São Paulo, 02/10/2006 - Boletim nº1928
design
Gambiarra se aproxima ao
conceito de design de produtos

Enquanto design lembra algo nobre ou valioso,
gambiarra remete ao feio e mal cabado. Na FAU,
estudo analisa o quanto essas práticas,
antagônicas, podem estar próximas
leia...
Universo pode desacelerar
no futuro
Encontro na Esalq debate temas
de Genética e Melhoramento

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Conceitos de design de produtos e "gambiarra" podem estar próximos em suas concepções

Antonio Carlos Quinto

A "gambiarra", popularmente definida como práticas que se utilizam da improvisação para gerar soluções pode estar relacionada ao conceito de design industrial. De acordo com o designer Rodrigo Boufleur, as duas atividades estão próximas em suas concepções. No estudo A Questão da Gambiarra, apresentado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o pesquisador analisa a questão e propõe uma reflexão na tentativa de desmistificar alguns preconceitos que envolvem essas duas práticas.

Segundo definição dos dicionários, gambiarra é um substantivo feminino que se refere a uma extensão elétrica, de fio comprido com uma lâmpada na extremidade; serviço elétrico mal feito para obter energia elétrica de maneira ilegal; ou um rosário de lâmpadas. "Popularmente, a palavra está ligada a tudo que nos remete ao famoso 'jeitinho brasileiro' e à improvisação", diz Rodrigo. Contudo, ele ressalta que, assim como o design, a gambiarra também também visa a atender algumas necessidades específicas.

A idéia de estudar o tema surgiu num trabalho de conclusão do curso de graduação de Rodrigo. Na oportunidade ele criou um instrumento musical "improvisado": um "berimbaixo". O artefato era composto de um cabo de machado e pedaços de ferro, entre outros materiais, e que emitia sons. "Era uma mistura de berimbau com contrabaixo", descreve o pesquisador. Ele conta que não se dedicou a aprimorar a idéia, mas que a elaboração do "instrumento" lhe chamou a atenção já para a questão e a proximidade de concepção entre o design e a chamada gambiarra. "A peça acabou se tornando apenas algo estrutural", lembra.

A partir de 2003, durante o programa de mestrado na FAU, Rodrigo passou a analisar bibliografias, refletir sobre o tema e comparar situações. Como parte da pesquisa, visitou uma Organização Não-Governamental (ONG) na cidade do Rio de Janeiro que se dedica a adaptar artefatos para pessoas com deficiência física. "A idéia é tornar a vida daquelas pessoas mais independente. Eles chegam a desenvolver um produto para cada pessoa e de acordo com a sua necessidade", lembra o pesquisador. "E porque não dizer que se trata de um trabalho também de design?", questiona. Afinal, como ele explica, o design pode ser definido como a criação de um artefato que soluciona um problema ou atende a necessidades específicas.

Glâmur
Enquanto o termo design está ligado ao que é considerado "nobre ou valioso", a gambiarra é justamente o oposto: "o feio, o lixo, o mal acabado". Segundo Rodrigo, apesar de antagônicas, uma pode até inspirar a outra. "Uma gambiarra, se for adaptada em escala industrial, poderá ser considerada posteriormente um design. Assim como um design, se adaptado a uma determinada necessidade poderá ser considerado simplesmente uma gambiarra", compara.

O pesquisador enumerou uma série de 21 motivos que levam as pessoas a criarem objetos com necessidades específicas e que resultam em gambiarras. O pesquisador destaca alguns, como a adversidade. "Quando não se tem nada à mão e se recorre ao improviso. Um exemplo disso é uma lanterna que pode ser improvisada com uma latinha de alumínio e uma vela", descreve. A questão financeira, as necessidades específicas e os consertos improvisados também estão entre os motivos que levam à uma gambiarra. "Podemos destacar também os produtos industriais que possuem obsolescência programada, ou seja, aqueles que têm determinado tempo de existência e são frágeis. Para estender sua vida útil às vezes se recorre a uma gambiarra", explica.

Rodrigo lembra ainda que as gambiarras também exercem um importante papel ambiental, principalmente quando se trata do reaproveitamento de materiais. "Um dos maiores problemas da atualidade são os resíduos sólidos e o lixo é o único recurso em crescimento no planeta", observa. Além dos materiais que habitualmente passam por processos de reciclagem, Rodrigo chama a atenção aos que têm atributos particulares e que são encontrados no lixo. Em seu trabalho, ele os denomina de "lixo rico". "Não é comum, mas já é possível encontrarmos objetos como tubos de TV queimados, display de celulares, rodas de bicicleta ou uma bacia de máquina de lavar, entre outros", garante. Ao invés do destino comum desses materiais, o pesquisador sugere que eles possam ser vistos como "matéria-prima instantânea" para o desenvolvimento de outros artefatos.

Mais informações: (0XX11) 2157-1257, com Rodrigo Boufleur; e-mail: boufleur@usp.br; rboufleur@gmail.com


Pesquisadores brasileiros contestam teoria da expansão acelerada do universo

Carolina Landulfo, USP Online

A previsão inquestionável de um futuro de expansão para o universo pode estar com seus dias contados. Um grupo de pesquisadores brasileiros está contestando a teoria de que o universo irá se expandir aceleradamente para sempre. O novo modelo, que foi publicado na revista norte-americana Physical Review Letters, propõe que em 6,5 bilhões de anos será iniciada uma expansão desacelerada do cosmos. Caso estejam corretos, muitas descobertas do passado sofrerão alterações, bem como novas conseqüências para o futuro serão reanalisadas. O trabalho está sendo desenvolvido pela USP em parceria com a Universidade do Rio Grande do Norte e com o Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

“Hoje toda a comunidade tem um consenso: o estado atual do universo é de expansão acelerada”, afirma José Ademir Sales de Lima, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e participante do estudo. Em 1998, experimentos astronômicos que mediram distâncias e velocidades de supernovas (estrelas de grande massa que explodiram) concluíram que o universo realmente estava em expansão acelerada. A partir dessa descoberta, surgiram questões ainda mais importantes: quem era o responsável pela aceleração? E até onde iria essa aceleração?

Os vários possíveis responsáveis pela primeira questão são chamados de candidatos à energia escura, que é a responsável pelo crescimento do universo. “A energia escura gera no espaço um regime de antigravidade, cujo efeito é uma repulsão cósmica acelerando o universo. O que não se sabe é a natureza da substância ou da energia que está provocando a repulsão", explica Lima.

A mais cotada para explicar a energia escura seria a constante cosmológica, introduzida por Albert Einstein em 1917. O professor diz que ela é um tipo de candidato que faria o universo acelerar para sempre. Porém, essa expansão infinita geraria contradições e negaria leis importantes da física. Um exemplo citado por Lima é a formação, a partir dessa aceleração, de uma fronteira no cosmos chamada de horizonte de eventos. “É uma fronteira invisível que separa o universo em duas partes. Aquela que será sempre visível e uma outra parte que nunca poderemos ver. Quem está além dessa fronteira jamais será visto por nós”, afirma o professor.

A saída
Devido a essas contradições, os pesquisadores começaram a pensar em outro modelo: o universo deveria desacelerar no futuro, mais precisamente em 6,5 bilhões de anos. A teoria ainda necessita de muitas observações e estudos, uma vez que ela explica algumas incoerências. Porém ainda não prova, de fato, que isso ocorrerá. Lima prevê que em dois ou três anos a desaceleração possa ser comprovada.

A conseqüência imediata para essa possível descoberta seria o descarte da constante cosmológica como explicação para a aceleração atual. Sendo assim, a candidata que ganha força no estudo é o conceito de campo escalar que, por ser dinâmico e flexível, poderia explicar as diversas etapas de aceleração e desaceleração que o universo vem sofrendo desde a grande explosão. No passado – há oito bilhões de anos – o universo estava desacelerando, há seis bilhões o universo começou a acelerar e, talvez, em 6,5 bilhões de anos ele desacelerará novamente.

Outras possíveis conseqüências seriam um esfriamento cada vez maior do cosmos; uma mudança no estudo de formação das estruturas, como as galáxias, por exemplo; e até um colapso do universo: “se o universo for plano, como se acredita, ele não irá recolapsar, porém, existe a possibilidade dele ser levemente fechado, e se isso for verdade ele pode sim sofrer um colapso”, diz o professor.

Lima vê nesse estudo uma responsabilidade muito grande, pois todas as teorias formuladas até então se basearam no fato da expansão acelerada infinita do universo. Segundo o professor “isso pode modificar consideravelmente as conclusões, tanto para o passado, quanto para o futuro. Existem destinos diferentes, e esses destinos não tem a mesma história. Se comprovarmos isso, algumas modificações na presente visão do universo serão inevitáveis”.

Mais informações: (0XX11) 3091-2730 ou email limajas@astro.iag.usp.br




Cursos e Palestras

Encontro na Esalq aborda temas de Genética e Melhoramento
Nos dias 9 e 10 de outubro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, acontece o 23º Encontro sobre temas de Genética e Melhoramento, uma comemoração dos setenta anos do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Esse encontro, que terá como tema "Setenta anos do departamento de Genética", reunirá professores e pesquisadores de destaque que já foram alunos do Programa de Pós-graduação em "Genética e Melhoramento de Plantas" da Esalq para ministrar as conferências. Os assuntos das conferências são das áreas de pesquisa em Genética de Microrganismos, Genética Fisiológica e Bioquímica, Genética Quantitativa e Melhoramento de Milho e Soja, Biologia Evolutiva e Citogenética, Genética Biométrica, Genética e Biologia Molecular e Melhoramento Animal.

O público-alvo do evento, que ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de Genética da Esalq da USP, são docentes, pesquisadores nas áreas de Genética e Melhoramento, estudantes e demais interessados. As inscrições, que possuem taxa de R$20,00, podem ser feitas no dia do evento.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3433-6706; e-mail lgn@esalq.usp.br; site www.genetica.esalq.usp.br


Quimioterapia é tema de palestra na FFCLRP
Ocorre, na próxima quinta (5 de outubro), das 16 às 17h30, a palestra "Aplicações de Quimioterapia na Indústria Farmacêutica”, com Fabiana Alves de Lima Ribeiro, pesquisadora do Instituto Internacional de Pesquisas Farmacêuticas. O evento acontecerá no 3º Ciclo de Palestras e Filmes Científicos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberão Preto (FFCLRP) da USP.

Durante todo o semestre, há uma série de filmes e palestras. O objetivo é aprofundar temas relacionados com o campo de atuação de um profissional da química, frente às inovações e desafios da atualidade, além de abordar outros temas como a divulgação da ciência na Universidade e os vários aspectos científicos e culturais presentes e/ou diretamente relacionados com os acontecimentos do quotidiano para despertar o espírito científico presente em cada um.

O ciclo de palestras é uma realização da Comissão Interna de Cultura e Extensão com o apoio do Fundo de Cultura e Extensão Universitária da USP.O evento, que acontecerá no Anfiteatro das Exatas da Unidade, é gratuito e não requer inscrição.

A FFCLRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Bairro Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4366


Licenciamento ambiental é foco de treinamento da Fealq
De 5 de outubro a 9 de novembro, a Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (Fealq) da USP, em Piracicaba, realiza o Treinamento em Licenciamento Ambiental. Os objetivos são transmitir conhecimentos práticos sobre licenciamento ambiental no Estado de São Paulo e fornecer uma visão geral sobre legislação do setor e competências das instituições envolvidas no processo de licenciamento.

O treinamento, que tem carga horária total de 15 horas / aula, tem como público-alvo profissionais de diferentes áreas de formação com atuação e interesse em licenciamento ambiental.

Serão aceitas, no máximo, 45 inscrições. Essas devem ser feitas no site www.fealq.org.br ou telefones (0XX19) 3417-6604 / 6601. O valor da inscrição é de R$25,00, se realizada até 30 de setembro. Após essa data o interessado deve pagar R$270,00, à vista, ou R$40,00 mais duas parcelas de R$140,00. A atividade ocorrerá todas as quintas-feiras, das 19h30 às 22h30 no Auditório da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP).

A AEAP fica na R. Ipiranga, 166, Centro, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 / 6601; e-mail eventos@fealq.org.br; site www.fealq.org.br




Agenda Cultural

Exposição no MAC homenageia Aldo Bonadei
Na próxima segunda (2 de outubro), às 19 horas, ocorre no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, unidade Ibirapuera, a abertura da exposição Bonadei: Percursos Estéticos, em homenagem ao centenário de nascimento do artista plástico Aldo Bonadei.

A exposição pode ser visitada até 28 de janeiro de 2007, de terça a domingo, das 10 às 19 horas. A entrada é gratuita.

O MAC Ibirapuera fica no Parque do Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º andar.

Mais informações (0XX11) 5573-5255


Mostra Imigração: Europa no Cinusp
O Cinusp Paulo Emílio apresenta, em outubro, a mostra Imigração: Europa. Confira a programação:

Neste Mundo (2002, Inglaterra, Cores, 88 minutos) - Dia 2, às 16 horas; 3, às 19 horas; 5 às 16 horas; 6, às 19 horas.

Coisas Belas e Sujas (2002, Inglaterra, Cores, 107 minutos) - Dia 2, às 19 horas; 3, às 16 horas; 4, às 16 horas; 5, às 19 horas.

A Culpa de Voltaire ( 2001, França, Cores, 130 minutos) - Dia 4, às 19 horas; 6, às 16 horas.

Caché (2005, França / Áustria, Cores, 117 minutos) - Dia 9, às 16 horas; 10, às 16 e às 19 horas; 11, às 19 horas.

Samia (2000, França, Cores, 73 minutos) - Dia 9, às 19 horas; 11, às 16 horas.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152; site www.usp.br/cinusp




Publicações

Professora da ECA lança livro sobre educação infantil
Será lançado na próxima quarta (4 de outubro), às 18h30, na Livraria da Vila, o livro De volta ao quintal mágico: a educação infantil na Te-Arte. A autora é a professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Dulcilia Schroeder Buitoni.

A Te-Arte, escola criada para crianças de nove meses a sete anos, continua sendo um modelo pioneiro, original e eficiente de educação orgânica. Muitas coisas a diferenciam das escolinhas convencionais. Não há classes nem turmas divididas por idade. Privilegia-se o brincar usando como elementos e referência a natureza, a arte e a cultura popular.

O livro custará R$48,00. A Livraria da Vila fica na Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena , São Paulo.

Mais Informações: (0XX11) 3814- 5811




Quadro de Avisos

IAC inaugura duas de suas salas expositivas
Na última quinta (28), ocorreu a inauguração da primeira etapa do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da USP, que tem curadoria de Rodrigo Naves e Tiago Mesquita. O novo museu se localiza no prédio Joaquim Nabuco, sede da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, e ocupará espaço de 600 m². Nesta primeira fase, foram abertas duas salas expositivas, 250 m² do espaço total.

Em parceria com o Centro Universitário MariAntonia, com gestão de Lorenzo Mammì, o IAC reunirá, pela primeira vez, a trajetória de quatro artistas: Amílcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo e Willys de Castro, tornando obras significativas de suas produções acessíveis ao grande público.

Entidade cultural sem fins lucrativos, o IAC vai preservar, catalogar e divulgar os trabalhos desses artistas brasileiros e de tudo o que se produziu sobre eles. Para as artes visuais, será um importante centro de pesquisa e documentação.

Essa exposição, iniciada no dia 29 de setembro, poderá ser visitada até 10 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (0XX11) 3255-7182 ramal 46, mas a entrada é franca.

O IAC fica na R. Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182


Portal Universia destaca a Engenharia Agrícola
Diversas universidades do País já estão com seus processos seletivos abertos e muitos vestibulandos ainda não decidiram em qual curso seguir. Para auxiliar os estudantes, o portal Universia produziu uma matéria sobre a profissão Engenharia Agrícola. Os interessados pelo assunto poderão conhecer as atividades do profissional e as tendências do mercado brasileiro.

A matéria explica que o engenheiro agrícola pode se especializar em muitos segmentos, tais como: engenharia de água e solo, engenharia de máquinas e mecanização agrícola, engenharia de processos construtivos e ambiência rural, entre outros. O conteúdo aborda a média salarial, as perspectivas do setor e as áreas de pesquisa, comercial e acadêmica, caminhos que o engenheiro agrícola poderá optar e investir.

No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12231, é possível aprender mais sobre a Engenharia Agrícola, que também mostra a opinião sobre a carreira de um vestibulando, de um universitário e de um profissional. Para conferir outros cursos superiores, acesse o canal Pré-Universitário, em www.universia.com.br/preuniversitario, na seção Profissões.

Mais informações: (0XX11) 3179 - 0748, com assessoria de imprensa




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Os movimentos sociais organizados em saúde mental em São Paulo de 1979 - 1972: a construção da política de saúde mental e a reforma psiquiátrica. Maria Beatriz de Miranda Matias. Dia 2, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3061-7533


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Efeito da suplementação calórico-protéica no sistema imunológico de homens integrantes do grupamento ciclístico da Guarda Civil Municipal de Piracicaba - SP. Marcelo Carneiro da Silva. Dia 5, Às 8 horas.

Doutorado

Economia de escala e substituição de fatores na produção de soja no Brasil. Luciane Conte. Dia 6, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 4282


Faculdade de Direito

Mestrado

O poder constituinte na formação constitucional da União Européia. Murilo Giordano Santos. Dia 2, às 10 horas.

Análise econômica como critério orientador de decisão judicial: Aplicações e limites. Estudo a partir do caso de revisão dos contratos de arrendamento mercantil como paridade cambial. Maria Paula Costa Bertran. Dia 5, às 16h30.

Doutorado

Ensaio sobre a tipicidade penal objetiva em um sistema teleológico-racional. Marina Pinhão Coelho. Dia 3, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004 / 4005


Faculdade de Medicina

Mestrado

Biometria ultra-sonográfica da tireóide fetal: curvas de normalidade. Lisandra Stein Bernardes. Dia 4, às 8h30.

Doutorado

Estudo morfométrico da retina de ratos expostos agudamente à fumaça de cigarro. Vitor Cortizo da Fonseca. Dia 5, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Química

Mestrado

Fotofísica de enodionas. Eduardo Tedeschi. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Métodos matemáticos na teoria de Gauge. Henrique de Andrade Gomes. Dia 2, às 14 horas.

Modelos de regressão polinomial: problemas e soluções. Nelio Pereira Machado. Dia 6, às 16 horas.

Doutorado

Análise de Outliers, quebras estruturais e influência em processos de volatilidade estocástica. Anderson Carlos Oliveira Motta. Dia 5, às 10 horas.

Modelo auto-regressivo de duração condicional com coeficientes variando no tempo. Adriana Bruscato. Dia 6, às 10 horas.

Os números e as funções generalizadas plena de Colombeau: aspectos algébricos topológicos e analíticos. Antonio Ronaldo Gomes Garcia. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br