São Paulo, 25/10/2006 - Boletim nº1944
psicultura
Extrato de maracujá reduz
radicais livres em tilápias

O extrato seco da fruta, administrado
na ração dos animais, reduziu o estresse
oxidativo (radicais livres). Testes duraram
quatro semanas e não houve rejeição
leia...
Palestra aborda monitoramento
de animais via satélite
Radio USP terá instalações
totalmente reformadas

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cientistas da FZEA conseguem reduzir estresse oxidativo em tilápias do Nilo com maracujá

Antonio Carlos Quinto

Testes realizados em laboratórios da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da USP de Pirassununga, mostraram que o extrato seco de maracujá reduz o estresse oxidativo (concentração de radicais livres) em tilápias do Nilo. Ações comuns de manejo como despesca e transporte, entre outras, são as principais causas desse tipo de estresse nos peixes em cativeiro.

"O estresse oxidativo pode causar danos ou até mesmo provocar a morte de algumas células nos animais", diz a professora Elyara Maria Pereira da Silva. No Departamento de Ciências Ambientais da FZEA, a professora conduz uma linha de pesquisa que estuda como reduzir o estresse negativo em pescados, visando melhorar a qualidade do produto final.

Durante quatro semanas, os pesquisadores conseguiram incluir o produto na dieta dos peixes. De um grupo de 24 tilápias, metade foi submetida ao extrato, enquanto a outra metade foi alimentada normalmente. "Não houve qualquer alteração no sabor da ração e nenhum tipo de rejeição", conta Elyara. Segundo a pesquisadora, os peixes que consumiram a ração com o extrato de maracujá tiveram seu estresse oxidativo reduzido. Todos os experimentos foram realizados recentemente em laboratório, mas a professora afirma que, em breve, será possível introduzir essas experiências em tanques de criação.

Elyara explica que o estresse de forma geral influi na qualidade da carne, ou seja, no produto final a ser consumido. "Os peixes em cativeiro convivem com situações que resultam em estresse, como a alta densidade populacional e a competição por alimento", lembra a pesquisadora.

Ela destaca que a espécie estudada, a tilápia do tipo exótica, é territorialista, ou seja, as maiores acabam se sobrepondo às de menor porte. Além disso, ações de manutenção da criação, como capturas para medição, também resultam em estresse.

Coloração
Os estudos realizados em laboratório permitiram aos pesquisadores perceber que a coloração do ambiente também auxilia na diminuição do estresse. "Pelo que estudamos até o momento, acreditamos na hipótese de que a cor azul seja benéfica na redução do estresse", sugere Elyara.

O estresse influi diretamente na qualidade da carne do pescado. "Isso afeta aspectos como a coloração e a textura, podendo influir, inclusive, no tempo de prateleira do produto", diz a professora.

Elyara conta que o objetivo agora é avaliar os efeitos colaterais da alimentação e, futuramente, incluir o extrato do maracujá na dieta dos peixes. "Estamos fazendo análises da histologia do fígado dos animais. Aparentemente não verificamos ainda qualquer resultado negativo. A idéia é que tenhamos resultados que possam ser avaliados no produto final já em 2007", estima.

As pesquisas na FZEA contam com a colaboração da professora Mariza Pires de Melo, do Departamento de Ciências Básicas (FZEA), e do professor Gilson Luiz Volpato, da Unesp de Botucuatu, em São Paulo. "Foi lá que conseguimos o extrato seco do maracujá da espécie passiflora incarnata, que é produzido em escala comercial pela empresa Grupo Centroflora", conta Elyara.

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX19) 3565-4061, com a professora Elyara Maria Pereira da Silva; e-mail elyara@usp.br




Cursos e Palestras

Monitoramento de animais (e pessoas) via satélite
A palestra Monitoramento de animais (e pessoas) via satélite será ministrada, no Parque Cientec, pelo pesquisador José Eduardo Mantovani, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no próximo sábado (28), às 17 horas.

A tecnologia atual nos permite estudar e monitorar animais localizados em qualquer lugar do planeta, utilizando a mesma tecnologia usada nas viagens espaciais. Nesta palestra, que ocorre no Parque Cientec da USP, será mostrado como esta tecnologia pode nos ajudar a preservar animais ameaçados de extinção, ou ajudar pessoas nas cidades ou em regiões remotas, explicando o funcionamento dos satélites estrangeiros e brasileiros usados neste sistema.

O Parque Cientec da USP fica Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda (Em frente ao Zoológico), São Paulo. As vagas são limitadas limitadas e as incrições podem ser feitas pelos telefones (0XX11) 5077-6313/6314.

Mais informações: (0XX11) 5077-6313 / 6314; e-mail mlmelo@usp.br


Expressão funcional de conexinas na retina
A disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica, terá como tópico da 9ª palestra a Expressão funcional de conexinas na retina. O evento será realizado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, às 12h30 na próxima quinta (26). O palestrante é Alexandre Hiroaki Kihara, pós-doutorando do Laboratório de Neubiologia Celular do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

A palestra é aberta ao público em geral e a entrada é franca e sem necessidade de inscrição. Estas palestras visam a interação científica.

O endereço do ICB é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253; site http://www.fisio.icb.usp.br


Inovação, globalização e tecnologia informática
O Instituto de Estudos Avançados de São Carlos (IEASC-USP) da USP promoverá a palestra Inovação, globalização e tecnologia informática: casos de sucesso, nesta sexta-feira (27), às 14 horas, em seu Auditório.

O evento será proferido por Claudia de Campos Alvarenga, sócia-diretora da RMF Ltda, empresa que presta serviços de consultoria de negócios e projetos nas áreas de Energia, Telecomunicações.

O rápido desenvolvimento tecnológico e a globalização de mercados no mundo atual exigem que as empresas se renovem constantemente e que os governos estimulem a inovação tecnológica e apóiem a pesquisa científica. A criação de novos mercados e o empreendedorismo de base tecnológica têm se intensificado.

Neste contexto, serão apresentados os casos das empresas Lumis, que iniciou as suas atividades na Incubadora Tecnológica da PUC/RJ em 2001 e hoje é um importante provedor de soluções de portais corporativos, e Vital Planet - iniciativa holandesa para o desenvolvimento de conceitos inovadores no segmento de combustíveis renováveis que está iniciando as suas operações no Brasil.

Não é necessário se inscrever. O Auditório do IEASC fica na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9177; e-mail rosemari@sc.usp.br




Agenda Cultural

Filmes clássicos de terror são exibidos no CDCC
O CineClube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP de São Carlos, exibirá, no próximo sábado (28), a partir das 20 horas, os seguintes filmes do Ciclo Especial: Filmes Clássicos de Terror e Filmes B:

Monstro da Lagoa Negra (direção de Jack Arnold, EUA, 1954, Terror, 78 minutos) - Cientista descobre na Amazônia mão fossilizada daquele que pode ser o elo perdido que liga o homem ao mundo aquático. Uma expedição vai à procura do que falta do fóssil e chegam a uma lagoa de rara beleza. Uma estranha criatura os observa. Meio homem, meio peixe, dotado de extraordinária força, o monstro se apaixona pela pesquisadora que acompanha o grupo. Então começa sua busca possessiva por sua amada. Livre.

A Múmia (direção de Karl Freund, EUA, 1932, Terror, 73 minutos) - Após novas escavações do Museu Imperial da Inglaterra no Egito, descobre-se uma múmia diferente das demais; ela fora amaldiçoada. Lendo um pergaminho encontrado junto ao sarcófago, um funcionário faz despertar a múmia, o sacerdote Imhotep. Morto a 3700 anos, mas agora vivo, ele vai ao encontro de sua amada Ancksunamun, utilizando sua magia e seu poder de sacerdote de Rá, o deus Sol. Não recomendado para menores de 12 anos. A entrada é franca.

O CDCC fica na R. Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Professora da ECA lança livro
Será lançado, pela Edusp e pela Imprensa Oficial do Estado, nesta quarta-feira (25), às 18 horas, o livro Censura em Cena - Teatro e Censura no Brasil, de Cristina Costa, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O livro traz o cenário da produção de circo-teatro em São Paulo, revelada pelos primeiros resultados do estudo científico, sociológico e histórico, do Arquivo que hoje leva o nome de Miroel Silveira. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e contou com apoio de bolsas de Iniciação Científica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O lançamento será no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, que fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3327; (0XX11) 6099-9556 com Edilene




Quadro de Avisos

Rádio USP reforma suas instalações
Localizada numa área de aproximadamente 500 m² no edifício da Antiga Reitoria, a Rádio USP terá suas instalações totalmente reformadas. A obra prevê a reforma completa do pavimento, com a instalação de sete estúdios para abrigar as áreas técnicas de produção, gravação e rádio. Além disso, a rádio contará com espaços destinados para a discoteca e departamentos de jornalismo.

A modernização das instalações acompanha a atualização das tecnologias de informação e equipamentos ocorrida no período. Os projetos já foram concluídos e encaminhados para licitação e contratação dos serviços necessários à execução da reforma.

Os projetos foram desenvolvidos pela arquiteta Cristina Braga, da Lep Net Engenharia e Lutie Sistemas de Engenharia; e a coordenação é da arquiteta Adriana Duran Motta, da Divisão de Projetos da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) da USP.

A estação de radiodifusão sonora da USP, Rádio USP (FM 93,7 MHz), foi inaugurada em 11 de outubro de 1977 e completará seus trinta anos em 2007 com as novas instalações concluídas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3126; e-mail rafa@usp.br com Ivone Rafael


IPT cria base de dados on-line de madeiras brasileiras
O Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) disponibiliza, em seu site (www.ipt.br/areas/ctfloresta/lmpd/madeiras), uma base de dados de madeiras comerciais brasileiras, nativas e de reflorestamento, para os setores de móveis e da construção civil.

Acessível desde o último dia 10, a ferramenta foi criada a partir da publicação em CD-ROM intitulada Madeiras para móveis e construção civil. A realização contou com o apoio técnico da Colaboração Interamericana em Materiais (CIAM) e com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Inicialmente, foram oferecidos dados de 50 das principais espécies. Até o final do ano este número deverá chegar a 80 e, a partir daí, a atualização será feita regularmente.

Para cada madeira apresentam-se as seguintes informações: nome popular principal e outros nomes populares, nome científico; características gerais (descrição anatômica macroscópica, durabilidade natural e tratabilidade química); características de processamento (trabalhabilidade e secagem); propriedades físicas (densidade de massa e contrações); propriedades mecânicas (flexão estática, compressão axial, choque, cisalhamento, dureza Janka, tração normal, fendilhamento), além dos usos recomendados na construção civil e na indústria de móveis. presentam-se também imagens do corte transversal das madeiras, com aumento de 10X, das faces tangencial e/ou radial.

Mais informações: (0XX11) 3767-4126; site www.ipt.br


Novo laboratório ataca corrosão em dutos
Na quinta-feira (26), às 14 horas, será feita apresentação do Laboratório de Corrosão Interna de Dutos (LACID) no prédio 53 do Instituto de Pesquisas Técnológicas (IPT).

A nova unidade está equipada para realizar testes e ensaios de ponta para prevenir a corrosão no interior de dutos, prolongando sua vida útil e melhorando o desempenho no transporte de energéticos nas dutovias.

O IPT fica na Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3767-4126




Teses e Dissertações

Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán. Fermin Ivaño Ivorra Filho. Dia 25, às 14 horas.

O espaço para a argumentação em sala de aula: um caminho para as situações de conflito na interação professor-aluno. Rosana Ribeiro Ramos. Dia 26, às 10 horas.

Granja Viana: a produção (ideo)lógica do espaço. Ana Cristina Trivelato. Dia 27, às 14 horas.

Em alto-mar: narrativa de uma travessia. Regina Celia da Silva. Dia 27, às 14 horas.

A categoria de tempo na enunciação da língua francesa. Vanessa Ferreira de Oliveira. Dia 26, às 10 horas.

Doutorado

Virgínia Woolf e seus ensaios: em busca de uma estética americana. Mônica Hermini de Carvalho. Dia 27, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Biologia

Mestrado

Estudo genético-clínico e molecular da síndrome de Noonan. Samaris Coelho Jorge. Dia 27, às 9 horas.

Uso do hábitat da corujinha-do-mato Megascops choliba e da coruja-buraqueira Athene cunicularia (Strigiformes: Strigidae) em remanescentes de cerrado da região central do Estado de São Paulo. Ana Cláudia Rocha Braga. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

Duplicações gênicas em Adh de espécies de Anastrepha e Ceratitis capitata (Diptera, Tephritidae): divergência funcional?. Severino de Albuquerque Lucena Neto. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7517


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Feições de meso e grande escalas da Corrente do Brasil ao largo do sudeste brasileiro. Rafael Augusto de Mattos. Dia 27, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528


 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br