São Paulo, 30/10/2006 - Boletim nº1947
nutrição
Dieta de escolares é pobre
em cálcio, vitamina A e fibras

Alunos entre 10 e 14 anos do ensino
público de Campinas apresentaram
dieta muito desequilibrada. Ingestão
de cálcio foi deficiente em 90% deles
leia...
Documentário de ex-aluno da
USP está em Mostra de Cinema
Projeto Negritude leva cultura
negra para Escola de Aplicação

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Alunos do ensino público de Campinas apresentam dieta desequilibrada

Juliana Cardilli

Dados relativos ao consumo de alimentos por escolares da rede pública de Campinas indicam uma dieta muito desequilibrada, com uma grande deficiência de cálcio, vitamina A e fibras, essenciais para um desenvolvimento correto. Segundo Mariana Schievano Danelon, formada em Ciências dos Alimentos, essa incoerência alimentar, se mantida a longo prazo, ajuda a explicar as altas taxas de desnutrição e obesidade encontradas no estudo que ela está produzindo na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP de Piracicaba.

As pesquisas de Mariana, que trazem análises sobre esses dados, compõem seu mestrado. Os primeiros resultados a ficarem prontos dizem respeito a 206 adolescentes de 10 a 14 anos, que foram entrevistados sobre seu estilo de vida e atividades físicas. Eles foram medidos, pesados, e responderam a um questionário chamado Recordatário 24 horas, onde especificaram tudo o que haviam ingerido nas 24 horas anteriores. "O questionário avalia a dieta habitual e podemos comparar a quantidade de energia e nutrientes consumidos com os valores recomendados", explica Mariana.

Com os dados físicos dos estudantes, a pesquisadora avaliou a altura em relação à idade, indicador do desenvolvimento e o Índice de Massa Corpórea (IMC), obtido com a divisão do peso pela altura ao quadrado, que permite determinar se a pessoa está no acima, abaixo, ou no peso correto. "Apenas 1% apresentou um déficit de altura, o que é um resultado bastante satisfatório, pois é esperado até 2%", conta. "Já em relação ao IMC, encontramos 9% abaixo do peso, e 8% de obesos. O valor de referência para ambos é 5%."

Balanço energético
O balanço energético refere-se ao consumo total de calorias em relação ao que é gasto, envolvendo o metabolismo, exercícios, crescimento e a demanda energética. Entre os adolescentes entrevistados, 49,5% têm uma ingestão menor do que a necessária, e 37,9% têm um consumo de energia maior do que a demanda. "Esses dados, aliados às análises da prática de exercícios físicos e do estilo de vida, auxiliam na explicação da desnutrição e da obesidade", explica Mariana. "É necessária uma orientação nutricional. Apenas 12,6 % tiveram uma ingestão adequada."

A dieta também se mostrou desequilibrada em relação à proporção de nutrientes e sua contribuição para a energia total. Dos três subgrupos considerados (carboidratos, lipídios e proteínas), 68% dos adolescentes tinham uma ingestão inadequada para pelo menos um deles. Em 7% dos casos, a desproporção estava presente nos três subgrupos. "Além disso, observamos um reduzido consumo de frutas e hortaliças, o que justifica o baixo consumo de fibras, com 90% dos escolares apresentando ingestão menor do que a recomendada, e uma grande participação do açúcar na dieta. É recomendado que até 10% das calorias venham desses alimentos, e o encontrado foi 22%."

Entre os outros nutrientes avaliados, o colesterol apresentou-se acima do recomendado para 25% dos adolescentes, mas, segundo a pesquisadora, outros fatores relativos à idade influenciam na determinação destes limites, como a maturação sexual e o desenvolvimento. A vitamina A, cuja deficiência representa um dos maiores problemas de saúde pública do País, foi consumida em quantidades bem inferiores ao recomendado por 75% dos estudantes.

O cálcio, importante para a formação da massa óssea nesse período, era deficiente em 90% dos casos, sendo que 50% consumiam menos da metade do recomendado. "A dieta é muito desequilibrada, 12,5% da energia vem das chamadas 'calorias vazias', de bolachas, salgadinhos e refrigerantes. Também há grande presença de alimentos de origem animal, muita carne bovina, e poucos pescados", conta Mariana.

A pesquisa faz parte de um projeto maior que envolve outras universidades, e tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (NEPA/Unicamp). A mestranda ainda vai analisar dados relativos a crianças mais novas e à merenda escolar. "Essa avaliação é necessária, pois as crianças passam grande parte de seu tempo nas escolas. Além disso, é preciso propor programas de orientação nutricional, e envolver os pais nessa tarefa", conclui.

Mais informações: e-mail mdanelon@esalq.usp.br, com a pesquisadora


Trabalho de ex-aluno da ECA/USP é exibido na Mostra Internacional de Cinema

Da Redação, Agência USP

O documentário Antes, Um dia e Depois, que está sendo exibido na 30ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Caio Cavechini, formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em 2005.

Orientado pelo professor José Roberto Ferreira Cintra, da ECA, ele colocou em prática sua idéia de acompanhar situações importantes na vida das pessoas um dia antes, no dia da mudança, e um dia depois. Escolheu algumas das situações, mas outras vieram ao acaso. O objetivo era fazer um documentário com foco nas pessoas e ausência de um roteiro pré-estabelecido. Em suas palavras, um documentário “jogado no incerto”.

Foram 32 horas de gravação, e a edição deixou o “documentário-TCC” com 104 minutos. Passados três meses da primeira exibição, a película passou por uma pós-edição e foi então que Cavechini inscreveu o filme na Mostra. Tudo isso ao mesmo tempo em que ele ajudava na produção de outro documentário, Correntes, sobre trabalho escravo da ONG Repórter Brasil. Este vídeo, dirigido em parceria com Ivan Paganotti, aluno do 6º ano de Jornalismo da ECA, ganhou mensão honrosa no Prêmio Vladmir Herzog.

Contador de histórias
Cavechini acompanhou oito situações diferentes e inusitadas, porém seguindo sempre a linha narrativa do “antes, durante e depois”. A voz dele conduz o documentário como quem conta uma história. O autor conta seus erros, medos e interage com os personagens, mostrando que aquilo está sempre em construção.

As histórias se passam em todo o País, desde o interior de São Paulo até o Maranhão, passando por Tocantins e Rio de Janeiro. Cada uma delas cativa o expectador, seja pela pura afeição - como no caso de Carolaine e Lorilaine, duas meninas que são acompanhadas no dia de sua adoção - ou pelo oposto disso.

Além dessa, há mais sete situações, sete vidas em mudança, que mostra um pouco da idéia inicial do documentário, se jogar no incerto. Tiri, um romeiro em sua primeira peregrinação à cidade de Aparecida que se emociona ao realizar a promessa cumprida. Paulo Afonso, prefeito que esvazia seu gabinete por não ter sido reeleito. Antônio, trabalhador do Maranhão que é libertado de uma fazenda onde trabalhava em condições de escravo. Pedro, um bispo de uma pequena cidade que se aposenta. Elivânia, mãe de uma família que é obrigada a mudar de casa por causa de uma barragem. R. Júnior, soldado brasileiro que vai para o Haiti. E Márcia, uma transsexual que realiza a cirurgia para mudar sua identidade.

Antes, Um dia e Depois foi produzido com a colaboração de Ivan Paganotti e Evelyn Kuriki, com trilha sonora de Fê Sztok. Atualmente, Cavechini trabalha no quadro "Profissão Repórter", do programa Fantástico, da Rede Globo, a convite do jornalista Caco Barcellos. Para o futuro, o jornalista pretende dar continuidade ao projeto na Globo e continuar inscrevendo seu documentário em festivais.

O documentário terá mais duas exibições na Mostra. No sábado (28), às 18h20, será na Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo). No dia 1º de novembro, às 16h20, a apresentação acontece na Reserva Cultural 2, na Av. Paulista, 900, Térreo Baixo, Cerqueira César, São Paulo.

Com informações de Amanda Demetrio, do USP Online

Mais informações: (0xx11) 9893-8314, e-mail cavechini@ig.com.br, com Caio Cavechini




Cursos e Palestras

Poli e FMUSP promovem curso multidisciplinar sobre qualidade do ar
Nesta segunda (30), a Escola Politécnica (Poli), juntamente com a Faculdade de Medicina (FM), ambas da USP, apresentam o primeiro Curso Multidisciplinar de Qualidade do Ar e Poluição em Ambientes Interiores: Aspectos Técnicos e Efeitos na Saúde, que terá início em março de 2007.

A proposta do curso, que terá duração de dois meses, é oferecer aos participantes uma visão multifacetada, envolvendo as áreas de Engenharia, Saúde, Biomédicas e Jurídico-administrativa, de forma inovadora e abrangente e proporcionar atualização profissional nos aspectos de prevenção, controle e os efeitos da qualidade do ar em ambientes interiores.

O público-alvo é formado por profissionais da área da saúde, engenharia e projetos, saúde e higiene ocupacional, manutenção e facilities em hospitais, edifícios comerciais, plantas industriais, entre outros interessados. O Curso, que está no escopo do Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli, terá sua apresentação pública nesta segunda (30), às 17 horas, na Escola Politécnica. O valor da inscrição, que pode ser feita até 26 de janeiro de 2007, é de R$1333,00.

O local da apresentação será o Auditório Francisco Romeu Landi, prédio da Administração da EP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5355 ; (0XX11) 2106-2400, site www.pece.com.br


Amor e Trabalho são tema de ciclo de palestras na FE
Acontece na próxima terça-feira (31), no auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP, o ciclo de palestras Amor e Trabalho - como isso afeta nosso dia-a-dia, com Thiago de Almeida, psicólogo e pesquisador do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Fazem parte do ciclo, duas palestras. A primeira começa às 13h30 com o tema A baixa auto-estima no cotidiano. A segunda, às 15h15 com o tema As relações de amor, ciúme e inveja no ambiente acadêmico e de trabalho: alguma indagações e encaminhamentos. A entrada é gratuita e aberta a todos. Não é preciso se inscrever.

A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3525


Gestão Hospitalar é tema de workshop do HC / FMRP
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o 2º Workshop de Gestão Hospitalar. A proposta é envolver os profissionais da saúde em discussões que evidenciem a importância da eficiência administrativa, fazendo assim uma projeção dos rumos e tendências nesta área.

Durante o evento, dirigentes e profissionais de instituições de saúde, pesquisadores da área e estudantes terão oportunidade de debater temas vinculados à gestão hospitalar, trazer práticas e tendências atuais, vivenciar casos reais e evidenciar o crescimento e a importância da gestão hospitalar.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX16) 3623-9399 ou site www.faepa.br/gestaohospitalar. A taxa varia de R$75,00 a R$150,00.

O evento acontecerá no Centro de Convenções Ribeirão Preto, que está localizado na Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3623-9399; site www.faepa.br/gestaohospitalar


Pesquisador do IBGE em seminário na FEA
O pesquisador Wadih Scandar Neto, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), participará na próxima segunda (30), às 15 horas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, de um seminário sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.

O evento está sendo promovido pelo Núcleo de Economia Socioambiental (NESA) e organizado pelo professor José Eli da Veiga, do Departamento de Economia da FEA. O seminário será na Sala G1 do Prédio FEA-1 que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é gratuito e aberto a todos.

Mais informações: (0XX11) 3091-5802


Transformações trabalhistas é tema de palestra na FEARP
Nesta terça (31), das 16 às 17h40, o Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP promove a palestra Transformações atuais no mundo do trabalho: olhar sociológico. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte de um ciclo de palestras da FEARP que vai até o mês de novembro. A coordenação do ciclo é da professora Valquíria Padilha.

Fábio Kazuo Ocada, cientista social e doutor em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, é quem proferirá a palestra. Não é necessário fazer inscrição para participar da atividade.

O local do evento será o auditório da FEARP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3903




Agenda Cultural

Projeto Negritude na Escola de Aplicação
O Projeto Negritude, da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE) da USP, traz para a comunidade USP algumas oportunidades de conhecer um pouco mais a cultura negra por meio de eventos cultural-educativos.

No dia 21 de novembro, às 18 horas, o Coralusp apresentará obras do repertório Africano e Afro-brasileiro, sob a regência de Selma Boragian. Em seguida, às 19 horas, o grupo de música e dança da Casa de Cultura Nação Tainã de Campinas faz sua apresentação com instrumentos tradicionais da cultura Caribenha.

Os eventos fazem parte do Projeto Negritude, trabalho interdisciplinar realizado na Escola de Aplicação com o objetivo de ampliar e valorizar a herança cultural africana no Brasil e no mundo.

Devido ao sucesso e solicitação de várias famílias, o projeto foi ampliado para toda a comunidade USP por meio de eventos em que todos possam participar, aprender e entender melhor a história da nossa própria identidade. Os evento são gratuitos.

A Aplicação fica na Av. da Universidade, 220, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3503


Mostra Cinema em Negro e Branco no Cinusp
O Cinusp Paulo Emílio apresenta, de 30 de outubro a 10 de novembro, a mostra Cinema em Negro e Branco. Confira a programação:

Mato Eles? (1982 , Brasil, Cores, 34 minutos) - Legendas em inglês - Dia 6, às 16 horas; dia 7, às 19 horas; dia 9, às 19 horas; dia 10, às 16 horas.

O Amendoim da Cotia (2006, Brasil, Cores, 51 minutos) - Dia 6, às 16 horas; dia 7, às 19 horas; dia 9, às 19 horas; dia 10, às 16 horas.

Carolina ( 2003, Brasil, Cores, 14 minutos) - Dia 6, às 19 horas; dia 8, às 16 horas; dia 10, às 19 horas.

Compasso de Espera (1973, Brasil, P&B, 98 minutos) - Dia 6, às 19 horas; dia 8, às 16 horas; dia 10, às 19 horas.

Catedrático do Samba (1999, Brasil, Cores, 24 minutos) - Dia 7, às 16 horas; dia 8, às 19 horas; dia 9, às 16 horas.

Filhas do Vento (2005, Brasil, Cores, 85 minutos) - Dia 7, às 16 horas; dia 8, às 19 horas; dia 9, às 16 horas.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152; site www.usp.br/cinusp




Quadro de Avisos

USP de Bauru cadastra hospedagem para alunos
Até 20 de novembro, o Serviço Social da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP abre inscrições para o cadastro de hospedagem de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O cadastro de hospedagem da USP é elaborado pelo Serviço Social da PCAB, que funciona no Conjunto Residencial Estudantil (Crusp), cadastrando proprietários de imóveis, pensão, pensionato, pousada e imobiliárias.

Os interessados em se cadastrarem deverão comparecer pessoalmente no Serviço Social da PCAB, de segunda a sexta-feira, até 20 de novembro, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

O Campus de Bauru da USP localiza-se na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Univesitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316, com Christine Habib




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo da remoção biológica de nitrogênio via nitrito utilizando fenol como fonte de carbono operando um reator em bateladas seqüenciais (SBR) em escala piloto. Luciano Matos Queiroz. Dia 7, às 8h30.

Pós-tratamento de efluente de lagoa de estabilização através de processo físico-químico. Aline Akabochi Fabreti. Dia 7, às 14 horas.

Desenvolvimento de um espectrômetro nuclear digital de radiação gama. Rafael Valadares Leite. Dia 7, às 14h30.

Doutorado


Uma metodologia de projetos para circuitos com reconfiguração dinâmica de hardware aplicada a support vector machines. José Artur Quilici Gonzalez. Dia 7, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

É nóis na fita! Duas variáveis lingüísticas numa vizinhança na periferia paulistana. (O pronome de primeira pessoa do plural e a marcação do plural no verbo). Rafael Ferreira Coelho. Dia 1°, às 10 horas.

O circuito superior marginal: produção de medicamentos e o território brasileiro. Edison Claudino Bicudo Junior. Dia 6, às 14 horas.

Doutorado

Os socialistas na Argentina (1880-1980). Um século de ação política. Gonzalo Adrian Rojas. Dia 1°, às 14 horas.


Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação da extensão da oclusão arterial na isquemia crônica de membros inferiores: estudo comparativo da ecografia com Doppler colorido e da arteriografia. Ronald José Ribeiro Fidelis. Dia 7, às 9 horas.

Influência da espessura corneana na acuidade visual corrigida após transplante de córnea endotelial lamelar profundo (TCELP). Alexandre Seminoti Marcon. Dia 7, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br