São Paulo, 11/10/2006 - Boletim nº1935
toxicologia
Método diferencia crack de cocaína
na urina de usuários

Pesquisa permite identificar diferentes
meios de consumo da cocaína. O crack,
produzido a partir da pasta-base da droga,
é apresentado em forma de pedra
leia...
A USP na Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia
Odontologia realiza eventos sobre
Pesquisa e Iniciação Científica

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Novo método diferencia consumo de crack do de cocaína por meio da análise de moléculas na urina

Juliana Cardilli

Um método desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP permite a identificação e diferenciação entre pessoas que consomem crack e cocaína, por meio de amostras de urina. O estudo, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Toxicologia Forense do Instituto Médico Legal de São Paulo (NTF-IML), além de inovador mostrou-se economicamente viável.

A farmacêutica e bioquímica Virgínia Martins Carvalho, aplicou o método em sua pesquisa de mestrado em um cromatógrafo a gás acoplado ao detector por ionização em chama do NTF-IML, equipamento acessível e presente na maioria dos laboratórios de toxicologia forense de médio porte de todo o Brasil. O crack é produzido a partir da pasta-base da cocaína, bicarbonato de sódio e outras substâncias, apresentado em forma de pedras. "Essa forma de consumo da droga tem aumentado desde 1990, e suas características demandam esforços específicos", conta a pesquisadora.

Quando o crack é fumado, parte da cocaína é degradada formando uma substância chamada éster metilanidroecgonina (EMA) que também é absorvida. "No método, foram avaliados a cocaína, o indicador do crack (EMA) e o produto da hidrólise da droga, a benzoilecgonina (BEC), substância metabolizada que está presente na urina dos usuários em altas concentrações", explica Virgínia.

As 37 amostras utilizadas no estudo também eram do NTF-IML, sendo 13 provenientes de cadáveres e 24 de pessoas vivas, anteriormente analisadas no Núcleo do IML. Todas as amostras já haviam dado positivo para o teste de cocaína do IML, e eram de homens. As idades variavam entre 14 e 57 anos. O EMA foi positivo em 30% do total, sendo em 23% nos mortos e em 33% nos vivos.

A quantidade do EMA na urina depende da eficiência da tragada e da temperatura da queima, o que varia a fração de cocaína que é queimada. Ele apresenta boa estabilidade após a coleta, não variando em sua quantidade, ao contrário do que acontece com a cocaína e seu produto de hidrólise. A primeira diminui conforme vai sendo hidrolisada e dando origem ao produto, que aumenta. "Por isso a vantagem de utilizar a urina, na qual o EMA é estável e a BEC aparece em altas concentrações", conta a pesquisadora.

Alguns métodos semelhantes ao desenvolvido por Virgínia, sob orientação da professora Alice Aparecida da Matta Chasin, já haviam sido descritos no exterior, porém em aparelhos muito mais caros e que requerem condições extremamente controladas de utilização. Logo, o emprego de um aparelho mais robusto e acessível facilita o trabalho de pesquisadores brasileiros devido à viabilidade econômica e eficiência.

Diferenças
O início do efeito do crack é extremamente rápido (7 segundos, contra 15 da cocaína injetável, em média), assim como o término do mesmo. "Logo, a série de eventos que levam à perda de controle sobre o uso da droga ocorre muito mais rápido" conta Virgínia.

Queimaduras nos dedos, nariz e boca são sinais característicos dos usuários. "Os materiais utilizados na confecção dos cachimbos não os protegem do calor, e a base livre de cocaína presente no crack é um anestésico local, fazendo com que os mesmos não sintam dor durante o uso", explica.

A pesquisa teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX11) 3091-1193, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da FCF; e-mail vmcar@usp.br, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Entre os dias 16 e 23, acontece a terceira edição do maior movimento nacional de popularização científica do país: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

São mais de 2 mil atividades que acontecem simultaneamente em escolas, praças e parques públicos, embarcações e estações de trens, museus de Ciência e universidades, dirigidas a estudantes do ensino fundamental e médio, empresários, jornalistas de ciência, estudantes de graduação e comunidades de todo o Brasil.

A USP, Instituição-membro da Comissão Organizadora da Semana Nacional para o Estado de São Paulo, participa ativamente da Semana com seu evento integrado USP na Semana.

A programação é composta de mais de 200 atividades distribuídas nos campi USP da Capital, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto e pode ser vista no site http://semanact2006.mct.gov.br/index.php/content/view/575.html. Todos os eventos são gratuitos mas alguns necessitam de inscrição.

Mais informações: http://semanact2006.mct.gov.br/index.php/content/view/575.html


Reunião de pesquisa e seminário na FO
Entre os dias 16 e 18 de outubro, nas dependências da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, ocorrerão a XIV Reunião de Pesquisa e o XI Seminário de Iniciação Científica, atividades relacionadas à Comissão de Pesquisa da Unidade. O evento deverá reunir um grande número de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, com a apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela comunidade FOUSP.

Durante dez dias os trabalhos ficarão expostos no saguão da FOUSP. No dia 16 de outubro, a Comissão Avaliadora fará a observação dos pôsteres, sem a presença do autor. À tarde, todos os trabalhos da mesma área de conhecimento serão apresentados para a banca examinadora em salas específicas.

Outra novidade é a palestra do Programa de Iniciação Científica (PIC), ministrada pela professora Greyce Balthazar Lousana, presidente da Sociedade Brasileira dos Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPPC), sobre o tema Pesquisa Clínica. Na sessão de encerramento do evento, que ocorrerá no dia 18, às 17 horas, no Anfiteatro da FOUSP, haverá a solenidade de entrega dos Prêmios Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, Formiga de Ouro e Premiação da Reunião de Pesquisa.

As incrições para trabalhos já acabaram, mas é possível visitar a exposição. A palestra e a sessão de encerramento também são gratuitas e abertas a todos.

A FOUSP fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7834


Colóquio debate Escrita, Memória e Vida Material
Ocorre entre os dias 17 e 20, o Colóquio Internacional Escrita, memória e arte: formas de transmissão da cultura letrada no império português (Séculos XVI-XIX), evento vinculado ao Projeto Temático: Dimensões do Império Português.

A promoção é da Cátedrea Jaime Cortesão e os objetivos do colóquio são refletir sobre as formas de construção de culturas integradas e multifacetadas, tanto nos espaços das conquistas, partes orientais e orlas do Atlântico, como nas cortes ibéricas, entre os séculos XVI e XIX, a partir do estudo de suas manifestações letradas, artísticas e cerimoniais; aprofundar o debate historiográfico acerca dos métodos e formas de abordagens da História Cultural, da História da Cultura Material;entre outros.

As incrições são gratuitas e devem ser feitas nos dias do próprio evento. Os participantes ganharão certificado. Informações sobre a programação podem ser obtidas no (0XX11) 3091-2101.

O colóquio acontecerá na Casa da Cultura Japonesa, que fica na Av. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938 / 1511 / 2101; e-mail comunicacaofflch@usp.br


ECA oferece curso sobre teatro e censura em Portugal
Nos dias 23, 24, 27, 30, 31 de outubro e 1º de novembro, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP oferecerá o curso de difusão cultural Expressão e Interdição: Teatro e Censura em Portugal - entre sombra e luz, um país de paradoxos.

O curso, que é organizado pelo Arquivo Miroel Silveira e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, apresentará aspectos atuais da cultura em Portugal em sua relação com um passado marcado pela censura e pela ditadura salazarista da metade do século XX. O programa enfoca seis temas sobre a sociedade portuguesa: a censura e suas marcas no teatro, os dois modernismos do país, o teatro na cultura popular, o impacto da Revolução dos Cravos, a atual situação das artes (teatro, dança, artes plásticas, cinema, música e design) e o intercâmbio cultural de Portugal com outros países, em especial, a França.

A professora responsável Graça dos Santos, da Universidade de Paris X (Nanterre), também atriz e fundadora da Companhia parisiense de teatro Cá e Lá, estará no Brasil, neste período, especialmente convidada pelo grupo de pesquisa do Arquivo Miroel Silveira.

O curso, aberto a estudantes, profissionais da cultura e demais interessados, será realizado das 14 às 17 horas no prédio da ECA. O valor é de R$10,00, para professores e estudantes, e de R$20,00, para os demais interessados. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-4477 ou e-mail censuraemcena@terra.com.br até o dia 22.

A ECA está situada na Av. Prof.Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4477


Divina comédia é tema de conferência na FFLCH
Acontece, no dia 20, às 10 horas, a conferência A estrutura ternária na divina comédia, a ser ministrada por Antônio Lázaro de Almeida Prado, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Assis.

O evento é organizado pela área de italiano do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O local será a sala 266 do Prédio do Departamento de Letras Modernas da FFLCH da USP, que fica Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

A participação no evento, que é gratuito, é aberta ao público. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-4880 / 4875 / 4938


ECA sedia seminário sobre censura à produção artística
De 25 a 27, o projeto temático A Cena Paulista – um estudo da produção cultural de São Paulo, a partir do Arquivo Miroel Silveira, realizará o Seminário Internacional A censura em Cena: interdição e produção artístico-cultural.

O evento será realizado no auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e é aberto ao público.

Ele contará com a participação de pesquisadores sobre a censura como Adriana Florent, da Universidade de Paris 8, Isabel da Cunha, da Universidade de Coimbra, Graça dos Santos, da Universidade Paris X, Boris Kossoy, da ECA, entre outros. Também participarão estudiosos e pessoas ligadas ao teatro como Maria Thereza Vargas, pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Artístico (Idarte), diretores teatrais como César Vieira, Chico de Assis e Sérgio Carvalho, dramaturgos como Luiz Francisco Rebello, entre outros nomes ilustres.

As inscrições podem ser feitas até dia 24 pelo telefone (0XX11) 3091-4477, ou e-mail censuraemcena@terra.com.br ou ainda pelo site www.eca.usp.br/seminariocensura. A taxa de inscrição é de R$10,00, para estudantes e professores, e de R$20,00 para os demais interessados.

A ECA fica na Av. Prof.Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4477; e-mail censuraemcena@terra.com.br; site www.eca.usp.br/seminariocensura




Publicações

Edição 19 da Revista Pós da FAU
A Revista Pós é uma publicação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Trata-se de uma publicação semestral, que circula regularmente desde 1990, voltada para a divulgação de pesquisas, conferências, eventos e resenhas relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo

A divulgação eletrônica da revista é feita no endereço http://www.usp.br/fau/public/pos/19/index.html, atualmente em versão reduzida, contendo capa, sumário, carta do editor, resumos da seção Depoimentos e dos nove artigos publicados a cada fascículo em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A edição de nº19, entre outros destaques, traz um depoimento do professor PhD. Simos Yannas, diretor do programa de pós-graduação Environment and Energy, da Architecture Association Graduate School, de Londres.

A revista pode ser encontrada nas Livrarias Cultura de todo o País podendo ser solicitada por e-mail livros@livrariacultura.com.br

Mais informações: (0XX11) 3257-7688; e-mail rvposfau@usp.br




Quadro de Avisos

HC Criança da FMRP recebe doação
Alunos do ensino fundamental do Liceu Albert Sabin selecionaram o projeto de construção do HC Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP para recebimento de uma doação no valor de R$2 mil. A atitude integra o Programa Saúde e Cidadania, desenvolvido pela escola há vários anos, em prol da realização de atividades assistenciais.

A escolha do HC Criança para recebimento da doação foi definida com uma votação dos alunos do ensino fundamental. O valor doado é resultado da renda obtida com a organização da Festa Junina de 2006.

A entrega da doação, foi efetuada na manhã do dia 5, na sala de reuniões da Superintendência do Hospital, com a participação de alunas representantes de classes do ensino fundamental acompanhadas pela diretora do Liceu, Margaret Oliveira Guimarães e pela enfermeira Katia Galvão. Também estavam presentes o superintendente do HC da FMRP, professor Milton Roberto Laprega; o coordenador do Projeto HC Criança, professor Hélio Rubens Machado; o professor José Simon Camelo Júnior, do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP/USP; e a secretaria executiva do Projeto HC Criança, Regina Gonçalves.

Depois da recepção na Superintendência, as visitantes do Liceu foram conhecer as obras do HC Criança, que estão em andamento em área próxima ao prédio central do Hospital. O prédio de seis andares, que tem previsão de término nos próximos três anos, terá cerca de 16 mil m² de construção. A nova unidade hospitalar, deverá centralizar num só local, os serviços de assistência médica de alta complexidade para a criança e o adolescente, incluindo o centro obstétrico e o alojamento conjunto.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, com assessoria de imprensa; e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria contínua e desempenho: o caso de uma empresa de autopeças. Juliana Silva Agostinetto. Dia 20, às 9 horas.


Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Análise da seleção e segmentação de fornecedores estratégicos em uma cadeia global de valor. Estudo de caso em uma empresa multinacional manufatureira de bens de consumo não-duravéis do setor de higiene e limpeza doméstica no Brasil. Fábio Ferraz de Arruda Pollice. Dia 18, às 14 horas.

Remoção de fósforo de efluentes de estações de tratamento biológicos de esgotos utilizando lodo de estação de tratamento de água. Iara Regina Soares Chão. Dia 18, às 13h30.

Doutorado

Experimentação e testes para o desenvolvimento de novos produtos financeiros. Eder Olveira Abensur. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Mudanças no uso e cobertura do solo na Amazônia e suas implicações no ciclo de nitrogênio. Adelaine Michela e Silva Figueira. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Medicina

Mestrado

Identificação de genes diferencialmente metilados em nasoangiofibroma juvenil pelo método de MS-AP-PCR. Tatiana Mano e Sá Auada. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Geociências

Mestrado

O impacto de uma lagoa receptora de efluentes industriais contendo boro em um aqüífero raso. Tatiana Luiz Dos Santos Tavares. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4143




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br