São Paulo, 29/08/2006 - Boletim nº1905
pecuária
Forragem de galpões de suínos
substitui cimento em até 30%

Depois de queimadas, as camas
sobrepostas (forragens) que usam
casca de arroz podem substituir o
cimento em 30% em construções civis
leia...
Cidade do Conhecimento
comemora 5 anos com eventos
Aspectos sociais e trabalhistas
da globalização em debate

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Forragem com casca de arroz, usada na suinocultura, é opção na construção civil

Antonio Carlos Quinto

As camas sobrepostas (deep bedding) de galpões de criação de suínos que contém casca de arroz, depois de queimadas, podem ser um importante componente em construções civis. Testes realizados em escala laboratorial mostraram que as cinzas destes compostos podem substituir o cimento em até 30%. "As camas sobrepostas absorvem os dejetos líquidos e sólidos dos animais, fazendo uma espécie de compostagem na própria granja", conta a zootecnista Melissa Selaysim.

Segundo a pesquisadora, que viabilizou a aplicação em seu estudo de mestrado, a medida vai resolver o que é hoje considerado um problema ambiental. "O sistema de camas sobrepostas feitas com casca de arroz ou maravalha [serragem] foi introduzido no Brasil pela Embrapa no início da década de 1990", conta.

Inicialmente surgiram como solução para a compostagem dos dejetos. Com o tempo, porém, passaram a ser um problema ambiental devido à quantidade. Os estudos vêm sendo realizados junto a criadores de suínos na cidade de Rio Verde, em Goiás, por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O uso das camas sobrepostas objetiva principalmente atender as exigências de normas de bem estar animal da União Européia, e também a demanda do Japão e dos Estados Unidos, principais importadores da carne suína brasileira. "De acordo com as normas, os animais não devem estar sujeitos a situações de ansiedade ou estresse e devem ter preservada sua habilidade em expressar o seu comportamento natural", explica Melissa. Nesse sistema, os animais são criados em galpões com poucas ou nenhuma divisão. A densidade recomendada é de um suíno a cada 1,2 metros quadrados (m2).

As camas podem ser utilizadas por até seis lotes (cerca de dois anos), período que compreende as fases de crescimento e a 'terminação' do animal (entre 22 e 100 quilos), quando estará pronto para o abate. Após esse período, as camas são usadas na lavoura como fertilizante. "O tamanho ideal dos lotes é de 300 a 350 animais de uma mesma idade", calcula Melissa.

Questão ambiental
A falta de um manejo adequado dos resíduos da produção suinícola em regiões de produção intensiva, ou a falta de espaço físico para dispersão tem causado sérios desequilíbrios ecológicos em vários países, dentre eles o Brasil.

As camas passaram a ser um problema ambiental principalmente no estado de Santa Catarina, que reúne os maiores produtores brasileiros de suínos. "Esses resíduos são normalmente lançados diretamente nos mananciais ou distribuídos na terra, como fertilizantes. No entanto, a quantidade de nitrogênio orgânico e químico causa contaminações no solo e nos cursos d'água. Esses elementos percolam para as camadas mais profundas do perfil do solo, expondo a região a risco ambiental acentuado."

Segundo Melissa, muitos produtores daquela região estão se transferindo para o Centro-Oeste em busca de áreas maiores para dispersão da cama. O Brasil é o quarto produtor mundial de suínos, atrás da China, Estados Unidos e de países da União Européia.

A expectativa agora, segundo Melissa, é que já em outubro comecem os testes em regiões de suinocultura de Santa Catarina. "Pretendemos começar em forma de cooperativa", avisa. Para isso, é necessário que sejam desenvolvidos fornos adequados, conhecidos como Mufla, para a queima controlada das camas sobrepostas. "Aqui na FZEA temos uma em escala laboratorial. A idéia é construir outras nas cooperativas. Os produtores terão vantagens com o uso desse material, principalmente em pequenas construções e benefícios", afirma. Em dois anos, Melissa espera que a técnica já possa ser aplicada comercialmente.

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX19) 3565-4176, com Melissa Selaysim Di Campos; e-mail melissa@usp.br




Cidade do Conhecimento cria modelos digitais de geração de renda para comunidades carentes

Marina Almeida

Na comemoração de seus cinco anos de funcionamento, a Cidade do Conhecimento da USP (http://www.cidade.usp.br) realizará, nesta terça e quarta (29 e 30), as oficinas Mídias Digitais & Culturas Locais e uma Aula Magna com o cineasta Jorge Bodanzky, que estreará o documentário Navegar Amazônia. Na ocasião serão lançados o DVD Cultura Digital e Desenvolvimento, o CD Audiocidades, além da divulgação de conteúdos culturais de comunidades de diferentes regiões do Brasil pelo celular.

Todas as operadoras de telefonia celular do País já possuem disponíveis três catálogos com imagens e sons - para toques de celular e papéis de paredes - criados por indígenas xavantes de São Pedro (MT) e comunidades do Pará. "São fotos, desenhos e músicas de raiz, de índios e de quilombolas feitos por essas populações, capacitadas pela USP", diz o Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento. O lançamento desses conteúdos para a União Européia deve ocorrer até o final do ano e, em 2007, chegar aos Estados Unidos e à China.

"A pessoa precisa ser incluída no conhecimento, não na tecnologia. Defendemos a emancipação digital, em que esse conhecimento sirva para resolver os problemas das populações carentes", explica Schwartz. Esses conteúdos culturais criados por essas comunidades pobres podem ser uma forma de trazer retorno financeiro para elas, ajudando-as a resolver suas dificuldades econômicas e financiando outros projetos. "Surgem, com isso, empreendedores culturais locais, estimulados após o contato com as possibilidades digitais", diz. Segundo o diretor do projeto, a idéia surgiu a partir de uma pesquisa econômica que mostrava um crescimento maior da telefonia celular do que da computação.

A capacitação ocorreu de forma diferente em cada comunidade. Na praia do Pipa, no Rio Grande do Norte, ela foi feita no telecentro do local. Já no Pará, um barco parava em diferentes regiões possibilitando às comunidades participar de oficinas de computação, vídeo etc. A implantação nesse estado foi fruto de uma parceria com o projeto Navegar Amazônia, coordenado pelo cineasta Jorge Bodanzky. Ele lançará na quarta-feira (30), às 18h30, um documentário sobre a experiência. Em seguida o autor do filme dará uma aula magna, com a participação do músico Jorge Mautner, que narra o documentário. No encerramento dos eventos será realizado um show, às 21 horas, com Mautner. A programação completa pode ser encontrada no site www.cidade.usp.br, onde podem ser feitas as inscrições.

O DVD Cultura Digital e Desenvolvimento, que também será lançado dia 30, às 18 horas, traz depoimentos, reportagens e videoclipes sobre a emancipação digital e projetos locais. Fruto de uma co-produção com a TV Cultura, o DVD tem a participação de Gilberto Gil em um dos depoimentos. Audiocidades, com lançamento marcado para o dia 29 às 14 horas, é voltado para a capacitação em webrádio e produção de áudio digital, com software livre e material didático. O CD foi coordenado por Magaly Prado, colunista de rádio do UOL e produtora de webrádio da Cidade do Conhecimento.

Schwartz defende que os projetos da Cidade do Conhecimento são uma forma de multiplicar o conhecimento da USP, levando-o para pessoas que não teriam acesso a ele de outra maneira. "A universidade passa a ser uma incubadora de projetos digitais, criando uma rede de megacomunidades". Ele explica que o dinheiro para os projetos vem de diferentes Oranizações Não-Governamentais (ONGs), empresas privadas, agências do governo e centros de pesquisa e diferentes.

Os eventos serão realizados no Departamento de Rádio e Televisão e no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Cidade do Conhecimento

Mais informações: (0XX11) 3091-4305, site http://www.cidade.usp.br; e-mail cidade@cidade.usp.br




Cursos e Palestras

FEA debate aspectos sociais e trabalhistas da globalização
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza no dia 5 de setembro, das 8h30 às 17h30, o seminário Aspectos sociais e trabalhistas da globalização das relações econômicas, que reunirá alguns dos mais renomados especialistas internacionais e nacionais nesse tema. O evento faz parte das comemorações do 60º aniversário da FEA.

O seminário destina-se a profissionais da área de recursos humanos, relações de trabalho, advogados trabalhistas, sindicalistas, agentes do governo da área trabalhista, estudiosos e pesquisadores dos temas trabalhistas em geral.

Entre os temas abordados, estão conhecer a análise que os especialistas fazem a respeito dos impactos da globalização na legislação trabalhista e nas estratégias das empresas; e analisar a experiência de vários países com um tipo de entidade que ainda não existe no Brasil: uma associação nacional de relações de trabalho, que reúne pesquisadores acadêmicos, juristas, executivos de empresas, sindicalistas e agentes governamentais, e funciona como gestora do conhecimento que os associados adquiriram em suas respectivas áreas de atuação.

Os interessados em participar do seminário podem increver-se no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da FEA (http://www.fipe.org.br). O custo é de R$350,00, com direito a um CD com os artigos apresentados no evento, pasta, almoço, buffet dos intervalos e tradução simultânea. O programa completo e os currículos dos participantes podem ser lidos no mesmo site.

O seminário acontece na Av. Prof. Luciano Gualberto 908, auditório FEA-5, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806; http://www.fipe.org.br


Negócios em cooperativas é tema de evento em Ribeirão
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) da USP sedia nos dias 1° e 2 de setembro o 5º Workshop Internacional de Tendências do Cooperativismo Agropecuário, que este ano tem como tema Liderança e Política de Negócios em Cooperativas.

Lideranças do sistema agro-industrial dos 27 estados brasileiros e os presidentes das Organizações das Cooperativas Brasileiras e do Estado de São Paulo estarão reunidos. O workshop, promovido pelo Sistema Ocesp/Sescoop-SP em conjunto com a FEA-RP e Fundace contará também com lideranças do sistema agro-industrial cooperativo, pesquisadores e estudantes. Na programação, especialistas nacionais debaterão com convidados da Holanda e da Inglaterra conceitos de liderança e política de negócios, dois importantes instrumentos de estratégia competitiva utilizados mundialmente por cooperativas.

As inscrições e a programação completa podem ser encontradas no site www.fundace.org.br/cooperativismo. O custo do workshop é de R$150,00.

O evento acontece no anfiteatro da FEA-RP, que fica na Av. Bandeirantes 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: site www.fundace.org.br/cooperativismo ou telefone 0800 77 30070, ramal 36


Palestra no IFSC dicute buracos negros
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove nesta terça-feira (29) a palestra Buracos negros: eles existem?, como parte do Programa Ciência às 19 horas.

Entre os assuntos abordados, estão: a origem e a evolução do conceito de buraco negro; como as estrelas morrem, se transformando em anãs-brancas, estrelas de neutróns, buracos negros, as evidências da existência de buracos negros supermassivos no centro de galáxias, inclusive na nossa, bem como as conseqüências para sua evolução.

O evento será ministrado pelo professor João Steiner, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP às 19 horas, no anfiteatro Prof. Horácio Carlos Panepucci. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição.

O IFSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8075; e-mail laf@ifsc.usp.br


Simpósio sobre citricultura em Piracicaba
Nos dias 31 de agosto e 1° de setembro será realizado o Simpósio Brasileiro sobre Citricultura, que terá como tema Manejo do Pomar e Novas Tecnologias. O evento acontece no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba .

O objetivo é esclarecer as principais dúvidas no manejo da cultura e apresentar novas tecnologias, visando levar formas de aumento de produção aos produtores e profissionais ligados ao assunto.

Godofredo César Vitti (Departamento de Ciência do Solo) e Francisco de Assis Alves Mourão Filho (Departamento de Produção Vegetal) são os professores responsáveis pelo evento, que é destinado a profissionais ligados à citricultura, produtores, empresários ligados ao ramo, engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores e estudantes de universidades públicas e privadas.

As atividades acontecerão das 8 às 18 horas. São oferecidas 160 vagas e a taxa de inscrição custa R$150,00 para profissionais e R$60,00 para estudantes. Após esta terça (29), os valores passam para R$200,00 e R$80,00, respectivamente. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.fealq.org.br/loja/agenda.asp.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604; e-mail citros@gelq.com.br; site http://www.fealq.org.br/


Educação Comparada é tema de palestras e debate na FE
Acontece nesta quarta-feira (30), na Faculdade de Educação (FE) da USP, o evento Educação Comparada, que contará com palestras e debate sobre o tema.

A partir das 14 horas a professora Nancy Zimpher, reitora da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, fala sobre A universidade do século XXI nos EUA: enfrentando desafios. Às 14h45 é a vez do professor Kenneth Howey, da mesma universidade, que fala sobre Cooperação entre universidade e escolas de ensino fundamental e médio. As palestras são seguidas por um debate entre os presentes.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição e aberto aos interessados. Acontece no Auditório da Escola de Aplicação da FE, que fica na Av. da Universidade, 220, Trav. 11, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3503 / 3596




Agenda Cultural

O Rei Sábio e o Imperador do Ocidente no Música na MariAntonia
O Projeto Música na MariAntonia de setembro traz no dia 13 o grupo Il Dolce Ballo, com a apresentação O Rei Sábio e o Imperador do Ocidente, às 20h30.

No concerto, gratuito, além do repertório formado por cantigas ibéricas da Idade Média, o público terá a oportunidade de conhecer instrumentos raros como alaúde, vihuela, flautas doce medievais e percussão histórica.

O Il Dolce Ballo é formado por Carlos Eduardo Vieira (voz e percussão), David Castelo (flautas doce e traverso), Patrícia Michelini (flautas doce, voz e percussão) e Rosimary Parra Gomes (alaúde e vihuela). Dedica-se ao resgate e à prática da música da Idade Média e do Renascimento em cópias de instrumentos de época, tendo uma intensa atividade de concertos em teatros, salas e igrejas do País. É hoje um dos únicos grupos brasileiros a realizar trabalho nessa especialidade.

A apresentação será no Centro Universitário MariAntonia, que fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182


Domingo na Yayá em setembro
Confira a programação aos domingos na Casa de Dona Yayá. A programação começa sempre às 11 horas, é aberta ao público e gratuita.

Quarteto Nobilis. O Quarteto Nobilis foi formado em setembro de 2002 por músicos profissionais graduados, integrantes da Orquestra Sinfônica de Santos, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. O grupo conta com um repertório variado, que abrange desde peças de compositores eruditos consagrados, como Mozart, Haydn, Bach, Shostakovich, Dvorák, Sibelius, até MPB e estilos variados, como tangos de Gardel e Piazzola, Beatles e Jazz. No dia 3.

Oficina de Fotografia. Em parceria com a Associação Novolhar será oferecida uma oficina de fotografia por meio da técnica de Pin-Hole, que propõe a construção de máquinas fotográficas artesanais a partir de latas.Dia 17.

Coralusp, com a regente Márcia Hentschel. Algumas das peças que compõem o programa do espetáculo são El dia que me quieras (Carlos Gardel e Lepera – Arr.: V. Tabbuch), Disseram que eu voltei americanizada ( Vicente Paiva e Luís Peixoto – Arr.: D. Cozzella), In My Life (J. Lennnon e p. McCartney – Arr.: Marcelo Recski) e New York, New York (J. Kander e F. Ebb – Arr.: A. Cunha / Pianista: Reinaldo G. da Silva). No dia 24.

A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562




Publicações

Lançado número especial da Revista de Saúde Pública da USP
Foi lançado no último dia 20, no Rio de Janeiro, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o número especial da Revista de Saúde Pública (RSP), celebrando seus 40 anos de publicação. Este número tem como tema a Produção e Comunicação Científica em Saúde Pública, e reflete sobre a produção e divulgação do conhecimento científico em saúde pública ao mesmo tempo que faz um balanço da produção nacional nesse campo do conhecimento.

A RSP é editada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e publicada bimestralmente em fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Tem por finalidade publicar contribuições originais de pesquisa sobre temas relevantes para a saúde pública, seja de interesse do País, seja de interesse internacional.

Os temas tratados no novo número (Volume 40, Número Especial) da RSP de agosto de 2006 podem ser conferido no site http://www.fsp.usp.br/rsp.

A RSP também pode ser adquirida na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3068-0539; e-mail revsp@edu.usp.br




Quadro de Avisos

Medicina de Ribeirão prepara seu Museu Histórico
Está em fase de implantação o Museu da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O acervo está em fase de catalogação e, simultaneamente, um trabalho de restauro é feito em algumas peças. A professora Anette Hoffmann, da FMRP, coordena os trabalhos de implantação do museu, que contará a história que ficou guardada durante décadas, e a partir do próximo ano será exposta ao público.

O museu contará com aparelhos históricos, como o Pulverizador de Inseticida, um equipamento para Campanha de Saúde Pública e Doenças Endêmicas. Confeccionado por José Brites, o aparelho foi utilizado nos trabalhos de campo do professor Pedreira de Freitas na zona rural do município de Cássia dos Coqueiros, na década de 50, em suas atividades de combate à doença de Chagas.

O museu será instalado no prédio da Avenida 9 de Julho, onde funcionou por muito tempo o Hospital-Dia do Depto de Neurologia e Neuropsiquiatria da FMRP. A previsão é de que seja inaugurado em maio do próximo ano, por conta dos festejos de 55 anos da Faculdade.

Mais informações: (0XX16) 3602-3026, com Maristela


Abertas inscrições para prêmiação de vídeos sobre glaucoma
Nos dias 13 e 14 de outubro oftalmologistas de todo o mundo vão se reunir em Foz do Iguaçu no Simpósio Internacional de Glaucoma. Além de debater o tratamento do Glaucoma, um mal que atinge 900 mil brasileiros, o simpósio irá escolher o melhor vídeo sobre o tema Conscientização do Paciente sobre a Importância da Fidelidade ao Tratamento.

Juntamente com o vídeo vão concorrer os melhores folders elaborados com o mesmo tema. O concurso é aberto a médicos e pessoas interessadas ligadas ou não à área de saúde, inclusive estudantes. O objetivo é reunir trabalhos que conscientizem o paciente da necessidade da fidelização ao tratamento do glaucoma. A promoção é da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma (ABRAG) e Associação Paranaense de Oftalmologia (APO-PR).

O primeiro prêmio será para o melhor vídeo de conscientização do paciente sobre a importância da fidelização ao tratamento (R$ 4.140,00). O segundo prêmio (R$ 2.760,00) será sobre o melhor impresso para a conscientização do paciente sobre a importância da fidelização ao tratamento.

O envio do material para o prêmio será até o dia 30 de setembro. Os vídeos deverão ter duração de 30 a 60 segundos. Não poderão concorrer vídeos que incluam propaganda ou imagens de produto. Os impressos, em formato livre, em cores ou preto e branco, terão que ter, no máximo, 700 caracteres de texto e no máximo quatro gravuras ou fotos. Os trabalhos devem ser inéditos. A ficha de inscrição pode ser obtida pelo site www.simposioapo.com.br, e as inscrições são gratuitas.

Mais informações: (0XX41) 3232-4031; e-mail secretaria@simposioapo.com.br


HU faz campanha no Dia Mundial de Combate ao Fumo
Nesta terça (29), Dia Mundial de Combate ao Fumo, o Hospital Universitário (HU) da USP fará campanha de prevenção ao tabaco. O objetivo é prevenir o uso do tabaco e fazer com que fracos dependentes parem de fumar. Durante todo o dia, pediatras e residentes do Pronto Socorro da Pediatria do HU utilizarão três minutos da consulta médica para falar com seus pacientes sobre os malefícios do fumo. Os médicos fornecerão aos pacientes dados do Projeto de Prevenção e Controle do Tabagismo.

Segundo o pediatra João Paulo Becker Lotufo, responsável pelo Pronto Socorro Infantil e Coordenador de Pacientes Externos do HU, os dados do Projeto de Prevenção revelam que 21% da população brasileira é fumante e, destes, 20% são fracos dependentes e podem parar de fumar com uma pequena intervenção antitabágica.

Há números ainda mais preocupantes, como o fato de 51% das crianças serem fumantes passivas. Entre os problemas que podem ser apresentados por essas crianças estão otite, bronquites, asma e duas vezes mais chances de ocorrer morte súbita. O médico ainda destaca o fato de esposas não-fumantes de maridos fumantes apresentarem 25% a mais de chance de desenvolver câncer de pulmão ou infarto.

A maior parte dos cigarros não são fumados por prazer, mas por dependência. A falta da nicotina é responsável pela Síndrome de Abstinência, que causa humor depressivo, insônia, irritabilidade, frustração, raiva, ansiedade, dificuldades de concentração, agitação e aumento do apetite. O tratamento ideal é a terapia cognitiva comportamental, no qual a dependência química é tratada com reposição de nicotina e a dependência comportamental com apoio de psicólogos.

Um estudo com 128 médicos do Estado de São Paulo, realizado por Lotufo, analisou o interesse de pediatras e pneumopediatras em trabalhar com seus pacientes e com pais fumantes, além de verificar o conhecimento sobre a doença e a dependência da nicotina. Segundo o pediatra, esses profissionais precisam entrar na luta antitabágica, pois 23,8% das crianças de 0 a 5 anos, atendidas no Pronto Socorro do Hospital Universitário da USP, apresentam cotinina, derivado da nicotina, na urina.

Participaram do estudo 90 pediatras e 38 pneumopediatras. Os números revelam que 9,8% dos pediatras entrevistados fumam, assim como 10,5% dos pneumologistas. Quando perguntados sobre o diálogo entre médico e paciente sobre fumo, 21% dos pneumopediatras declararam não falar com seus pacientes sobre o cigarro. Este número é ainda maior entre os pediatras: 42,2%.

Mais informações: (0XX11) 5090-0590 / 5093-0226, na Assessoria de Imprensa do HU




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Ambientes e organizações virtuais: cultura de segurança e regulação entre o desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais. Gregorio Bittar Ivanoff. Dia 29, às 10 horas.

Avaliação de câmaras reverberantes através do método numérico TLM. Evandro Fernandes Heleno. Dia 1°, às 10 horas.

Um modelo de distribuição para o planejamento agregado da produção e distribuição, com múltiplas localidades e produção em dois estágios. Luiz Otávio Zavalloni Proto. Dia 4, às 14h30.

FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis. Mario Massakuni Kubo. Dia 4, às 13 horas.

Proposta de indicador de qualidade de tensão a partir do impacto de distorções harmônicas e desequilíbrios sobre motores de indução. Silvio Xavier Duarte. Dia 5, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Análise quantitativa da expressão do mRNA dos genes para guanilato-cinase 1 e substrato de tirosino-cinase regulado pelo fator de crescimento hepatocítico em adenomas hipofisários. Anderson Alves da Rocha. Dia 29, às 8h30.

Coinfecção pelo vírus da hepatite C (VHC) e vírus linfotrópicos de células T humanas dos tipos 1 (HTLV-1) ou 2 (HTLV-2) em ambulatório de referência de São Paulo: avaliação epidemiológica, clínica, laboratorial e histológica. Flávio Augusto de Pádua Milagres. Dia 29, às 9 horas.

Estudo epidemiológico descritivo dos doentes de melanoma cutâneo acompanhados na unidade de melanoma da Santa Casa de São Paulo. Nelson Marcos Ferrari Junior. Dia 30, às 14 horas.

Efeitos de um programa de exercícios baseado em abordagem postural e funcional sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida de pacientes com lombalgia crônica. Rodrigo Pinheiro Vilela. Dia 30, às 9 horas.

Desenvolvimento e avaliação psicométrica da escala de seguimento de jogadores: uma medida de evolução para jogadores patológicos em tratamento. Ana Maria Galetti. Dia 30, às 9 horas.

Doutorado

Arteriografia por ressonância magnética, realizada com a técnica bolus chase, na avaliação da isquemia crítica dos membros inferiores: correlação com arteriografia por subtração digital. Adriana Silva Matos. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Variações espaciais e sazonais na composição e estrutura da comunidade macrobêntica na plataforma continental e talude superior de Cabo Frio (RJ). Melina Franchini Gomes. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br