São Paulo, 25/08/2006 - Boletim nº1903
saúde
Tratamento de doenças crônicas
é negligenciado

A avaliação de crianças e adolescentes
com febre e cardiopatia reumática revela
que é necessário esses jovens conhecerem
e se adaptarem à doença
leia...
Profissionais da saúde falam
sobre os conflitos da profissão
FMRP oferece curso de manejo
e criação de abelhas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Crianças e adolescentes têm dificuldade de aceitar condições crônicas de doenças

Juliana Cardilli

Uma doença crônica, caso não apresente sintomas, pode ser negligenciada por seu portador. É o caso da febre reumática, reação inflamatória que ocorre após uma infecção de vias aéreas superiores (fossas nasais, mucosa nasal, mucosa olfatória, faringe, laringe, traquéia e brônquios). O tratamento geralmente só é feito quando pode ser percebida a condição de não estar saudável. "A ausência de conhecimento e de amparo da rede pública de saúde faz com que não haja um tratamento continuado", adverte a enfermeira Solange Pires Salomé de Souza, que pesquisou crianças e adolescentes com febre e cardiopatia reumática, doenças de repercussões crônicas e sem cura.

Segundo a pesquisadora, "trata-se de uma doença aguda, mas de repercussões crônicas, causando inflamações nas articulações e no cérebro. No coração, causa a cardiopatia reumática que, uma vez instalada, torna-se independente da febre reumática, e provoca alterações funcionais e anatômicas das válvulas cardíacas."

A pesquisa, feita na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP sob a orientação da professora Regina Aparecida Garcia de Lima, avaliou 9 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso, que conviviam com a doença de 3 a 9 anos. Foram feitas entrevistas também com oito das mães, para perceber como a doença afeta a família, o doente, suas relações e desenvolvimentos.

Saudável e doente
Devido aos sintomas que não são permanentes, o tratamento é complicado, sendo geralmente interrompido com seu desaparecimento. Em crianças e adolescentes, as doenças significam a impossibilidade de participar de brincadeiras que demandem certo esforço físico, e também influenciam no comportamento social.

"Foi observado um movimento entre o sentir-se saudável e o sentir-se doente, sendo que o primeiro ocorre com a ausência dos sintomas e o segundo com a presença deles. Para as mães e seus filhos, é difícil aceitar a doença, mesmo com a comprovação por meio de exames, pois ela não é visível sem os sintomas", explica a enfermeira.

"Além disso, nenhum deles utilizou o termo 'anormal' para se referir à sua vida. Para identificar dificuldades, os termos utilizados foram 'normal' e 'não-normal', evidenciando a necessidade de adaptar-se a um novo comportamento por intermédio da criação, pelo próprio adolescente, de novas normas a partir da condição crônica", conta Solange. "Assim, ele adapta-se às atividades sem se sentir isolado."

Como a doença afeta muito o dia-a-dia dos seus portadores, esse novo comportamento é fundamental para a criança e o adolescente não se apegarem a uma condição antiga que não existe mais, e cujas atitudes podem prejudicar sua saúde. "Um dos adolescentes que entrevistamos encontrava-se nessa condição: recusava repouso, não aceitava que estava doente nem o tratamento. A mãe era condescendente, pois tirando o cansaço apresentado pelo menino, para ela, ele parecia normal" conta Solange.

Conhecimento e aceitação
Segundo a enfermeira, é necessário que essas crianças, adolescentes e suas mães tenham um real conhecimento de sua condição para aceitar a doença, conhecendo as possibilidades e podendo fazer escolhas conscientes. "Somente deste modo eles podem aceitar sem traumas a cirurgia mesmo na ausência de sintomas, por exemplo. Há casos, como o de uma menina que aceitou a cirurgia cardíaca (às vezes necessária) mesmo se sentindo saudável. Hoje ela se sente doente por ter esta intervenção em seu corpo".

Apesar de a pesquisa ter enfocado crianças e adolescentes com uma doença crônica específica, seus resultados evidenciam que diferentes doenças deste tipo quando vistas como condição crônica, possuem pontos comuns entre si. "Os serviços de saúde precisam se adequar para esse atendimento que é diferente do atendimento às condições agudas", conclui Solange.

Mais informações: (0XX65) 3634-3253 / 8126-7347; e-mail solps@terra.com.br, com a pesquisadora




Profissionais e estudantes de medicina e saúde revelam conflitos éticos ligados à profissão

Da Redação, Agência USP

Satisfação na escolha profissional versus realidade das condições de trabalho; deterioração do status de "ser médico"; desvalorização da carreira generalista; a pressão sobre os profissionais de enfermagem. Esses são alguns dos conflitos éticos que envolvem a prática médica revelados na pesquisa "Bioética e Saúde", realizada pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. Seu objetivo foi conhecer a opinião dos profissionais da saúde sobre o tema.

Foram realizadas 20 entrevistas em profundidade com médicos, professores e diretores de hospitais, e 8 discussões em grupo com recém-formados e residentes, estudantes de 5º e 6º anos de Medicina, além de profissionais de saúde dos níveis superior e médio. "O estudo nos ajuda a conhecer nossa realidade e será um ponto de partida para uma ampla reflexão das questões que giram em torno da profissão do médico, no que diz respeito à conduta profissional e pessoal", ressalta Cláudio Cohen, professor da FM e coordenador da pesquisa, junto com os professores Eduardo Massad e Linamara Rizzo Battistella.

Algumas conclusões
A maioria dos entrevistados expressou satisfação com a profissão que escolheram, mas nas questões relacionadas ao trabalho - como nível de salário, local onde exercem a atividade - mostraram que a insatisfação existe. "Isso representa um conflito ético, um conflito de valores, que os médicos não enxergam como tal. Eles têm uma fantasia, mas na verdade não é a realidade que eles vivem", analisa Claudio Cohen, professor de bioética.

Apesar disso, baixos salários não são fator determinante para o desempenho do atendimento médico. Os entrevistados afirmam que não se justifica um profissional atender mal os pacientes por causa de sua baixa remuneração. Para eles, quem atende mal seu paciente com má remuneração continuará agindo dessa forma mesmo que o salário aumente.

Estudantes e médicos residentes e iniciantes detectaram certa deterioração do status do médico nos últimos anos e de algumas carreiras. Como o caso do médico generalista. Estudantes afirmam que, embora seja muito importante, principalmente, para o bom funcionamento do sistema de saúde, é a escolha menos valorizada, tanto pelos pacientes quanto pelos colegas de outras especialidades.

Quanto ao atendimento de saúde, os profissionais de enfermagem é que recebem toda a carga de descontentamento e desconforto. A pesquisa mostrou que as queixas contra os médicos são feitas diretamente para esses profissionais e não chegam ao ouvido do médico. Os entrevistados justificam isso com o fato de que os pacientes tratam os médicos como "deuses", dos quais eles dependem e, por essa razão, os livram de reclamações. Queixas de pacientes e familiares sobre problemas como demora, falta de medicamentos e de médicos, equipamentos quebrados ou inexistentes também são feitas diretamente a eles.

O estudo foi apresentado no último sábado (19) no encontro Reflexões e Experiências de Bioética na Educação Médica, promovido pela FM e pelo Núcleo de Estudos de Bioética (NEB) da USP. O evento teve como objetivo apresentar e discutir as questões mais relevantes relacionadas ao comportamento e à prática médica no cotidiano, e que serão um importante subsídio para a construção de um novo modelo de Ensino da Bioética nas Faculdades de Medicina.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FMUSP

Mais informações: (0XX11) 3078-2356, com a Assessoria de Imprensa




Cursos e Palestras

Manejo e criação de abelhas para a terceira idade na FMRP
O curso de Pós-Graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e o Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP , estão com inscrições abertas para um curso voltado para a terceira idade sobre manejo, criação e importância ecológica de meliponíneos, abelhas nativas sem ferrão (as mais conhecidas são a jataí e a irapuá).

Além das abelhas nativas também serão abordados temas relacionados com Apis mellifera, a abelha que produz o mel mais comercializado e que ferroa. O curso tem 25 vagas para pessoas com 60 anos de idade ou mais e acontecerá de 22 de setembro a 26 de outubro, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas.

As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro, na secretaria do Departamento de Genética da FMRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3102; e-mail secgen@rge.fmrp.usp.br


Oficina na FMRP discute currículos dos cursos de fisioterapia
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP sediará no dia 5 de setembro a Oficina Regional para formulação de propostas para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Fisioterapia.

O evento tem como público-alvo coordenadores, docentes e representantes discentes dos cursos de Fisioterapia, além dos fisioterapeutas e gestores de serviços de saúde, que discutirão a formação dos fisioterapeutas visando a capacitação para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Organizado pelos cursos de Fisioterapia da região, a Oficina faz parte do projeto da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e tem o objetivo de contribuir com as mudanças no processo de formação dos profissionais fisioterapeutas. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até a próxima segunda (28), no site http://www.fmrp.usp.br/cefisio/oficina/.

A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4413; http://www.fmrp.usp.br/cefisio/oficina/


Gás natural é discutido em conferência na Poli
O Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP promove nos dias 31 de agosto e 1º de setembro a Conferência Internacional de Gás Natural 2006 e o Segundo Seminário Internacional de Integração Energética Latino-americana - Desenvolvimento Estratégico e Logística do Gás Natural: do suprimento ao uso.

O evento tem como público-alvo tomadores de decisão e consultores que trabalham na indústria energética em geral e na de gás natural em particular, alunos, professores e pesquisadores do setor, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-2651, e têm um custo de R$30,00 para alunos da graduação, R$50,00 para a pós-graduação e R$100,00 para o público-geral. O pagamento pode ser feito no local .

O evento ocorre no Auditório Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica da USP, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2651; http://www.iee.usp.br/evento_anp/


Ética em Pesquisa é discutida na FOB
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP, em Bauru, realizam no dia 30 o curso Ética em Pesquisa: Relacionamento Pesquisador x Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O curso é um evento de divulgação onde serão abordados vários aspectos de interesse para todo pesquisador de qualquer área do conhecimento, não só biológicas, relacionados à ética em pesquisa com seres humanos. A programação do evento será aberta às 8 horas, com a presença de autoridades do campus. Às 8h30, Willam Saad Hossne, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) falará sobre Fundamentos de Bioética na Ética em Pesquisa, Regulamentação da Ética em Pesquisa: Histórico e Evolução. Até o final do dia serão apresentados e discutidos diversos assuntos relativos ao tema.

O evento é aberto a participação de interessados no assunto, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (0XX14) 3235-8356/8437 ou (0XX14) 3223-2100.

O evento ocorre no Teatro Universitário da FOB, que fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8356 / 8437 / 3223-2100


Tecnologias de informação em debate na Escola do Futuro
Nesta sexta (25), o Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Lidec) da Escola do Futuro da USP promove um debate virtual com a professora Marie Anne Macadare, do Centro Universitário Positivo (UnicenP) de Curitiba, sobre inclusão digital.

Marie falará sobre seus estudos, que envolvem aspectos sociológicos no uso e gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) buscando o desenvolvimento. A professora, Ph.D. em Administração na USP, já foi pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e participa como revisora de diversas revistas e eventos acadêmicos nacionais e internacionais, bem como em comitês científicos de amparo à pesquisa.

Para participar do bate-papo, é necessário acessar www.lidec.futuro.usp.br/chat.php, das 14 às 15h30 do dia 25.

Mais informações: (0XX11) 3091-6366 / 9107; e-mail lidec@futuro.usp.br


Seminário internacional discute trabalhador de enfermagem
Será realizado nos dias 28, 30 de agosto e 1º de setembro, na Escola de Enfermagem (EE) da USP, o seminário internacional A prevenção de incapacidades do trabalhador de enfermagem: o modelo canadense de Work Disability Prvention.

O evento tem como público-alvo enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, alunos de pós-graduação e estudantes de graduação. No programa, serão abordados Modelos de intervenção para a prevenção da incapacidade, Propostas de intervenção frente à prevenção e Processo terapêutico, entre outros. Participará do curso o professor convidado Patrick Loisel , de Quebec, no Canadá.

Estão disponíveis 200 vagas, e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Extensão da EE até o a próxima segunda (28) no local, se ainda houverem vagas. O custo é de R$100,00 para profissionais, R$80,00 para estudantes da pós-graduação e R$30,00 para alunos da graduação.

A EE fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 419, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3061-7531; e-mail scex@usp.br; http://www.ee.usp.br/culturaeextensao/evento/prev_incapac_trab_enf.htm


Palestra homenageia fundador do IOT/USP
A palestra Godoy Moreira e a Ortopedia Brasileira, que acontece nesta sexta-feira (25) na Faculdade de Medicina (FM) da USP, relembra um dos mais importantes personagens da história da Ortopedia no Brasil, o professor Francisco Elias Godoy Moreira, e será ministrado pelo professor Manlio Napoli, da FM.

Godoy Moreira (1899-1987) foi o fundador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM, inaugurado em 31 de julho de 1953, que hoje leva seu nome. O IOT é considerado o maior centro de ortopedia da América do Sul, contando atualmente com 1.100 funcionários, 200 ortopedistas e 54 médicos residentes. Após a palestra, haverá a cerimônia de posse de Arnaldo Valdir Zumiotti como mais novo titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP.

O evento acontece às 10h30, na Sala Congregação da FM (Av. Dr. Arnaldo, 455, 3º andar, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3078-2356; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Simpósio debate pós-graduação em Ciências Florestais
Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, em Piracicaba, sedia o IV Simpósio de Pós-graduação em Ciências Florestais. O evento, que acontece no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia, tem como objetivo promover o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área.

Para esta edição do simpósio, estão previstas conferências, mesas-redondas, seções de apresentação de trabalhos científicos e um dia de campo, em que serão debatidas questões técnico-científicas e políticas relacionadas à gestão dos programas de PG e ao desenvolvimento do setor florestal.

O simpósio é voltado para professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e são oferecidas 250 vagas para interessados. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX19) 3417-6604, email cdt@fealq.org.br ou site www.fealq.org.br. O custo é de R$55,00 para estudantes, R$110,00 para professores e pesquisadores de instituições públicas e R$275,00 para outros profissionais.

O pavilhão da engenharia da Esalq fica na Av. Padua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: www.esalq.usp.br/departamentos/lcf/simp




Agenda Cultural

Programação TV USP de 28 de agosto a 3 de setembro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Reforma universitária - A proposta de uma reforma no ensino superior vem despertando polêmica entre reitores, educadores e alunos. O Contraponto desta semana discute o assunto e mostra a opinião de representantes das Universidades do Rio de Janeiro. Terça-feira (29), às 21 horas.

Olhar da USP - Medicina Chinesa - A medicina tradicional chinesa tem mais de 4 mil anos de aplicações e resultados positivos, mas chegou a ser desacreditada na própria China durante o século 19, quando a medicina ocidental deu um grande avanço com a descoberta de novos medicamentos. De 50 anos para cá, ela conquistou o ocidente com técnicas como a acupuntura e a fitoterapia, de eficiência comprovada pela prática e por pesquisas científicas. Quinta-feira (31), às 21 horas.

Pgm - Série Trade Talking: Zâmbia - Nesta semana, conheça a história de Ruth Nyanga que, assim como muitos indivíduos naturais de Zâmbia, está desempregada após a abertura de mercado para produtos têxteis mais baratos, vindos de vários pontos do mundo. Sexta-feira (1º) às 21 horas.

Trajetória - Edison Luiz Durigon - Na época de sua pesquisa de mestrado, houve uma grave doença viral entre cães; a caminho do doutorado, uma perigosa epidemia atingiu as crianças, e ele criou uma forma rápida, simples e barata de diagnóstico; no pós-doutorado, foi convidado a trabalhar nos Estados Unidos, onde conheceu profundamente os laboratórios de alta segurança. Hoje, comanda a mais importante rede de laboratórios para o estudo de vírus do Brasil. Edison Durigon, nosso convidado do Trajetória, caminha sempre na esperança de evitar a próxima epidemia. Domingo (3) às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Festival de curtas metragens de São Paulo no Cinusp
O Cinusp “Paulo Emílio” apresenta de 28 de agosto a 1º de setembro o 17º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Confira a programação:

Segunda-feira (28): às 16 horas, Cinema em Curso 01 - Programas Brasileiros. Macacos me Mordam (19 minutos), Assassinatos de Massa em Miados de Abril (15 minutos), A Goiabeira (14 minutos), Desgostosa (3 minutos), Intimidade (8 minutos) e Anfitriões (6 minutos). Às 19 horas, Cinema em Curso 02 - Programas Brasileiros. Recortes (15 minutos), Silêncio (10 minutos), A Distância entre as Margens (17 minutos), Construção (8 minutos e meio), Um Salto no Escuro (11 minutos) e Mar de Memórias (10 minutos).

Terça-feira (29): às 16 horas, Mix Brasil - Estranha Atração. K (12 minutos), Ciganas, Vagabundas & Ladras (22 minutos), Verão (9 minutos), Bugcrush: estranha atração (36 minutos). Às 19 horas, Mix Jovem. Vôo do Coração (10 minutos), Arrasa! (14 minutos), Bebê Tubarão (15 minutos), Dichotomy Innocent (13 minutos), As tendências (30 minutos)

Quarta-feira (30): às 16 horas, Cinema em Curso 03 - Programas Brasileiros. Berenice (24 minutos), A Vingança da Bibliotecária (5 minutos), O Vôo (6 minutos), Transtorno (10 minutos), Mensageiro de Arben (10 minutos), Um Mundo Secreto (15 minutos). Às 19 horas, Dark Side - Programas Especiais. Angel dust (8 minutos), Akai (22 minutos), O pássaro Mamtsotsi (12 minutos), A Vingança da Bibliotecária (5 minutos), Memória Morta (9 minutos e meio), O rito ancestral de Corey McGillis (24 minutos), O ressuscitador (15 minutos).

Quinta-feira (31): às 16 horas, Cinema em Curso 04 - Programas Brasileiros. Instante Só (3 minutos), Canção para Duas Moças (10 minutos), Deriva (20 minutos), Anya (12 minutos), Estação das Flores (12 minutos), Cachorrinho Sem Dono (10 minutos). Às 19 horas, Oficinas Kinoforum 2 - Atividades Paralelas. Especiais (6 minutos), Sampa isso é sampismo (5 minutos), Grafite (6 minutos), Memórias de uma vida (5 minutos), Paixão Fulminante (5 minutos), Tribos (5 minutos), Como nossos pais (3 minutos), Vida na favela (5 minutos), Outros Olhos (10 minutos), Vênus Vitrine (6 minutos), Um Grito (10 minutos).

Sexta-feira (1º de setembro): às 16 horas, Cinema em Curso 05 - Programas Brasileiros. Arraiada (12 minutos e meio), Fazenda Maldita (10 minutos), Opotan (13 minutos), Rosencléver Darlén (10 minutos), Crepúsculo de Odin (14 minutos), Vênus Partida (8 minutos). Às 19 horas, Filme Livre 2 - Curta o Curta - Programas Especiais. O que é um filme livre (3 minutos), A Re-volta do Rei João (18 minutos), Está lá? É do inimigo? (3 minutos), Entrevista com Primitivo Gonzales (9 minutos), Faça você também sua videoarte (5 minutos), Pilhas, Baterias e Modernidade (5 minutos), Gringo in Rio (11 minutos).

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, colmeia, favo 04, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais inofrmações: (0XX11) 3091-3540; www.usp.br/cinusp




Publicações

Livro que discute paisagens é lançado na FAU-Maranhão
Na próxima terça (29), será lançado o livro Discutindo a Paisagem, coleção da Editora Rima, que visa refletir sobre a paisagem contemporânea como fato transdisciplinar e de múltiplas leituras. Privilegiam-se os textos para discussão, fundamentação e abertura de horizontes no campo da arquitetura paisagística e do urbanismo.

Este primeiro volume, organizado em conjunto com as professoras da FAU Miranda Martinelli Magnoli e Yasuko Tominaga, reúne diversos autores, professores de várias instituições. A coleção surgiu sob o projeto editorial da professora Saide Kahtouni.

O lançamento ocorre às 18h30, na FAU-Maranhão (Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 21




Quadro de Avisos

Cepea publica especial sobre agronegócio
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, desenvolveu o especial Agronegócio Brasileiro: Perspectivas, desafios e uma agenda para seu desenvolvimento, que está disponível o site do Cepea, na página www.cepea.esalq.usp.br/especialagro.

O objetivo é auxiliar os responsáveis pela formulação da política agrícola neste período de eleições. O trabalho é assinado pelo coordenador científico do Cepea, Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, com a colaboração dos pesquisadores Mirian Bacchi, Silvia Miranda, Daniela Bartholomeu Bacchi, José Vicente Caixeta Filho e Mauro Osaki.

Mais informações: (0XX19) 3429-8837 / 8836; e-mail cepea@esalq.usp.br


FMRP realiza Rally no Dia Nacional do Controle de Tabagismo
A Comissão Municipal de Controle ao Tabagismo e o Hospital das Clinicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promovem no domingo (27), o III Rally a Pé, em comemoração aos 50 anos do HC e ao Dia Nacional de Controle do Tabagismo.

Não precisa ser atleta para participar, o evento é aberto a toda a população de Ribeirão e região e as inscrições são gratuitas. O Rally acontece dentro do campus da USP, com largada às 9 horas da manhã e terá quatro horas de duração. Durante o percurso será oferecido aos praticantes água e frutas.

O enduro a pé de regularidade é um esporte de caminhada ecológica e pedagógica, praticado por equipes de 3 a 6 pessoas, onde os participantes tem como objetivo manter-se na velocidade média estipulada em planilha, velocidade de caminhada, vencendo obstáculos naturais e técnicos, desde terrenos variados, água, mato até cálculos e bússola, um verdadeiro jogo de estratégia.

Para quem não tem equipe, basta fazer inscrição individual que as equipes poderão ser montadas na hora. A comissão organizadora realizará plantão no sábado e antes de começar a prova, para tirar dúvidas e receber orientações sobre a prova. As inscrições podem ser feitas no site www.hcrp.fmrp.usp.br/rally/default.aspx

Mais informações: www.hcrp.fmrp.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Azulejo na arquitetura brasileira: painéis de Athos Bulcão. Ingrid Moura Wanderley. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

PMPI: uma implementação MPI multiplataforma, multi-linguagem. Mohammad Maamoun El Saifi. Dia 28, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Variação espaço-temporal do ictioplâncton e condições oceanográficas na Região de Cabo Frio (RJ). Clarice Leão Lopes. Dia 30, às 14 horas.

Caracterização do sistema estuarino-lagunar de Cananéia-Iguape - SP, através das associaçãoes de foraminíferos e tecamebas. Kátia Simone Jaworski. Dia 31, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br