São Paulo, 20/09/2006 - Boletim nº 1920
tecnologia
Sensores em prótese de mão
imitam percepção humana

Sistema eletrônico conectado à pele
do usuário foi desenvolvido em projeto
da EESC, que pesquisa tecnologias
para uso em próteses
leia...
ECA inaugura grupo de
estudos em Infografia
IEB abre a mostra
Mapas em Movimento

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Portadores de próteses de mão têm percepção ampliada com uso de sistema de sensores

Júlio Bernardes

Um sistema eletrônico capaz de fazer próteses de mão transmitirem sensações de temperatura, tato, vibração e dor para seus usuários acaba de ser desenvolvido pelo engenheiro Paulo Marcos de Aguiar em pesquisa na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O estudo faz parte do projeto "Mão Antropomórfica Brasileira", do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC.

O sistema é composto de pequenos sensores conectados a um circuito integrado. "Eles também são ligados à pele por meio de transdutores, pequenos dispositivos que transformam os registros dos sensores em impulsos elétricos", relata o professor da EESC Glauco Caurin, coordenador da pesquisa. "Sensores de pressão registram as impressões de tato, pressão e vibração.".

Os testes com pacientes amputados são feitos na Faculdade de Medicina (FM) da USP, com a colaboração do professor Emygdio Jose Leomil de Paula. "Os usuários de próteses aprendem a lidar com as informações que os sensores estão captando e com o tempo adquirem uma percepção muito apurada de temperaturas frias e quentes, por exemplo", conta Caurin.

O projeto da "Mão Eletrônica Brasileira" é desenvolvido há seis anos, com apoio da Fapesp. "A pesquisa serve como base para criar tecnologias que possam ser aplicadas em próteses comerciais", explica o professor. A construção da mão é semelhante à do esqueleto humano. "O sistema não utiliza pinos metálicos como articulações, apenas superfícies de contato conectadas entre si".

Dedos
Cada um dos cinco dedos da mão eletrônica funciona como um robô, atuando de forma cooperativa. "Os programas criados para determinar os movimentos são inseridos em um pequeno computador dedicado", aponta Caurin. "Uma série de cabos faz o papel dos tendões, transmitindo os movimentos aos dedos". A energia para executar os movimentos é produzida por dois servo-motores.

A mão eletrônica foi totalmente construída com material biocompatível, à base de resina de mamona. "A idéia é que o material possa ser usado em próteses que não causem rejeição ao serem implantadas no corpo humano", diz o professor. O uso da resina para fazer os componentes da mão eletrônica foi pesquisado em parceria com a equipe do professor Gilberto Chierice, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Até o final do ano, os pesquisadores da EESC deverão finalizar um protótipo capaz de reproduzir 20 dos 23 movimentos principais realizados pelas articulações da mão humana. "Para o futuro, será pesquisada a miniaturização da parte computacional", afirma. "Hoje, o computador dedicado é do tamanho de uma carteira e os servo-motores possuem as dimensões de uma caixa de sapatos".

Além dos testes de tecnologia para próteses, o professor aponta que a mão eletrônica poderá ser usada em tarefas que exijam habilidade manual em ambientes perigosos. "Em lugares muito quentes ou na manipulação de produtos químicos, por exemplo, ela poderia ser operada de forma remota, sem colocar vidas humanas em risco".

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX16) 3373-9399




Cursos e Palestras

ECA inaugura grupo de estudos sobre infografia
Amanhã (20), às 15 horas, a Cátedra UNESCO José Reis em Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP inaugura o grupo de estudos Infografia em Divulgação Científica, uma realização do NJR e da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC).

Será o primeiro de uma série de grupos de estudos que serão abertos no biênio 2006/2007, com temas ligados direta ou indiretamente à divulgação da ciência e da tecnologia.

Sugestões de temas podem ser enviadas para o e-mail nucleojosereis@eca.usp.br.

Os interessados ainda podem se inscrever pessoalmente no NJR ou pelos telefones (0XX11) 3091-4270 / 4021.

O NJR fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4270 / 4021


Palestra analisa canais para Na+ Ativados
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza nesta quinta-feira (21), às 12h30, a palestra Análise de canais para Na+ Ativados por voltagem em Neurônios. Este será o tópico da disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica. O palestrante é Joao Luis Carvalho de Souza, doutorando do Laboratório de Eletrofisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP.

O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca sem necessidade de inscrição.

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Parque Cientec discute a Teoria da Perspectiva
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o professor Ennio Candotti, ministra nesta sexta-feira (23), às 17 horas, a palestra De Brunelleschi a Galileu: a Teoria da Perspectiva nos albores da ciência moderna.

A Teoria da Perspectiva permitiu um registro rigoroso das observações dos fenômenos naturais e introduziu a geometria na representação dos objetos observados, tendo grande influência na construção do espaço em que se movem os corpos da Física e os astros.

O evento é gratuito e acontece no Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP, na Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones: (0XX11) 5077-6313 / 6314 ou e-mail mlmelo@usp.br até o dia 21. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX11) 5077-6300; site www.usp.br/cientec/eventos/palestra4.htm


HU promove curso com temática da morte
Entre os dias 4 de outubro e 13 de dezembro, o Hospital Universitário (HU) da USP promoverá o curso Os profissionais de saúde e educação: a morte na prática do seu cotidiano. O programa, que terá uma carga horária total de 30 horas, é destinado a graduados e estudantes da área de saúde.

As aulas serão ministradas todas as quartas-feiras, das 8 às 11 horas, no Anfiteatro, 2º andar do HU, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições devem ser feitas até dia 29 no Serviço de Apoio Educacional do HU, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 15h30; ou pelo telefone : (0XX11) 3039-9342. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 50,00, para graduados, e R$ 30,00 para estudantes estudantes de graduação.

Mais informações: (0XX11) 3039-9342 com Sueli; e-mail psa@usp.br


FSP recebe palestrante internacional
No dia 9 de outubro, das 10 às 12 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP receberá a professora Fiona Mackencie, do John Curtin Institute of Public Policy, Curtin University of Technology, e diretora do Housing and Urban Research Institute of Western Australia, que proferirá a palestra “The economic costs of ignoring social and infrastructure issues in a highly productive resource region.”

A palestra será ministrada em inglês sem tradução simultânea.

O evento terá lugar na Sala Fernando Guimarães da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Estação Clínicas do Metrô, São Paulo.

As inscrições são livres e podem ser feitas até o dia do evento pelo e-mail valunos@fsp.usp.br

Mais informações: site www.fsp.usp.br; e-mail comunicacao@fsp.usp.br; (0XX11) 3081-5091com assessoria de comunicação


Anatomia da Madeira é tema de oficina na Estação Ciência
Acontece no dia 7 de outubro, das 9 às 12 horas, a oficina Anatomia da Madeira promovida pela Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A oficina propõe a identificação de características anatômicas da madeira e do que ela é constituída, bem como a observação de cortes microscópicos e o conhecimento de algumas madeiras utilizadas comercialmente.

Direcionada a professores de primeiro grau, ela contará com atividades que podem ser feitas em sala, tornando as aulas de botânica mais interativas, utilizando materiais reaproveitados de jardins e marcenarias.

A atividade, que é gratuita, será ministrada pelo biólogo Raphael Jaquier Bossler Pigozzo na sala A da Estação Ciência, que se localiza Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Os interessados para as 30 vagas que serão oferecidas devem se inscrever até o dia 6 de outubro, enviando nome completo, número do RG e telefone para contato para o email eventos@eciencia.usp.br e aguardando confirmação da inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 com Estação Ciência; (0XX11) 3673-7022, ramais 215 ou 228, com assessoria; site www.eciencia.usp.br



Agenda Cultural


Mapas em movimento: a crianção de mundos imaginários
No próximo dia 25, às 18 horas, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP inaugura a mostra Mapas em movimento: a crianção de mundos imaginários.

A exposição traz o processo de criação, produção, circulação e consumo da cartografia impressa entre os séculos XVI e XIX utilizando principalmente o acervo de Edemar Cid Ferreira, sob a guarda provisória do IEB, parcialmente revelada ao público na exposição O Tesouro dos Mapas de 2002.

O percurso expositivo contempla três aspectos do processo de valorização simbólica e financeira dos mapas: a produção e o restauro: saberes e técnicas; o mundo dos colecionadores: mapas como mercadorias; e mapas e impérios: instrumentos de conquista do imaginário imperial.

A entrada é franca. A mostra poderá ser vista até 29 de abril de 2007, sempre das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O IEB fica na Av. Prof. Mello Moraes, travessa 8, 140, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3247



Publicações

IEB lança número 43 de sua revista
Criada em 1966, a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP foi editada, sem interrupções, até 1997. Pela própria natureza da instituição à qual se liga, sempre teve caráter multidisciplinar e nela foram publicados ensaios clássicos como Dialética da malandragem, de Antonio Candido.

O número 43, entre outros artigos, faz uma homenagem a uma das maiores personalidades da história da USP. Gilda de Mello e Souza, que era sobrinha de Mário de Andrade, tem sua obra analisada por dois de seus discípulos, Bento Prado Jr. e Otília Arantes.

O projeto de relançamento envolveu a digitalização integral dos números anteriores, disponíveis para a consulta no site do IEB (www.ieb.usp.br), uma reforma gráfica e a associação com a Editora 34, o que permitirá uma distribuição mais ampla de um veículo de discussão da cultura brasileira num momento de redefinição de tudo o que diz respeito ao âmbito nacional.

A revista pode ser encontrada no IEB. Nas livrarias custa R$20,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-3199


Professora argentina lança livro sobre o campo grupal
A livraria Cortez promoverá nesta quarta-feira (21), às 19 horas, o lançamento de O Campo Grupal - Notas para uma Geanologia. O livro é de autoria da Ana Maria Fernandez, Professora Titular e pesquisadora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA).

A obra é um estudo que segue o método da elucidação crítica para percorrer as diferentes teorias que permeiam o campo grupal, desde seus inícios até a atualidade.

A Livraria Cortez fica na Rua Bartira, 317, Perdizes, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3873-7111



Quadro de Avisos

Arte Dramática da ECA organiza teste para atores e atrizes
Para os que buscam ser atores ou atrizes, a Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA-USP abriu um processo seletivo com ingresso previsto para 2007, com 20 vagas.

As inscrições custam R$100,00 podem ser feitas de 2 a 31 de outubro das 16 às 21 horas na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215, Cidade Universitária, São Paulo. Confira mais detalhes sobre inscrição e seleção no site http://www.eca.usp.br/ead/procsel.asp.

Mais informações: (0XX11) 3091-4321, após as 14 horas ou pelo site http://www.eca.usp.br/ead/


Investidores californianos se reúnem na Esalq
Uma comitiva da Califórnia composta por empresários de médias e pequenas empresas das áreas de energia sustentável, biodiesel e hidrogênio, se reunirá nesta quarta-feira (20) com o diretor executivo do Pólo Nacional de Biocombustíveis, Weber Antonio Neves do Amaral, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba.

Interessados em explorar investimentos no setor e criar oportunidades de negócios, eles pretendem conhecer produtores e gerentes de marketing de empresas de biocombustíveis, fabricantes de usinas de etanol, produtores de biodiesel, etanol, hidrogênio e biomassa, centros de pesquisa e pesquisadores da área de etanol. Além disso ainda pretendem contatar empresas de energia, como a Vale do Rio Doce e fabricantes de motores movidos a biocombustíveis.

A reunião irá acontecer às 9 horas, no prédio central da escola, na Sala do Centenário. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11 CP 9, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429 - 4200


USP prepara documento para fórum de universidades
Os diretores do campus da USP em Bauru estarão reunidos amanhã (20) para elaborar um plano de ação para o Fórum Permanente de Educação Superior. As contribuições da USP deverão integrar um documento a ser apresentado durante o primeiro encontro geral de universidades previsto para o mês de outubro.

As propostas serão elaboradas em conjunto pelo prefeito do campus, José Roberto de Magalhães Bastos, e pelo diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Luiz Fernando Pegoraro, com a participação de suas respectivas vice-diretorias. A reunião acontece às 8 horas na Sala da Diretoria da FOB, que fica na Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru.

O Fórum Permanente de Educação Superior de Bauru tem a adesão das nove instituições e universidades estabelecidas no município. O objetivo do grupo é utilizar o potencial do Ensino Superior para o desenvolvimento econômico e social da região. A iniciativa tem o apoio organizacional da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC-Bauru), Jornal da Cidade e TV Tem.

Mais informações: e-mail sci@usp.br, com Assessoria de Imprensa




Teses e Dissertações


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

A saúde em cena: o teatro na formação do enfermeiro. Rosangela Andrade Aukar de Camargo. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3602-3394


Escola Politécnica

Mestrado

Modelo de análise de eficiência na administração pública: estudo aplicado às prefeituras brasileiras usando a análise envoltória de dados. Aparecido Jorge Jubran. Dia 26, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Caracterização genotípica dos fatores de virulência e seu regulador ´agr´ em cepas de ´Staphylococcus aureus´ sensíveis à oxacilina. Marco Aurélio Vianello. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Medicina

Mestrado

Antropometria e biomecânica comparativa da locomoção de corredores com e sem desigualdade estrutural de comprimento de membros inferiores. Carla Sonsino Pereira. Dia 25, às 14 horas.

Avaliação do comportamento mecânico dos músculos do quadril em amputados transfemorais. Jerônimo Rafael Skau. Dia 26, às 14 horas.

Uso de emulsão lipídica como veículo do paclitaxel na terapia sistêmica do carcinoma da mama. Luis Antonio Pires. Dia 26, às 8 horas.

Doutorado

Estudo comparativo entre o pré-condicionamento isquêmico imediato e a drenagem do líquido celaforraquidiano, como métodos de proteção medular em cães. Anderson Benício. Dia 26, às 9 horas.

Treinamento físico aeróbio reduz a concentração plasmática de pré-beta 1-HDL e eleva o perfil antioxidante de HDL3 no diabete melito tipo 2. Isabel Cristina Dias Ribeiro. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Geociências

Doutorado

Morfometria e simulação numérica de campos de dunas costeiros: estudo baseado em exemplos brasileiro. André Oliveira Sawakuchi. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4143




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br