São Paulo, 05/10/2006 - Boletim nº1931
medicina
Nanotecnologia é aplicada no combate
à doença coronária

Remédio anti-câncer transportado por meio
da nanopartícula LDE mostrou-se eficaz
para tratar arteriosclerose, principal
causa de enfartos do coração
leia...
Área florestal é tema
de seminários no IEA
Incubadora prorroga prazo para
recebimento de projetos

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Novo método reverte processo de obstrução de artérias

Aline Moraes

Projeto de pesquisa realizado no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP desenvolveu um tratamento para combater a arteriosclerose - principal causa de enfartos do coração. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma arma com grande potencial para reverter as lesões na parede da artéria que acabam levando à sua obstrução - o que dificulta ou impede o transporte de sangue até as células. Nos casos em que são atingidas as artérias coronárias, que abastecem de oxigênio e nutrientes o músculo cardíaco, o órgão pode parar de bater.

A fórmula alia um medicamento famoso no tratamento de câncer, o taxol, que atua bloqueando a proliferação de células, a uma partícula sintética chamada LDE, que torna a administração de medicamentos mais eficiente. "Esse meio de transporte concentra taxol até três vezes mais na lesão do que se ele fosse injetado diretamente na corrente sangüínea, além de eliminar sua toxidade e possíveis efeitos colaterais", afirma o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP Raul Maranhão, coordenador da pesquisa e criador da partícula.

Diabetes, obesidade, colesterol alto, hábito de fumar, sedentarismo, estresse e herança genética são alguns dos fatores de risco que podem causar lesões nas artérias e, a partir delas, desencadear um processo de multiplicação celular, inflamação e acúmulo de gordura. O resultado disso é a formação de uma placa que, ao crescer, pode obstruir e dificultar a passagem do sangue - causando angina, caracterizada por dores no peito. Se essa placa se romper e produzir coágulos sanguíneos, a irrigação sangüínea para a coração pode ser subitamente cortada, provocando o infarto de miocárdio. "Este é um quadro grave que pode ser fatal", afirma Maranhão.

Cobaias
A bateria de testes para o novo método foi composta de dois grupos de dez coelhos, número suficiente para garantir os resultados da pesquisa. Todos os animais receberam dieta rica em colesterol durante dois meses, para que desenvolvessem rapidamente a arteriosclerose. "A taxa de colesterol no sangue desses animais foi de 50 ou 60 miligramas por decilitro (mg/dl), que é o nível normal nesta espécie, para aproximadamente 900 mg/dl", diz o pesquisador.

Passado um mês, o "grupo um" recebeu injeções de LDE com taxol e o "grupo dois" apenas soro fisiológico injetado em sua corrente sangüínea. Após dois meses, os coelhos foram sacrificados e as lesões na aorta foram quantificadas. O pesquisador explica que essa artéria foi escolhida por ser mais fácil de identificar e analisar. "Os coelhos do segundo grupo desenvolveram a doença de forma intensa, enquanto os do primeiro mostraram uma diminuição drástica das lesões, da ordem de 70%", afirma.

Maranhão ressalta que a alta taxa de colesterol dos coelhos foi mantida mesmo com as injeções de taxol-LDE. Isso mostra que os resultados alcançados estão relacionados à ação do procedimento sobre a multiplicação celular e não a uma diminuição dos altos valores de colesterol no sangue que causaram a doença nos animais. Além disso, o pesquisador aponta que, graças ao transporte na LDE, a toxidade do tratamento foi zero. "Nós temos uma arma que pode ser muito poderosa para combater processos mais avançados de doença cardíaca", afirma.

A comissão de ética do HC já aprovou o projeto para que se iniciem os estudos clínicos. "Há perspectiva de que esse seja um tratamento concreto e de alta potência contra a doença coronária", avalia Maranhão.

Sobre a LDE
A LDL, partícula transportadora de colesterol, existe naturalmente no organismo na proporção de bilhões por centímetro cúbico (cm) de sangue. Ela é "atraída" para as células por meio de receptores, estruturas que possuem a "fechadura" exata para o formato da "chave" da LDL. As células envolvidas no desenvolvimento da arteriosclerose precisam dos lípides que a partícula carrega para se proliferarem.

Em 1993, a equipe de Maranhão conseguiu construir a LDE, um verdadeiro "cavalo de tróia" de apenas 50 ou 60 nanômetros (escala de medida que equivale à bilionésima parte do metro). Ela é identificada pelas células como a LDL natural, mas carrega medicamentos no lugar de colesterol. Dessa forma, a partícula funciona como um "pacote" endereçado às células que interessam, possibilitando um acesso mais direto e eficaz a elas. O sistema foi utilizado primeiramente no combate ao câncer e os resultados apontam um tratamento mais eficiente e com menor toxidade que o convencional.

"Com essa tecnologia, tem-se a chave da porta da célula", afirma Maranhão. O trabalho, pioneiro na área de Nanotecnologia, foi inteiramente realizado no Brasil e patenteado pelo Departamento de Comércio dos EUA.

Mais informações: (0XX11) 3069-5951, com Raul C. Maranhão; e-mail ramarans@usp.br




Cursos e Palestras

Poço de carbono e MDL são temas de dois seminários do IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP sedia, no mês de outubro, dois seminários sobre área florestal. O primeiro, que ocorrerá nos dias 9 e 10, será sobre gestão ambiental de florestas e tratará do projeto Poço de Carbono Peugeot na Amazônia. No primeiro dia o encontro será aberto ao público e contará com a presença, entre outros, de Alain lê Berre, da Agência Nacional de Florestas da França (Office National des Forêts, ONF); Vespasiano Assumpção, engenheiro florestal e responsável técnico também da ONF; Marc Bocque, porta-voz oficial da Peugeot; Hervé Théry, presidente do Comitê Científico da USP.

O projeto, que tem por objetivo principal o estudo do impacto de uma plantação de árvores em grandes escala (dois mil hectares) sobre o gás carbônico presente na atmosfera, é financiado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën e executado pela ONF da França, por meio de sua filial no Brasil.

O segundo evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17, é realizado pelas delegacias regionais de cooperação da França para os países da América do Sul e Central e tratará tecnicamente do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) florestal.

A coordenação do evento está a cargo do ONF e do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino da Costa Rica. O encontro conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação.

O primeiro dia será aberto ao público (com programação a ser definida em breve). O segundo dia será restrito a especialistas convidados de vários países, para debates técnicos sobre as perspectivas para a próxima Conferência das Partes (COP) da Convenção de Mudanças Climáticas, que acontece em Nairobi, Quênia, de 6 a 17 de novembro.

Ambos os eventos, que terão transmissão ao vivo, no endereço www.iea.usp.br/aovivo, acontecerão no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, que fica no Edifício da Antiga Reitoria, Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav.J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Os interessados em participar da programação aberta ao público dos dois seminários devem entrar em contato com Inês Iwashita pelo e-mail ineshita@usp.br ou telefone (0XX11) 3091-1685.

Mais informações: (0XX11) 3091-1685; site www.iea.usp.br/iea/florestas.htm


Estação Ciência apresenta palestra com professor francês
Acontece, nesta quinta, às 14h30, a palestra Viva a água no auditório "Ernest Hamburger" da Estação Ciência da USP. Jean Matricon, professor aposentado de física da Universidade de Paris 7 - Denis Diderot, proferirá a palestra.

O evento é gratuito e aberto e tem como público-alvo educadores. A palestra terá tradução simultânea. Para se inscrever, o interessado deve enviar nome, RG e telefone para o e-mail eventos@eciencia.usp.br.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022; site www.eciencia.usp.br


Seminário sobre a internacionalização da FEA
O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional (NESPI), o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promoverão o Seminário A experiência de internacionalização da FEA, a ser ministrado pelo professor da unidade e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), Edson Luiz Riccio.

O seminário será na próxima segunda (9) às 11h30, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, sala G13, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou e-mail prolam@usp.br

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587; e-mail prolam@usp.br




Agenda Cultural

OSUSP se apresenta na próxima segunda no Carmargo Guarnieri
A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) fará na próxima segunda (9) , às 12 horas, um concerto gratuito no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

Farão parte da apresentação: D. Shostakovich – Prelúdio e Scherzo para orquestra de cordas, opus 11; R. Gnatalli – Concerto para Harpa e Cordas e D. Shostakovich – Sinfonia de câmara para orquestra de cordas, opus 110.

O evento é aberto aos interessados. O Anfiteatro Camargo Guarnieri fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000


As nove partes do desejo fica em cartaz no Tusp em outubro
Até o dia 29, o Teatro da USP (Tusp) apresenta o espetáculo As nove partes do desejo, com direção de Marcio Aurélio, professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A peça, que tem duração de 75 minutos, é apresentada às sextas e aos sábados, às 21 horas e, aos domingos, às 20 horas.

Os ingressos devem ser adquiridos duas horas antes do início do espetáculo na própria bilheteria do Tusp. O valor é de R$20,00, sendo que estudantes, professores, 3ª idade e funcionários da USP pagam meia-entrada.

O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342; e-mail tuspmkt@usp.br; site www.usp.br/tusp




Publicações

Coletânea on-line de artigos sobre Hélio Oiticica
O Fórum Permanente da Incubadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anuncia a publicação da coletânea on-line de artigos sobre o artista Hélio Oiticica.

A coletânea se chama Seguindo Fios Soltos: caminhos na pesquisa sobre Hélio Oiticica e pode ser acessada pelo site:
http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.painel/coletanea_ho/.

Hélio Oiticica é, ao lado de Roland Barthes e Marcel Broodthaers, um dos três pilares teóricos da 27ª Bienal de S. Paulo, que será inagurada nesta quinta (5).

A coletânea foi organizada por Paula Braga, doutoranda em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em parceria com o "Fórum Permanente. Museus de arte: entre o público e o privado", que é coordenado pelo professor Martin Grossmann da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Seguindo Fios Soltos é a primeira coletânea on-line de artigos sobre a obra de Hélio Oiticica, um livro que percorre vários caminhos na pesquisa sobre o artista. A coletânea reúne textos de pesquisadores de cinco países diferentes, e privilegia a produção do artista da década de 1970.

Mais informações: e-mail pbraga@usp.br, com Paula Braga



Quadro de Avisos

Incubadora prorroga prazo para recebimento de projetos
A EsalqTec - Incubadora Tecnológica - prorrogou o recebimento de propostas para projetos de empreendedores interessados em se instalar no programa criado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, em Piracicaba, para apoiar a formação de pequenas empresas do setores de agrozootecnia, biotecnologia, energia e meio ambiente. A nova data de retirada do edital vai até o dia 19 e o prazo final para a entrega para a inscrição na pré-seleção é dia 20.

A divulgação do resultado da pré-seleção acontece no dia 27. Uma vez aprovada, a empresa tem que apresentar o Plano de Negócios até o dia 1º de dezembro e o resultado final sai no dia 15 do mesmo mês.

Instalada na Fazenda Areão, área experimental da Escola e que compõe o campus ‘Luiz de Queiroz’, a incubadora comporta empresas por até dois anos, assegurando o seu fortalecimento e o progresso do empreendedor em suas necessidades tecnológicas, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos.

A EsalqTec fica na Av. Limeira, s/nº, Piracicaba, São Paulo.

Mais informações: (0XX19) 3421-3500 / 3434-0600, no Sebrae. O edital completo está no site www.esalqtec.esalq.usp.br


CIEE premia Crodowaldo Pavan
O cientista Crodowaldo Pavan, biólogo, professor aposentado da USP e ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), receberá, no dia 16 de outubro, o Prêmio Professor Emérito 2006 - Troféu Guerreiro da Educação, concedido anualmente pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelo jornal O Estado de S. Paulo, desde 1997. A premiação já foi concedida a nove personalidades de destaque na área educacional.

Graduado em 1941 em História Natural pela USP, Pavan construiu uma sólida carreira como biólogo geneticista, contribuindo para desenvolvimento científico.

O prêmio será entregue, às 10 horas, no auditório do Estadão que fica na R. Engenheiro Caetano Álvares, 55, São Paulo. Os interessados em participar da cerimônia devem se inscrever até a vespera pelos telefones: (0XX11) 3040-6541 / 6542, pelo fax (11) 3040-6533 ou no site www.ciee.org.br (ícone institucional/ agenda de eventos).

Mais informações: (0XX11) 3040-6525 / 6526 / 6527, com assessoria de imprensa




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Mestrado

Vulnerabilidades em pacientes portadores de tuberculose do distrito sanitário de Santa Felicidade Curitiba/Paraná. Claudia Bowkalowski. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3061-7533


Instituto de Química

Doutorado

Degradação de atrazina por processo foto-Fenton monitorado por injeção seqüencial e cromatografia a líquido de alta eficiência. Magda Dias Gonçalves Rios. Dia 6, às 8h30.

Identificação das interações envolvendo proteínas relacionadas aos sistemas de dois-componentes e aos sistemas secretórios do tipo III e IV do fitopatógeno Xanthomonas axonopodis pv citri. Cássia Docena. Dia 6, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br