São Paulo, 26/10/2006 - Boletim nº1945
tecnologia
Fluido de corte biodegradável
evita riscos à saúde

Fórmula com 50% de óleo de mamona
e água obteve maior redução de calor
em máquinas industriais, melhorando
a produção de peças metálicas
leia...
Etanol e biodiesel são
temas de debate no IEA
FFLCH promove o seminário
Lembrar ou Punir

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Fluido de corte biodegradável melhora desempenho de máquinas indústriais

Júlio Bernardes

Os fluidos de corte são essenciais na produção de peças metálicas para bens de consumo, mas provocam danos à saúde dos operadores de máquinas e são de difícil descarte. Para resolver estes problemas, um grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP criou e patenteou um fluido biodegradável à base de óleo de mamona, que não usa as substâncias dos líquidos de corte à base de petróleo.

"Os fluidos servem para refrigerar serras, broca, ferramentas em tornos e em máquinas abrasivas, aumentando sua vida útil e garantindo a qualidade das peças produzidas", conta o professor da EESC, João Fernando Gomes de Oliveira, que coordenou a pesquisa. "Entretanto, além do óleo integral de petróleo são usados aditivos organoclorados e até enxofre, causando dermatite nos operadores de máquinas e dificultando o descarte".

Os pesquisadores testaram várias formulações do líquido de corte, modificando a concentração de água. "Os melhores resultados foram obtidos com 50% de óleo de mamona e 50% de água", conta o professor. "Essa mistura leva a uma redução maior do calor, melhorando o desempenho das máquinas." A mistura mais usada em indústrias utiliza 5% de óleo integral de petróleo, além de aditivos.

Biodegradável
O fluido com óleo de mamona apresenta a vantagem de ser produzido a partir de uma fonte renovável. "São acrescentados apenas um detergente, que faz a ligação entre óleo e água, um anti-corrosivo e um bactericida". O líquido, de cor castor (parda; o fluido com óleo mineral é branco) não provoca irritação nos operadores de máquinas. "O bactericida é necessário para evitar a proliferação de microorganismos que alteram as propriedades do fluido".

Testes em ambiente de fábrica vão determinar a vida útil do fluido de corte à base de óleo de mamona. "Por ser altamente biodegradável, o líquido pode se degradar mais rapidamente se a concentração de bactericida não for adequada", explica Oliveira. "Mesmo que o controle precise ser mais constante, ele é mais simples, pois consiste na medição do pH (acidez) do fluido".

O fluido ambientalmente adequado foi desenvolvido no Laboratório de Otimização de Processos de Fabricação do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da EESC. "Por meio do Instituto Fábrica do Milênio, são desenvolvidas soluções aplicáveis em indústrias", conta o professor. "As patentes são registradas em nome da USP e os recursos investidos pelas empresas são usados para equipar e ampliar os laboratórios". A pesquisa foi feita em conjunto com a engenheira Salete Alves Martins, pesquisadora da EESC.

Mais informações: (0XX16) 3373-9393, com João Fernando Gomes de Oliveira




Cursos e Palestras

Painel do IEA analisa as perspectivas para etanol e biodiesel
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza no próximo dia 9 de novembro, das 9h30 às 19 horas, o painel Bionergia: Etanol e Biodiesel, que integra o ciclo Civilização da Biomassa.

O evento contará com a participação de pesquisadores de várias universidades e instituições de pesquisa, representantes dos produtores de etanol e integrantes da indústria automobilística.

Os temas das exposições incluem: tecnologia para a produção de etanol e biodiesel, fontes alternativas para o biodiesel, gestão do biodiesel, produção de biocombustíveis e possíveis impactos na produção de alimentos e no meio ambiente, tecnologia automobilística, cadeias produtivas e perspectivas para o consumidor de etanol.

As inscrições podem ser feitas somente pelo e-mail ineshita@usp.br. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

O painel terá transmissão ao vivo pela web no endereço www.iea.usp.br/aovivo.

O local do evento será o auditório Alberto Carvalho da Silva, do IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.


Mais informações: (0XX11) 3091-1685, com Inês Iwashita; e-mail ineshita@usp.br


Seminário Lembrar ou Punir
Nos dias 9 e 10 de novembro, no Anfiteatro do Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece o seminário Lembrar ou Punir, que discutirá como lidar com regimes autoritários. O encontro é organizado pelo Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) e pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus da FFLCH.

Para se inscrever é preciso encaminhar um e-mail para daad@daad.org contendo as seguintes informações: nome, e-mail, instituição, curso (mencionar se está cursando graduação ou pós-graduação), cargo e em quais dias deseja participar.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. O Anfiteatro do Departamento de Geografia fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Toda a programação completa do evento pode ser vista no site http://www.fflch.usp.br/sdi/eventos.html.

Mais informações: (0XX11) 3091-4938




Agenda Cultural

Mostra Cinema em Negro e Branco no Cinusp
O Cinusp Paulo Emílio apresenta, de 30 de outubro a 10 de novembro, a mostra Cinema em Negro e Branco. Confira a programação:

O Rito de Ismael Ivo (2004, Brasil, Cores, 12 minutos) - Segunda (30), às 16 horas; Terça (31), às 19 horas; Quarta (01), às 16 horas.

Cruz e Sousa - O poeta do desterro (1999, Brasil, Cores, 86 minutos) - Segunda (30), às 16 horas; Quarta (01), às 16 horas.

O Moleque (2004, Brasil, Cores, 13 minutos) - Segunda (30), às 19 horas; Terça (31), às 16 horas.

Quase Dois Irmãos (2004, Brasil, Cores, 102 minutos) - Segunda (30), às 19 horas; Terça (31), às 16 horas.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006, Brasil, Cores, 105 minutos) - Dia 1. Pré-estréia e debate com o diretor Cao Hamburguer às 19h30. Retirar senhas a partir das 18h30.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152; site www.usp.br/cinusp




Quadro de Avisos

Bolsas da Capes a docentes no exterior
Pensando nos professores que desejam obter qualificação e experiência no exterior, o portal Universia (www.universia.com.br) divulga informações aos docentes sobre as oportunidades de bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), para a função de leitor em um dos nove países cadastrados no programa.

O leitor é um professor temporário de uma universidade estrangeira que leciona a língua e a literatura brasileiras e terá a função de realizar palestras e cursos sobre a cultura do Brasil.

O conteúdo do portal informa que os interessados deverão possuir experiência didática na língua portuguesa, o currículo no modelo da Plataforma Lattes e ter fluência na língua estrangeira do país escolhido: Camarões, Chile, China, Guiana, Inglaterra, Peru, República Dominicana, República de Trinidad e Tobago, e Uruguai. Os candidatos aprovados receberão passagens aéreas de ida e volta e auxílio mensal entre U$1 mil e U$1,5 mil. A atividade terá a duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

As inscrições para o programa vão até o dia 8 de novembro e devem ser feitas pelo e-mail edital.cgci@capes.gov.br.

Mais informações: site www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=12485


Equipe do IPT é finalista em prêmio de gestão de pessoas
No último dia 19 de outubro, uma equipe da área de recursos humanos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), enfrentando uma concorrência de mais de mil inscritos, conquistou vaga entre os três superfinalistas na categoria Gestão de Pessoas do 2º Prêmio Top Gestão de Pessoas 2006, promovido anualmente pela Associação Paulista de Gestão de Pessoas (Aapsa).

O título do trabalho é O RH nadando contra os vícios de uma cultura centenária: um instituto de pesquisas em que santo da casa faz milagre. Além da originalidade na abordagem, ganhou destaque a metodologia desenvolvida para diagnóstico funcional, que permite avaliar o clima organizacional e seus desdobramentos em aspectos como relacionamento interpessoal e produtividade, entre outros.

Integram a equipe finalista as profissionais do Setor de Treinamento e Desenvolvimento Luciana Alves, Patrícia Gomes, Renata Ponçano e Viviane Frigatto, além da médica Sorahia Domenici, do Gabinete Médico.

Mais informações: (0XX11) 3767-4126; site www.ipt.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelo de gestão estratégica das informações: um estudo comparativo de casos de pequenas empresas. Luiz Wan Kai Tsai. Dia 1°, às 14 horas.

Desenvolvimento de ferramenta de engenharia para aplicação de simulação em tempo real em plantas industriais automatizadas "fastr". Cláudia Tomie Yukishama. Dia 1°, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Previsão de atributos do clima e do rendimento de grãos de milho na região Centro-Sul do Brasil. Pedro Abel Vieira Junior. Dia 1°, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282




Correção

Informamos que no boletim nº 1944, de 25/10/2006, no texto da chamada da matéria principal Extrato de maracujá reduz radicais livres em tilápias, a palavra "extresse" foi grafada com "X", sendo que o correto é "estresse", com "S".





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br