se forma, o que é um transtorno de personalidade, e descrição clínica de alguns transtornos de personalidade e tratamentos.

O encontro será realizado na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, Anfiteatro, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7920; e-mail: ambulatoriointegrado@uol.com.br


Abertas inscrições para 2ª turma do Coral Encantar USP
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Coral Encantar da USP, promovido pela seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP.

As aulas acontecem às segundas e terças-feiras, das 17 às 18 horas, no Centro de Convivência da USP e começam na próxima segunda (21).

O objetivo é desenvolver e aprimorar a capacidade lingüística, por meio do canto coral, promovendo a integração e o bem-estar das pessoas envolvidas. O curso é aberto para alunos, funcionários, comunidade em geral e é gratuito. As aulas são ministradas pelo regente Thiago Henrique Xavier Rodrigues, bacharel em Regência pela Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru.

As inscrições podem ser realizadas até a segunda (21) pelo telefone (0XX14) 3235-8394 ou pessoalmente no Centro Cultural da USP-Bauru (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola 9-75, Vila Universitária).

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Agenda Cultural

Inscrições abertas para o Coralusp
Até o dia 15 de setembro estão abertas oportunidades para novos testes de admissão para o grupo do Coral da USP (Coralusp) que se reúne na Estação Ciência.

Os testes serão feitos com o regente Mauro Aulicino todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas. Dependendo dos resultados, o interessado pode participar do Grupo Coral, que ensaia às segundas e quartas, das 20 às 22h30 ou da Oficina Coral, com ensaios nas terças, das 18h30 às 20h30. O agendamento para os testes pode ser feito pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-3930; e-mail eventos@eciencia.usp.br


Programação TV USP de 21 a 27 de agosto
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Legislação Penal Brasileira - Criada na década de 40 e atualizada pela última vez em 2004, a legislação penal brasileira não comporta mais os diferentes tipos de crimes praticados. No entanto, o desafio de alterar a lei que define as punições aplicadas gera polêmica e divide opiniões. Terça-feira (22), às 21 horas.

Olhar da USP - Eleições: Urna Eletrônica - Alguns especialistas alertam que ainda existem dúvidas sobre a segurança do voto eletrônico. No Olhar da USP Urna Eletrônica, debatem Amílcar Brunazo Filho, coordenador do Fórum de Voto-Eletrônico, e João Antônio Zufo, professor de engenharia elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP. Quinta-feira (24), às 21 horas.

Pgm - O programa traz matérias sobre: Judeus e Libaneses, os conflitos entre Israel e o Hezbollah; na Agenda, a peça Monocórdio de Pitágoras, para aprender matemática com música e teatro; sobre o livro A Universidade de São Paulo - seus reitores e seus símbolos, Rosana Oba traz um resumo de cada um dos reitores da USP, a primeira reitora eleita, Suely Vilela, e explicações sobre a simbologia do campus. A Série Trade Talking: Filipinas mostra os problemas comerciais que afetam os agricultores de arroz das Filipinas. Sexta-feira (25), às 21 horas.

Traquitana - Falsos Documentários - Os pseudo-documentários se utilizam do formato documental para contar uma ficção, seja ela mentira ou não. No Traquitana dessa semana você confere três documentários ficcionais: A Farsa do Acre, de Guga Caldas, Nunc Et Semprer, de José Roberto Torero e Correspondência, de Eliane Coster e Sérgio Audi. O programa exibe também entrevistas com os respectivos realizadores, que comentam essa opção narrativa. Domingo (27), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Ipen comemora 50º aniversário
No dia 1º de setembro, às 15 horas, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) vai realizar uma solenidade comemorativa pelo seu 50º aniversário. Estarão presentes ao evento Sérgio Machado Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, Maria Helena Guimarães de Castro, secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e a reitora da USP, Suely Vilela.

Durante a cerimônia será outorgado ao professor José Goldemberg, professor assistente do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP, o título de Pesquisador Emérito do Ipen-2006.

A cerimônia acontece no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni do Ipen, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3816-9100


Professora da FM é eleita membro honorário de associação européia
A professora Angelita Habr-Gama, especialista em cirurgia do aparelho digestivo da Faculdade de Medicina (FM) da USP, foi recentemente eleita membro honorário da Associação Européia de Cirurgia. Angelita é a primeira médica a receber a distinção, dada até hoje a apenas 17 médicos.

Primeira mulher residente em cirurgia geral do Hospital das Clínicas (HC) da FM e a primeira a estagiar nessa especialidade médica no conservador Saint Mark’s Hospital, na Inglaterra, a pesquisadora participou do seqüenciamento da Xylella fastidiosa e atua na área do genoma humano do câncer. Na graduação, sua maior contribuição foi a criação da disciplina Coloproctologia, antes uma subespecialização das cirurgias do aparelho digestivo.

Mais informações: (0XX11) 3082-8832




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise da sustentabilidade ambiental do sistema de classificação das águas doces superficiais. Denise Gallo Pizella. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Construção e caracterização de fotodetetores metal-semicondutor-metal (MSM). Ricardo Luís Ohta. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Fluxo de CO2 proveniente da respiração do solo em áreas de floresta nativa da Amazônia. Jadson Dezincourt Dias. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Sensoriamento remoto e geoprocessamento na caracterização e avaliação pontual e espacial de solos e seus atributos. Aline Marques Genú. Dia 19, às 8 horas.

Manejo da cobertura de ambientes protegidos: alterações micrometeorológicas e efeitos na produção e na qualidade da gérbera. Cristiane Guiselini Pandorfi. Dia 19, às 8 horas.

Perdas fermentativas na ensilagem, parâmetros digestivos e desempenho de bovinos de corte alimentados com rações contendo silagens de cana-de-açúcar. Patrick Schmidt. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

Influência do treinamento resistido progressivo em idosos portadores do HIV. Paula Maria Loiola de Souza. Dia 25, às 9 horas.

Estudo de marcadores polimórficos da região 7q11.23 para o diagnóstico da Síndrome de Williams-Beuren.
Ivanete Chaves Sbruzzi. Dia 25, às 10 horas.

Doutorado

Estudo da expressão do receptor da vasopressina (AVPR1B), do receptor do hormônio liberador de corticotrofina (CRHR1) e do receptor dos secretagogos de GH (GHSR-1a) em pacientes portadores de síndrome de Cushing ACTH-dependente: correlação clínico-molecular. Márcio Carlos Machado. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br