São Paulo, 16/10/2006 - Boletim nº1937
psicologia
Música pode mudar avaliação
de sabor em crianças

Dependendo de um fundo musical
alegre, triste ou ausente, a percepção
de amargo e de doce nas 83 crianças
estudas foi alterada
leia...
Especialização em Vigilância
Sanitária de Alimentos
Mídias indígenas em debate
na FFLCH e no Sesc

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Música pode influenciar julgamento do paladar e estado de ânimo de crianças

Juliana Cardilli

A audição de músicas populares durante a ingestão de alimentos pode influenciar o julgamento gustativo e o estado de ânimo em crianças. A constatação é da psicóloga Viviane Freire Bueno, que efetuou provas de soluções de sabores doces e amargos, com e sem a presença de música, em 83 crianças de 5 a 10 anos de idade. Segundo a pesquisadora, quando as músicas eram tristes, a avaliação sobre o sabor modificava-se da original, sem música.

Em seu estudo de mestrado pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, Viviane pretendeu avaliar a percepção de emoção na música com crianças, além da modificação de seu julgamento de sabor. Para tanto, os pequenos provaram duas soluções diferentes: uma à base de sacarose e outra de cafeína, em situações sem ouvir qualquer melodia, e escutando músicas tristes e músicas felizes. A pesquisa envolveu crianças atendidas em duas creches que mantém parceria com a Prefeitura de São Paulo.

"Para despertar o interesse nos sucos, como foram chamadas as soluções, foi contada uma historinha na qual um mago teria produzido aquelas bebidas para que as crianças provassem", explica a psicóloga. Na ausência de música, elas tinham que dizer, após a prova, se o suco era amargo ou doce, e gostoso ou não gostoso, de acordo com duas faces representativas de alegria e tristeza.

Com música, a criança fazia duas provas: ouvindo duas melodias pré-qualificadas como alegres e depois duas tristes. Foi pedido para que elas prestassem atenção na música e no suco, e que identificassem se a música era alegre ou triste e se o sabor era gostoso ou não gostoso. "Quando a música era triste, a avaliação de gostoso ou não gostoso era alterada", conta Viviane. "Além disso, uma das tristes foi horrível para todas as crianças, enquanto uma das alegres fez com que elas se mantivessem felizes mesmo ao provar o suco amargo".

Contextos
A psicóloga observou que a música exerce efeitos sobre o estado de ânimo principalmente em situações contrastantes, ou seja, suco amargo com melodia alegre, ou suco doce com melodia triste. "Além disso, a criança reporta ao seu contexto de vida para dizer se é ruim ou bom, tanto o sabor quanto a música. Mesmo estímulos simples podem despertar estados de ânimo e as crianças respondem a isso", explica.

Outra avaliação foi em relação ao motivo do julgamento, a música, o sabor, ou ambos. "Os estímulos desagradáveis influenciam mais nos motivos das crianças", explica Viviane. Em situações congruentes (suco doce com música alegre e suco amargo com música triste), observou-se que as crianças acima de 7 anos identificavam o sabor e a melodia como os responsáveis pela alegria ou tristeza, ao contrário das mais novas, que se prendem a apenas um estímulo. "Isso demonstra um maior desenvolvimento sensorial nesta idade", conclui.

Mais informações: (0XX11) 8243-1467, vfbueno@usp.br, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos 2007. Este é um curso multiprofissional que contempla os procedimentos utilizados na proteção de alimentos e nos mecanismos que envolvem as ações dos serviços públicos pertinentes à vigilância sanitária.

O objetivo é que o aluno obtenha uma visão global dos problemas de Saúde Pública que envolvem a produção, industrialização, distribuição e comercialização de alimentos, bem como os procedimentos utilizados na sua proteção.

As incrições estão abertas até dia 31, das 9 às 15 horas, mediante pagamento de taxa de R$60,00. Os interessados deverão preencher a ficha no Serviço de Alunos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3081-509; e-mail comunicacao@fsp.usp.br


XI Semana de Psicologia e II Semana de Arte no IP
De 23 a 27 de outubro, estudantes do Instituto de Psicologia (IP) da USP realizarão a XI Semana de Psicologia e a II Semana de Arte do Instituto de Psicologia da USP com o tema Psicologia: Resistências e Insistências, inspirado na obra e na atuação política dos filósofos argentinos Federico Fumiato e Sebastián Santa Cruz.

Na sua 11ª edição, a Semana de Psicologia possui um caráter de inclusão no ambiente acadêmico. A Semana de Arte, por sua vez, é um evento que, após o sucesso obtido em 2005, chega à sua segunda edição com a intenção de estabelecer-se como um elemento periódico no Instituto de Psicologia da USP

As inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo e-mail ipsicoarte@yahoo.com.br. No site http://www.ip.usp.br/eventos/cursos/index_semana.htm é possível ver toda programação.

O IP fica na rua Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: e-mail ipsicoarte@yahoo.com.br


Mídias indígenas em debate na FFLCH e no Sesc
Em uma iniciativa pioneira, o I Seminário de Mídias Nativas promove, entre os dias 17 e 19, em São Paulo, exposições e debates entre especialistas e autores indígenas sobre as novas formas de atuação desses povos por meio de recursos audiovisuais, da literatura e da Internet.

O primeiro dia do seminário acontece às 9 horas, no auditório do Prédio de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) na USP. Já na quarta (18) e na quinta (19), às 16 e às 10 horas respectivamente, as apresentações e mesas de debate serão realizadas no Sesc da Avenida Paulista. A entrada é franca.

Na primeira mesa, as professoras Maria Luiza Tucci Carneiro e Marta R. Amoroso, do Departamento de História da FFLCH, falarão sobre o extermínio, a resistência e a auto-representação midiática dos povos indígenas no Brasil.

A FFLCH fica na rua Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo. O Sesc Paulista fica na Avenida Paulista, 119, Paraíso, São Paulo.

Mais Informações: (0XX11) 3091-4938


Palestra do IF discute conhecimento humano acerca da luz
Acontece, no dia 21, a palestra A natureza da luz: da antigüidade remota aos dias de hoje com Suzana Salém Vasconcelos, professora do Departamento de Física Geral do Instituto de Física (IF) da USP.

O evento, que ocorrerá às 14h30, faz parte do ciclo de palestras Física para Todos, promovido pelo IF da USP. O ciclo é voltado ao público em geral, especialmente aos alunos universitários e do segundo grau, professores de ciências e a todos os interessados em ciência.

O objetivo da palestra é discutir a evolução do conhecimento acerca da luz e apresentar, de forma simples, as atuais teorias que procuram responder tais questões.

A palestra é gratuita e não requer inscrição prévia. O local do evento será a Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo, que se localiza R. Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3383-3439 / 3440




Agenda Cultural

Programação de outubro do CineClube CDCC
O CineClube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos, exibirá, no dia 21, a partir das 20 horas, com entrada franca os seguintes filmes:

Plano 9 do Espaço Sideral (direção de Edward D. Wood Jr., EUA, 1959, Terror, 79 minutos). Uma conspiração alienígena deve estar sendo tramada para dominar os terráqueos que estão desenvolvendo uma nova arma com poder de destruir o universo. Conseguirão eles concluir seus planos ou os terráqueos viverão para contar a história? Não recomendado para menores de 12 anos

Frankenstein (direção de James Whale, EUA, 1931, Terror, 70 minutos). Henry Frankenstein, um jovem médico, junta partes de corpos mortos formando um novo corpo e, por meio de uma experiência, consegue ressuscitá-lo. Mas seu projeto não sai de acordo com os planos originais, e sua criatura torna-se um monstro. Não recomendado para menores de 12 anos.

O CDCC fica na R. Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


Exposição Quem Conta um Conto...
Até o próximo dia 30, o escritor Antonio Fais está expondo seus contos ilustrados, na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O convite foi formulado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária.

São dez contos ilustrados por Manccini, Marcel Guerreiro, Denise Gatti, Alfonso, Maruá Eunice, Fernando Dória e Roseli Duarte. Antonio Fais escreve contos e crônicas regularmente para jornais e revistas. Em São Carlos, seus trabalhos podem ser lidos aos domingos no Jornal Primeira Página, no Jornal da AFEESC e em www.linkway.com.br/fais.

A mostra integrou a programação da IX Semana de Química "Prof. Edson Rodrigues", a 11ª Semana de Arte e Cultura da USP e integrará a 9ª Semana do Livro e da Biblioteca (16 a 20).

A exposição é aberta ao público gratuitamente à Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, de segunda a sexta-feira (exceto dias 12 e 13) das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Mostra Imigração: Europa no Cinusp
O Cinusp Paulo Emílio apresenta, em outubro, a mostra Imigração: Europa. Confira a programação:

Contra a Parede (2004, Turquia / Alemanha, Cores, 121 minutos) - Segunda (16), às 16 horas; terça (17), às 19 horas; quinta (19), às 16 horas; e sexta (20), às 19 horas.

Exílios (2004, França, Cores, 104 minutos) - Segunda (16), às 19 horas; terça (17), às 16 horas; quarta (18), às 16 horas; quinta (19), às 19 horas.

A Traição (2005, França, Cores, 80 minutos) - Quarta (18), às 19 horas; sexta (20), às 16 horas.

Apenas um Beijo (2004, Reino Unido, Cores, 107 minutos) - Dia 23, às 16 horas; dia 24, às 19 horas; dia 26, às 16 horas; dia 27, às 19 horas.

A Grande Viagem ( 2005, Marrocos / França, Cores, 108 minutos) - Dia 23, às 19 horas; dia 25, às 16 horas; dia 26, às 19 horas.

A Esquiva (2004, França, Cores, 117 minutos) - Dia 24, às 16 horas; dia 25, às 19 horas; dia 27, às 16 horas.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152; site www.usp.br/cinusp




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Controle do processo de transferência de oxigênio em corpos hídricos. Luiz Carlos Corrêa. Dia 23, às 8h30.

Estimação de estado em sistemas elétricos de potência: programas para análise e atualização das características qualitativas de conjunto de medidas. Eduardo Marmo Moreira. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Proposta de um sistema de gestão empregando instrumentação inteligente e redes de campo na automação do processo de tratamento de água. Marcelo de Souza. Dia 23, às 10h30.

Doutorado

Heurísticas para o problema de distribuição com estoques geridos pelo fornecedor. Andrei Znamensky. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Crescimento e fixação de nitrogênio em plantios mistos de eucalipto e leguminosas arbóreas nativas. Selma Regina de Freitas Coêlho. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br