São Paulo, 11/09/2006 - Boletim nº1913
política internacional
Aspectos culturais influenciam
estratégias dos Estados Unidos

Estudo mostra a importância dos elementos
que formam a identidade norte-americana
para interpretar o posicionamento político
tomado pelo país
leia...
Palestra na FAU aborda
paisagem urbana
Semana de Arte e Cultura
na Casa de Dona Yayá

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Busca por hegemonia econômica é insuficiente para explicar ações militares norte-americanas

Flávia Souza

Nem petróleo, nem hegemonia econômica. Para a cientista política Erica Simone Almeida Resende, os principais motivos para as ações militares dos Estados Unidos no Oriente Médio estão nos elementos que formam a identidade norte-americana e aparecem nas manifestações da cultura popular - como filmes, literatura e charges.

"O que vemos acontecer hoje é, ainda, uma continuação da busca por novas fronteiras, conseqüência da idéia de que o 'homem branco' tem uma missão civilizatória. No passado, era a região oeste da América do Norte. Hoje, são as 'fronteiras ideológicas' do mundo, locais onde há outros costumes, outras religiões", afirma a pesquisadora, doutoranda do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A pesquisa de Erica segue uma linha que rompe com as correntes tradicionais nos estudos de política e relações internacionais. A idéia é dar mais atenção às questões culturais e procurar entender como elas influenciam estratégias políticas. Segundo a pesquisadora, as abordagens tradicionais tendem a relacionar as atitudes norte-americanas a interesses capitalistas ou às vontades de um pequeno grupo no governo, numa espécie de conspiração. "A maioria dos estudos acaba subestimando o fato de eles acreditarem no que dizem", afirma Erica. Ao invadirem o Iraque, por exemplo, acreditavam que realmente seriam capazes de instalar uma democracia e que esta era a melhor solução.

A cientista política cita, como exemplos dos elementos que formam a identidade norte-americana, o individualismo, a ética do trabalho (idéia de que é o trabalho que dá valor ao ser humano) e a idéia do "fardo do homem branco", segundo a qual o homem branco teria o papel de levar a "civilização" para os povos "bárbaros" ou "selvagens". "Esses elementos estão presentes no cotidiano e se perpetuam historicamente entre os norte-americanos."

Mestrado
Em sua pesquisa de mestrado, concluída em 2005 também na FFLCH, Erica estudou a passagem, na segurança nacional norte-americana, da Doutrina da Contenção para a Doutrina da Prevenção. A primeira, vigente durante a Guerra Fria, se caracterizava por uma postura defensiva e era aberta à cooperação internacional. A segunda, fundamentada no documento A estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos da América, divulgado pela Casa Branca em 2002, aposta num comportamento preventivo e agressivo, que considera necessário acabar com as supostas ameaças antes que elas se concretizem, mesmo que isso contrarie regulamentos internacionais.

Para a cientista política, a adoção dessa nova estratégia foi um "tiro no próprio pé" por parte dos EUA. "Foi a primeira vez na História que um país em situação extremamente favorável se dispôs a alterar os fatores que condicionaram justamente essa situação, como os pactos internacionais." Segundo ela, trata-se de uma atitude mais condizente com o "projeto de identidade" norte-americano do que com os interesses econômicos ou de hegemonia que os EUA pudessem ter. "É como se, ao invadir o Afeganistão e o Iraque ou ao ameaçar o Irã, o país estivesse sendo coerente com a idéia de 'ser americano', que inclui uma repulsa à possibilidade de serem considerados 'covardes' e uma idéia de dever, seja para defender a própria honra ou para 'libertar' povos."

Segundo Erica, é necessário fugir de análises simplistas sobre as atitudes norte-americanas. "Nós, brasileiros, não entendemos os Estados Unidos. Há pouca bibliografia e pesquisa nessa área de análises culturais, e muita opinião. Os artigos publicados na imprensa, por exemplo, não vão muito além da superficialidade. Geralmente, ou acabam caindo numa explicação que se baseia apenas em interesses econômicos, ou dão margem à idéia de que há uma conspiração", critica.

Mais informações: esa@infolink.com.br, com Erica Simone Almeida Resende




Cursos e Palestras

Paisagem urbana em discussão na FAU
Na próxima quarta-feira (13), às 9 horas, acontece na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP uma palestra com a professora Sophie Wolfrum, chefe da cadeira de Planejamento Urbano Regional e Desenho Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Technische Universität München, na Alemanha. A professora falará sobre os temas pesquisados em sua cadeira, relativos à paisagem urbana no Planejamento Regional.

Essa palestra dá início ao Workshop On Site, que acontece entre os dias 13 a 16, com palestras na FAU e pela cidade de São Paulo, com discussões sobre o espaço urbano, incluindo planejamento e aspectos socioeconômicos de São Paulo.

A palestra é gratuita e sem necessidade de inscrição. Acontece na sala 810 da FAU, que fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801, na Secretaria de Eventos FAU


Teoria da perspectiva no Parque CienTec
No próximo dia 23, às 17 horas, acontece no Parque CienTec a palestra De Brunelleschi a Galileu: a teoria da perspectiva nos albores da ciência moderna, com o professor Ennio Candotti, da Universidade Federal do Espírito Santo.

A Teoria da Perspectiva foi criada em início de 1400 por F. Brunelleschi, arquiteto que projetou e construiu a cúpula de Santa Maria del Fiore em Florença. Esta teoria, também chamada de "Teoria da Representação Verdadeira", teve papel importante nos albores da Ciência Moderna. Permitiu um registro rigoroso das observações dos fenômenos naturais e, mais tarde, a correta interpretação das imagens observadas através do telescópio por Galileu.

A conferência será ilustrada com numerosas imagens de pinturas e desenhos que revelam a identidade de técnicas e "pontos de vista" na observação e representação da natureza na arte e na ciência no renascimento italiano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 5077-6313 / 6314. As vagas são limitadas.

O Parque CienTec fica na Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5077-6313 / 6314


Bolsas na Alemanha para estudantes é tema de palestra
No dia 14, às 15 horas, a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP recebe a representante da Technische Universität Berlin (TUB), na Alemanha, Roswitha Paul-Walz, que irá proferir uma palestra sobre os programas de bolsas de estudos, além dos procedimentos para se candidatar a uma vaga na universidade.

A palestra é dirigida a estudantes e pesquisadores, que tenham interesse em estudar ou realizar pesquisas na Alemanha. Entre as áreas envolvidas estão Engenharia, Ciências Naturais, Ciências do Planejamento, Ciências Sociais, Economia, entre outras das Humanidades.

A palestra é gratuita e aberta aos interessados. Ela ocorre no Anfiteatro do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2248, com Sandra Lima




Agenda Cultural

XI Semana de Arte e Cultura na Casa de Dona Yayá
Entre os dias 22 e 30 acontece na USP a 11ª Semana de Arte e Cultura, evento promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O evento busca divulgar ao público em geral as manifestações artísticas e culturais produzidas pela Universidade como exposições, filmes, espetáculos, concertos, seminários e palestras.

A programação acontece simultaneamente nos campi da Capital e nos demais espalhados no interior. O Centro de Preservação Cultural (CPC), na Casa de Dona Yayá, participa com programação gratuita e aberta ao público interessado:

No dia 22 será o Lançamento da Campanha Patrimônio Vivo, parceria entre o Sistema Integrado de Bibliotecas(SIBi-USP) e o CPC.

No dia 24 haverá a apresentação do Coralusp, com a regente Márcia Hentschel, às 11 horas.

No dia 28 acontecerá a Oficina Mosaico de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, às 13h30. O evento propõe a construção de um jogo cooperativo de tabuleiro a partir da evocação das histórias de infância dos participantes, a partir de um duplo desafio: construir um jogo que mobilize os participantes em torno de um tabuleiro e proporcionar a discussão acerca das brincadeiras, dos brinquedos e dos jogos na educação, cultura e lazer das crianças de hoje. A oficina é ministrada por Cyrce Andrade, Mestre em Psicologia da Educação. As inscrições deverão ser feitas no CPC, entre 9 e 17 horas, no telefone (0XX11) 3106-3562.

No dia 30 acontecerá a Oficina de Brinquedos com o Chico dos Bonecos, às 14h30. Voltada a crianças e adultos, a oficina propõe a construção e manipulação de brinquedos como a escada de maracá, jabolôs e argolas como estratégias de resgate do sentido do brincar. O ministrante é Francisco Marques, que trabalha há muitos anos a temática do brincar por meio de oficinas e espetáculos. As inscrições deverão ser feitas no CPC, 10 minutos antes do início da oficina.

O CPC fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; www.usp.br/cpc


Acunteceu o Acuntecido no MariAntonia
O Centro Universitário MariAntonia apresenta de 22 de setembro a 1° de outubro a peça Acunteceu o Acuntecido, com direção de Edgar Castro.

A peça tem coordenação de dramaturgia de Newton Moreno, e conta a história de Gaia , que machucada com a maneira com que os homens caminham sobre a terra, adoece e explode catástrofes. Esses homens, em contato com suas próprias ruínas caminham em busca de reconstruir suas vidas.

O espetáculo pode ser visto às sextas e sábados às 21 horas e aos domingos Às 20 horas. Os ingressos custam R$12,00, com meia-entrada (R$6,00). A peça é recomendada para maiores de 12 anos.

O Centro Universitário MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: www.usp.br/mariantonia


Mostra fotográfica tem abertura e premiação no HC de Ribeirão
O Projeto ArteSaúde do Centro de Recursos Humanos (CRH) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza na próxima quarta (13) a abertura e premiação da VIII Exposição de Fotografia.

O evento está programado para 11 horas, no saguão da Portaria Principal do HC. A mostra vai reunir 84 fotografias coloridas inéditas, tiradas da natureza, por profissionais ligados diretamente às atividades do HCFMRP. O evento é aberto à participação pública.

O HCFMRP fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Campus Universitário, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612; e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br, na Assessoria de Imprensa do HCRP




Publicações

Professor do HC lança livro sobre dores na boca
Foi lançado recentemente pela Editora Prontuário o livro Dores Mudas – As estranhas Dores da Boca (232 páginas, R$80,00), de Jose Tadeu Tesseroli de Siqueira, professor no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O livro traz uma coletânea de textos que tratam do universo de pacientes de dores na boca, de seus atônitos familiares, de alguns boquiabertos profissionais da saúde e das surpresas que dores corriqueiras nos aprontam, principalmente quando se trata de uma pequena região do corpo humano, como é a boca. A obra foi escrita para lembrar que essas doenças, e suas dores, também existem, e de forma tão presente como as existências que nos são lembradas por filósofos e cantores populares.

Mais informações: www.editoraprontuario.com.br




Quadro de Avisos

Site do Instituto Central do HC é reformulado
O site do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP foi totalmente reformulado. Agora, os internautas contam com um conteúdo dinâmico e de fácil acesso às informações.

No site constam as unidades médicas, os números de atendimentos ambulatoriais e do pronto-socorro, das cirurgias realizadas, dos exames ambulatoriais, a média de permanência do paciente internado, entre outros de interesse.

O internauta também tem acesso aos serviços prestados pelas unidades de apoio, como serviço social, psicologia, nutrição, farmácia, enfermagem, ouvidoria e muitos outros. Para as novidades, o link notícias traz informações sobre as ações voltadas à assistência, os estudos em pauta, artigos e cursos.

O site pode ser acessado pelo endereço www.ichc.hcnet.usp.br

Mais informações: (0XX11) 3069-7879, com Bete Subires




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

O planejamento energético ótimo de médio prazo com representação das usinas hidrelétricas. Marco Aurélio de Almeida Castro. Dia 15, às 9 horas.

Estudo teórico e experimental da interação entre paredes em edifícios de alvenaria estrutural. Rodrigo Piernas Andolfato. Dia 15, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Doutorado

Avaliação do estado de colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista. José Geraldo Vidal Vieira. Dia 15, às 9 horas.

Generalização do CAPM aplicada ao cálculo do custo de capital do setor de telefonia fixa do Brasil. Caimi Franco Reis. Dia 15, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Espécies químicas inorgânicas (Al, As, Cd, Cr, Cu, Fe, Hg, Mn, Ni, Pb e Sn) no sedimento e nos sólidos em suspensão do rio Corumbataí, SP. Paula Munhoz Antunes Zambetta. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

História natural de pacientes com mucopolissacaridoses. Ana Carolina de Paula. Dia 14, às 14 horas.

Análise eletromiográfica comparativa de tornozelo durante a aterrissagem em jogadores de vôlei com instabilidade crônica. Eneida Yuri Suda. Dia 14, às 9 horas.

Revisão sistemática: imunoterapia específica para venenos de hymenoptera. Alexandra Sayuri Watanabe. Dia 14, às 9 horas.

Doutorado

A escala de avaliação de demência (DRS) no diagnóstico de comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. Claudia Sellitto Porto. Dia 14, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br