São Paulo, 22/09/2006 - Boletim nº1922
saúde
DNA de profissionais de beleza
sofre mais alterações

Estudo inédito no Brasil mostra que
a freqüência de mutações genéticas
em trabalhadoras do setor é maior se
comparada a mulheres fora desse grupo
leia...
Tecnologia prolonga vida das
empresas no mercado externo
Usuário do Portal da USP poderá
receber atendimento on-line

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Condições de trabalho podem levar profissionais de instituto de beleza a ter risco maior de câncer

Aline Moraes

O mesmo profissional que faz as mulheres ficarem cada vez mais bonitas no salão de beleza pode ter seu material genético cada vez mais danificado por conta dos produtos altamente tóxicos que manuseia. Pesquisa pioneira no País mostrou uma alta freqüência de mutações no material genético em profissionais de institutos de beleza quando comparada com a população em geral - o que pode estar relacionado com um risco maior de desenvolvimento de câncer.

O grande problema para esses profissionais é a exposição crônica a produtos com uma composição química muito forte, muitas delas com propriedades cancerígenas - como é o caso do formol, presente nos esmaltes e usado na "escova progressiva", e da amina aromática, que dá cor nas tinturas. Outros exemplos são substâncias presentes em loções de clareamento e em permanentes. "Além disso, a profissão não é regulamentada e, portanto, não há vistorias nos locais de trabalho nem normas ou padrões de funcionamento que devem ser seguidos", lembra a bióloga Maira Precivalle Galiotte, autora do estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina (FM) da USP. Ele faz parte de um projeto maior, encabeçado pela professora Gilka J. F. Gattás e pela enfermeira Gisele Mussi, com o objetivo de analisar as condições de trabalho e saúde de profissionais do setor.

"A idéia inicial do projeto era avaliar as mulheres no ambiente de trabalho, já que os estudos nesse sentido costumam ser voltados para o sexo masculino", explica Maira. As profissionais de instituto de beleza foram escolhidas devido aos riscos do trabalho e a falta de estudos com essa classe profissional, mesmo mundialmente. "Populações que possuem uma alta freqüência de mutações no DNA têm um risco maior de desenvolver câncer. Logo, detectando esse dano de maneira precoce, podemos intervir e implementar medidas de segurança para os riscos."

Mutantes
Maira realizou dois testes citogenéticos para avaliar a freqüência de mutações. No Teste do Cometa, a passagem de uma corrente elétrica arrasta o DNA danificado para longe do DNA íntegro, formando uma estrutura semelhante a um cometa, cuja "cauda" é formada pelo material genético que sofreu mutação. O Teste do Micronúcleo (MN) avalia o aparecimento de estruturas que se formam quando o material genético é danificado. "Além de serem testes simples e baratos, eles permitem avaliar um grande número de pessoas e de uma maneira relativamente rápida", explica.

A pesquisadora trabalhou com 160 mulheres, sendo 80 profissionais selecionadas em salões de beleza da cidade de São Paulo. As outras 80, que não trabalham no setor, formaram o grupo controle. Foram colhidas amostras de sangue das participantes e elas responderam a um questionário sobre hábitos da vida e situação de saúde.

No teste do micronúcleo, o grupo das profissionais de beleza apresentou o dobro da freqüência de alterações no DNA em comparação ao grupo controle. "É uma diferença preocupante", diz a pesquisadora. A aplicação do Teste do Cometa também resultou numa diferença significativa.

"É preciso regulamentar a profissão para que haja meios de fazer com que se diminuam esses riscos", alerta. "Uma sugestão é que equipes ligadas à saúde elaborem manuais de procedimentos específicos que englobem medidas de prevenção e controle para os riscos à saúde desses trabalhadores."

O próximo passo dos estudos já está planejado no doutorado de Maira. A pesquisadora realizará testes mais complexos para entender a fundo essas mutações. "A idéia é fazer uma avaliação com maior número de profissionais de institutos de beleza, incluindo agora os homens, para obtermos uma compreensão mais precisa dos efeitos e conseqüências dessa exposição ocupacional."

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: e-mail mairagaliotte@hotmail.com, com a pesquisadora



Inovação tecnológica é garantia de maior permanência de empresa no mercado externo

Da Redação, Agência USP

As empresas brasileiras com maiores chances de permanecer mais tempo exportando são aquelas que já tinham maior produtividade em relação à concorrência antes de entrar no mercado externo, além de trabalharem com custos reduzidos, como salário médio e margem de lucro menores. Entretanto, o investimento em inovações tecnológicas faz com que a dependência dessas condições seja menor. Essa foi a conclusão do trabalho de mestrado de Julia de Oliveira Valeri, defendido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, orientada pelo professor Sérgio Kanebley Junior.

O principal objetivo da pesquisa foi identificar de que formas as características anteriores à estréia no mercado exportador, especialmente a inovação tecnológica, influenciam na permanência dessas empresas na atividade exportadora. “A necessidade de se promover uma expansão sólida das exportações brasileiras passa por esse entendimento”, explica Júlia.

A pesquisa envolveu a análise de 1009 empresas do setor da indústria de transformação brasileira. Foram selecionadas aquelas que estrearam no mercado externo entre 1998 e 2001. Julia explica que a participação ou não dessas empresas no mercado externo foi observada ao longo dos três anos posteriores ao ano da entrada, e foram criadas três categorias de permanência na exportação: desistentes, descontínuas e contínuas.

As empresas foram divididas entre inovadoras e não inovadoras, e observou-se que as primeiras eram capazes de permanecer mais tempo exportando mesmo tendo tido condições iniciais "inferiores" às não inovadoras. "Esse resultado mostra que a maior permanência no mercado externo pode estar relacionada com a maior facilidade que elas têm em adquirir ganhos de eficiência após a estréia no mercado exportador, em virtude da aprendizagem decorrente das relações com fornecedores internacionais e com mercados mais exigentes", ressalta Julia.

O perfil das empresas analisadas por Julia mostrou que elas eram majoritariamente nacionais, tinham, em média, de 100 a 300 empregados, pagavam salários médios entre R$7 mil e R$11 mil e seus trabalhadores tinham cerca de 7,5 anos de estudo. A pesquisadora ressalta que a própria estratégia de construção das amostras e a disponibilidade de dados fez com que fossem selecionadas empresas mais eficientes relativamente à população de empresas da indústria brasileira.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da USP de Ribeirão Preto


Mais informações: (0XX16) 3602-4746, na seção de Pós-Graduação da FEA-RP




Cursos e Palestras

Palestra sobre dislexia no IP
Na próxima terça (26), às 8 horas, acontece no Instituto de Psicologia (IP) da USP a palestra Dislexia: transtornos de leitura e escrita. A palestrante é a professora Tânia Maria Campos Freitas - psciopedagoga clínica, professora especialista em distúrbio de leitura, escrita e dislexia, diretora do Centro de Pedagogia Maranhão e da Associação Brasileira de Dislexia.

O evento é gratuito e não é preciso se inscrever. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco G, Cidade Univeristária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173


Esalq debate "Nós ou os artrópodes?"
Prossegue nesta segunda (25), às 16 horas, na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, com a conferência "Nós ou os Artrópodes?", o ciclo de debates e conferências do Panorama Amplo do Conhecimento (Pan-Gnósio 2006). A realização é da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq (ADAE), com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx).

O especialista no estudo de insetos, Evôneo Berti Filho, docente do departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola, vai ministrar a conferência. Ele desenvolverá a questão que coloca frente a frente os dois grupos de organismos que, dentre os demais existentes, apresentam o menor índice de extinção de espécies aliado a um crescente aumento da população na face da Terra. Nesse trabalho é defendida a tese segundo a qual os insetos ou artrópodes em geral, têm melhores condições de sobrevivência do que a espécie humana.

A participação é aberta a todos os interessados. O evento, gratuito, ocorre no Anfiteatro do Pavilhão de Química da Esalq. O endereço é Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


IP promove conferência sobre clínica vincular
Na próxima quinta (28), das 14h30 às 16h30, acontece a conferência Clínica Vincular: principais referenciais teóricos e experiências clínicas com atendimentos de famílias e casais no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

O conferencista será Rodolfo Moguillansky, professor titular do Departamento de Psicanálise da Universidade de Matanza, na Argentina, livre-docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, analista didata da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, membro associado da International Psychoanal Association (IPA).

As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda (25) pelo e-mail inscricaoipusp@yahoo.com.br. O interessado deve informar o nome completo e telefone para contato.

O evento, que ocorrerá no anfiteatro do IP da USP, é gratuito e oferecerá certificados aos participantes. O IP fica Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173; www.ip.usp.br/eventos/cursos/index_clinica.htm




Agenda Cultural

Caminhada na USP contra o câncer de mama
Neste sábado (23), às 9 horas, será realizada a Caminhada na USP contra o câncer de Mama. A saída acontecerá na Escola Politécnica da USP, na Av. Prof. Mello Moraes. A chegada está prevista para as 13 horas, no Velódromo. A concentração será no estacionamento da Escola Politécnica.

A participação é gratuita e não necessário fazer inscrição prévia. Os interessados em adquirir a camiseta da campanha devem comprar com revendedoras de produtos da Avon.

Mais informações: (0XX11) 3527-0199 com Camila


Programação TV USP entre 25 de setembro e 1º de outubro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Eleições 2006: Educação - Na continuação da série sobre os principais temas da campanha eleitoral, o Contraponto desta semana discute sobre os rumos da educação no Brasil. Qual o valor do ensino público no país? O programa analisa a questão e mostra os investimentos aplicados no setor nas últimas décadas. Terça- feira (26), às 21 horas.

Olhar da USP - Poluição visual em São Paulo - Todo mês, a Prefeitura de São Paulo recolhe mais de mil faixas e cartazes com propaganda irregular só no centro de São Paulo. Mas, no mês seguinte, lá estão novamente os anúncios indevidos. Para acabar com esse círculo vicioso, a Prefeitura pretende intensificar a fiscalização e colocar em pauta uma lei de tolerância zero com a poluição visual da cidade. Quinta- feira (28), às 21 horas.

Agenda: Zona de Trânsito -
Comparar semelhanças e conhecer as diferenças da formação da identidade urbana comum da América Latina. Essa é a idéia da exposição internacional Zona de Trânsito, em cartaz até 6 de outubro no Instituto Cervantes. Sexta-feira (29), às 21h00

Trajetória - Roberto Boczko - Ele é um poeta das estrelas. Desde pequeno, Roberto Boczko se dedicou intensamente aos estudos. Na escola, era tão bom aluno que o diretor o convidou para substituir seus próprios professores. Pensou em ser matemático, mas se apaixonou pelos astros. Astrônomo e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, foi também um grande popularizador da ciência. Domingo, (01), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


USP participa de Semana Municipal da Terceira Idade
A 8ª Semana Municipal da Terceira Idade que terá início no sábado (23), às 9 horas, no Parque Vitória Régia contará com a participação de diversas entidades e instituições da cidade de Bauru.

A Universidade de São Paulo (USP) além de fazer parte da organização do evento será representada na abertura com uma barraca de produtos artesanais confeccionados pelos integrantes do projeto “Revivendo”.

O evento, que é grátis, será aberto a toda a comunidade bauruense e contará com palestras, apresentações musicais e teatrais, fornecimento de serviços assistenciais, atividades de lazer, esportes, barracas de alimentação e muito mais.

O Parque Vitória Régia fica na Av. Nações Unidas, quadras 21 a 23, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385, com a assessoria.


XI Semana de Artes da FCF
Acontece entre os dias 25 e 29 a XI Semana de Artes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Durante a semana, sempre às 12h30, haverá uma apresentação musical no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos. Na semana estarão expostos quadros, esculturas, fotos, poesias e artesanato em geral.

O endereção da exibição é Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo. Todos os eventos são grátis e abertos ao público.

A programação completa pode ser conferida no site http://www.fcf.usp.br/Extensao/Eventos/Semana_de_Artes/2006/Index.htm

Mais informações: (0XX11) 3091- 3677

Cepeusp organiza Ecocaminhada
Ocorre no dia 30 a Ecocaminhada Paque da Serra da Cantareira promovida pelo Centro de Práticas Esportivas (Cepeusp) da USP. A caminhada, que é de nível moderado, acontecerá no Núcleo Pedra Grande e Águas Claras. A atividade tem saída marcada para as 8 horas, na portaria 1 do Cepeusp, e retorno previsto para as 15 horas.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 no Setor de Inscrições do CEPE, que fica na sala 7 do Velódromo, ou pelo telefone (0XX11) 3091-3361. A taxa, que inclui ônibus e ingresso, é de R$ 20,00 e as vagas são limitadas.

O CEPE está situado na Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3304; site www.cepe.usp.br




Quadro de Avisos

Usuário do Portal da USP poderá receber atendimento on-line
Desde a última terça (19), está disponível no Portal da USP mais uma forma de atendimento ao seu público. É o Atendimento On-line, que proporcionará ao usuário a possibilidade de conversar em tempo real com um atendente para esclarecimento de dúvidas e informações sobre a Universidade.

O Atendimento On-line soma-se ao atendimento por e-mail, que já era oferecido pelo Portal, e aos atendimentos telefônico e presencial, ambos feitos pela equipe do Centro de Visitantes, localizado no portão 1 da Cidade Universitária.

A idéia é integrar os dados gerados pelos canais presencial e virtual, a fim de aperfeiçoar constantemente o atendimento oferecido ao visitante e usuário que procura a Universidade pela internet ou fisicamente. O atendimento será feito por uma equipe que reúne profissionais do USP Online, da Argus Documentação e do Centro de Visitantes.

O chat pode ser acessado pelo canal Fale com a USP na página inicial do portal ou no endereço http://www2.usp.br/portugues/conteudo.php?dir=/uspfacil/faleusp/faleusp.htm. Por enquanto, o Atendimento On-Line esta funcionando em caráter experimental de segunda a sexta, das 14 às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3940


IQSC faz campanha de doação de sangue
Na próxima segunda (25), acontece a Campanha de Doação de Sangue no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. A Campanha, que terá coleta realizada pela equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú, faz parte da programação da IX Semana de Química "Prof. Edson Rodrigues", que se inicia também nesta segunda.

Profissionais especializados do Hospital Amaral Carvalho estarão no edifício Q5 do IQSC, das 9 às 16 horas, coletando sangue daqueles que se apresentarem para a doação. A carteirinha de doador, enviada àqueles que participam da campanha, traz informações sobre o tipo sanguíneo e o resultado de outros 6 exames.

O IQSC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036, e-mail sandra@iqsc.usp.br; site www.iqsc.usp.br/semanadequimica


I Mostra Científico-Cultural Regional na Estação Ciência
Pensando em ampliar a integração escola-comunidade, a Diretoria de Ensino Norte 1da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo desenvolve no mês de setembro o projeto Educação Científica: saberes e fazeres.

Alunos do ciclo I, ciclo II e ensino médio de escolas públicas realizarão trabalhos pautados na reflexão e discussão do pensamento científico e suas relações com as áreas do conhecimento, envolvendo Educação Ambiental, Educação e Cidadania, Biologia, Geografia, História e Matemática, entre outras disciplinas. Ao final das atividades, ocorrerá a I Mostra Científico-Cultural Regional, quando trabalhos do projeto serão expostos na Estação Ciência, entre os dias 26 e 29 de outubro.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 134, Lapa, São Paulo. Idosos não pagam e professores não pagam. Adultos, crianças acima de 6 anos e estudantes. R$2,00.

Mais informações: http://paginas.terra.com.br/educacao/denorte1/fale.htm ou http://www.eciencia.usp.br.


Poli fica em segundo lugar no MiniBaja de São Carlos
A cidade de São Carlos foi cenário, entre os dias 15 e 17 de setembro, de uma disputa entre alunos de cursos de engenharia de diversas universidades. Doze equipes de três estados diferentes - São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo – participaram da X Baja Cross São Carlos. Uma maratona, que, na verdade, começa 6 meses antes, com os projetos de desenho preparados nas oficinas das escolas.

A equipe Poli/USP de MiniBaja alcançou o 2º lugar nessa edição da competição, que é uma etapa regional preparatória para a Competição SAE BRASIL de Baja, realizada anualmente no primeiro semestre, com equipes de diversos estados do País.

Para essa competição, a equipe formada por alunos de engenharia da Poli/USP conseguiu diminuir a massa do veículo em 10 quilos, sem perda de integridade ou segurança. Vale destacar que o MiniBaja da Poli/USP apresentou o melhor desempenho na prova de Slalon, que avalia a melhor manobrabilidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-5355




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Doutorado

Aquisição de ações motoras em crianças com dificuldades motoras. Roberto Gimenez. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola Politécnica

Mestrado

A indústria de construção naval: uma abordagem estratégica. Marcus Sá da Cunha. Dia 29, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Qualidade de vida: análise da influência do consumo de alimentos e estilo de vida. Érika da Silva Maciel. Dia 29, às 14 horas.

Metodologia para determinação de áreas de iluminação e sombreamento através de um sistema de informações geográficas. Giuliano Marchini Senatore. Dia 29, às 14 horas.

Estrutura e atualização da classificação pedológica de uma base de dados de perfis de solos do Brasil. Marcelo Muniz Benedetti. Dia 29, às 8 horas.

Integração espacial no mercado brasileiro de milho. Luciane Chiodi. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação de linhagens de arroz (Oryza sativa L.) suscetíveis e tolerantes a baixas temperaturas em cruzamentos dialélicos parciais. Edgar Alonso Torres Toro. Dia 29, às 8 horas.

Nitrogênio e enxofre na implantação do capim-Marandu em substituição ao capim-Braquiária em degradação num solo com baixa matéria orgânica. Karina Batista. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo eletromiográfico dos músculos adutor longo e vasto medial (fibras oblíquas), durante exercícios de agachamento com e sem a adução do quadril. Fábio de Faro Passos. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Classificação semi-automática de componentes Java. Claudia de Oliveira. Dia 29, às 14 horas.

Resolubilidade local de equações semilineares no plano. Luis Cláudio Yamaoka. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Um problema isoperimétrico de bordo livre no plano e no espaço hiperbólico. Márcio Fabiano da Silva. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br