São Paulo, 28/08/2006 - Boletim nº1904
história
Morte de Herzog foi estopim
para resistência à ditadura

Assassinato do jornalista impulsionou
uma rede de classe média que vinha se
organizando contra o governo, obrigando-o
a recuar nas mortes e tortura
leia...
Musicólogo português
ministra palestra no IEA
Lançamento do Programa
Etanol do Maranhão

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Morte de Herzog impulsionou resistência da classe média organizada e pressionou governos militares

Marina Almeida

A morte do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, em outubro de 1975, foi o estopim para que uma rede de resistência à ditadura fosse às ruas e protestasse, obrigando o governo a recuar nas torturas e mortes. O historiador Mário Sérgio de Moraes desmente a idéia comum de que o caso Herzog tenha tido grande repercussão pelo fato de tratar-se de um jornalista de renome. "Ele não era tão conhecido pelo grande público", garante.

Herzog integrava essa "rede de resistência", que incluía estudantes, intelectuais, jornalistas e entidades de classe, e foi a primeira, desde 1968, a se levantar de forma articulada contra a ditadura. "Esse movimento da classe média intelectual, com hábitos culturtais parecidos, buscava uma saída pra a ditadura que não fosse a da luta armada", lembra Moraes.

O historiador, que estudou o caso em sua tese de doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, conta que no mesmo período outras duas mortes - na mesma cela e com fotos idênticas do suposto suicídio - não tiveram grande repercussão: a de um tenente do exército e a do operário Manuel Fiel Filho. Segundo ele, isso aconteceu porque eles não pertenciam a essa rede social de classe média. "Um era militar. O outro, operário, pertencia a uma rede ainda não muito articulada, mas que viria a se destacar alguns anos depois".

Contemporâneo de Herzog, Moraes relata que entre as motivações para sua pesquisa está o fato de seu irmão, Márcio José de Moraes, ter sido o juiz do caso. "Foi a primeira vez que uma sentença jurídica condenou o Estado por tortura", lembra.

Rede
Moraes conta que nas eleições de 1974, num esforço de criar uma frente ampla e democrática contra os governos militares, predominou o voto no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), ao invés do voto nulo. "As idéias dessa frente foram diretamente influenciadas pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB, apesar de a influência direta do partido na rede tenha sido pequena", conta Moraes.

Quando o estudante universitário Vanucchi Leme foi morto, em 1973, houve uma primeira tentativa de mobilização, com a realização de uma missa na Catedral da Sé, em São Paulo. No caso de Herzog, essa foi bem sucedida. Na mesma igreja foi feita uma missa ecumênica, com grande participação, e a população nas ruas obrigou o governo a recuar. A demissão do comandante do segundo exército, considerado um dos responsáveis pelas torturas, deveu-se a essa pressão, defende o pesquisador.

O início dessa rede articulada - a primeira a unir setores da igreja, da classe média e das classes populares (com as comunidades eclesiais de base, criadas pela igreja), além de alguns operários - ocorre quando Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, cria a Comissão de Justiça e Paz. O grupo buscava defender os Direitos Humanos e recebia protestos das mães de desaparecidos políticos e vítimas de torturas. A entrada da palavra cidadania no cotidiano brasileiro, por exemplo, foi um dos frutos dessa mobilização pública.

O jornalista
Favorável à idéia de informação pública no jornalismo, Vladimir Herzog acreditava que a profissão era um trabalho em equipe e na importância dos entrevistados para contarem sobre a sua realidade. Segundo o historiador, Vlado, que foi professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendia a informação que politiza, sem doutrinar, o cidadão. "Ele também acreditava que a informação devia ser usada nas mídias de massa, mas era contra a indústria cultural que surgia".

Sobre a sentença proferida por seu irmão, condenando o Estado por tortura, Moraes conta que, além de ser a primeira condenação do tipo, representou uma idéia de independência do judiciário. "A condenação acabou fortalecendo os três poderes porque a vinculação do judiciário com o executivo era muito grande".

A tese de Moraes, que reconstitui a história dessas redes, será publicada em um livro, que deve sair em outubro pela editora Barcarola. A pesquisa analisou jornais oficiais e clandestinos da época, arquivos do Dops e da Justiça Federal, além de documentos da polícia e cartas da mãe de Herzog ao irmão do pesquisador.

Imagem: arquivo do Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Mais informações: (0XX11) 4796-7436, (0XX11) 9917-2735 ou memoraes@hotmail.com, com o pesquisador




Cursos e Palestras

Musicólogo português ministra palestras no IEA
O musicólogo português Rui Vieira Nery ministra duas conferências na próxima semana no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Nery é professor associado do Departamento de Artes da Universidade de Évora e diretor adjunto do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, ambas em Portugal.
.
Nesta segunda (28), às 15 horas, ele fala sobre A Música na Estratégia Colonial Iluminista: o Morgado de Mateus em São Paulo (1765-1774). A música foi uma das prioridades do Morgado de Mateus, eleito governador da Província de São Paulo em 1765 em Portugal.

Na terça (29), também às 15 horas, é a vez de O Fado: da Dança Afro-Brasileira à Saudade Portuguesa. O musicólogo explicará que a história do fado português é um longo processo de trocas interculturais.

A segunda conferência será seguida do lançamento do volume 11 (2006) da revista Música, editada pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. José Eduardo Martins, professor do departamento, será o debatedor nos dois eventos.

As palestras serão transmitidas ao vivo no site www.iea.usp.br/aovivo, e acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-1684; www.iea.usp.br


Evento na Psicologia discute síndrome do pânico
O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove nesta terça-feira (29) o evento Diálogos Clínicos: Síndrome do Pânico, com Sandra Tschiner, especialista na área e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Campinas (Unicamp), e Andrés Antunez, professor do Departamento de Psicologia Clínica do IP.

O evento acontecerá às 9 horas, no anfiteatro do bloco G do IP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta aos interessados. A realização é do Laboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (Lapecri).

Mais informações: (0XX11) 3091-4910


Pan-Gnósio debate conhecimento e sabedoria
O quarto debate deste ano do Panorama Amplo de Campos do Conhecimento (Pan-Gnósio 2006), promovido pela Associação dos Docentes Aposentados (Adae) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, discutirá o tema Conhecimento e Sabedoria.

O evento, programado para esta segunda (28), às 16 horas, reunirá John Dawsey, chefe do departamento de Antropologia da USP, e José Lima Junior e Rodrigo Batagello, professores de Filosofia e de Semiótica da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Durante o encontro serão discutidas oito teses, previamente entregues aos debatedores e preparadas pela Adae. Entre elas, está aquela que afirma: É esperado que um sábio seja erudito, entretanto o inverso não é verdadeiro, isto é, nem todo erudito é sábio.

O debate acontecerá no no Anfiteatro do Pavilhão de Química da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba). A entrada gratuita e aberta a todos os interessados.

O próximo evento do Pan-Gnósio 2006 será realizado no dia 11 de setembro, com a conferência Ascenção e Queda dos Impérios, a ser ministrada pela historiadora Marly Therezinha Germano Perecin.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


IP promove Semana do Psicólogo
O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza de 28 de agosto a 1° de setembro a Semana do Psicólogo, que contará com cursos, coletivas de autores, homenagens e palestras.

Entre os eventos, destacam-se a Homenagem ao Dia do Psicólogo, na segunda-feira (28), às 10 horas. Logo após, às 11 horas, acontece a abertura da Feira de Livros da Psicologia

O evento ocorre no IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4190 / 4300; e-mail bibip@edu.usp.br




Agenda Cultural

Ciclo de Filmes Violência como Vivência na FFLCH
O grupo de pesquisa Literatura e Autoritarismo, coordenado pelo professor Jaime Ginzburg, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove de 29 a 31 de agosto, às 14 horas, o ciclo de filmes Violência como Vivência

O ciclo pretende apresentar reflexões conceituais sobre as relações entre arte e violência na cultura contemporânea. O evento é gratuito, e serão oferecidos certificados para os participantes que comparecerem nas três sessões. Confira a programação:

Na terça (29): Saló ou 120 dias de sodoma (direção de Pier Paolo Pasolini), na sala 266. Quarta (30): Cronicamente inviável (direção de Sérgio Bianchi), na sala 266. Quinta-feira (31): Laranja Mecânica (direção de Stanley Kubrick), na sala 270.

As apresentações ocorrem no Prédio de Letras da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4612; e-mail liteautoritarismo@yahoo.com.br


Osusp se apresenta na Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) volta à Sala São Paulo, na próxima terça-feira (29) com obras de três grandes compositores: Mozart, Liszt e Schumann.

A ópera A Flauta Mágica, de Mozart, estreou em Viena, em 30 de setembro de 1791, dois meses antes da morte do compositor. O Concerto nº 1 para piano, estreou em Weimar em 1855, com o próprio Liszt ao piano e, à frente da orquestra, Berlioz. Sobre Schumann, destaca-se que a primeira de suas quatro sinfonias foi composta em apenas um mês e estreou sob a direção do amigo Mendelssohn com a Orquestra Gewandhaus, de Leipzig, em 31 de março de 1841.

No piano, o solista será Flávio Augusto, professor do Conservatório Estadual de Montes Claros (MG) e pianista da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A regência ficará por conta do maestro Carlos Moreno. Os ingressos custam R$50,00 no balcão mezzanino, R$40,00 no camarote mezzanino/platéia central, R$20,00 na platéia elevada e R$30,00 no coro.

A apresentação acontece às 21 horas na Sala São Paulo, que fica na R. Mauá, 51, Centro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3875-5627 / 6296


Exposição de telas no Centro Cultural da USP de Bauru
A seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP promove até a próxima quinta (31) a exposição da artista plástica Ângela Maria Zaniratto. A mostra acontece no Centro Cultural da USP e conta com cinco telas em estilo acadêmico.

A bauruense Ângela Zaniratto obteve formação acadêmica em psicologia na Universidade do Sagrado Coração (USC) e, posteriormente, habilitou-se artista plástica na Universidade Estadual Paulista (Unesp), ambas em Bauru.

Seu estilo acadêmico de pintar, com influências da arte moderna e contemporânea lhe proporcionou em 2005 dois prêmios importantes em exposição realizada na cidade de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, um 3º lugar pelos jurados do evento, e o 1º lugar pelo júri popular.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural do campus da USP da Bauru (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, na Vila Universitária).

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 8203




Quadro de Avisos

Lançamento do Programa Etanol do Maranhão
O Programa Etanol do Maranhão será lançado nesta segunda-feira (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) - Av. Paulista, 1313, São Paulo. O evento, que acontece a partir das 15 horas, é organizado pelo Governo do Estado do Maranhão.

Realizado pelo Pólo Nacional de Biocombustíveis, sob coordenação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o estudo indica que o Maranhão tem grande potência para produção desse combustível. Encomendada pelo governo daquele estado, a análise foi coordenada pelo professor Weber Amaral, diretor executivo do Pólo.

A partir dessa iniciativa, o Programa Maranhense de Produção de Biocombustíveis objetiva incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do etanol no estado, gerando cerca de 120 mil empregos nos próximos cinco anos.

De acordo com o estudo, o potencial de produção de etanol no Maranhão, utilizando apenas metade da área identificada como sendo de alta aptidão, ou seja, 1,2 milhão de hectares, é da ordem de 45 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Para produzir essa quantidade de cana-de-açúcar seriam necessários 57 mil trabalhadores, que gerariam outros 62 mil empregos indiretos. Estimando que metade dessa matéria-prima seja processada para extrair etanol, a produção atingiria 2 bilhões de litros, cerca de 13% de toda produção nacional.

Outras vantagens consideráveis apresentadas pelo estudo dizem respeito a logística de distribuição aos mercados internacionais, com o escoamento da produção para o externo por meio do Porto do Itaqui e o acesso à infra-estrutura ferroviária já instalada.

A solenidade, que faz parte da Semana Maranhão na Fiesp, deve contar com a participação de diversas autoridades, entre empresários, políticos e secretários de Estado. Os interessados em assistir ao evento devem confirmar presença pelo e-mail eventos@rebras.ma.gov.br.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com Marcelo Basso (assessor de comunicação da Esalq); e-mail marcelot@esalq.usp.br


Edusp em Bauru faz promoção de livros
Nos meses de agosto e setembro a livraria da Editora da USP (Edusp) em Bauru oferece ao público em geral uma promoção de livros com descontos especiais sobre o preço a vista.

As publicações da Edusp têm desconto de 30% e as de outras editoras, 15%. Os livros editados pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP têm desconto de 5%.

A livraria da Edusp em Bauru fica no campus da USP, ao lado da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru).

Mais informações: (0XX14) 3235-8395, com David ou Iara, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas


Chamadas de Mercado do Cepea
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, anunciou na última terça (22) que o indicador semanal Cepea/Esalq para o anidro teve queda de 6,54% frente ao período anterior, fechando em R$0,92458/litro (sem impostos). Para o hidratado, a variação também foi negativa, de 7,31%, encerrando a semana em R$ 0,78904/litro.

As quedas de preços chegaram a estimular alguns negócios, mas boa parte dos compradores ainda manteve-se recuada, na expectativa de novas baixas. Em relação à paridade de preços entre os produtos do setor sucroalcooleiro, cálculos do Cepea indicam que o preço médio do açúcar remunerou 37% mais que o do álcool anidro e 52% mais que o do hidratado na última semana. Comparando-se os dois tipos de álcool, observou-se que o álcool anidro remunerou 11% mais que o hidratado.

Cálculos do Cepea estimam que um aumento de 10% na taxa de câmbio real tende a impulsionar em 8% as exportações do agronegócio, em termos de receita. O efeito dos preços internacionais de commodities, por sua vez, é quase o dobro. Ou seja, se os preços internacionais aumentarem 10%, o montante recebido por exportações do agronegócio brasileiro aumentaria em 15%. Apesar da desvalorização do dólar frente ao real, as exportações do agronegócio em 2005 e também neste ano seguem crescente. No entanto, deve-se ressaltar, que em 2005 já houve redução do PIB do Agronegócio e nova queda é esperada para 2006.

Mais informações: www.cepea.esalq.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Alterações da concentração plasmática de leptina e sua associação com a insulina: efeitos do treinamento aeróbio crônico em ratos. Fabiana Braga Benatti. Dia 1° de setembro, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Avaliação da toxicidade de fluidos de usinagem através da ecotoxicologia aquática. Ricardo dos Santos Coelho. Dia 1° de setembro, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Uso do silano BTSE como protetivo contra a corrosão de laminados de aço carbono. Nelson Capiotto. Dia 1° de setembro, às 14 horas.

Comércio internacional, um modelo para segurança portuária e modernização da aduana brasileira. Antonio Russo Filho. Dia 1° de setembro, às 8h30.

Integração de sistemas de controle de carga em ambiente portuário. Paulo José Zancul. Dia 1° de setembro, às 11 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Estudos espectroscópicos e citotóxicos do Photogem (marca registrada) fotodegradado e dos fotoprodutos formados pela irradiação com laser. Priscila Fernanda Campos de Menezes. Dia 1° de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 8036


 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br