São Paulo, 12/09/2006 - Boletim nº1914
alimentação
Hambúrguer de caju apresenta
elevado teor de fibras

Custo de produção de hambúrguer vegetal
criado na FZEA com 60% de fibra de caju
é menor do que produto feito somente
com proteína de soja
leia...

IPq discute a ética entre
advogados e criminosos

FFLCH oferece curso on-line
sobre Direitos Humanos

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Uso de fibra de caju aumenta valor nutritivo de hambúrguer vegetal

Júlio Bernardes

O bagaço de caju, descartado pelas indústrias, é a principal matéria-prima de um hambúrguer rico em fibras criado por alunos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga. O produto, de alto valor nutritivo, tem custo de produção menor que os hambúrgueres do tipo light produzidos com proteína de soja.

O estudante Rubem Fernando dos Anjos, um dos participantes do projeto, conta que a idéia de aproveitar a fibra de caju surgiu em um trabalho da disciplina de Planejamento e Projetos, na FZEA. "Embora a castanha da fruta seja exportada para o exterior e a polpa aproveitada nas indústrias, a fibra é descartada no processamento", explica. "No Nordeste brasileiro, onde há grandes cultivos de caju, as fibras só servem para a produção artesanal de doces ou como ração animal".

O processo de produção é semelhante ao dos hambúrgueres comuns. "Após serem descartadas, as fibras devem ser imediatamente resfriadas e preparadas para uso por meio de um processo chamado branqueamento", relata Rubem."No branqueamento, o bagaço é cozido em água por alguns minutos para eliminar odores e microorganismos e impedir a ação das enzimas presentes na fruta, para evitar que provoquem oxidação e escurecimento das fibras".

A receita de hambúrguer desenvolvida na FZEA utiliza no mínimo 60% de fibra de caju, além de queijo, proteína de soja isolada, condimentos e água. "O branqueamento também retira o sabor e os odores fortes do caju", conclui o pesquisador.

Produção
Rubem aponta que uma das vantagens do produto é o baixo custo de produção. "A matéria-prima é um resíduo das indústrias de polpa e suco de caju, muitas vezes entregue por estas empresas sem custo algum", afirma. "Desse modo, seria possível oferecer o hambúrguer aos consumidores por preços menores do que outros produtos light, como por exemplo a carne de soja".

Os pesquisadores da FZEA realizam testes para aprimorar o sabor e o teor de fibras do hambúrguer de caju. "Também será comprovado seu valor nutricional", diz Rubem. "O alto teor de fibras pode melhorar o funcionamento do intestino e dificultar a assimilação de gorduras e toxinas, além de contribuir para o aproveitamento de nutrientes pelo corpo".

O alunos criaram o projeto de uma empresa, a "Cajubrás", para viabilizar parcerias que assegurem a continuidade das pesquisas e também tornem possível a industrialização do produto. "A região mais interessante para a produção do hambúrguer seria o Nordeste, onde se encontra a maioria das indústrias que descartam o bagaço do caju".

A pesquisa com o hamburguer de caju também teve a participação dos alunos Fernando Hypolito, Luís Antonio Thomaz de Godoy Filho, e Rodolfo Maldonado Compoy dos Santos, além da colaboração das professoras da FZEA Alessandra Lopes de Oliveira e Vivian Lara dos Santos Silva. Maiores informações sobre o projeto podem ser encontradas no site http://br.geocities.com/cajubras/.

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX11) 9407-5727, com Rubem Fernando dos Anjos




Cursos e Palestras

Ética entre advogados e criminosos é tema de palestra no IPq
O Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP realiza nesta sexta (15), às 12 horas, uma palestra sobre A ética entre advogados e criminosos, com o advogado criminalista Ubirajara Mangini Kuhn Pereira.

A palestra é aberta, gratuita e sem necessidade de inscrição, e acontece no Auditório do 3º andar do IPq, que fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7929; e-mail nufor@hcnet.usp.br


Curso on-line sobre Direitos Humanos é oferecido pela FFLCH
O Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, juntamente com o o Programa Instituto do Milênio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecem o curso on-line Direitos Humanos no Brasil.

O público-alvo são professores da rede pública e privada, estudantes da área de ciências humanas e demais interessados no tema. O curso terá início nesta terça (12) e será finalizado em 6 de fevereiro de 2007. Ele contará com uma turma on-line composta por 30 participantes escolhidos pelo currículo a ser encaminhado no momento da inscrição e por uma turma presencial composta pelos monitores do projeto.

O objetivo do curso, que tem como coordenadora a professora Zilda Márcia Grícoli Iokoi, é estimular a reflexão sobre dilemas da constituição da cidadania no Brasil entre estudantes, professores e demais interessados.

O interessado deverá cadastrar-se no site http://pccepa3.if.usp.br/imoodle/login/signup.php? e o código de inscrição é ZI. Depois de realizada a inscrição, o curso já pode ser imediatamente iniciado.

Ao final do curso, os aprovados, com no mínimo 75% de freqüência, receberão certificado a ser emitido pelo LEI da FFLCH.

A FFLCH fica na R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2441 / 3760 ramais 213 ou 215; e-mail lei@usp.br


IEA discute a importância da nanotecnologia
Nesta terça-feira (12), acontecerá, às 15 horas, a conferência Alquimia no Século 21: Ciência, Riqueza e Bem-Estar no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O professor Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tratará da importância socioeconômica da nanotecnologia e da sua experiência no desenvolvimento do Biphor, pigmento branco composto de nanopartículas de fosfato de alumínio (patenteado pela Unicamp e Bunge), e dos requisitos necessários para o fomento de inovação tecnológica no País.

Os debatedores serão Glauco Arbix, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Guilherme Ary Plonski, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A conferência faz parte do Ciclo Temático sobre Inovação Tecnológica. Ela ocorrerá no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-1685; e-mail inhita@usp.br


Metabolismo da glicose é tema de palestra no ICB
A disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP terá sua quarta palestra com o tópico Função dos receptores estrogênicos no metabolismo da glicose, nesta quinta (14), às 12h30. O palestrante é Rodrigo Palazzo de Almeida Barros, doutorando do Laboratório de Metabolismo e Endocrinologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca e sem necessidade de inscrição. Estass palestras visam a interação científica.

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253; www.fisio.icb.usp.br


Palestra sobre mercado de trabalho na FFCLRP
Nesta quinta, às 16 horas, será realizada a palestra Empregabilidade e Mercado de Trabalho, que faz parte do 3º Ciclo de Palestras e Filmes Científicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

A palestra será ministrada pelas professoras Fabiana da Silva Marques e Juliana de Carvalho, da FFCLRP. O evento, que promove uma série de filmes e palestras durante todo o semestre, tem objetivo de aprofundar temas relacionados com o campo de atuação de um profissional da Química, frente às inovações e desafios da atualidade.

A palestra, gratuita e sem necessidade de inscrição, acontece no anfiteatro das Exatas, que fica na Av. Bandeirantes,3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4366


Seminários de Física Biológica na FCFRP
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP promove nesta sexta-feira (15), às 14 horas, um seminário do 1º Ciclo de Seminários em Física Biológica, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP, com o tema O uso de modelos matemáticos na solução de problemas epidemiológicos.

O seminário será ministrado pelo professor Eduardo Massad, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e tem como objetivo expor os jovens pesquisadores a tópicos diversificados na interface da Química e Física com a Biologia, abordando problemas energéticos, estruturais e funcionais, assim como técnicas de análise, modelagem, e determinação de estruturas moleculares.

A palestra é gratuita e aberta ao público geral, e será realizada na sala de aulas 2 da Pós-Graduação da FCFRP, que fica na Av. do Café, s/n°, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4273, com Eleni




Agenda Cultural

Mostra de filmes sobre cerâmica na ECA
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove no dia 22 a 11ª Semana de Arte e Cultura, que na sua programação apresentará a mostra Cerâmica Um Novo Olhar, uma seleção de vídeos internacionais sobre cerâmica artística. Os vídeos serão exibidos a partir das 8h30, e a entrada é franca. Confira a programação:

Biennal de cerâminca 2005 Korea (2005, 50 minutos, direção de Nan Kimyong, Coréia). Uma viagem pela Coréia, sua Bienal e seus artistas.

Cerâmica - um novo olhar (2006, 14 minutos, direção de Heloísa Alvim e Olivie Labige, Brasil). Vídeo realizado no Instituto Benjamin Constant sobre os trabalhos dos cegos coordenados pela ceramista Clara Fonseca, no Rio de Janeiro.

Claudio Casanovas - Monumento sobre a Guerra Civil (10 minutos, direção de Heloísa e Leonardo Alvim). Monumento em homenagem aos mortos da Guerra Civil Espanhola, feito em Girona, na Catalunha, por Cláudio Casanovas. Uma escultura com 12 toneladas de terra queimada a 1300ºC.

Shoko - Expressão do Cosmos (35 minutos, direção de Sumaya Mattar). Um auto-retrato da ceramista japonesa radicada no Brasil.

Humanóides: Transmutações (25 minutos, direção de Wilson Lazaretti). Um registro da trajetória poética da série Humanóides, de Norma Grinberg, desenvolvida em seu mestrado junto ao Departamento de Artes Plásticas da USP.

Os novos habitantes da terra (2004, 50 minutos, direção de François Lê Bayon, França). Técnicas de fabricação da arquitetura em terra, um método de construção alternativo que aos poucos ganha muitos adeptos na Europa.

Os filmes serão exibidos no Departamento de Artes Plásticas da ECA, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.eca.usp.br




Publicações

Professor da ECA lança livro sobre TV
Será lançado no próximo dia 20 pela Summus Editorial o livro A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão (184 páginas, R$33,90), do professor Laurindo Lalo Leal Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro reúne textos que foram publicados em revistas entre 1999 e 2005, e mostram as reflexões de um observador atento que participa ativamente desse movimento. Em um dos mais polêmicos, intitulado De Bonner para Homer, Lalo explicita de que forma o maior telejornal do País “molda” o noticiário para um suposto espectador-padrão. Cada artigo instiga o leitor e também educadores, pais e formadores de opinião a questionar o domínio absoluto da TV.

O lançamento acontece às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, que fica na Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3170-4033




Quadro de Avisos

Universia cria passeio virtual da exposição Deuses Gregos
O portal da Universia (www.universia.com.br), rede de universidades de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, preparou um passeio virtual sobre a exposição "Deuses gregos - Coleção do Museu Pergamon de Berlim", realizada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. A exposição, que se estende até 26 de novembro, conta com 200 peças, entre esculturas de mármore e bronze, vazos, entre outras.

O passeio apresenta quatro salas: Panteon dos Deuses, Teatro, Jardim da Vila Romana e Altar Pergamon, onde o visitante poderá passear virtualmente e acessar as obras gregas. Em cada uma delas, há também a descrição e a sua importância no contexto histórico. O passeio virtual disponibiliza cerca 40 obras.

Para conferir a exposição, basta acessar o endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12198, ou ir até o Canal Cultura +, em Passeios Virtuais: www.universia.com.br/cultura+/passeiosvirtuais.jsp

Mais informações: (0XX11) 3179-0748




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Tratamento anaeróbio de vinhaça em reator UASB operado em faixa de temperatura termofílica (55ºC) e submetido ao aumento progressivo de carga orgânica. Anderson Bezerra Viana. Dia 15, às 9 horas.

Concepção e estudo de uma unidade compacta para tratamento preliminar de esgoto sanitário composta por separador hidrodinâmico por vórtice e grade fina de fluxo tangencia. Gustavo Silva do Prado. Dia 15, às 14 horas.

Doutorado

Caracterização limnológica e análise de comunidades bentônicas sujeitas à invasão por espécies exóticas, em lagos do Vale do Rio Doce, MG, Brasil. José Valdecir de Lucca. Dia 18, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Análise da gestão de portfolio de produtos: um estudo no setor de alimentos. Plínio Luiz Sottomaior Pereira. Dia 18, às 14h30.

Doutorado

Valoração do fornecimento de serviços ancilares a partir de usinas hidroelétricas. Thales Sousa. Dia 18, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Avaliação de lesões pré-neoplásicas em cólon de ratos tratados com o corante comercial CI Disperse Blue 291. Fabriciano Pinheiro. Dia 18, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3667


Faculdade de Medicina

Mestrado

Infecção de corrente sanguínea em unidade de terapia intensiva em hospital universitário. Evelyne Santana Girão. Dia 18, às 14 horas.

Doutorado

Variação respiratória da pressão arterial e sua relação com as variações respiratórias dos traçados da pressão venosa central e da pletismografia gerada por oxímetros de pulso no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. Glauco Adrieno Westphal. Dia 18, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br