São Paulo, 06/10/2006 - Boletimnº1932
saúde
Projeto mede radiação UV
em Ilhéus e Itabuna

Projeto Integrado de Medidas de Radiação
Ultravioleta, que reúne pesquisadores
da USP, Unifei e UESC, detectou índices
muito altos ou extremos nas duas cidades
leia...
FAU promove palestra com
professor de escola espanhola
Semana farmacêutica de Ciência
e Tecnologia começa dia 16

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cidades baianas de Ilhéus e Itabuna apresentam índices muito altos de radiação ultravioleta

Valéria Dias

As cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul da Bahia, possuem índices de radiação ultravioleta (UV) considerados muito altos (níveis 8, 9 e 10) ou extremos (acima de 11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os índices foram obtidos em fevereiro de 2006, dentro do Projeto Integrado de Medidas de Radiação Ultravioleta (Projeto PIU). Desde o início deste ano, o grupo reúne pesquisadores da USP, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei/MG) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).

De acordo com a professora Emico Okuno, do Instituto de Física (IF) da USP, a preocupação com esses altos índices é justificada quando se verifica uma relação entre excesso de exposição solar e câncer de pele. A OMS considera os níveis 1 e 2 de radiação UV como baixos; 3, 4 e 5, moderados e 6 e 7 como altos.

Emico lembra que em países com maior incidência de radiação solar, o número de casos da doença também é maior. "A valorização da pele bronzeada é algo totalmente cultural. O bronzeamento é, na verdade, uma reação da pele para avisar que o organismo está sendo agredido".

Trabalho de campo
Durante cerca de quatro dias, os pesquisadores fizeram as medições com um aparelho chamado biômetro que fornece os índices UV. Em julho, foi feita uma nova visita aos municípios. "Queremos verificar como os índices variam entre o verão e o inverno naquela latitude e quais as diferenças encontradas em cidades praianas e não praianas", explica a professora.

Os próximos passos incluem um levantamento dos casos de câncer na região, verificar o grau de conhecimento das pessoas sobre o assunto e promover atividades para informar a população sobre os perigos da exposição excessiva ao sol. "Uma das idéias é trabalhar com as crianças do ensino fundamental. Elas acabam levando as informações até suas famílias ajudando na conscientização", afirma a professora Emico. Novas viagens devem ser feitas até o Sul da Bahia nos próximos meses de verão e de inverno. Os primeiros resultados do projeto devem sair ainda em 2007.

Câncer de pele
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de pele do tipo não-melanoma tem crescido nos últimos anos. Em 1999, as ocorrências do carcinoma espinocelular (que representa entre 20% e 25% do total) e do carcinoma basocelular (cerca de 70%), chegaram a 35.950 casos. Em 2003, esse número foi de 82.155, subindo para 113.020 em 2005. Os óbitos registrados em 2003 foram de 875. "O câncer não-melanoma, apesar de apresentar uma incidência muito grande, têm um alto índice de cura. Se ele for pequeno, consegue-se removê-lo por meio de cirurgia."

Já o melanoma é considerado o mais grave pelas grandes possibilidades de ocorrer metástase. No Brasil e no mundo, sua incidência costuma ser muito baixa, mas a mortalidade é alta. Segundo o INCA, em 2003 foram 4.370 casos. Destes, 1125 chegaram a óbito. "Estudos da OMS mostraram que o custo de investimento em material preventivo contra a doença, como folhetos informativos, é de US$ 0,08 por pessoa, enquanto o tratamento chega a US$ 5,70 ", afirma Emico.

A dose faz o veneno
No endereço http://satelite.cptec.inpe.br/uv é possível acompanhar, em tempo real, o índice de radiação ultravioleta em todo o Brasil. De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, para os níveis 1 e 2 (baixo), não é necessário o uso de protetor. Para os níveis 3, 4 e 5 (moderado) e 6 e 7 (alto), além do protetor, é preciso também ficar à sombra em horários próximos ao meio-dia e usar camisa, óculos de sol e chapéu. Já os níveis 8, 9 e 10 (muito alto) e acima de 11 (extremos) recomendam evitar o sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar chapéu, óculos de sol, filtro solar e camisa.

"Em doses corretas, a exposição ao sol é benéfica ao organismo. A radiação solar ajuda na síntese da vitamina D e na fixação do cálcio", lembra Emico. Mas essa exposição deve ocorrer no máximo até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sempre com o uso de um protetor solar de, no mínimo, fator 15. O produto deve ser aplicado em porções generosas por todas as partes do corpo expostas ao sol, com pelo menos 30 minutos de antecedência. A reaplicação deverá ocorrer a cada 3 ou 4 horas ou quando a pessoa entrar na água ou transpirar.

"O uso de protetor solar deveria ser feito não apenas pelos turistas, quando estes estão nas praias. Mas assim como o uso de proteção auricular é obrigatório em algumas profissões, o protetor solar deveria fazer parte da rotina de inúmeros trabalhadores que passam várias horas do dia com a pele exposta ao sol", defende a professora. "Devia ser um hábito, assim como lavar o rosto pela manhã", finaliza.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 3091-6994 ou e-mail emico.okuno@dfn.if.usp.br, com a professora Emico, ou amffausto@yahoo.com.br, com Agnes Maria da Fonseca Fausto, da UESC, ou mpcorrea@gmail.com, com Marcelo de Paula Corrêa, da Unifei




Cursos e Palestras

FAU promove palestra com professor de escola espanhola
Na próxima terça (10), ocorre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP uma palestra com Antonio Verd Herrero sobre o tema Desenhar-Projetar com Figuras de Luz.

Herrero é arquiteto e professor do Departamento de Ideación Gráfica Arquitectónica da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid onde leciona e orienta, há muitos anos, desenho, representação e interpretação gráfica voltados à arquitetura.

Não é necessário fazer inscrição para participar do evento, que é gratuito e aberto ao público. A palestra ocorrerá às 14 horas na sala 812 da FAU, que fica na R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919


XI Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará, de 16 a 20 de outubro, a XI Semana Farmacêutica de Ciência e Tecnologia, reunindo três eventos consagrados no meio farmacêutico: a XLI Semana Universitária Paulista de Farmácia e Bioquímica, o XXI Seminário de Pós-Graduação e a 14ª Reunião de Iniciação Científica.

Os eventos programados para esta semana irão possibilitar aos participantes a visualização do trabalho cooperativo dos professores da FCF com pesquisadores de outras instituições, possibilitando com mais amplitude o conhecimento da ciência e tecnologia desenvolvidas na Academia.

Durante a semana haverá ciclo de palestras, cursos, mini-cursos e mesas-redondas abordando temas relacionados à área farmacêutica e suas diversas possibilidades de atuação com profissionais especializados em cada assunto. Além disso, haverá uma oficina de marketing pessoal e uma mesa-redonda sobre A Pesquisa como Área de Atuação do Farmacêutico.

Para se inscrever, o interessado deve ir a própria FCF ou ao site www.fcf.usp.br e preencher a ficha de inscrição. O preço varia conforme o número de eventos escolhidos pelo participante. O site também disponibiliza todo o cronograma do evento. A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3622 / 3677




Agenda Cultural

Programação da TV USP entre 9 e 15 de outubro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Crimes passionais - O lançamento do livro que conta a história da morte de Ângela Diniz, assassinada pelo namorado, reacendeu a discussão sobre crimes passionais. O programa analisa a natureza desses crimes, que, segundo a legislação brasileira, são causados por impulsos emocionais, mas de acordo com muitos especialistas, são crimes premeditados. Terça-feira (10), às 21h00.

Olhar da USP - Crianças do Mundo Digital - Segundo a pesquisa Ipsos World, metade das crianças brasileiras de 10 a 12 anos têm celular, mexe no computador e joga videogame. Além disso, 57% vêem mais de três horas de televisão por dia, em parte porque a violência das cidades inviabilizou as brincadeiras de rua. Não há dúvidas de que esta é uma geração diferente das anteriores pela familiaridade com que lida com a tecnologia e pela velocidade com que se adapta às mudanças. Quinta-feira (12), às 21h00

Pgm - Especial Semana da Criança - Na semana da criança você confere um Pgm especialmente produzido para o público infantil! O roteiro cultural começa por uma visita ao Planetário do Ibirapuera que reabriu em caráter experimental depois de ficar fechado desde 1999. Depois, confira o "Mozart para Crianças", atração do Centro Cultural Banco do Brasil que traz histórias descontraídas e interativas que contam curiosidades da infância do compositor austríaco. Já a Pinacoteca traz as obras de Alexander Calder, o primeiro artista a fazer esculturas com movimento – os conhecidos móbiles. Sexta-feira (13), às 21h00.

Trajetória - Roberto Boczko - Ele é um poeta das estrelas. Pensou em ser matemático, mas se apaixonou pelos astros. Astrônomo e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, foi também um grande popularizador da ciência. Publicou livros para leigos, dá palestras e consegue explicar astronomia até para as crianças. Domingo, 15/10, às 17h00

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv


OSUSP se apresenta na próxima terça

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará na próxima terça (10), às 12 horas, um concerto gratuito na Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Farão parte da apresentação: D. Shostakovich – Prelúdio e Scherzo para orquestra de cordas, opus 11; R. Gnatalli – Concerto para Harpa e Cordas e D. Shostakovich – Sinfonia de câmara para orquestra de cordas, opus 110. O regente convidado é Manfredo Schmiedt.

A FM fica na Av. Dr. Arnaldo 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000


HU faz encontro de corais
O Hospital Universitário (HU) da USP realizará, na próxima terça (10), o III Encontro de Corais Encant'HUs.

O Encontro tem como objetivos promover o intercâmbio entre os corais participantes; estimular, desenvolver e aprimorar a prática de canto em coral; conscientizar a comunidade sobre a importância social, educativa e cultural do canto, além de difundir o trabalho realizado pelos corais.

O evento, que ocorrerá às 19h30, no anfiteatro da USP Camargo Guarnieri, é gratuito, aberto a comunidade e contará com a participação do Coral Encant’HUs, formado por 23 funcionários do HU.

O coral dos funcionários do HU apresentará repertório com as músicas: Sereia, de Lulu Santos e Nelson Motta; Senzenina, do Folclore Zimbábue; Kyrie, de Dave & Jean Perry, e In Remembrance, de Buryl Red.

Além do coral do HU, participam do evento os corais do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor e dos Voluntários e Funcionários da AACD.

O Anfiteatro Camargo Guarnieri fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5090-0590, 5093-0226; e-mail singularcomunicacao@terra.com.br, com assessoria de comunicação


Discussões e propostas marcam os 416 anos da Lapa
Com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre o bairro, o Movimento de Oposição à Verticalização Desenfreada e pela Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico da Lapa (Mover), a Estação Ciência da USP e o Jornal da Gente, convidam o poder público e a sociedade para conversar sobre o passado e futuro de um bairro que em 12 de outubro completará 416 anos.

O evento Lapa: pensar global, agir local acontece na próxima terça-feira (10), das 19h30 às 21h30, no auditório Ernst Hamburger na Estação Ciência.

Toda programação para o evento pode ser vista no site www.eciencia.usp.br. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3673-7022




Quadro de Avisos

Cepea analisa mercado de leite
Na média dos estados pesquisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, o preço pago pelos laticínios brasileiros em setembro permaneceu estável em relação ao mês anterior – houve ligeira queda de 0,14% -, fechando em R$ 0,5020/litro do leite tipo C. O valor médio líquido, ou seja, o recebido pelos produtores é de R$ 0,4612/litro, com ligeira queda de 0,3% frente a agosto.

As cotações médias de setembro não recuaram frente a agosto e, se comparadas à média de setembro do ano passado, também estão 3,8% superiores. Apesar disso, pesquisadores do Cepea constatam que o preço médio bruto deste mês está 5,2% abaixo da média deflacionada de setembro dos últimos seis anos e que a receita bruta do produtor acumulada neste ano está sofrendo perda significativa de 17%, em valores reais.

Historicamente, o pico dos preços do leite na média nacional, deflacionados pelo IPCA, ocorre em julho. Deste mês para setembro, a queda média dos últimos seis anos é de 4,81%. Neste ano, conforme comentado, os preços seguem praticamente estáveis desde maio. Essa estabilidade não era vista desde 2002 – neste ano, em patamares bem mais baixos.

Mais informações: (0XX19) 3429-8837/ 8836 com assessoria; site www.cepea.esalq.usp.br/leite; e-mail cepea@esalq.usp.br, com os pesquisadores Leandro A. Ponchio e Raquel Mortari Gimenes




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

Avaliação da qualidade dos procedimentos de enfermagem - banho e curativo - segundo o grau de dependência assistencial dos pacientes internados em um Hospital Universitário. Eleine Aparecida Penha Martins Nonino. Dia 16, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394 / 3468


Escola Politécnica


Mestrado

Aplicação de tecnologia wireless para controle de qualidade do planejamento de lavra incorporando a incerteza geológica. Rondinelli de Sousa Silva. Dia 6, às 14 horas.

Otimização de índices para orçamento de instalações elétricas industriais e residenciais. Marcio Liberati Coimbra. Dia 16, às 9h30.

Doutorado

Aplicação da espectroscopia de infravermelho próximo na caracterização de petróleo. Simulação de uma unidade de destilação atmosférica. Francisco Falla Sotelo. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Subsídios para implementação do Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC em Lactário. Aparecida Alves Trindade. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br