São Paulo, 01/11/2006 - Boletim nº1949
ecologia
Mico-leão-dourado auxilia
regeneração da Mata Atlântica

Espécie atua como "semeadora", pois
consome grande quantidade e variedade
de frutos, e espalha pelo caminho
sementes em condição de germinar
leia...
Na Poli, inscrições para
Maratona de Empreendedorismo
Estação Ciência apresenta
palestra sobre Matéria Mole

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Função dispersora do mico-leão-dourado auxilia na preservação do habitat da espécie

Aline Moraes

O mico-leão-dourado está para a Mata Atlântica assim como o semeador está para a plantação. A espécie é um importante dispersor de sementes e, ao desempenhar esse papel, auxilia na regeneração da Mata - cujo desmatamento é o principal problema associado a sua extinção. Além de ser um grande consumidor dos mais diversos tipos de frutos, esse pequeno primata espalha as sementes por onde passa, podendo ligar áreas isoladas de mata.

Em seu estudo de mestrado, no Instituto de Biociências (IB) da USP, a bióloga Marina Janzantti realizou uma pesquisa pioneira sobre a função dispersora desse animal. Atualmente, o trabalho tem continuidade no programa de doutorado, também no IB. A experiência de Marina com o tema vem desde 1995, quando ela trabalhava na Associação Mico-Leão-Dourado, entidade que integra o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, fruto da cooperação entre o Smithsonian Institution/Zoológico Nacional de Washington - EUA, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Floresta (IBDF) - atual IBAMA - e o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (FEEMA/CPRJ).

Originário do Rio de Janeiro, o mico-leão-dourado habitava toda a baixada litorânea do Estado, mas, atualmente, pode ser encontrado em apenas seis municípios. Para proteção da espécie foram criadas três unidades de conservação, e uma delas é a Reserva Biológica União, a área de estudo da bióloga. Ela foi transformada em reserva pelo IBAMA em 1998 pelo fato de ter recebido seis grupos de mico-leões-dourados advindos de áreas isoladas e ameaçadas pela escassez de mata. Hoje, já são mais de 30 grupos, com uma média de seis animais cada, contribuindo para manter e aumentar a variabilidade genética da espécie.

Comilão e semeador
O consumo de grande quantidade e variedade de frutos faz do mico-leão-dourado um importante dispersor. Em seus estudos no doutorado, num período de um ano e meio, Marina identificou 88 espécies diferentes consumidas pelo animal. Isso se deve ao que ela denominou "tempo de passagem": após uma "refeição", o mico-leão-dourado leva entre uma hora e uma hora e meia para defecar. Um intervalo curto como esse faz com que o animal se alimente várias vezes ao dia e defeque nos locais mais diversos.

O mico engole grande parte das sementes dos frutos, que saem intactas nas fezes e em condições de germinar. A outra parte é cuspida pelo animal e, mesmo dessa forma, a atuação do mico é benéfica, pois, ao ingerir a polpa, ele diminui os riscos de mortalidade da semente por fungos e predadores.

Para as sementes, é importante que sejam depositadas longe da árvore-mãe para haver menor competição por espaço e menos chance de predação. Segundo Marina, numa distância de até 10 metros as sementes correm mais riscos de serem predadas ou de não germinar. A bióloga verificou que o mico-leão-dourado costuma defecar em locais distantes daquele onde se alimentou, numa média de 105 metros, podendo alcançar quase 1 quilômetro. "Apenas 5,8% das sementes foram depositadas até 10 metros do local de origem, enquanto 82,02% ficaram entre 10 e 200 metros, distância considerada favorável para a germinação", explica a pesquisadora.

Além disso, ela comenta que os micos-leões-dourados alocam a grande maioria das sementes em lugares adequados para a germinação. Ou seja, se o fruto é originário de uma região mais úmida, o mico costuma levar a semente para um local de condições semelhantes. Esse comportamento também favorece a germinação.

Sementes desaparecem
Em seu trabalho de campo, a bióloga percebeu que, após a dispersão, grande parte das sementes desapareciam. Para entender se a causa disso estava na predação ou no realocamento das sementes, Marina fez um experimento que excluía a possibilidade de predadores (animais vertebrados, de maior porte) se aproximarem das sementes. E elas ainda assim desapareciam.

Com isso, a pesquisadora concluiu que a maioria das sementes era carregada por invertebrados. Esse dado é positivo, pois significa mais chances de vida para a planta. "As sementes podem ser levadas por esses invertebrados para locais mais favoráveis à germinação".

O mico-leão-dourado é um dos primatas mais ameaçados de extinção do mundo. Estudos sobre seu comportamento irão contribuir para a preservação da espécie, de seu hábitat, e da própria Reserva Biológica União, uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Mais informações: e-mail marina@micoleao.org.br, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Poli tem inscrições para 21ª Maratona de Empreendedorismo
O Centro Minerva de Empreendedorismo (CME), da Escola Politécnica (Poli) da USP, está com inscrições abertas para a próxima turma do Programa Minerva de Empreendedorismo. Trata-se de um programa extra-curricular, voltado ao universitário de qualquer área e que visa estimular o espírito empreendedor.

O Programa é dividido em quatro módulos: maratona de empreendedorismo, geração de capital, montagem de evento e curso de preparação para Plano de Negócios.

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, será realizado o primeiro módulo. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3091-9074 ou pelo e-mail sylvia.altieri@poli.usp.br.

Mais informações: www.centroempreendedor.com.br.


Simpósio de Iniciação Científica da USP
Na próxima segunda-feira (6), no campus da USP na Cidade Universitária, começa a 14ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Até o dia 8 de novembro, ocorre a apresentação dos trabalhos das áreas de Humanas e Humanidades. Os trabalhos das Engenharias e Exatas serão expostos de 8 a 10 de novembro também na Capital. Nos dias 13 e 14 de novembro, Ribeirão Preto receberá as Ciências Biológicas, no Centro de Convenções da Rua Bernardino de Campos, 999, Centro, em Ribeirão Preto. Finalizando, a área de Agropecuária terá seus trabalhos apresentados dias 16 e 17 de novembro em Piracicaba.

Dúvidas sobre locais de exposição, horários e participantes podem ser esclarecidas no site www.usp.br/siicusp.

O objetivo do evento é divulgar resultados de projetos científicos desenvolvidos por alunos de diferentes cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, que tiveram a orientação de pesquisadores de projeção nacional e internacional.

Coordenam o Simpósio em Ribeirão Preto as professoras Maria Vitória Lopes Badra Bentley, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP e Maria Lúcia Zanetti, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Mais informações: www.usp.br/siicusp


4° Congresso Brasileiro de Crustáceos
Entre os dias 5 e 8 de novembro, em Guarapari, ES, acontece o 4º Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Carcinologia e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com coordenação de Fernando Luis Medina Mantelatto, presidente da Sociedade Brasileira de Crustáceos e professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O evento promoverá um fórum para apresentações científicas direcionadas, com conferências e discussões, dos variados aspectos da biologia dos crustáceos, como evolução, sistemática, desenvolvimento, crescimento, ecologia, larvas, pesca, aqüicultura, reprodução, doenças, alimentação, estrutura, função, fisiologia, genética e outros.

Todas as informações sobre inscrições, programação, hospedagem e de como chegar ao local estão no site http://sites.ffclrp.usp.br/ivcbc2006.

Mais informações: http://sites.ffclrp.usp.br/ivcbc2006


Estação Ciência promove palestra sobre Matéria Mole
A Estação Ciência da USP apresenta no próximo sábado (4), às 15 horas, a palestra Ora Bolhas! O que é a Matéria Mole?, com a professora Elisabeth Andreoli de Oliveira, do Departamento de Física experimental do Instituto de Física (IF) da USP.

Bolhas de sabão, clara em neve, manteiga, chocolate, cremes e plásticos são apenas alguns exemplos de materiais que não são completamente sólidos e nem completamente líquidos. De fato, esses materiais passaram a ser classificados como matéria mole, que é um estado da matéria onde as propriedades físicas são comuns aos líquidos e aos sólidos.

Na palestra será discutida a organização das moléculas nesses materiais que está relacionada às suas propriedades físicas (fluidez, temperatura de fusão, etc.) e como a auto-organização das moléculas pode levar à formação de estruturas complexas, fundamentais para atividades biológicas dos seres vivos.

O estudo desses materiais ganhou importância com a utilização de plásticos na fabricação de vários produtos, tais como embalagens plásticas e tecidos sintéticos, e atualmente é muito difícil olhar ao nosso redor e não encontrar um produto que não seja um material desse tipo, sobretudo na natureza.

A palestra é gratuita e aberta ao público em geral, com inscrição prévia. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Inscrições no Setor de Eventos e Comunicação da Estação Ciência Tel. (0XX11) 3675-8828; e-mail eventos@eciencia.usp.br .

Mais informações: (0XX11) 3675-8828


Técnicas termoanalíticas serão tema de workshop no IQSC
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza, no dia 20 de novembro, das 8 às 16 horas, o Workshop sobre Reologia e Análise Dinâmico-Mecânica (DMA).

O evento tem como objetivos reunir os usuários das técnicas da região; apresentar novidades em softwares, equipamentos, serviços, por parte dp-UNION; promover uma integração dos grupos de pesquisa; discutir os trabalhos envolvendo as técnicas realizados na região região de São Carlos.

Para a participação no evento, que é gratuita, é necessária a realização de inscrição até o próximo dia 10, no endereço www.iqsc.usp.br/workshopdma, ou ainda na Seção de eventos do IQSC.

O workshop acontecerá no Anfiteatro do IQSC, localizado na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036; e-mail sec_abratec@iqsc.usp.br; site www.iqsc.usp.br/workshopdma




Quadro de Avisos

Fórum das Universidades prepara propostas
As universidades e faculdades integrantes do Fórum Permanente de Educação Superior de Bauru irão apresentar no dia 1º de novembro suas propostas para a elaboração das diretrizes que nortearão as ações do grupo. A reunião acontecerá às 14 horas na Sala da Congregação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Nos próximos encontros serão convidados representantes do poder público e de segmentos organizados da sociedade para contribuir com o debate.

O coordenador do grupo, professor José Carlos Pereira, vice-diretor da FOB, informa que o fórum apresenta uma série de temas de importância fundamental para a comunidade bauruense. O Fórum Permanente de Educação Superior de Bauru foi constituído oficialmente no dia 18 de outubro de 2006 com a adesão de todos os representantes do ensino superior do município.

A FOB fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8000



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Aquisições, contratações e suprimentos em projetos: um modelo para avaliação das práticas de gestão. Onevair Ferrari. Dia 10, às 9 horas.

Estudo e implementação de um gerador de tráfego com dependência de longa duração. Fernando Lemos de Mello. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Medicina

Doutorado

Alterações estruturais de corpos carotídeos de ratos expostos à hiperoxigenação hiperbárica. Magno Santos Leite. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Aplicação de eletrodos compósitos a base de poliuretana-grafite. Priscila Cervini. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 3373-8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br