São Paulo, 27/10/2006 - Boletim nº1946
direito
Leis brasileiras não dificultam
discriminação no trabalho

Desatualização das leis sobre o tema
e insuficiência de mecanismos
antidiscriminatórios em empresas
facilitam a discriminação
leia...
Quercetina impede formação
de radicais livres na pele
HU inicia atividades
com grupo antitabágico

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Faltam políticas para coibir a discriminação e leis brasileiras sobre o tema são pouco atuais

Marina Almeida

A legislação brasileira não está atualizada de acordo com os novos conceitos de discriminação, que definem situações extremamente delicadas para vários trabalhadores. "Além disso, os mecanismos de combate à discriminação no trabalho também deveriam ser reforçados e integrados, tanto os legais e administrativos, bem como as políticas de ação afirmativa", ressalta o juiz do trabalho Firmino Alves de Lima.

O juiz, que defendeu uma dissertação de mestrado sobre o tema na Faculdade de Direito da USP, conta que sua pesquisa surgiu a partir de situações reais de discriminação vistas nos processos trabalhistas. Firmino comparou os mecanismos antidiscriminatórios existentes no Brasil, Estados Unidos e na União Européia. Ele também acompanhou os diários do Congresso Nacional, para analisar como as leis relacionadas ao assunto foram propostas e seu caminho até serem aprovadas ou não, além de tratados internacionais e estatísticas sobre o tema.

O sistema jurídico é deficiente em avaliar situações de discriminação. Segundo o juiz, "a lei cita os casos mais comuns, mas ela pode existir por vários motivos - como a opção sexual, atuação sindical, posição política ou até por causa de um time de futebol -, sem deixarem de ser atos discriminatórios". No trabalho, a discriminação pode se manifestar, por exemplo, na negação de uma promoção ou na própria recusa na admissão de um candidato a vaga de emprego, devido a motivos diversos dos aspectos profissionais. A grande dificuldade para a justiça é conhecer o que verdadeiramente norteou essa escolha.

Lima explica a dificuldade da jurisprudência brasileira (tendência de decisões de outros tribunais) em julgar casos de discriminação, uma vez que a matéria é pouco tratada. Os casos mais comuns são de discriminação aos portadores do vírus HIV. No entanto, nossos tribunais não tem utilizado as disposições da Lei 9.029/95, que também poderia ser aplicada para esses casos.

Outro problema da jurisprudência do País, na opinião de Lima, é querer que o funcionário prove a existência de discriminação contra ele. Segundo o pesquisador, nos Estados Unidos e na União Européia é o empregador que deve provar que não houve discriminação.

Esses países também prevêem medidas contra formas de discriminação indireta, que não são expressamente consideradas pela lei brasileira. O juiz cita como exemplo uma empresa européia que pagava um suplemento na aposentadoria somente para os trabalhadores de período integral. As funcionárias mulheres acabavam prejudicadas, já que devido a sua dupla jornada (casa e trabalho), a maioria delas trabalhava em período parcial. A decisão entendeu que essa era uma forma de discriminação indireta, que ocorre mesmo sem ter a intenção discriminatória. A empresa teve de mudar seu procedimento.

Ações afirmativas
As políticas de ação afirmativa também são mecanismos importantes para prevenir e coibir a discriminação. Lima explica que não se trata apenas de cotas. Muitas ações podem atuar de forma afirmativa, como as promoções em favor de grupos historicamente discriminados. Nos Estados Unidos, o Estado não contrata empresas que não tenham ações afirmativas e não faz empréstimos financeiros a empresas judicial ou administrativamente reconhecidas como praticantes de discriminação. No Brasil, a proposição inicial da Lei 9.029/95 previa proibições de contratação pelo governo, no entanto tais proibições acabaram não sendo aprovadas.

Outras medidas poderiam ser criadas nesse sentido, como acordos coletivos de trabalho entre empresários e sindicalistas e convênios do governo com entidades do terceiro setor. O objetivo dessas políticas, tanto públicas quanto empresariais, é proporcionar condições de ascensão social a parcelas mais discriminadas da população. O pesquisador também lembra que o assédio moral e sexual é considerado, nos Estados Unidos e na Europa, um ato discriminatório e que pode ter, entre seus motivos, várias modalidades de preconceito.

Lima ressalta ainda a importância de que o combate à discriminação seja feito em vários níveis diferentes e que toda a sociedade reconheça a existência do preconceito e a necessidade de combatê-lo. "É um problema de toda a sociedade e não apenas do governo", diz o pesquisador que vai lançar, em novembro, sua pesquisa em livro pela editora LTr.

Mais informações: firminolima@amatra15.org.br, com o pesquisador




Quercetina apresenta grande atividade antixoidante na pele em baixas concentrações

Da redação, Agência USP

A farmacêutica bioquímica Rúbia Casagrande desenvolveu nos laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP um creme e um gel-creme de quercetina, substância que protege a pele dos radicais livres formados pela exposição à radiação ultravioleta do Sol e a poluição. A quercetina, substância do grupo dos flavonóides encontrada em frutas, hortaliças e outros vegetais, tem alta atividade antioxidante mesmo em baixas concentrações.

"A quercetina também neutraliza a ação dos metais que participam da produção de radicais livres", conta Rúbia. A pesquisadora desenvolveu produtos que veiculam a quercetina na pele. "Quando aplicada na pele, ela atravessa a primeira camada, o estrato córneo, e atinge a epiderme viável onde deve atuar."

Segundo a professora Maria José Vieira da Fonseca, da FCFRP, que orientou a pesquisa, o creme e o gel não agem como protetor solar, pois não impedem a passagem dos raios ultra-violeta. "Eles vão tratar a pele no caso de processo inflamatório causado pela exposição ao sol, quando aparece aquele vermelho na pele".

No trabalho foi utilizada a quercetina já purificada e existente no mercado. "Ela é facilmente extraída das plantas e encontra-se em grande quantidade, diminuindo o seu custo", diz a pesquisadora. Segundo a pesquisadora, a quercetina é encontrada em várias espécies vegetais, e apresenta maiores concentrações no chá verde, maçã, cebola e brócolis. "Ingerir estes alimentos também ajudam o organismo a ter proteção, mas o creme e o gel servem para suplementar a pele com um antioxidante", diz.

Antioxidante
Rubia Casagrande ressalta que "a quercetina possui elevada atividade antioxidante, sequestrando EROS (Espécies Reativas de Oxigênio) que são radicais livres de oxigênio responsáveis pela degradação de lipídios, proteínas e DNA do organismo que levam ao desequilíbrio e instalação de patologias como câncer e aterosclerose".

O produto foi testado em camundongos da linhagem hairless, que não têm pêlos. "A quercetina apresenta vários mecanismos antioxidantes, inibindo enzimas, protegendo antioxidantes endógenos e impedindo a ação dos metais", explica Casagrande.

"Os resultados da eficácia in vivo da quercetina mostraram que a administração das formulações inibe os danos fotooxidativos-inflamatórios induzidos pela radiação UV, protegendo a pele de danos causados por radicais livres produzidos pela exposição ao sol"

"Novos estudos farmacotécnicos e pré-clínicos serão necessários para aperfeiçoar as formulações antes dos testes em seres humanos". Rúbia Casagrande pesquisou a quercetina para sua tese de doutorado, defendida na FCFRP. A pesquisadora trabalha no departamento de Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná.

Com informações do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX43) 3323-4798, com Rúbia Casagrande




Cursos e Palestras

IEA promove oficina sobre nutrição e combate à pobreza
O Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza, nos dias 6 e 7 de novembro, a oficina Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza.

O evento será aberto ao público apenas no primeiro dia. O segundo dia será restrito a especialistas convidados, mas terá a parte da tarde (das 14 às 18 horas) transmitida ao vivo pelo endereço www.iea.usp.br/aovivo.

O encontro é gratuito e destinado a pesquisadores universitários, representantes de ONGs, gestores governamentais (dos níveis federal, estadual e municipal) e representantes da indústria alimentícia.

As inscrições para a programação aberta (6 de novembro) devem ser feitas em formulário no site do IEA (www.iea.usp.br/iea/form.html). Serão oferecidas 200 vagas aos interessados.

O encontro terá lugar no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP, que fica na Av. da Universidade, 220, Travessa 11, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-1684 / 1688; e-mail sedini@usp.br, com Sandra Sedini; site www.iea.usp.br


Tratamento ortodôntico precoce é tema de evento no HRAC
Acontece, no dia 11 de novembro, o Simpósio Internacional de Ortodontia, organizado pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais / Centrinho (HRAC) da USP, em Bauru.

Voltado para a classe acadêmica da comunidade ortodôntica, o evento visa não somente o aprimoramento profissional, mas também a qualificação dos docentes e profissionais envolvidos com o ensino e pesquisa em nosso país.

O foco será o tratamento ortodôntico precoce e estratégias de tratamento.

Estará presente o professor sueco Jüri Kurol, PhD em Odontologia pela Universidade de Gotemburgo. Ele ministrará no evento um curso de 8 horas.

As inscrições podem ser feitas por meio da ficha de inscrição que se encontra no site www.centrinho.usp.br/eventos. O custo é de R$200,00 para professores, R$100 para alunos de graduação e R$80,00 para pessoas com vínculo USP. A cópia da ficha deve ser enviada para o fax (0XX14) 3223-2100.

O evento ocorre no teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) que fica na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8437; site: www.centrinho.usp.br/eventos; e-mail: eventos@centrinho.usp.br .




Agenda Cultural

Grupo teatral da Esalq apresenta O Pescador de Ilusões
O Grupo de Teatro Hádeuses, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP de Piracicaba estréia, no próximo dia 30, o espetáculo teatral O Pescador de Lembranças, de Carlos Correia Santos. A apresentação, que integra os eventos comemorativos aos 100 Anos do Parque da Esalq, acontecerá durante o 12º Pirateatrando de Piracicaba.

O espetáculo é uma fábula inspirada no universo do compositor paraense Mestre Lucindo. Temendo que o esquecimento faça desaparecer tudo o que se sabe sobre o autor de pérolas do carimbo nortista, o Tempo e a Memória decidem visitar um certo Pescador e sua irmã. Assim, o Tempo e a Memória propõem ao ribeirinho uma missão: pescar em algum lugar as lembranças de Lucindo. Em sua aventura para cumprir o acordo, o Pescador encontrará diversos personagens mágicos que fazem parte do imaginário de Mestre Lucindo. Passarão por seu caminho a Lua, as Estrelas, a Saudade, o Esquecimento, o Mar e a Maré.

Para a apresentação em Piracicaba, foi feita uma adaptação onde serão pescadas as lembranças da cultura local. A encenação terá participação especial do Coral Luiz de Queiroz, regido pela maestrina Cíntia Pinotti e de dançarinos convidados.

A direção é de Bêne Griangrossi e adaptação de Bêne Giangrossi e Carlos Juhász.

O Grupo Hádeuses é formado por alunos de graduação, pós-graduação e do Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, docentes, funcionários e membros da comunidade piracicabana. Está ligado à Seção de Atividades Culturais da Esalq (SCAC) e ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).

A peça teatral, que tem entrada gratuita, será apresentada às 21 horas, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, que fica na Av. Independência, 277, esquina com Av. Armando Salles Oliveira, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392 / 4485 / 4477; e-mail acom@esalq.usp.br ; site www.esalq.usp.br/acom


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 30 de outubro a 5 de novembro:

Contraponto - Burocracias - Quando o excesso de organização prejudica a rotina de uma empresa, atrasa o andamento de processos e o atendimento ao público, está em ação a burocracia. O Contraponto desta semana discute o porquê do problema, que deixa o Brasil na 66º posição do ranking mundial de competitividade. Terça-feira (31), às 21horas.

Olhar da USP - DNA Brasil – Brasil mais justo - Em uma série de quatro programas especiais, o Olhar da USP entrevistou 22 intelectuais, líderes e artistas para fazer um diagnóstico do Brasil, pensar soluções para problemas e apontar tendências em diversas áreas. O segundo programa, Brasil mais justo, debate um problema agudo e outro crônico da economia brasileira: o baixo crescimento e a péssima distribuição de
renda. Quinta-feira (2) às 21 horas.

Pgm - Uma revista eletrônica de cultura, ciência e comportamento e o que mais
interessa e faz parte do seu dia-a-dia. Sexta-feira (3) às 21 horas.

Traquitana - O papel que você representa - Confira no próximo Traquitana a visão dos alunos de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP sobre pessoas que fingem ser outras no documentário Os Fingidores e sobre a exposição da vida de pessoas comuns na mídia no documentário Diante das Câmeras. Domingo (05), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos


HU inicia grupo antitabágico
Terá início na próxima segunda (30) o novo grupo antitabágico do Hospital Universitário (HU) da USP. O grupo será formado por fumantes da comunidade USP e funcionários do Museu do Ipiranga que desejarem parar de fumar. O grupo terá duração de quatro semanas no Hospital Universitário da USP. Em funcionamento desde 2004, o grupo já atendeu cerca de 400 pessoas.

Durante esse período, o grupo será acompanhado por equipe médica multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, com reuniões semanais. Os participantes que necessitarem de medicação antitabágica poderão recebê-la com controle médico.

É imprescindível a participação semanal no curso. Dessa forma, podem ser avaliadas a freqüência nas sessões, a eficácia do tratamento em relação ao número de cigarros consumidos e cessação do tabagismo. As reuniões ocorrem toda segunda das 8h30 às 10 horas. Não é mais possível se inscrever.

Mais informações: (0XX11) 3039-9311


Universia divulga finalistas de prêmio de ciência e inovação
Dia 29 de novembro, o portal Universia publica os nomes dos 16 finalistas da segunda edição do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação no endereço www.universia.com.br/premiosantander. Os vencedores serão anunciados, no mesmo dia, durante cerimônia de premiação, realizada em São Paulo, e também serão divulgados no Portal.

Realizado pelo Santander Banespa, com desenvolvimento e gestão do Universia Brasil, o objetivo do prêmio é incentivar a pesquisa científica no meio acadêmico e no País. Dividido em quatro categorias (Indústria, Serviços, Tecnologia e Responsabilidade Social), o prêmio contempla doutores que produzirem as melhores pesquisas de caráter tecnológico inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

A avaliação e o julgamento dos projetos estão sendo realizados por especialistas da comunidade científica, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscreveram-se nesse Prêmio doutores de universidades parceiras do Universia e do Santander Banespa. Os 16 finalistas pertencem as seguintes universidades: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações: site www.universia.com.br/premiosantander




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

O trabalho em produção contínua: uma abordagem ergonômica na industria do petróleo. Luciano do Valle Garotti. Dia 6, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

A influência do conhecimento tradicional na formulação de políticas públicas: o caso da pesca artesanal do Rio São Francisco. Sandro Augusto Teixeira De Mendonça. Dia 6, às 8 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

La Tempesta: l`addio di Eduardo al palcoscenico della vitta.Enza Maffia. Dia 30, às 9 horas.

Giusepe Saleiro, um comediógrafo veneziano na São Paulo de 1900: análise e tradução de Un ammalato per forza. Ivan Aparecido Gotardelo Pacheco Junior. Dia 30, às 14 horas.

O mercado da dádiva: formas biopolíticas de um controle das populações periféricas urbanas. José César de Magalhães Junior. Dia 30, às 10 horas.

Doutorado

Arte, ensino, utopia e revolução: os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930). Jair Diniz Miguel. Dia 30, às 9h30.

Maracatu: a centralidade da periferia. Paola Verri de Santana. Dia 30, às 14 horas.

Da relação médico-paciente: aspectos semióticos de paixão e persuasão. Vitor França Galvão. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

As casas de apoio no contexto das políticas públicas de saúde para as DST/HIV/Aids no estado de São Paulo, no período de 1996 a 2003. Ciomara de Freitas Gonçalves. Dia 6, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br