São Paulo, 24/08/2006 - Boletim nº1902
química
Células com corantes de frutas
convertem energia solar

Placas que usam extrato de frutas,
como amora e jabuticaba, para converter
a energia solar em energia elétrica têm
baixo custo e menor impacto ambiental
leia...
Projeto de educação pelo rádio
será política pública no MT
FEARP promove seminário
sobre meio ambiente

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sistema desenvolvido no IQ usa extrato de frutas para converter energia solar

Antonio Carlos Quinto

Utilizando corantes naturais extraídos de frutas como amora, jabuticaba e calafate (comum na região da Patagônia, na América do Sul), cientistas do Instituto de Química (IQ) da USP desenvolveram uma nova tecnologia para a produção de células capazes de converter a luz solar em energia elétrica, as chamadas Dye-cells® - células solares de camada delgada. Comparado com os sistemas convencionais, que utilizam como matéria prima o silício, o processo apresenta vantagens como o custo de produção - estimado em cerca de 30% a 50% menor - e o uso de materiais que não agridem o meio ambiente.

Nos laboratórios do IQ já existem células solares de 10cm x 10 cm, com a aparência de um vidro transparente, que demonstram a eficiência das Dye-cells®. André Sarto Polo, doutorando do Instituto, explica que o sistema utiliza como semicondutor o dióxido de titânio (TiO2). "Esta substância é utilizada na indústria em cremes dentais, tintas etc. Por ser branca, não absorve a luz visível e necessita de um corante para absorver a luz solar, que pode ser obtido de extratos de frutas."

Em testes feitos com calafate e jabuticaba, os pesquisadores conseguiram atingir potências em torno de 1,5 a 2 miliwatts por centímetro quadrado (cm2). Os experimentos de controle vêm sendo realizados em pequenas células solares que possuem uma área ativa de 1/2 cm2. Segundo Polo, já se sabe que o sistema com corantes naturais é capaz de converter a energia proveniente de sol em eletricidade com eficiência em torno de 1% a 2%.

Painéis solares
A partir das Dye-cells® que estão sendo experimentadas no IQ é possível montar-se painéis solares. "Ainda não sabemos por quanto tempo o sistema que utiliza os corantes naturais é capaz de converter a energia solar em energia elétrica, mas acreditamos que as células desenvolvidas no laboratório apresentam vários aspectos vantajosos", afirma o doutorando. Diferentemente do sistema convencional, essas células podem converter a energia luminosa mesmo em dias nublados e nem são tão afetadas pelo ângulo de incidência da luz.

Segundo a professora Neyde Yukie Murakami Iha, do Laboratório de Fotoquímica Inorgânica e Conversão de Energia do IQ, coordenadora do projeto, uma célula solar com este arranjo pode apresentar a aparência de um vidro transparente colorido. "Por isso as Dye-cells® podem ser usadas como janelas de prédios e residências ou tetos solares de automóveis capazes de absorver e converter a energia solar. Nesse caso, além de coletar a luz e transformá-la em energia elétrica, a célula permite também a transmissão da fração de luz incidente não aproveitada", explica. Neyde lembra ainda que as pesquisas já renderam três patentes à USP.

Os próximos passos dos estudos, de acordo com Polo, serão verificar o tempo de vida útil das células e a utilização de diferentes compostos. "O que podemos afirmar com certeza é que o fruto in natura mostra uma relação custo benefício muito promissora", salienta.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 3091-2151, no Laboratório de Fotoquímica e Conversão de Energia Instituto de Química, com André Sarto Polo, e-mail dyecell@iq.usp.br; ou com a professora Neyde Y. Murakami Iha; e-mail neydeiha@iq.usp.br




Projeto educom.radio deve tornar-se política pública no Mato Grosso

Marina Almeida

Além de São Paulo, o projeto Educom.radio, do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP, foi implantado na região Centro-Oeste do Brasil entre 2004 e 2005. "O resultado foi tão positivo que o estado do Mato Grosso vai dar continuidade, como parte de suas políticas públicas", conta o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE. Mais 20 escolas, de áreas urbanas, devem começar a produzir seus próprios programas de rádio. Além disso, um levantamento está sendo feito para analisar a situação das escolas em que o projeto já foi implantado: ver se há a necessidade de reforços ou de mais equipamentos.

O projeto consistiu numa capacitação de professores e alunos para operar equipamentos e desenvolver programas de rádio nas escolas públicas. A educomunicação pelo rádio já foi implantada em 80 escolas da região Centro-Oeste, das quais 20 eram do Mato Grosso. Elas foram distribuídas por todo o estado, em centros urbanos, escolas de assentamentos, de remanescentes quilombolas e indígenas. A Escola Estadual Indígena em São José do Logradouro, do povo Xavante, foi um dos lugares onde o projeto deu mais certo, conta Soares. "Eles assumiram de forma intensa o projeto, estão gravando uma história de seu povo e as meninas da tribo, por meio do rádio, estão falando publicamente, o que não é costume entre eles".

Com a transformação da iniciativa em uma política pública, o projeto ganha verbas específicas destinadas a ele, educadores e profissionais específicos, além de ser ampliado e do apoio às escolas onde já funciona, explica Soares. O professor conta que em São Paulo, por exemplo, o desenvolvimento da educomunicação pelo rádio já se tornou lei.

"É um reconhecimento do poder público para a existência desse novo campo de intervenção social feito pela interface da educação com a comunicação", acredita Soares. Segundo ele, trata-se também de uma contribuição da USP para a sociedade, pois apesar do conceito já existir há algum tempo, só agora está chegando às escolas.

Em 2006, o NCE completa 10 anos de atividades. Serão realizadas atividades comemorativas nos estados onde o Projeto educom.radio foi implantado. Atualmente ele vem sendo desenvolvido com jovens de baixa renda dos ensinos fundamental e médio de São José dos Campos (SP). Dez deficientes auditivos e visuais de escolas públicas participam do projeto no colégio São Luís, da rede particular de São Paulo, que recebe assessoria do NCE. Cerca de dois mil jovens de baixa renda do ensino médio de seis municípios da região de Embu das Artes também participaram da iniciativa este ano, aprendendo a desenvolver programas de rádios e blogs.

Mais informações: (0XX11) 3091-4784 ou email secretariaeducom@yahoo.com.br, no NCE




Cursos e Palestras

Meio ambiente em debate na FEA-RP
O Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, realiza na próxima segunda (28) o seminário Meio Ambiente: Reflexões sobre a conservação e utilização sustentável da diversidade biológica brasileira.

O evento pretende levantar uma discussão geral, visando despertar à importância do meio ambiente para o homem, e assim desenvolver ações comunitárias, buscando soluções práticas para a sua manutenção. O publico-alvo são alunos, funcionários e profissionais das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Direito, Medicina, Biologia e ciências afins, e todos os interessados em meio ambiente. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://sistemas.fearp.usp.br/forms. Será cobrado dos participantes um quilo de alimento não perecível cuja arrecadação será doada à uma entidade assistencial.

O evento será no Anfiteatro da FEA-RP, na Av. dos Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP.

Mais informações: (0XX11) 3602-3899, com Irani, Flávia ou Marjory


Palestra no IME discute o mercado de trabalho para o estatístico
A professora Doris Satie Maruyama Fontes ministra na próxima terça-feira (29), no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, a palestra 41 Anos do Mercado de Trabalho para o Estatístico.

O evento, que tem entrada gratuita e aberta ao público, acontecerá às 14 horas no Edifício Prof. Candido Lima da Silva Dias, na Sala de Conferêcia Prof. Antonio Gilioli, no IME (R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo). A realização é do Centro de Estatística Aplicada (CEA), do IME.

Mais informações: (0XX11) 3091-6133, no CEA; e-mail cea@ime.usp.br; site http://www.ime.usp.br/~cea/


Fronteiras da Neurociência é tema de simpósio na FMRP
O Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove no dia 31 seu 3º Simpósio, com o tema Neuroscience on the Cutting Edge.

O evento contará com a presença de renomados pesquisadores da área. Para discutir as fronteiras da Neurociência estarão os cientistas Peter Redgrave, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, Maria Elisa Calcagnotto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Departamento de Cirurgia Neurológica da Universidade da Califórnia (EUA), Marcio Flavio Dutra Moraes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eliane Comoli, Marcelo Araújo Cairrão Rodrigues e Rodrigues Neves Romcy-Pereira, da FMRP. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site evento http://rfi.fmrp.usp.br/~Inne.

Coordenado pelo professor Norberto Garcia Cairasco, o evento terá início às 8 horas, no Prédio Central da Unidade (Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto, SP).

Mais informações: http://rfi.fmrp.usp.br/~Inne


Reunião debate a universidade na formação dos brasileiros
O grupo de extensão PET Biotecnologia Agrícola, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da USP em Piracicaba, realiza pelo 12º ano consecutivo a Reunião Pró-aprendizagem Ativa (RPAA). O evento acontece no próximo sábado (26), com o tema A universidade na formação dos brasileiros.

Durante a reunião serão abordados dois tópicos principais: Ações para o aprimoramento da formação profissional e Como as políticas públicas interferem na formação acadêmica. As atividades tem início às 8 horas, e a programação completa pode ser conferida no site www.ciagri.usp.br/~petbiote/. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando nome, e-mail e instituição para o endereço petbiote@esalq.usp.br. Será cobrada uma taxa de $2,00 para quem escolher receber certificado.

O evento acontece no anfiteatro do departamento de Genética da Esalq, que fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: e-mail petbiote@esalq.usp.br; www.ciagri.usp.br/~petbiote/


Palestra no IPq discute mitos sobre obesidade e tireóide
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza na próxima segunda (28), às 14h30, a palestra Tireóide e obesidade, fatos e mitos, com a endocrinologista Anete Hannud Abdo.

A palestra é aberta e gratuita, e não é necessário fazer inscrição prévia. O evento acontece no anfiteatro do IPq, que fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos s/n, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6974


PET promove curso para a formação de educadores sociais
O Projeto Esporte Talento (PET), com apoio da Fundação Eprocad, ministrará nos dias 2, 3, 16 e 23 de setembro, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) o curso Mediação em educação pelo esporte: a competição desenvolvendo competências.

O principal objetivo do curso é contribuir para a formação de educadores que explorem o aspecto educativo das competições. Além disso, o curso qualificará, em sua conclusão, uma equipe de mediadores para atuação na VIII Olimpíadas do Projeto Esporte Talento (Olipet).

O curso usará técnicas de diálogo e a vivência prática nos jogos das Olimpíadas do Projeto Esporte Talento. O evento é voltado para educadores de escolas públicas, ONGs, serviços públicos e alunos de cursos como Educação Física, Esporte, Psicologia, Pedagogia e áreas afins.

As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas até a próxima quarta (30) pelo e-mail talento@usp.br. Deverá ser enviado nome, instituição, formação e confirmação da disponibilidade de participação integral do participante. Serão fornecidos certificados.

Mais informações: (0XX11) 3091-3592


Tecnologia Flash é tema de palestra na FORP
No próximo sábado (26) acontece na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP a palestra A História e a Evolução da Tecnologia Flash, com o especialista em programação Flash, Fabrício Manzi.

A palestra é promovida pelo curso interunidades de Informática Biomédica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Serão abordados os temas Flashback, A História do Flash, Flash Lite: Aplicações para celulares, Rich Internet Aplication: Realidade ou sonho distante? e Flash Media Server. No encerramento haverá sorteio de brindes e de um Studio 8 da MAcromedia/Adobe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.fmanzi.com.br/flash.

O evento acontece a partir das 13h30, no anfiteatro 1 da FORP, que fica na Avenida do Café, s/nº, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações: www.fmanzi.com.br/flash




Agenda Cultural

Exposição Escavando a Nossa Memória no MAE
O Museu de Arte Contemporânea (MAE) da USP apresenta de 31 de agosto a 5 de setembro a exposição Escavando a Nossa Memória.

A atividade faz parte da II Oficina da Memória: A Terceira Idade Construindo o Conhecimento no MAE/USP, dentro do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP.

A exposição poderá ser visitada nos 31 de agosto e 1º de setembro das 10 às 12 horas e 14 às 16 horas, e 2 e 5 de setembro das 10 às 12 horas

O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3095-4905; e-mail mae@usp.br


Pacientes do Centrinho na Semana de Prevenção às Deficiências
Nesta quinta-feira (24) à noite, no Teatro Municipal Celina Lurdes Alves Neves, em Bauru, duas apresentações marcam a participação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP na Semana de Prevenção às Deficiências de Bauru, que segue até sábado (26).

Às 19 horas, o grupo teatral TO na arte apresenta o espetáculo de expressão corporal Gestos & Ações - a favor das diferenças, produzida por profissionais do Serviço de Educação e Terapia Ocupacional do Centrinho. A partir da descoberta da gestação de um bebê com anomalia craniofacial, um casal passa a viver o drama do preconceito. Se antes a gravidez do primeiro filho era só alegrias, depois do resultado visto na radiografia pai e mãe passam a sofrer. Na leveza de passos e gestos musicais, os 16 atores (sete deles pacientes do Centrinho e nove alunos da Escola Ernesto Monte) embalam essa história durante a apresentação.

Na seqüência, se apresentará o grupo de Street Dance do Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação (Nihr), unidade do Centrinho que atende cerca de 50 jovens surdos e é mantida em parceria com a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf).

A Semana é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Comude), órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador, vinculado à Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) e tem entre seus objetivos propor e incentivar a realização de campanhas visando a promoção de direitos que contribuam para a efetiva participação da pessoa com deficiência na vida comunitária.

Mais informações: (0XX14) 3226-3388, com Cristiane Bernardes Vieira, da doretoria do Comude; (0XX14) 3235-8156, na Assessoria de Imprensa do Centrinho; site www.centrinho.usp.br




Publicações

Debate e lançamento de livro sobre amazônia na FFLCH
Nesta quinta-feira (24) acontece o debate de lançamento do livro Políticas Territoriais na Amazônia, de Neli Aparecida de Mello, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, publicado pela Editora Annablume. O evento acontece no Laboratório de Geografia Política do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A autora do livro participará de um debate com Henrique Vilas, do Ministério da Integração Nacional, Antonio Carlos Robert Moraes e Wagner da Costa Ribeiro, professores do Departamento de Geografia da USP, e Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra.

A discussão deve gerar em torno do histórico de políticas públicas para a Amazônia desde a década de 1970 e da construção de um novo modelo para a conservação e o desenvolvimento da região.

O evento acontece às 18 horas, no Anfiteatro da Geografia da FFLCH (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4938; e-mail comunicacaofflch@usp.br




Quadro de Avisos

Universia cobre Seminário de Parques Tecnológicos e Incubadoras
O portal Universia (www.universia.com.br) realiza a cobertura do XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadores de Empresas e do XIV Workshop Anprotec, que acontecem entre os dias 21 e 25 de agosto, em Salvador, na Bahia. A matéria destaca os debates e as apresentações do evento e apresenta o guia de incubadoras, um serviço oferecido pelo Universia.

O evento, realizado pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tem como tema central Redes institucionais promovendo o empreendedorismo inovador. A idéia é mostrar a importância de parcerias para formar programas, iniciativas e ações voltados ao empreendedorismo. Além das informações completas sobre o evento, tais como: programação, fotos e site oficial do Seminário, o Portal destaca o serviço oferecido de cadastro de incubadoras.

No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12028, é possível conferir a cobertura completa sobre o Seminário da Anprotec. Para conhecer o Guia de Incubadoras do Universia e divulgar sua empresa, acesse www.universia.com.br/empreendedorismo/guiadeincubadoras.jsp. Se desejar saber mais sobre dicas de empreendedorismo, tutorial e histórias de sucesso, veja no canal Empreendedorismo.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, na Assessoria de Imprensa do Universia; e-mail joice.lima@universia.net, com Joice Lima, ou moliveira@universia.com.br, com Mariana Pajuelo


Ciclo de palestras em Ribeirão Preto aborda a proteção ambiental
Com o objetivo de trazer a discussão de aspectos ambientais para a Instituição, o Centro Integrado da Qualidade (CIQ), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), da USP, realizará mensalmente, palestras abordando assuntos relacionados à proteção ambiental.

O ciclo de palestras, aberto apenas à comunicade do HCFMRP, começa nesta quinta (24), às 9 horas, com o tema Controle de Pragas em Hospitais, ministrado por Constancio de Carvalho Neto. Em seguida, a bióloga Rita de Cássia Mendonça apresenta o tema Insetos: Biologia e sinantropia, no Anfiteatro Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (Ceaps), do Hospital.

No dia 21 de setembro, às 14 horas, no Anfiteatro da Patologia, a professora Elenice Mouro Varanda, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP, falará sobre o tema Comissão de Reflorestamento da USP. No dia 5 de outubro, às 14 horas, o facilitador local do projeto piloto Ribeirão Preto, Projeto Sistema Aqüífero Guarani, pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Heraldo Campos, ministrará a palestra Sistema Aquífero Guarani, no Anfiteatro do CEAPS.

Segundo a programação, o Centro Integrado da Qualidade, do HCFMRP encerra o ciclo de palestras com o tema 10 anos do Gerenciamento de Resíduos no HC, no dia 9 de novembro, às 14 horas, no Anfiteatro da Patologia.

Mais informações: (0XX16) 3602-2615, com cLuis Rosa, do Gerenciamento Ambiental




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Comparação de dois tipos de treinamento físico na composição corporal de adolescentes obesos submetidos a tratamento multidisciplinar. Kãli Oliveira Siqueira. Dia 30, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Politécnica

Doutorado

Estudo da utilização de revestimentos asfálticos delgados a quente para pavimentos tipo BBTM no Brasil. Patrícia Nunes Ferreira. Dia 28, às 14 horas.

Simulação do sistema de tração elétrica metro-ferroviária. Cassiano Lobo Pires. Dia 28, ás 14 horas.

Estudo da viabilidade de fabricação de dispositivos semicondutores baseados em filmes de carbeto de silício crescidos por pecvd. Alessandro Ricardo de Oliveira. Dia 31, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Estudo da Multidroga Resistência em Tuberculose no Estado de São Paulo, 1999-2004. Maria de Lourdes Viude Oliveira. Dia 30, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br