São Paulo, 22/08/2006 - Boletim nº1900
toxicologia
Contaminação de ribeirinhos
por mercúrio é alvo de estudos

Além de problemas locomotores e no
sistema nervoso, exposição ao metal
pode causar hipertensão. Desmatamento
é a maior fonte de contaminação dos rios
leia...
Midia e Periferia traz Regina
Casé para debate na ECA
Marcovitch ministra seminário
e publica livro na FEA

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

FCFRP investiga conseqüências da contaminação por mercúrio em ribeirinhos no Oeste do Pará

Valéria Dias

As comunidades ribeirinhas do alto rio Tapajós, em Itaituba, no Oeste do Pará, estão sendo alvo de um estudo que pretende verificar quais foram as conseqüências da exposição prolongada ao mercúrio (Hg) na última década. "A contaminação pode causar problemas locomotores e no sistema nervoso. Pretendemos verificar se essa exposição também aumenta a tendência à doença coronária, em especial a hipertensão, como mostram alguns trabalhos científicos", afirma o toxicologista Fernando Barbosa Junior, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP e que integra a equipe de pesquisadores.

Segundo o cientista, havia alguns anos os garimpos eram os maiores responsáveis por esta contaminação. Atualmente a principal causa é o desmatamento, que é feito tanto para a venda de madeira como para o plantio de soja. O desmate deixa muito exposto o solo local, que é naturalmente rico em mercúrio. Com o aumento cada vez maior das áreas desmatadas, as chuvas constantes da região acabam levando o metal até os rios, contaminando-os.

"Nos rios, o mercúrio sofre transformações decorrentes de bactérias presentes nas águas e se transforma em metilmercúrio, substância que fica acumulada nos tecidos dos peixes, que são a base da alimentação desses ribeirinhos", esclarece o pesquisador.

No total, participam da pesquisa 450 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos. No último mês de julho, os pesquisadores visitaram alguns deles em comunidades ao longo do rio Tapajós, como Brasília Legal e São Luís do Tapajós, para coletar amostras de sangue e de cabelo que serão analisadas nos laboratórios da FCFRP. Barbosa Júnior prevê que a próxima coleta aconteça em outubro.

Peixes herbívoros e selênio
Os moradores tiveram palestras explicativas sobre a contaminação e foram orientados a evitar o consumo de peixes carnívoros, dando preferência aos herbívoros, como tambaqui, pacu, aracu, cará, mapará, branquinha, corimatá e jaraqui, pois acumulam menos mercúrio e por isso apresentam menos riscos à saúde.

Os ribeirinhos também foram incentivados a comer frutas cítricas, porque elas estão relacionadas a uma maior excreção de mercúrio pelo organismo. Os pesquisadores recomendaram ainda o consumo de alimentos ricos em selênio - nutriente encontrado na castanha-do-pará - por ele apresentar a capacidade de minimizar os efeitos nocivos do metal.

A divulgação dos resultados deverá acontecer no início do próximo ano. "Vamos fazer algumas recomendações e sugestões aos órgãos de Saúde locais e pretendemos também informar os dados aos ribeirinhos por meio de palestras", afirma Barbosa. Ele conta que essa população é muito pobre e vive com infra-estrutura precária. "O acesso às casas é feito por barco e chega-se a levar 12 horas navegando até encontrar essas pessoas. Muitos deles nunca viram um médico na vida", aponta.

O projeto teve início há 12 anos com pesquisadores canadenses liderados pela professora Donna Mergler, da Universidade de Quebec. O grupo estudava os aspectos ambientais relacionados aos altos níveis de concentração de mercúrio na região de Itaituba. Eles perceberam a necessidade de estudar a saúde dos moradores e acabaram por convidar, há pouco mais de um ano, o toxicologista Fernando Barbosa Júnior para integrar a equipe. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX16) 3602-3183 ou e-mail fbarbosa@fcfrp.usp.br, com o professor Fernando Barbosa Junior




Cursos e Palestras

Midia e Periferia traz Regina Casé para debate na ECA
No próximo dia 29, às 14 horas, o programa Central da Periferia, apresentado por Regina Casé na TV Globo, será exibido no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Logo após a exibição haverá um debate com Regina Casé, que também é a idealizadora do programa, o antropólogo Hermano Viana, o professor José Guilherme Magnani, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a professora Esther Hambúrger, da ECA.

O evento integra o ciclo de debates Mídia e Periferia, promovido em parceria pela ECA, Rede Globo e Globo Universidade. Não há necessidade de inscrições, e o convite deve ser retirado no local com uma hora de antecedência.

O Teatro Laboratório da ECA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 215, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068


Jacques Marcovitch ministra seminário e publica livro na FEA
Nesta quinta (24), a partir das 10h30, acontece na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP o seminário Para mudar o futuro, com Jaques Marcovitch, professor da unidade e ex-reitor da USP.

No seminário haverá exposições sobre a evolução recente das políticas climáticas, as estratégias empresariais para a redução de gases de efeito estufa e as iniciativas para a construção de competências humanas e tecnológicas na área. Serão também tratados temas como o regime pós 2012 do Protocolo do Kyoto e a formação de novas gerações de cientistas e profissionais relacionados a esses temas.

Participarão também José Goldemberg, ex-reitor da USP e secretario do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, especialistas de várias Faculdades e Institutos da USP e representantes de empresas.

O seminário resume o cenário do livro Para Mudar o Futuro: Mudanças Climáticas, Políticas Públicas e Estratégias Empresariais (368 páginas, ainda sem preço), de Marcovitch publicado numa parceria das editoras Universidade de São Paulo (Edusp) e Saraiva, cujo lançamento será feito após o seminário, às 13 horas. É necessário confirmar a presença, gratuita, para os eventos pelo e-mail mudarfuturo@usp.br.

O seminário e o lançamento do livro acontecem na Sala da Congregação da FEA-1, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806; http://www.fea.usp.br/mudarfuturo


FSP promove workshop internacional de sustentabilidade
Acontece de 28 de agosto a 1º de setembro o Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade – WIPIS 2006, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pelo Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) da USP.

O evento tem como objetivo elaborar o planejamento estratégico das atividades do projeto Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável (Siades), da FSP, e da rede internacional em indicadores de sustentabilidade.

O conjunto de atividades inclui a realização do Seminário Internacional, na próxima segunda (28), aberto à participação do público interessado; da Oficina de Trabalho, nos dias 29 e 30, somente para convidados, e do Curso Internacional em Indicadores de Sustentabilidade, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, também restrito a convidados.

As inscrições para o seminário do dia 28 são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br.

Mais informações: e-mail svalunos@fsp.usp.br; site http://www.fsp.usp.br


Seminário discute rumos da Física Computacional Moderna
O professor Luciano da Fontoura Costa, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, ministra nesta quinta-feira (24), no campus de São Paulo, o seminário Física Computacional Moderna: Perspectivas em Ensino e Pesquisa.

A Física Computacional se caracteriza pelo uso de métodos e ferramentas computacionais na simulação e solução, principalmente numérica, de problemas em Física. Avanços continuados em Ciência da Computação disponibilizam novos conceitos e abordagens de grande potencial para amplificação e complementação do método científico, incluindo visualização, bases de dados, reconhecimento de padrões, análise de imagens, internet e redes complexas. O seminário discutirá como essas ferramentas podem ser utilizadas na definição de uma nova Física Computacional sob a perspectiva das pesquisas do palestrante e também de novos cursos em Física Computacional.

O evento acontecerá às 16 horas, no Auditório Sul do Instituto de Física (IF), na R. do Matão, 187, Trav. R, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta aos interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900, no IF




Agenda Cultural

Mostras individuais e coletivas no MariAntonia
Em agosto o Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta uma série de exposições, com mostras individuais de Waltercio Caldas, Carlos Asp, Eduardo Frota, Débora Bolsoni e a coletiva Arquitetura Paulista Contemporânea. O vernissage acontece dia 31 e a visitação vai até 12 de novembro.

A sala principal do MariAntonia recebe a mostra Frases Sólidas, de Waltercio Caldas, artista gráfico e cenógrafo. Trata-se de composições tridimensionais - as Frases Sólidas em si - que utilizam materiais e objetos variados como agulhas, palavras, copos, algodão, aço, dados, carimbos, couro e cartão, inaugurando uma nova poética dentro da linhagem das esculturas e desenhos do artista.

Carlos Asp, bacharel em pintura e gravura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta a exposição Desenhos que (não) são. São desenhos instalados em embalagens planificadas, gerados a partir de uma série chamada Corpos Celestes, onde superfícies circulares, como esculturas na sua menor dimensão, questionam o espaço onde se instalam.

Eduardo Frota, artista plástico e arte-educador, apresenta Intervenções extensivas XII. A obra é um plano de nove metros de comprimento, três metros de altura e sete centímetros de espessura, que se estenderá enviesado entre as duas colunas do hall do primeiro andar do MariAntonia. Essa intervenção se dará a partir de dois dados arquitetônicos da sala: suas colunas.

Senha é o título do trabalho que Débora Bolsini, graduada em Artes Plásticas pela USP, traz ao MariAntonia. A obra apresenta uma medalha que condecora uma porta, colocada no centro da sala de exposição. A porta está fixa no chão e exibe a medalha como uma figura em prontidão que traz no lado esquerdo do peito uma senha.

A mostra coletiva Arquitetura Paulista Contemporânea é um recorte na produção contemporânea da arquitetura paulista e apresenta o trabalho de escritórios constituídos por profissionais formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP entre 1986 e 1996, presentes em concursos públicos, premiações, publicações e na vida acadêmica nos últimos anos.

A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas.

O Centro Universitário MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 46; www.usp.br/mariantonia


Companhia Caos Teatro se apresenta no Maria Antonia
A Companhia Caos Teatro apresenta no Centro Universitário Maria Antonia, de 28 de agosto à 17 de setembro a peça QIO.GEM?!, com direção de Alice K.

A apresentação é Inspirada em seis peças do repertório Kyogen, comédia clássica japonesa do século XIV. Trata-se de comédias curtas, de duas ou três personagens, que vêm intercaladas entre as peças do clássico teatro Nô. As cenas surgem como recorte do instante presente.

A peça tem duração de 80 minutos, classificação livre e é apresentada às sextas e sábados, às 21 horas e aos domingos às 20 horas. Os ingressos custam R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada).

O Centro Universitário MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 42; e-mail tuspmkt@usp.br


II Bienal de Música de Ribeirão Preto
Acontece de 26 de agosto a 22 de outubro, em Ribeirão Preto, a II Bienal de Música de Ribeirão Preto. O evento tem atrações como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Antonio Menezes (violoncelo), e é promovido pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto e pela Fundação Pedro II.

O evento vai trazer aos palcos do Theatro Pedro II algumas das maiores orquestras do País acompanhadas dos melhores regentes e solistas da atualidade. Esta edição do evento comemora os 150 anos de Ribeirão Preto e também os 80 anos de Olivier Toni, um dos principais articuladores na implantação do Departamento de Música de Ribeirão Preto e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A Osesp, com regência de John Neschling, e a Orquestra de Câmara da USP (Ocam), com regência de Gil Jardim, confirmaram presença. No concerto de abertura da Bienal, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), terá direção do austríaco Günter Neuhold, como regente convidado, e solo da pianista vienense Emma Schmidt.

Além do Theatro Pedro II, com os grandes concertos, o Espaço Cultural do Campus, antiga Capela, e a Sala de Concertos da Tulha do Departamento de Música de Ribeirão Preto vão receber eventos paralelos, como apresentação do Madrigal Ademus, com regência de Marcos Câmara, Coro Cênico Bossa Nossa, com direção artística de José Gustavo Julião de Camargo. Haverá ainda a Oficina do Compositor, com Edson Zampronha, Fernando Iazzetta, Mario Ficarelli, Roseane Yampolschi e Olivier Toni.

Mais informações (0XX16) 3602-3136; www.musica.pcarp.usp.br




Publicações

Evento de lançamento da obra A Cidade-Exposição
Acontece nesta terça (29) o evento de lançamento do livro A Cidade-Exposição - Comércio e Cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914 (Edusp, R$92,00, 304 págs), de Heloisa Barbuy, do Museu Paulista (do Ipiranga) da USP. O evento será realizado a partir das 18h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo (Av. Paulista, 2073).

A autora analisa o microterritório formado pelas três principais ruas comerciais paulistanas na passagem do século XIX para o XX – ruas 15 de Novembro, Direita e São Bento, que compunham o chamado Triângulo, tendo como eixo as casas de comércio da região. A união entre texto e ilustrações reconstrói o cenário do triângulo central de São Paulo, mostrando os pormenores das fachadas e dos interiores das edificações da época.

Mais informações: (0XX11) 3170-4033




Quadro de Avisos

FM inaugura Laboratório de Habilidades Clínicas
A Faculdade de Medicina (FM) da USP inaugura nesta quarta-feira (23) , às 10 horas, o Laboratório de Habilidades Clínicas, onde os alunos treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam reações humanas em diversas situações clínicas. A FM adquiriu 23 tipos de manequins, de origens americana e canadense, confeccionados em silicone, que oferecem o realismo anatômico e funcional necessário para o treinamento de manobras e exames clínicos.

O Laboratório de Habilidades Clínicas da FM é o terceiro a ser implantado entre as universidades brasileiras, e o maior em área física, com 485 metros quadrados. Participarão da inauguração o diretor da faculdade, Giovanni Cerri, o professor do Departamento de Clínica Médica, Milton de Arruda Martins, e o diretor do Laboratório de Habilidades Clínicas, Augusto Scalabrini Neto.

Uma das atrações do Laboratório de Habilidades Clínicas é o manequim Noelle, que simula o parto com dificuldades. Nele, os alunos podem treinar, por exemplo, a chamada manobra de Leopold, um procedimento usado pelo obstetra para ajudar na expulsão do bebê. Noelle simula vários cenários clínicos, que podem ocorrer durante o nascimento do bebê, como o sofrimento fetal, o bebê com circular de cordão, a mãe com problema clínico, parada cardíaca, etc. Há também manequins para treinamento de habilidades em emergências, como a ressuscitação cardio-respiratória, entubação e drenagem de tórax.

A inauguração acontece na FM, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: http://www.fm.usp.br/index.php


Psicologia é destaque no Universia
Entender a mente humana e desenvolver o autoconhecimento são algumas das habilidades do psicólogo. Para auxiliar os vestibulandos na escolha da profissão, o portal Universia (www.universia.com.br) elaborou um conteúdo especial sobre Psicologia, com informações sobre o curso, as áreas de atuação e como o recém-formado pode adquirir experiência profissional.

A matéria destaca que, ao optar pela carreira, é preciso conhecer o mercado de trabalho, o currículo do curso e descobrir as motivações e os interesses do estudante. A Psicologia inclui ensinos fundamentais da profissão e assuntos específicos de cada setor no mercado. O profissional poderá atuar na área médica, em recursos humanos, na psicologia do esporte, entre outros campos. Além disso, estudantes e profissionais abordam suas expectativas, falam de remuneração e dão dicas aos alunos interessados em Psicologia.

O conteúdo completo sobre a profissão do mês pode ser visto em www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=11966. Para conferir outras profissões, provas interativas, vestibulares e atualidades, acesse o Canal “Pré-Universitário”, em www.universia.com.br/preuniversitario.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, na Assessoria de Imprensa do Universia




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Efeito do jejum alimentar na qualidade da carne de frangos de corte criados em sistema convencional. Janaina Boccia Jorge Castro. Dia 30, às 14 horas.

Avaliação microbiológica de alfaces (Lactuca sativa) em restaurantes self-service no Município de Limeira - SP. Maria Teresa Trovó de Almeida. Dia 30, às 14 horas.

Dinâmica locacional da vitivinicultura: novas regiões do Rio Grande do Sul e Vale do São Francisco. Luciane Schneider. Dia 31, às 8 horas.

Doutorado

Indicadores de eficiência e economias de escala na produção de leite: um estudo de caso para produtores dos estados Rondônia, Tocantins e Rio de Janeiro. Alexandre Lopes Gomes. Dia 30, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Doutorado

Papel da indução de tolerância oral no remodelamento de vias aéreas e na expressão da óxido nítrico sintase neuronal. Viviane Christina Ruiz. Dia 28, às 8h30.

Papel do sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina-aldosterona no descenso da pressão arterial durante o sono em hipertensos e normotensos. Katia Coelho Ortega. Dia 28, às 10 horas.

Febre reumática: um modelo animal para uma vacina humana. Flavio Ferraz de Paes e Alcantara. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Física

Mestrado

Investigação sobre a interação entre os campos escalar e gravitacional no espaço não comutativo. Manoel Reinaldo Elias Filho. Dia 23, às 14 horas.

Método de monte Carlo utilizando cálculos de energia total ab initio. Luana Sucupira Pedroza. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

Estudo estrutural e eltro-óptico da fase B2 de materiais com moléculas banana. Aline Moojen Pedreira. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Física de São Carlos

Doutorado

Dinâmica de populações em autômatos celulares. Giovano de Oliveira Cardozo. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9777 / 3373-9589


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

A produção do conhecimento sobre o ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. Cristiane Andretta Francisco. Doa 29, às 14 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de eletrocatalisadores dispersos para o cátodo de células a combustível alcalinas. Fabio Henrique Barros de Lima. Dia 23, às 14 horas.

Transferência de carga e ligação de hidrogênio intramolecular em derivados de 9-aminoacridina. Robson Valentin Pereira. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 3373-8036



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br