São Paulo, 15/09/2006 - Boletim nº1917
cinema
James Bond retrata desejos e
consumo da sociedade atual

Imagem de sucesso e sofisticação do agente
secreto retrata anseios contemporâneos.
Uso de produtos caros, elegantes
e tecnológicos atraem o público
leia...
Pesquisa destaca importância
e eficácia do air bag
Radio USP apresenta especial
sobre o campus de Bauru

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Filmes do agente 007 inauguraram estrutura de história que permite continuações da série

Marina Almeida

Bond, James Bond. O conhecido agente secreto, personagem de vários filmes de ação, é um retrato dos desejos da sociedade atual - sofisticado e bem-sucedido. "O personagem foi o primeiro a usar a estrutura das histórias atuais, nas quais o mocinho, após passar por dificuldades, tem sempre um final feliz, abrindo a possibilidade de uma continuação da série. O consumo também marca presença, por meio dos produtos caros e elegantes do agente", explica o professor e produtor de rádio e TV Pedro Paulo Vaz.

Vaz analisou os filmes de James Bond em sua dissertação de mestrado defendida recentemente na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Segundo ele, podemos definir Bond como um herói. "O agente 007 é um homem que sente dor, medo, ódio, paixão, desejo e não possui superpoderes", afirma, lembrando que o personagem britânico surgiu para elevar a auto-estima da Europa recém-saída da 2ª Guerra Mundial.

Consumo
O sucesso dos filmes se baseia, também, nessa imagem bem-sucedida do personagem, desejada por muitos. Os produtos reais usados pelo agente no filme são sempre associados à qualidade: ele agrega valor às marcas. "Por isso há uma disputa na definição de quais serão os carros, as bebidas, os relógios, os celulares e outros produtos de alta tecnologia que vão ser utilizados por James Bond no próximo filme", conta Vaz.

Esses produtos são voltados para classes de maior poder aquisitivo, apesar de o público-alvo do filme não ser, necessariamente, este. Ainda assim, estas marcas investem no público de James Bond, pois sabem da grande influência que o personagem exerce sobre seus admiradores. "Há as pessoas que vão ao cinema para poder sonhar com esse mundo e as que pertencem a ele e são compradores potenciais desses produtos."

Os filmes do agente 007 são atuais também quanto aos perigos enfrentados. As tramas das aventuras são grandes temas da história recente, que trazem os conflitos políticos dos períodos em que cada longa-metragem foi rodado. Já foram abordados a Guerra Fria, os mísseis de Cuba e o comunismo. Houve um ambientado no Oriente Médio e outro que retratou o conflito da conquista do espaço entre russos e americanos. "Há essa junção entre o real e a ficção. O último filme do James Bond, por exemplo, 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002), se passa na Coréia do Norte, uma região de conflito", diz Vaz.

Brasil
Um dos 21 filmes já lançados, 007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker, 1979), tem locações em território brasileiro. Porém, por falta de conhecimento dos realizadores a respeito do Brasil, há erros de continuidade na história. "Uma perigosa perseguição no bondinho do Rio de Janeiro termina em Foz do Iguaçu, cidades que são mostradas como próximas. Há também a confusão entre os estilos de música, do samba com a rumba", explica Vaz.

O professor preferiu estudar as características próprias do personagem, não analisando os atores que o interpretaram, como Sean Connery, Pierce Brosnam e Roger Moore, mas reconhece que "há uma aura, um glamor especial sobre os que representaram James Bond nas telas, afinal a imagem do personagem é o próprio ator."

Criado por Ian Fleming (1908 - 1964), James Bond retrata o alter-ego de seu autor, que foi um sofisticado agente secreto do Serviço de inteligência da Marinha Inglesa. O personagem, que inicialmente existia apenas em obras literárias, foi criado em 1953, e seu primeiro filme data de 1962. A estréia do 22º filme do agente está prevista para novembro deste ano. Segundo o pesquisador, um quarto da população mundial já viu ao menos um filme de James Bond.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 3781-3677 ou e-mail ppov@terra.com.br, com o pesquisador




Estudo desmente mitos e reforça a importância dos sistemas de air bag frontal e lateral

Da Redação, Agência USP

A conscientização sobre a importância dos air bags é fundamental para que o equipamento passe a ser um item de série dos veículos. Atualmente, o sistema é opcional ou restrito a carros de luxo. Segundo o engenheiro Washington Henrique Freitas da Silva, que analisou o tema em seu mestrado na Escola Politécnica da USP, a pesquisa derruba o mito de que os sistemas de air bag podem inflar por engano e reforça a importância de seu uso - tanto o frontal quanto o lateral - para a segurança dos passageiros e motoristas.

Segundo o engenheiro, os mitos existem porque o uso de air bags não é comum no País. "Não existe a possibilidade de a bolsa inflar devido a um movimento brusco causado por uma lombada ou por buracos da rua", explica o engenheiro. "O sistema possui um módulo de controle eletrônico, uma espécie de 'cérebro', que avalia e registra rapidamente se há necessidade de abertura da bolsa. Quando é preciso, o air bag do motorista infla em 30 milisengundos e o do passageiro em 60 milisegundos."

Em seu estudo, Silva analisou pesquisas dos órgãos nacionais de trânsito que mostravam que os impactos frontais respondem por cerca de 65% dos acidentes fatais.

A utilização do air bag lateral (Side Air Bag), que fica entre as portas do veículo, também foi analisada pelo engenheiro. A função desse dispositivo é aumentar a proteção do motorista e do passageiro do banco da frente em caso de colisão severa nas portas dianteiras - diminuindo o risco de lesões no tronco. Diferente do que acontece no sistema frontal, a atuação dos airs bags laterais é independente, ou seja, o acionamento de um dos lados não implica no acionamento do outro.

Foram feitos testes reais, na General Motors, utilizando um veículo modelo sedan, com velocidade de 48 quilômetros por hora (km/h), e simulando o efeito dos acidentes nos seres humanos. Os testes simulam os graus de movimentação que os ocupantes podem ter em caso de colisão e o impulso na bolsa inflada. Para isso, são usados bonecos de diversos tamanhos, os dummies.

Na pesquisa estão descritas as etapas de um exame de impacto para a validação do sistema de air bag. "O fornecedor faz uma série de testes para validar o sistema e entrega o air bag certificado à montadora, que realiza novos testes e avalia as condições da bolsa com relação ao tempo de abertura, temperatura, etc", esclarece.

Silva pretende, no doutorado, dar continuidade aos estudos sobre o tema. "Quero desenvolver um padrão brasileiro sobre o sistema de air bag, pois até o momento o Brasil adota os modelos europeu e americano."

Fonte: Assessoria de Imprensa da Poli

Mais informações: (0XX11) 3735-7219 ou claudia@pontocomm.com.br, na Assessoria de Imprensa




Cursos e Palestras

Seminário sobre agroenergia acontece na Esalq
Na próxima segunda (18), ocorre na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, em Piracicaba, o seminário Agroenergia: Interação entre Estado e Sociedade Civil no Século XXI. O evento tem como objetivo traçar um panorama do potencial e dos problemas da agroenergia no Brasil. Estão programados dois painéis: Panorama e Perspectivas do Álcool Combustível no Século XXI (Painel 1) e Panorama e Perspectivas do Biodiesel no Século XXI (Painel 2). Ao final da cada um deles pretende-se elaborar um documento com as principais políticas necessárias para o crescimento e desenvolvimento dos setores. “Diretrizes da Carta de Piracicaba sobre o álcool” é a proposta do primeiro painel e “Pontos da Carta de Piracicaba sobre o biodiesel”, é o plano do segundo.

A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais (GEPHAC) do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, do Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O seminário, que acontecerá no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, das 8 às 18 horas, tem entrada franca. Ppodem participar alunos, profissionais da área, pesquisadores e demais interessados. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-8700; site www.economia.esalq.usp.br; e-mail agroener@esalq.usp.br


Seminário debate o desaparecimento infanto-juvenil
Na próxima terça (19), a partir das 13 horas, acontece o II Seminário do Projeto Caminho de Volta, no Auditório Rui Barbosa da Universidade Mackenzie, campus Consolação. O evento faz parte da programação do I Congresso Internacional Infância: Violência, Instituições e Políticas Públicas, realizado pelo Mackenzie.

Serão apresentados os resultados dos dois anos do Projeto Caminho de Volta, uma parceria da Faculdade de Medicina da USP com a Secretaria da Segurança Pública do Estado que visa atender casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes localizando e identificando crianças desaparecidas, por meio de um Banco de DNA, além do suporte psicológico oferecido às famílias e às crianças durante o processo de busca e de reintegração familiar.

O seminário é destinado a profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, formada por representantes das Polícias Civil e Militar, ONGs, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público e Magistratura; estudantes e pesquisadores das áreas de psicologia, serviço social, educação, saúde, genética, medicina legal, informática e direito; além da sociedade civil.

A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3061-7589 ou e-mail cencifor@iof.fm.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


IPq promove simpósio de neuropsicologia e inteligência
Ocorre, nos dias 22 e 23, o Simpósio Internacional de Neuropsicologia e Inteligência. O evento, que terá como tema "Um enfoque nas altas habilidades", é promovido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Inteligência e suas fases do desenvolvimento, atualidades em superdotação, inteligência na infância e no envelhecimento, inteligência cognitiva e emocional, bases genéticas da inteligência, dificuldades de aprendizagem e criatividade serão alguns assuntos discutidos na ocasião.

As inscrições, cujas taxas variam entre R$60,00 e R$120,00, devem ser feitas pelo site www.sbnp.com.br. O evento acontecerá no IPq, na R. Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, São Paulo.

Mais informações: site www.sbnp.com.br


Palestra sobre conservação da baleia-jubarte no IO
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP realiza na próxima quarta (20), às 14h30,a palestra Estado de Conservação da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) no Oceano Atlântico Sul-Ocidental. O responsável será o professor Alexandre N. Zerbini do IO.

A palestra que acontece no IO é gratuita e aberto ao público em geral. Não há necessidade de inscrição.

O IO fica na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.


Mais informações: (0XX11) 3091-6513


II Semana da EESC oferece informação técnica-científica
Acontece entre os dias 18 e 22, o evento A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca, que é promovido pela Biblioteca e a Comissão de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

No evento, que ocorrerá na Sala de Aula da Biblioteca e no Auditório do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) da EESC, serão realizadas uma série de palestras e mesas-redondas visando propiciar acesso à informação necessária ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atuação da EESC: engenharia e arquitetura.

O público-alvo da semana são alunos de graduação, pós-graduação ou interessados em informação técnico-científica na área de Engenharia e Arquitetura. As inscrições devem ser feitas pelo site www.eesc.usp.br/biblioteca. Haverá certificado de participação.

A EESC fica na Av. Trabalhador Sao-carlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9247; www.eesc.usp.br/biblioteca




Agenda Cultural

Rádio USP apresenta programa especial sobre o campus de Bauru
Uma programação especial dedicada à Prefeitura do Campus Administrativo da USP-Bauru (PCAB) será apresentada pela Rede USP de Rádio (São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos) nesta sexta-feira (15), às 8h30. O programa "Conheça a USP" mostra o perfil administrativo do campus com as suas múltiplas áreas de atuação. O entrevistado principal é o prefeito José Roberto de Magalhães Bastos que fala dos projetos e ações em desenvolvimento no campus, da política de integração com os públicos interno e externo e, especialmente, sobre o modus operandi de administrar.

O programa, com duração de 60 minutos, traz também outros profissionais do campus que além da exposição de suas atividades de rotina, brindam os ouvintes com dicas úteis sobre boa forma física, alimentação saudável, economia em casa e no trabalho, segurança, cultura e até orientações sobre aleitamento materno, entre outros temas.

O programa pode ser sintonizado pelas emissoras de São Paulo (97.3 MHz), Ribeirão Preto (107.9 MHz) e São Carlos (102.1 MHz) ou via internet, no site www.radio.usp.br .


Programação TV USP entre os dias 18 a 24 de setembro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Eleições: Saúde Pública - Há quase um mês das eleições, o Contraponto inicia uma série para analisar setores estratégicos do País, que interferem diretamente no discurso das campanhas. O primeiro programa trata da saúde pública e discute pontos como a questão da gestão e infra-estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Terça-feira (19) às 21horas.

Olhar da USP Direito Humanitário - Afeganistão, Israel, Líbano e Iraque são apenas alguns dos países que estão em conflito atualmente. A guerra parece fazer parte da condição humana e o Direito Humanitário surge nesse contexto: ele cria regras para os períodos de confronto armado e tenta diminuir o impacto deles na população. Quinta-feira (21), às 21 horas.

Pgm Agenda - Jean Rouch no Cinusp: em cartaz até o fim do mês, a mostra apresenta algumas das melhores obras do documentarista fundador do Cinema Verdade. 84 anos de rádio no Brasil: na semana em que a Escola de Comunicações e Artes da USP organiza o evento 84 anos de rádio no Brasil, o pgm preparou uma matéria especial para contar a história do meio de comunicação mais popular do País. Sexta-feira (22), às 21 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


Última semana de QIO.GEM?! no TUSP
A Companhia Caos Teatro apresenta no Centro Universitário MariAntonia a última semana da peça QIO.GEM?!, com direção de Alice K. A apresentação é inspirada em seis peças do repertório Kyogen, comédia clássica japonesa do século XIV. Trata-se de comédias curtas, de duas ou três personagens, que vêm intercaladas entre as peças do clássico teatro Nô. As cenas surgem como recorte do instante presente.

A peça tem duração de 80 minutos, classificação livre e é apresentada às sextas e sábados, às 21 horas e aos domingos às 20 horas. Os ingressos custam R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada).

O Centro Universitário MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 42; e-mail tuspmkt@usp.br


ELT estréia peça no TUSP
A Escola Livre de Teatro (ELT) apresenta a peça Acunteceu o Acuntecido - A comédia do Fim do Mundo. O espetáculo fica em cartaz de 22 de setembro a 1º de outubro no Teatro da USP (TUSP). A direção é de Edgar Castro. Machucada com a maneira com que os homens caminham sobre a terra, Gaia adoece e explode catástrofes. Após o acuntecido, desconhecidos partem para uma marcha, levando na bagagem, fome e fé. Em contato com suas próprias ruínas caminham em busca da reconstrução de suas vidas.

A peça tem duração de 80 minutos, classificação livre e é apresentada às sextas e sábados, às 21 horas e aos domingos às 20 horas. Os ingressos custam R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia-entrada).

O Centro Universitário MariAntonia fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 42; e-mail tuspmkt@usp.br




Quadro de Avisos

HU inicia grupo antitabágico na Prefeitura da USP
Terá início em 18 de setembro o novo grupo antitabágico do Hospital Universitário (HU) da USP. O grupo será formado por fumantes da Prefeitura da Cidade Universitária e demais servidores da Universidade que desejarem parar de fumar. O grupo terá duração de quatro semanas no Anfiteatro da Prefeitura e as inscrições já estão esgotadas. Em funcionamento desde 2004, o grupo já atendeu cerca de 400 pessoas.

Durante esse período, o grupo será acompanhado por equipe médica multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, com reuniões semanais. Os participantes que necessitarem de medicação antitabágica poderão recebê-la com controle médico. É imprescindível a participação semanal no curso. Dessa forma, podem ser avaliadas a freqüência nas sessões, a eficácia do tratamento em relação ao número de cigarros consumidos e eliminação do vício.

As reuniões vão acontecer toda segunda das 8 às 10 horas no Anfiteatro da Prefeitura da Cidade Universitária que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1280, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3039-9311




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise de requisitos de software de gestão de projetos para suporte de processo de desenvolvimento de produtos. Leonardo Daniel Vieira Ribeiro. Dia 22, às 14 horas.

Carcinicultura - problemas de saneamento que podem desestabilizar a atividade: estudo de caso no Rio Grande do Norte.
Roberta Santos Bonini. Dia 22, às 9 horas.

Gestão estratégica de ganhos: uma proposta de gestão estratégica de custos utilizando os princípios das teorias das restrições, aplicada em uma fabricante de autopeças. Marcelo Serra Nunes. Dia 22, às 9 horas.

Pós-tratamento de efluentes de reator aneróbio em sistema seqüencial constituído de ozonização em processo biológico aeróbio. Ana Beatriz Barbosa Vinci Lima. Dia 22, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Desenvolvimento de um sistema de alarme inteligente para equipamentos de
monitorização multiparamétrica de pacientes.
Erick Darío León Bueno de Camargo. Dia 22, às 10 horas.

Soluções reutilizáveis no domínio de jogos computacionais: a aplicação de
padrões de projeto no desenvolvimento de motores de jogos.
Thiago Matias Busso. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

Análise quantitativa na fidelidade de microestruturas em réplicas de diamante e recobrimentos de dlc. Deilton Reis Martins. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Representações sociais de cidadania em sujeitos encarcerados. Magda Silvia Donegá. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3675


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Metabolização de açúcares em linhagens de Saccharomyces cerevisiae com e sem transportador de sacarose e diferentes atividades de invertase. Osmar Parazzi Junior. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Instituto de Psicologia

Mestrado

Desafios na aquisição da identidade profissional por jovens universitários egressos de cursinho pré-vestibular popular. Marcelo Augusto Parpulov dos Santos. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6479 / 4302




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br