São Paulo, 27/09/2006 - Boletim nº1925
sociabilidade
Futebol de rua reforça relações
entre vizinhos na periferia

Além de servirem como alternativa
de lazer, partidas levam moradores
a construírem seu espaço de
sociabilidade no bairro
leia...
Conferência na Enfermagem
aborda cuidado em saúde mental
Professor da USP recebe prêmio
de associação americana

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Futebol de rua une moradores e ajuda a tornar vizinhança mais segura

Júlio Bernardes

Para um grupo de 19 garotos do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, jogar futebol na rua não é apenas uma rara opção de lazer na periferia. A atividade ajuda a definir a rede de relacionamentos entre os moradores da vizinhança, como observa o professor de educação física Jorge Hideo Tokuyochi, em pesquisa para dissertação de mestrado apresentada na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Durante dois meses e meio, Tokuyochi observou o dia-a-dia de uma rua no Campo Limpo, especialmente as partidas de futebol entre os jovens, com idades entre 9 e 18 anos. "É uma rua residencial sem saída, com uma oficina mecânica no meio, e no outro extremo há um bar e o ponto inicial de uma linha de ônibus", conta. "Em torno da rua, os moradores constroem suas relações de sociabilidade, seu 'pedaço' dentro do bairro."

O professor ficou surpreso com o fato de a maior parte das partidas de futebol serem disputadas à noite. "A maioria dos garotos não joga de dia porque estuda ou trabalha, mas é um horário inusitado em um bairro considerado violento", diz. "A presença dos carros em conserto da oficina também impede que eles joguem mais cedo, exceto os menores, e houve uma época em que os ônibus iam até o fim da rua."

Do alto de dois sobrados, moradores mais velhos observam o movimento, criando uma rede de proteção na vizinhança. "Até mesmo o dono da oficina mecânica reconhece que as partidas de futebol ocupam a rua e a tornam mais segura", lembra Tokuyochi.

Organização
O futebol de rua também causa problemas na vizinhança. "É muito comum as bolas caírem dentro das residências, causando reclamações, mas alguns moradores mais velhos incentivam e até participam dos jogos", diz Tokuyochi. O bar serve como ponto de encontro. "Mas ao contrário de outras ruas da região, ninguém colocou pregos nos portões para impedir que sejam usados como gol."

Ao entrevistar antigos moradores, o professor descobriu que os jogos mobilizam os garotos da rua há três gerações. "São mais de vinte anos de histórias, como a do jovem que iria treinar num time profissional, mas foi morto no litoral, após ter reagido a um assalto", conta.

Os jogos atingiram um razoável nível de organização. "Os garotos ganharam duas pequenas traves de metal para delimitar o campo de jogo e costumam arrecadar dinheiro para comprar bolas", destaca o professor. Sempre há uma bola para os mais novos e outra para os mais velhos. "A mais usada é a de futebol de salão, pois pula menos e facilita o controle." Como a rua está num plano inclinado, muitas bolas se perdem ao serem atingidas pelos ônibus.

Professor de educação física numa escola municipal próxima à rua, Tokuyochi destaca a importância do futebol como alternativa de lazer no bairro. "Há muitas ocupações irregulares, uma delas no prédio em que deveria funcionar um posto de saúde, mas a área de um campo de futebol foi preservada", relata. "Há muitas equipes formadas em torno dos campos e quadras, e nos finais de semana, há uma grande circulação de pessoas por causa dos jogos."

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: e-mail jorgetokuyochi@superig.com.br, com Jorge Hideo Tokuyochi




Cursos e Palestras

Cuidado em saúde mental em conferência na enfermagem
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem promove na próxima segunda (2), das 14 às 16 horas, a conferência A Clínica do Cuidado em Saúde Mental, com o professor Benilton Bezerra Júnior, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento ocorre no auditório da Escola de Enfermagem da USP que fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, São Paulo. O evento é grátis e aberto a todos sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3085-4066


Estudantes promovem II Semana de Biblioteconomia
Entre os dias 4 e 7 de outubro, acontecerá a II Semana de Biblioteconomia, evento acadêmico promovido pelos estudantes de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Serão realizadas, nos períodos matutino e noturno, palestras e mesas-redondas com convidados e ex-alunos do próprio curso.

O objetivo é divulgar o curso de Biblioteconomia na ECA e na USP, notabilizando a multiplicidade de atuações do bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://semanabiblio.objectis.net/inscricoes/.

Mais informações: site http://semanabiblio.objectis.net/; e-mail semanabiblio@gmail.com


Processamento paralelo e distribuído na FFCLRP
Acontece nesta sexta (29), às 14 horas, no Anfiteatro das Exatas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a palestra Processamento Paralelo e Distribuído.

O evento faz parte do projeto Colóquios do Departamento de Física e Matemática da FFCLRP, é gratuito e aberto aos interessados em geral sem a necessidade de inscrição.

A FFCLRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3633- 3693




Agenda Cultural

Filme Excalibur é exibido e debatido no ICMC
Nesta quarta (27), às 14 horas, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos reunirá especialistas de cinema para a exibição e debate do filme Excalibur (John Boorman, 1981, Inglaterra, 142 minutos).

O evento é gratuito e aberto aos interessados. A exibição acontece no auditório do ICMC Prof. Luiz Antonio Fávaro, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146; e-mail eventos@icmc.usp.br


EESC promove exposição fotográfica
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP participará da XI Semana de Arte e Cultura da USP com a realização da exposição de "Fotografias USP 1+2", que terá sua abertura nesta quinta (28), às 17 horas.

Os fotógrafos que irão expor seus trabalhos são: Dennis Brandão, Eduardo Cleto Pires, Essio Pallone Filho, Fernando Catalano, Flávio D. Marques, José Braz Mania, Sílvia Moura, Umberto C. Patracon e Vanessa Salles Aro. A mostra poderá ser visitada, gratuitamente e sem necessidade de inscrição, até o dia 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Prédio E-1 da EESC.

A EESC fica na Av. Trabalhador Sancarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8191


USP realiza volta universitária em Bauru
A Seção de Eventos Culturais e Esportivos da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP realizará no dia 7 de outubro, a partir das 16 horas, a XVI Volta Universitária Cidade de Bauru.

O percurso da prova é de 10 quilômetros com saída defronte a entrada da portaria do campus, na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, e chegada na outra entrada do campus, na rua Henrique Savi.

A "Volta Universitária" terá a premiação geral, por categoria e por equipe. Além das premiações, serão distribuídas camisetas, sucos e lanches aos participantes da prova.

As inscrições poderão ser feitas até 5 de outubro das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas no Centro Cultural da USP, que fica na Al. Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 975, Vila Universitária, Bauru. O valor é de R$5,00 para mirim, com idade de 10 a 14 anos, e de R$10,00 para adulto.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394




Quadro de Avisos

Professor da USP recebe prêmio de associação americana
O endocrinologista Geraldo Medeiros Neto, professor emérito da Faculdade de Medicina (FM) da USP, receberá no próximo dia 12 de outubro, em Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos, o maior prêmio da American Thyroid Association (ATA), o Sidney Ingbar Distinguished Lectureship Award. O prêmio será outorgado durante o 77º Congresso Anual da Associação, que acontece de 11 a 15 de outubro.

Esta é a primeira vez que um pesquisador da América Latina é escolhido. A entidade já concedeu o prêmio a nove cientistas em todo o mundo. Como cientista premiado, Geraldo Medeiros pronunciará a conferência magistral, durante o Congresso da ATA.

O prêmio Ingbar é conferido a pesquisadores pertencentes à comunidade acadêmica, que tenham realizado contribuições essenciais para a melhor compreensão e elucidação das moléstias da tiróide, em sua linha de pesquisa principal.

Concedido anualmente pela American Thyroid Association, o Sidney Ingbar é um reconhecimento ao trabalho do cientista por suas conquistas marcantes, produção acadêmica de elevado padrão e pela sua originalidade e importância.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356, com assessoria


Universia lança uma comunidade virtual para empresas juniores
O Portal Universia (www.universia.com.br) lança a Comunidade de Jovens Empreendedores, um espaço criado aos dirigentes de empresas juniores para compartilharem experiências, idéias e informações, com o objetivo de aperfeiçoarem seus produtos e serviços.

Com a nova ferramenta, o responsável pela empresa poderá visualizar documentos e temas de interesse, conversar virtualmente com o grupo e programar eventos e reuniões. As empresas juniores são formadas por alunos das universidades, que desenvolvem projetos e realizam atividades para as empresas, entidades e também para a sociedade, com a supervisão dos professores. O benefício das empresas juniores é que os alunos praticam o conhecimento adquirido e, ao mesmo tempo, oferecem serviços de qualidade e baixo custo aos empresários.

O acesso à Comunidade é feito por meio do site intranets.universia.net/empreendedores.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, com assessoria de imprensa; site www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12271;




Teses e Dissertações

Escola Engenharia de São Carlos

Mestrado

Relação entre processo de corte e qualidade de superfícies serradas de granitos ornamentais. Clébio Goulart Coimbra Filho. Dia 5, às 9 horas.

Doutorado

Projeto conceitual de haste femoral de implante de articulação de quadril em material compósito polimérico. Geraldo Dantas Silvestre Filho. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Definição de alternativas de pré-tratamento de efluentes não domésticos em sistemas públicos de esgotos, utilizando o teste de avaliação da toxicidade refratária. Roseli Dutra Spósito. Dia 5, às 14 horas.

Estudo do comportamento da demanda de aço laminado plano nos mercados interno e externo. Marco Aurélio Bruno Alves. Dia 5, às 14 horas.

Materiais de tubulações utilizadas em sistemas de coleta e transporte de esgotos sanitários. Estudo de caso da área norte de São Paulo. Nelson Bevilacqua. Dia 6, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Modelos de regressão polinomial: problemas e soluções.
Nelio Pereira Machado. Dia 6, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Dinâmica da interação da atividade de meso-escala da Corrente do Brasil com o fenômeno da ressurgência costeira ao largo de Cabo Frio e Cabo de São Tomé, RJ. Leandro Calado. Dia 6, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br