São Paulo, 19/09/2006 - Boletim nº1919
tecnologia
Obras de Brecheret terão modelos
para a Caverna Digital

Em pós-doutorando no Laboratório
de Sistemas Integráveis, arquiteto cria
reproduções tridimensionais de seis
esculturas públicas de Victor Brecheret
leia...
Projeto Vila Viva identifica
árvores na Vila Madalena
Estação Ciência participa
da Semana de Arte e Cultura

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Modelos 3D das esculturas de Brecheret poderão ser usados em estudos e restaurações

Flávia Souza

Algumas das esculturas de Victor Brecheret estão ganhando o mundo virtual. Um estudo de pós-doutorado realizado no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Escola Politécnica da USP, está criando modelos dos trabalhos do escultor italiano na Caverna Digital, estrutura que permite a imersão em ambientes tridimensionais. O arquiteto Aurélio Antônio Mendes Nogueira, autor da pesquisa, explica que uma das possíveis aplicações de seu trabalho é o uso dos modelos 3D das esculturas em museus e aulas, substituindo as tradicionais projeções bidimensionais e pouco interativas.

"Será possível girar em 360º a imagem tridimensional, afastá-la ou aproximá-la para mostrar um detalhe ou um determinado ângulo", explica o pesquisador. Na Caverna Digital, as esculturas podem ser reproduzidas em tamanho original e com um modelo do ambiente original ao seu redor. Também é possível adicionar som e odor e permitir que o usuário toque as esculturas, utilizando luvas especiais. Nogueira está criando modelos tridimensionais de seis obras públicas de Brecheret, localizadas na cidade de São Paulo: o Monumento às Bandeiras, o Monumento a Caxias, e as esculturas Depois do Banho, Eva, Fauno e Portadora de Perfumes.

Além da aplicação em museus e escolas, os modelos tridimensionais podem auxiliar em trabalhos futuros de restauração - já que reproduzem as características originais das esculturas - e, no caso de obras de colecionadores, apresentar trabalhos que não podem ser expostos. "Os modelos virtuais também são uma forma de se preservar as obras, caso os originais sejam danificados", diz Nogueira. O trabalho do arquiteto se baseia em pesquisas e aplicações do sistema Virtual Heritage, expressão que define o uso da realidade virtual para auxiliar na preservação do patrimônio histórico.

Métodos
Nogueira também está desenvolvendo protótipos tridimensionais das esculturas que possam ser visualizados na internet e em plataformas multimídias (CD-Roms). Para exibição na web, ele utilizou a técnica de panorâmica, na qual várias fotografias são tiradas do objeto, de diversos ângulos, e em seguida são "montadas" para reconstituir a escultura em várias das suas dimensões. O CD-Rom, que poderá ser utilizado em escolas de ensino fundamental e médio, será desenvolvido com apoio do Instituto Victor Brecheret (IVB).

Para criar os modelos para a Caverna Digital, o arquiteto utilizou a técnica de modelagem computacional. Por meio de programas específicos, como Maya ou 3D Max, Nogueira monta as reproduções tridimensionais das esculturas. Para cada uma delas ele leva, em média, dois meses. Nos modelos para a Web, o tempo médio é de 15 dias.

Nogueira está finalizando o site http://acd.ufrj.br/~aurelionogueira/aberturavirtualheritage/index.htm# com a exposição virtual de Brecheret, montada a partir da técnica de panorâmica. A previsão é de que os modelos para visualização na Caverna Digital fiquem prontos em novembro deste ano e o CD-Rom, em janeiro do ano que vem.

Brecheret
Victor Brecheret nasceu em Viterbo, na Itália, em dezembro de 1894, e veio para São Paulo ainda criança. Teve contato com diversos artistas europeus e participou ativamente do movimento modernista no Brasil. Sua obra mais conhecida dos paulistanos, o Monumento às Bandeiras, fica no Parque do Ibirapuera.

A pesquisa de Aurélio Nogueira, docente da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está sendo orientada na USP pelo professor Marcelo Knorich Zuffo.

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX11) 3091-9738; e-mail aurelionogueira@acd.ufrj.br




Identificação de árvores promove conhecimento e interatividade na Vila Madalena


Vanessa Portes

Na próxima quinta (21), Dia da Árvore, estará finalizada a primeira fase de um projeto que tem como proposta mapear e identificar, por meio de plaquetas, as árvores existentes no bairro da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, a fim de aproximá-las da vida das pessoas. Trata-se do Projeto Vila Viva, uma iniciativa da assessoria do site Vila Madá (www.vilamada.com.br), que conta com o apoio do Herbário do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências (IB) da USP e da Subprefeitura de Pinheiros.

O site é feito por colaboradores e simpatizantes do bairro. A iniciativa começou a tomar forma no início deste ano, quando a empresária Rosely Bancaglione, uma das participantes do site, procurou o professor José Rubens Pirani, do IB, com a intenção de desenvolver um projeto que proporcionasse conhecimento e interatividade com a grande diversidade de espécies de plantas existentes na região. Pirani logo se interessou a colaborar, oferecendo as informações botânicas necessárias para a implementação da idéia e hoje é coordenador científico do projeto.

Na primeira fase, priorizou-se o mapeamento da região da Praça Raphael Sapienza, junto ao cruzamento das ruas Rodésia e Jericó. "Nessa fase, já foram identificadas 150 espécies diferentes de plantas", conta o professor.

Nas quatro visitas de mapeamento feitas na região, foram identificadas espécies raras da arborização paulistana, como o pau-brasil e araucária. Outras, como tipuana, sibipiruna, alfeneiro, eucalipto, jacarandá mimoso, ipê amarelo e ipê roxo, que são comuns na região de São Paulo, apresentaram um grande número de exemplares no bairro.

Nas placas de identificação, constam o nome científico e vulgar e a procedência da árvore. Já no site Vila Madá, é possível encontrar mais informações, como as características de cada planta, a época de florescimento, a forma de polinização, além de fotos da floração e de frutos.

Educação interativa
O projeto mostra-se também relevante como forma de ser uma base para que as escolas da região promovam atividades educativas interativas. "O projeto é mais uma forma de a Universidade desenvolver uma atividade de extensão, envolvendo base científica consolidada mas também alcançando a população de uma forma mais acessível", afirma Pirani.

Os idealizadores do projeto esperam desdobramentos futuros da iniciativa, como o envolvimento dos comerciantes locais, das escolas e da própria Prefeitura, e a realização posterior no site de um mapa de localização das árvores. Além disso, segundo o professor do IB, o projeto permite que se crie, no futuro, por meio de um o banco de dados que está sendo construído, um sistema de monitoramento e acompanhamento dos exemplares existentes.

Além de contar com a participação de professores do IB, o projeto Vila Viva também envolve alunos do Instituto. Lia Bezerra Monguilhot, aluna de mestrado, Leonardo Maurici Borges e Juliana El Ottra, alunos de iniciação científica, colaboram mapeando e recolhendo informações para elaboração das plaquetas.

A finalização da primeira fase do projeto será comemorada neste dia 21 de setembro, às 11 horas, na praça Rafael Sapienza. Estarão presentes o subprefeito de Pinheiros, Nilton Elias Nache, o professor Pirani e Rosely Brancaglione representando o site Vila Madá.

Mais informações: (0XX11) 3091-7595, com professor Pirani; site www.vilamada.com.br




Cursos e Palestras

EE promove semana de prevenção de acidentes de trabalho
Será realizada, entre os dias 18 e 22, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Escola de Enfermagem (EE) da USP.

O objetivo do evento, que é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da EE, é prevenir os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho. Será composto de apresentações teatrais, oficina para confecção de enfeites natalinos e uma palestra sobre Assédio Moral, com participação do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) e do Sindicato dos Médicos de São Paulo (SIMESP).

A participação é aberta, sem necessidade de inscrição. As vagas para participação da oficina já estão esgotadas. No encerramento, serão entregues certificados aos participantes que tiverem 80% de presença registrada.

A Semana ocorrerá no Auditório Maria Rosa Souza Pinheiro da EE (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, térreo, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3061-7533 / 1544 / 7548, com Silvana, Beth ou Gil; site http://www.ee.usp.br/cipa/sipat.htm


Palestras no MAC discutem arte moderna e pós-moderna
Ocorre, entre os dias 14 de setembro e 30 de novembro, o ciclo de palestras Discutindo a Arte Moderna e Pós-Moderna, promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

As palestras, que têm como público-alvo interessados em arte em geral, ocorrerão no Auditório do MAC Ibirapuera todas as quintas-feiras, das 9 às 12 horas.

O MAC Ibirapuera fica no 3º andar do Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Prédio da Bienal) do Parque Ibirapuera, São Paulo.

A taxa de inscrição é de R$100,00 e pode ser feita até sexta (22) no MAC da Cidade Universitária, que fica na R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3559; site www.macvirtual.usp.br/mac/menuInterno.
asp?op=3


Campo grupal, instituições e produção de subjetividade na FSP
Na próxima sexta (22), às 9 horas, a professora Ana Fernandez, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ministrará o seminário com o tema O campo grupal, instituições e produção de subjetividade.

O seminário consistirá em uma aula expositiva, um trabalho em grupos e elaboração coletiva das conclusões. O evento é gratuito e não é preciso se inscrever.

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 9908-6013




Agenda Cultural

11ª Semana de Arte e Cultura começa nos campi da USP
Será realizada de 22 a 30 de setembro a 11ª edição da Semana de Arte e Cultura da USP, que tem como objetivo ressaltar a importância das atividades artísticas e culturais no cotidiano da Universidade de São Paulo e das práticas acadêmicas, apresentando eventos especialmente produzidos pelos seus diversos órgãos e unidades.

Promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, a Semana conta com mais de 120 atividades, como apresentações musicais e teatrais, exibição de vídeos e filmes, exposições, oficinas, mesas-redondas, palestras e visitas monitoradas a museus. A entrada é gratuita e as atividades acontecerão nos Campi de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

A Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo - participa do evento com visitas monitoradas ao seu espaço expositivo, apresentação do espetáculo teatral Larguem tudo, vamos voar! e quatro oficinas gratuitas: Oficina sobre as Transformações de Energia; O Universo: mitos da criação segundo diferentes crenças; Estudando o Ar e Observar e caracterizar diferentes amostras de solo.

As inscrições devem ser feitas até um dia antes da data do evento. Os interessados podem enviar nome completo, número do RG e telefone de contato para o email eventos@eciencia.usp.br, aguardando retorno para confirmação da inscrição. Toda programação está disponível no site da Estação Ciência www.eciencia.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Projeto proporciona apresentação de filmes na FSP
Será exibido na próxima quarta (21), às 12 horas - com reapresentação às 18 horas - o filme O Jardineiro Fiel, dirigido por Fernando Meirelles (Cidade de Deus), com Ralph Fiennes, Rachel Weisz e Peter Postlethwaite no elenco.

O filme traz a estória de uma ativista de saúde assassinada e os esforços de seu marido para descobrir o que realmente aconteceu com ela. A exibição do filme, que ocorrerá no Anfiteatro João Yunes, marca a retomada do projeto Cinema Público, promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O projeto prevê, em um primeiro momento, a apresentação mensal de um filme em duas sessões, das 12 às 14 horas e das 18 às 20 horas. Nessa última, haverá um debate com o sociólogo Paulo Roberto do Nascimento, aluno de doutorado da FSP e pesquisador do Instituto de Saúde.

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091, com assessoria de comunicação; e-mail comunicacao@fsp.usp.br; site www.fsp.usp.br


Mostra Ciencine de filmes e vídeos científicos
Acontece nesta quinta (21) a Mostra Ciencine de filmes e vídeos científicos que apresenta Nanotecnologia: o futuro e O mundo macro e micro do mosquito Aedes Aegypti. O evento é promovido pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e pelo Instituto Biológico.

A programação começa com a recepção, às 19h30. Logo após a exibição dos filmes haverá um debate entre cientistas e cineastas sobre com o tema divulgação científica e audiovisual.

O evento acontece no auditório Rocha Lima do Instituto Biológico que fica na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana, São Paulo. A entrada é franca e há estacionamento no local.

Mais informações: (0XX11) 5087-1700




Quadro de Avisos

Universia realiza especial sobre pesquisas energéticas
O portal Universia elaborou uma matéria especial sobre o investimento do governo federal em pesquisas no setor energético do País. O conteúdo apresenta os beneficiados, suas prioridades, e como isso impactará nas linhas desse segmento.

O especial mostra que, a partir da regulamentação da lei, o Estado destinará R$10 milhões mensais ao desenvolvimento de pesquisas no setor energético. Um dos favorecidos é a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que poderá utilizar os recursos para conhecer o potencial hidrelétrico nacional de forma mais profunda, para estudos na área econômica e ambiental das usinas, entre outros pontos. A matéria esclarece que o investimento também poderá beneficiar as universidades brasileiras que tiverem pesquisas ou projetos que atendam as necessidades da EPE.

O conteúdo completo com os programas e as atividades realizadas no setor de energia poderá ser visto em www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12221. Se desejar saber mais sobre teses e dissertações, bolsas, e matérias sobre a relação universidade e empresa, acesse o Canal Pesquisador, em www.universia.com.br/pesquisador.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, com assessoria de imprensa do Universia Brasil




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

Primórdios da enfermagem profissional na cidade do Recife-Pernambuco: raízes da pré-institucionalização da formação do campo organizacional (1922-1938). Fátima Maria da Silva Abrão. Dia 19, às 9 horas.

Halitose em adolescentes de diferentes estratos sociais do município de Ribeirão Preto/SP. Marina Sá Elias Padilha. Dia 21, às 13h30.

Atenção qualificada ao parto: a realidade da assistência de enfermagem em Rio Branco - AC. Leila Maria Geromel Dotto. Dia 22, às 13 horas.

Estudo das famílias de crianças e adolescentes, vítimas de violência, que sofreram intervenção da justiça, em comarca de vara única - Estado de São Paulo - Brasil. Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque. Dia 22, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3602-3394


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Doutorado

Epopéias indianas e gregas: um estudo da construção dos sujeitos. Roberto do Carmo Rocha. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

Caracterização da implantação das equipes de saúde da família no Estado de São Paulo: limites e possibilidades. Rosicler Aparecida Viegas di Lorenzo. Dia 19, às 14 horas.

Translocação bacteriana na pancreatite aguda: efeito da administração de indometacina. André Siqueira Matheus. Dia 20, às 9 horas.

Ultra-sonografia transvaginal com Dopplervelocimetria na monitorização endometrial durante o tratamento hormonal na pós-menopausa. Rubens Brocco Dolce. Dia 20, às 8 horas.

Efeitos de um programa fisioterapêutico na melhora da sintomatologia e qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Fernanda Carbonário. Dia 20, às 9 horas.

Caracterização das fases imediata e tardia da resposta inflamatória de tecido pulmonar periférico de cobaias sensibilizadas. Tatiana Lanças. Dia 21, às 14 horas.

Prevalência e fatores de risco para asma em população de estudantes de medicina veterinária e medicina. Soraya Regina Gonçalves de Andrade. Dia 21, às 9 horas.

Expressão gênica diferencial das células estromais obtidas de medula óssea na presença ou ausência de célula tumoral oculta em pacientes com câncer de mama. Cíntia Milani. Dia 21, às 14 horas.

Doutorado

Cinética plasmática de emulsão lipídica semelhante à lipoproteína de baixa densidade (ldl) no lúpus eritematoso sistêmico com e sem difosfato de cloroquina Cinética plasmática de emulsão lipídica semelhante à lipoproteína de baixa densidade (ldl) no lúpus eritematoso sistêmico com e sem difosfato de cloroquina. Julio César Sachet. Dia 19, às 8h30.

Bandagem ajustável do tronco pulmonar: comparação de dois métodos de hipertrofia aguda do ventrículo sub-pulmonar. Miguel Alejandro Quintana Rodriguez. Dia 19, às 8h30.

Influência de dieta enteral suplementada com arginina e antioxidantes sobre a cicatrização cutânea experimental. Claudia Cristina Alves Pereira. Dia 21, às 13 horas.

Modelo de análise de variáveis craniométricas através das redes neurais artificiais paraconsistentes. Mauricio Conceição Mario. Dia 22, às 9 horas.

Infusão intratecal de opióides para tratamento de dor crônica não decorrente de câncer. Nilton Alves Lara Junior. Dia 22, às 9 horas.

Avaliação do leito arterial distal em revascularização de membros inferiores: estudo comparativo entre ecografia-doppler, arteriografia e medidas diretas de fluxo no intra-operatório. Fabio Henrique Rossi. Dia 22, 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Física

Mestrado

Estudo de casadores de impedância mecânicos para transdutores paramétricos de microondas em detectores esféricos de ondas gravitacionais. Fábio da Silva Bortoli. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado

Identificação de mecanismos em reações induzidas por núcleos fracamente ligados. Francisco de Assis Souza. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br