São Paulo, 20/10/2006 - Boletim nº1941
psicofisiologia
Distrofia muscular de Duchenne
pode alterar visão de cores

Meninos afetados podem ter dificuldade
para identicar o vermelho ou o verde.
Estudo é pioneiro na área de funcionalidade
visual ligada à doença
leia...
Saúde Pública realiza seminário
sobre violência e juventude
HU recebe título de hospital
Amigo da Criança

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Distrofia muscular de Duchenne pode prejudicar visão do verde ou vermelho em crianças

Valéria Dias

Crianças que sofrem de distrofia muscular de Duchenne (DMD) - doença ligada ao cromossomo X que causa uma atrofia dos músculos do corpo - podem apresentar uma alteração na visão das cores verde ou vermelho, semelhante ao que acontece no daltonismo, e uma menor sensibilidade às variações de contraste preto / branco. Esses resultados, apresentados em uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP, poderão contribuir para estudos genéticos da doença e na melhoria da qualidade de vida desses pacientes.

A DMD, que afeta 1 em cada 3.500 nascimentos vivos do sexo masculino, é causada por uma mutação ou deleção (ausência total ou parcial) no gene da distrofina, o maior do genoma humano. Os primeiros sintomas, como dificuldade para subir escadas e para levantar após uma queda, surgem entre os 3 e os 5 anos de idade. A expectativa de vida, atualmente, gira entre 20 e 30 anos e ainda não existe cura para o mal.

Segundo o autor do estudo, o ortoptista (especialista em visão) Marcelo Fernandes da Costa, a literatura científica indicava que os portadores de DMD não apresentavam nenhum problema relacionado à visão de cores. Ele conta que alguns autores citavam apenas alterações encontradas nos eletrorretinogramas, exames que medem as respostas elétricas da retina para flashes de luz. "Mas não havia nenhuma pesquisa que abordava a funcionalidade visual de crianças com Duchenne", afirma Costa, que atualmente é professor do IP.

Exon 30
O pesquisador constatou que as perdas visuais são mais acentuadas quando a mutação ou a deleção acontece após o exon 30 - exon é cada um dos segmentos de bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina) - do gene da distrofina, que apresenta no total 79 exons.

Os testes de cores, contrastes, acuidade visual e eletrorretinograma foram aplicados em 54 meninos, com idade média de 14 anos. Eles foram divididos em três grupos, de acordo com o lugar do gene onde ocorrem as alterações ou mutações: antes ou depois do exon 30, além de um grupo sem deleção ou mutação (7, 27 e 20 integrantes, respectivamente).

Os resultados indicaram que 52% dos meninos com mutação ou deleção após o exon 30 apresentavam problemas com a visualização de cores. Esse mesmo grupo também se mostrou com pior visão no teste de contraste. Na acuidade visual (teste da tabela de letras usado rotineiramente em consultas oftalmológicas), nenhum dos grupos apresentou alteração. Já no eletrorretinograma, os resultados foram semelhantes aos encontrados na literatura, mostrando uma redução da amplitude de um dos componentes medidos (onda-b), o que sugere um prejuízo na comunicação entre os fotorreceptores (células que captam a luz e transformam em atividade neural) e as demais células que compõem o processamento visual na retina.

Problemas de visão X aprendizagem
"Existe uma relação entre problemas de visão e de aprendizagem. Pode acontecer, por exemplo, dessa criança ter dificuldade para aprender pois não enxerga bem o que está escrito na lousa por causa da cor do giz", afirma Costa. "Ou então, ela pode não responder à estimulação durante uma terapia porque tem dificuldade de ver diferenças de brilho em determinado brinquedo ou desenho", explica.

Costa esclarece que os participantes com deleção depois do exon 30 apresentavam essas deleções entre os exons 30 e 50. Problemas cognitivos ligados à distrofia, como dificuldades de memória e de atenção, costumam ocorrer mais frequentemente naqueles que têm a alteração genética posterior a estes éxons.

A pesquisa, que fez parte do doutorado de Costa, foi realizada no Setor de Psicofísica e Eletrofisiologia Visual Clínica do Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do Instituto de Psicologia da USP, que é coordenado pela professora Dora Selma Fix Ventura. A avaliação genética das crianças ocorreu no Centro de Estudos do Genoma Humano e as crianças foram selecionadas na Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM).

Imagem cedida pelo pesquisador

Mais informações: (0XX11) 3091-1915 / 4357 ou e-mail costamf@usp.br, com o professor Marcelo Fernandes da Costa




Cursos e Palestras

FSP sedia seminário sobre violência e juventude
Entre 5 e 8 de novembro, ocorre o 3º Seminário Violência e Juventude na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O evento pretende promover a discussão sobre a situação dos jovens nas metrópoles brasileiras nos diferentes cenários onde convivem; as experiências positivas em andamento em São Paulo e no País; as relações dos diferentes setores do governo e da sociedade com o jovem; e contribuir para a formulação de políticas públicas integradas para a juventude focando na promoção da paz nas metrópoles brasileiras.

O público-alvo são estudantes e profissionais que atuam nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça e outras áreas afins. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.fsp.usp.br. A data limite para envio de resumo é sexta (20).

O local do evento será o Auditório João Yunes, que fica no Prédio da Biblioteca da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3085-4760; (0XX11) 3081-5091, com assessoria de comunicação; e-mail comunicacao@fsp.usp.br; site www.fsp.usp.br


Workshop de Nutrição acontece na FSP
Nos dias 25 e 26 acontece na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP o evento Pensando Nutrição de uma forma diferentes - II Workshop de Atualização em Nutrição, promovido pela Empresa Júnior de Nutrição da USP.

O evento tem palestras programadas para as tardes dos dois dias, e é voltado para profissionais e estudantes da área. As inscrições podem ser feitas no site http://ejnutriusp.v10.com.br/ , até este sábado (21), e têm um custo de R$50,00 (para estudantes o preço é R$30,00).

As palestras acontecem na Sala Paula Souza da FSP, que fica na Av. Doutor Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo.

Mais informações: http://ejnutriusp.v10.com.br/


Obra de László Moholy-Nagy é tema de palestra
Nos dias 20 e 25, o Centro Universitário MariAntonia da USP promove a palestra László Moholy-Nagy: arte para a vida, ministrada por Andreas Haus.

Os dois encontros apresentam um panorama sobre a obra do artista húngaro e professor da Bauhaus Moholy-Nagy, um dos nomes centrais da vanguarda construtivista do século XX.

Andreas Haus é diretor e professor do Instituto de História da Arte e Estética, da Universidade das Artes de Berlim, co-fundador do Graduate College Practice and Theory of the Creative Process in the Arts, na mesma universidade, e especialista em Bauhaus, possuindo inúmeros livros publicados, entre eles Lászlò Moholy-Nagy: fotos e fotogramas.

A participação nos encontros é gratuita e não exige realização de inscrição prévia. Haverá tradução simultânea. Nesta sexta (20), a palestra acontece das 19 às 22 horas e, no dia 25, das 20 às 22 horas.

O Centro Universitário MariAntonia fica R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182; site www.usp.br/mariantonia


Seminário sobre inteligência competitiva territorial
Ocorre, na próxima terça (24), o seminário A inteligência competitiva territorial, a ser ministrado por Luc Quoniam, professor titular da Universidade de Toulon-Var, França.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587 ou e-mail prolam@usp.br.

O evento será às 11h30, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, sala G13, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587


FSP lança Programa de Cursos de Verão 2007
Em 2007, o Programa de Verão de cursos de extensão universitária, oferecido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, será realizado entre janeiro até o dia 15 de fevereiro.

Inicialmente coordenado pelo Departamento de Epidemiologia da FSP, atualmente o Programa de Verão é de responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão Universitária. Serão disponibilizados 22 cursos na área de saúde. Os interessados podem conferir a relação de cursos no site www.fsp.usp.br.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente na FSP ou enviadas via fax (telefone/fax: (0XX11) 3081-9001), mediante comprovante de deposito bancário, documentos necessários e ficha de inscrição devidamente preenchida, que pode ser acessada no endereço www.fsp.usp.br.

Os documentos requisitados são: cópia do documento de identidade, CPF, diploma de graduação e preenchimento da ficha de inscrição. As vagas são limitadas.

A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3061-7787, (0XX11) 3081-509, com assessoria de comunicação; e-mail cverao@edu.usp.br; site www.fsp.usp.br


Simpósio na Esalq debate plantio e manejo de eucalipto
Entre os dias 25 e 27, será realizado o I Simpósio de Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalyptus para Uso Múltiplo no Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP, em Piracicaba.

O evento, que terá como tema “Produzindo bens madeireiros e não-madeireiros de eucalipto para incremento de receita nas propriedades agrícolas”, é destinado a profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação em ciências agrárias, além de produtores do setor agrícola interessados na diversificação de produção em suas propriedade.

O objetivo é a divulgação de novas tecnologias da área florestal para o setor produtivo e o meio acadêmico, bem como a familiarização com os temas mais relevantes do setor, visando atualização nas técnicas de silvicultura.

No primeiro dia, o evento ocorre das 13h30 às 18 horas. Dia 26, das 8 às 18 horas e no encerramento o simpósio ocorre das 8 às 12h30, atingindo uma carga horária de 16 horas. Serão oferecidas 300 vagas para os interessados.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (0XX19) 3417-6600, e-mail cdt@fealq.org.br ou ainda no site www.fealq.org.br. A taxa custa R$150,00, para profissionais, e R$60,00 para estudantes. Após o dia 22 de outubro, os valores passam para R$200 e R$80, respectivamente.

A Esalq está localizada Av. Pádua Dias, 11, CP 9, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429 4485 / 4477, com assessoria de comunicação; e-mail acom@esalq.usp.br; site eucalipto@gelq.com.br


III Semana Professora Glete de Alcântara na EERP
O Centro de Memória e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP estarão promovendo de 23 a 27 de outubro, a III Semana Professora Glete de Alcântara.

A realização do evento está programada no Anfiteatro da EERP, Profª. Dra. Emília Luigia Saporiti Angerami, com a apresentação de palestras sobre os Museus e a Universidade, o Relato Oral da primeira turma de alunos, o Projeto Rondon, a pesquisa em História da Enfermagem e a organização de mesa-redonda, sobre o movimento estudantil na USP de Ribeirão, nas décadas de 60 e 70.

Durante a semana, também serão promovidas uma exposição fotográfica sobre o trabalho do Centro de Memória e no dia 26, uma noite de apresentação de talentos e Happy Hour, no Centro de Vivência da EERP.

A programação completa do evento está disponibilizada no site www.eerp.usp.br. A inscrição tem taxas de contribuição nos valores de R$5,00 para alunos de graduação, R$8,00 para alunos de pós-graduação e de R$10,00 para pessoas com formação profissional. Inscrições e informações no telefone (0XX16) 3602-3481.

A EERP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3481




Agenda Cultural

Programação da TV USP entre 23 e 29 de outubro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Segurança Pública - Enquanto criminosos comandam guerrilhas e ataques terroristas em muitas ruas brasileiras, o Contraponto discute a urgência de uma política estruturada de segurança pública. Terça-feira (24), às 21h00.

Olhar da USP - DNA Brasil – retratos do Brasil - Em uma série de quatro programas especiais, o Olhar da USP entrevistou 22 intelectuais, líderes e artistas para fazer um diagnóstico do Brasil, pensar soluções para problemas e apontar tendências em diversas áreas. No primeiro programa, que estréia em 26 de outubro, o assunto é Educação. Quinta-feira (26), às 21h00.

Pgm - O programa traz as matérias: Dr. Escargô - Projeto desenvolvido pela professora de veterinária Fátima Martins, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga; e Jornalismo investigativo: Caco Barcellos - Ele já foi correspondente internacional, desafiou os camburões da rota e entrou de cabeça no mundo dos morros cariocas. Conheça um pouco mais do repórter Caco Barcellos, que esteve na USP para um bate-papo no Café Acadêmico, evento semestral organizado pela ECA Jr. Sexta-feira (27), às 21h00

Trajetória - Antonio Adamastor Correa - Ele conhece como poucos os bastidores da Universidade de São Paulo. Foi diretor da Faculdade de Odontologia e pró-reitor da USP. Participou da separação das faculdades de Odontologia e Farmácia e da construção da Cidade Universitária. Destacou-se tanto em sua área de formação que foi convidado a implantar as primeiras faculdades de Odontologia de Portugal. Domingo (29), às 17h00

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

HU recebe título de Hospital Amigo da Criança
O Hospital Universitário (HU) da USP foi aceito como Hospital Amigo da Criança, título dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) às instituições que promovem, protegem e apóiam o aleitamento materno. Atualmente, o Brasil conta com 327 hospitais credenciados. O Hospital Amigo da Criança traz vantagens e mecanismos de estímulo, como a redução dos custos com internação, medicamentos e material de consumo hospitalar e pessoal.

Dentre os passos necessários para receber a certificação estão: ter norma escrita sobre aleitamento materno; treinar equipe de cuidados a saúde; informar as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; ajudar às mães a iniciar a amamentação na primeira hora após o parto; mostrar como amamentar e como manter a lactação; não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além de leite materno; praticar o alojamento conjunto; encorajar o aleitamento; não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio e estimular a formação de grupos de apoio à amamentação.

O Hospital Amigo da Criança deve garantir ainda que pelo menos 70% dos bebês nascidos no Hospital saiam de alta hospitalar com registro de nascimento civil e apresentar taxa de cesárea menor que 30%, para casos de baixo risco.

Mais informações: (0XX11) 5090-0590 / 5093-0226


Evento encerra Semana de Ciência e Tecnologia na USP
Acontece na próxima segunda-feira (23) às 12 horas, na Praça da Fonte, a cerimônia de encerramento do evento USP na Semana de Ciência e Tecnologia 2006. Na ocasião, haverá uma apresentação Banda Marcial do Colégio Padre Moye tocando o Hino do Centenário de Santos Dumont.

Antes do encerramento, neste sábado (21) e domingo (22), a réplica do 14 Bis que esteve exposta durante a semana na USP continuará em exposição na Praça do Chafariz, em frente ao Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), contando com o apoio de monitores, alunos do Colégio Padre Moye. Nestes dias, estarão presentes também os sósias de Alberto Santos Dumont, Aida da Costa (primeira mulher a voar num dirigível), Gabriel Voisin (engenheiro e amigo) e Yolanda Penteado (admiradora), todos caracterizados com trajes da época.

A Praça da Fonte fica entre o Cepeusp e a Reitoria da USP, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3252


Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Ciências
Estudantes que tenham entre 11 e 15 anos de idade e que gostem de desafios, preparam-se! Pois sete alunos poderão representar o Brasil na III Olimpíada Internacional de Ciências, que irá se realizar em dezembro em São Paulo. Mas, para participar dessa competência internacional, primeiro é preciso se inscrever até o dia 31 de outubro na Olimpíada Brasileira de Ciências. Para isso, basta escrever individualmente uma monografia de até 10 páginas sobre o tema “Energias Alternativas”.

Esta monografia deve abranger os aspectos interdisciplinares do assunto, abordando tópicos relacionados à disciplinas de Biologia, Física e Química. Além disso, é importante também que o estudante descreva atividades experimentais relacionadas e elaboradas por ele.

Junto com a monografia, o estudante também deve enviar seu histórico escolar e um currículo resumido com as atividades escolares e extra-escolares das quais tenha participado ou ainda participe (idiomas, esportes, olimpíadas, concursos, feiras, etc.) e duas cartas de recomendação de professores, coordenadores ou diretores de suas escolas.

Um júri formado por cientistas e professores indicados pelo Centro de Biologia Molecular Estrutural (CBME) irá avaliar as monografias e selecionará as sete melhores. Dúvidas sobre as incrições podem ser sanadas no site: http://www.ozzybohmer.com

Mais informações: (0XX11) 4099-1081; site http://www.ozzybohmer.com; e-mail ozzybohmer@uol.com.br


Universia lança concurso cultural sobre o Halloween
O portal Universia estimula a criatividade dos jovens durante o período do Dia das Bruxas e realiza o concurso cultural Halloween Universia. O objetivo é incentivar a originalidade, a capacidade de criação, de expressão e de pesquisa de forma lúdica e recreativa. O concurso teve início na última sexta (13) e vai até o dia 31.

Os interessados em participar terão que se inscrever no site www.universia.com.br/halloween e redigir um conto sobre as superstições da festa de Halloween, como por exemplo: bruxarias, fantasmas, abóboras, gatos pretos, morcegos, entre outros.

A história mais criativa será premiada em 1º lugar com um Playstation 2 e com os DVDs Jogos Mortais I e Jogos Mortais II, o segundo colocado receberá um aparelho de DVD Player e os filmes Jogos Mortais I e Jogos Mortais II, e o terceiro lugar será contemplado com os DVDs Jogos Mortais I e Jogos Mortais II. Os critérios de avaliação serão baseados na criatividade, originalidade e adequação ao tema.

A quantidade de contos por participante é ilimitada, sendo que cada um deverá conter no máximo mil caracteres. Os vencedores serão anunciados no dia 3 de novembro por e-mail e no site do concurso: www.universia.com.br/halloween.

Mais informações: www.universia.com.br/halloween


FM e FO assinam protocolo para cooperação
A Faculdade de Medicina (FM) da USP assina nesta sexta-feira (20), em conjunto com a Faculdade de Odontologia (FO) da USP e o Hospital das Clínicas (HC) da FM um protocolo de intenções com o objetivo de promover estudos para o desenvolvimento de cooperação didática, científica e assistencial em áreas de interesse da Medicina e Odontologia.

O protocolo de intenções prevê a otimização de recursos com interação entre grupos de pesquisa e laboratórios dos sistemas LIM (Laboratórios de Investigação Médica) e do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC e os grupos de pesquisa da FO, dentre eles o Laboratório Especializado em Laser em Odontologia (LELO). O documento também sugere a cooperação na área de assistência à saúde.

A cerimônia será realizada às 8h30, na Sala da Congregação da FM, durante o expediente da sessão ordinária da Congregação. Participarão da assinatura do documento Giovanni Guido Cerri, diretor da FM, Carlos Eduardo de Paula, diretor da FO, e José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do HC.

A FM fica na Av. Doutor Arnaldo, 3o andar, Consolação, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356; e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br, na Assessoria de Imprensa da FMUSP




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação de métodos heurísticos para o problema nowait flowshop com o critério de minimização da duração total da programação. Fábio José Ceron Branco. Dia 30, às 10 horas.

Arquitetura bioclimática e a obra de Severiano Porto: estratégias de ventilação natural. Letícia de Oliveira Neves. Dia 30, às 9h30

Investigação do uso de imagens mamográficas adquiridas em diferentes digitalizadores no desempenho do processamento de imagens para detecção de microcalcificações. Renata de Freitas Gois. Dia 30, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Avaliação do comportamento de elementos traço essenciais e não essenciais em solo contaminado sob cultivo de plantas. Maria Ligia de Souza Silva. Dia 30, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo e projeto de circuitos dual-modulus prescalers em tecnologia CMOS. Fernando Pedro Henriques de Miranda. Dia 27, às 15 horas.

Caracterização e análise de desempenho de uma rede de sensores sem fio. Fábio Henrique Cabrini. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Inativação térmica de ovos de helmintos em água e em biossólidos digeridos: cinética em reator batelada e modelagem matemática em reator tubular. Marilza de Fátima Simoneti. Dia 23, às 14 horas.

Reavaliação do trem-tipo à luz das cargas reais nas rodovias brasileiras. Lorenzo Augusto Ruschi E Luchi. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Um estudo espectroscópico de discos de acresção em variáveis cataclísmicas. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro. Dia 27, às 14 horas.

Mais Informações: (0XX11) 3091- 4765




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br