São Paulo, 08/11/2006 - Boletim nº1953

informática
Tecnologia auxilia relação de
médico com paciente crônico

Central com profissionais de saúde
analisa informações dos pacientes,
ajudando nas decisões médicas e
na condução do tratamento
leia...

Anorexia nervosa não é
restrita à atualidade
Palestra: nova teoria da Física
das Partículas Elementares

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Modelo de central de relacionamento aproxima médicos de portadores de doenças crônicas

Júlio Bernardes

Um protótipo de uma central de atendimento para pacientes crônicos desenvolvido na Escola Pollitécnica (Poli) da USP propõe um sistema que estimule o paciente a manter contato com o médico, dar continuidade ao tratamento e realizar a coleta de informações médicas. O Sistema de Gestão de Relacionamento do Paciente Crônico (GRPC) é resultado da tese de doutorado da médica Márcia Ito.

"O sistema foi desenvolvido para portadores de diabetes, mas pode ser adaptado para outras doenças que necessitem de acompanhamento permanente, como hipertensão e asma", conta Márcia. Os diabéticos fornecem à central de monitoramento o resultado das medições de glicemia feitas em casa. "Os dados podem ser passados por vários meios, mas a idéia é disponibilizar uma linha telefônica do tipo 0800, para pessoas de baixa renda."

Do outro lado da linha, haverá uma equipe composta por profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, além de técnicos em informática. "O sistema utiliza conceitos de gerência de relacionamento com o cliente (CRM)", explica a médica. "Mais do que apenas encaminhar dados, a equipe irá analisar as informações, ajudando nas decisões médicas e administrando melhor a relação com os pacientes."

Relacionamento
A médica ressalta que a central de relacionamento no modelo GRPC auxilia o trabalho do médico mas não pretende substituí-lo. "A equipe de atendimento pode esclarecer algumas dúvidas do paciente, realizar monitoração especializada de nutrição e atividade física e fazer campanhas educativas", diz. "O grupo também pode detectar variações anormais dos níveis de glicemia e alertar os médicos, mas não decide sobre marcação de consultas, por exemplo."

Os dados sobre os pacientes também poderão ser obtidos em outros bancos de dados (hospitais, laboratórios, Sistema Único de Saúde), por meio de uma técnica conhecida como Electronic Health Record (EHR). "O setor de gestão de relacionamento trabalha inclusive o lado psicológico, procurando entender quando o paciente não marca consulta ou deixa de fazer as medições, para evitar a quebra de vínculo com o médico."

A central de atendimento foi testada em simulações pelo computador. "O sistema pode ser implantado em planos de saúde, hospitais, ambulatórios, pelo sistema público de saúde e também para pesquisas clínicas", afirma a médica. "Dependendo do número de pacientes atendidos, podem ser usados recursos de inteligência artificial."

A tese de Márcia, orientada pelo professor da Poli, José Sidnei Colombo Martini, teve co-orientação de Lúcia Ioshida, médica endocrinologista especializada em diabetes e professora do Departamento de Informática e Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mais informações: (0XX11) 9114-9825; e-mail ito@mind-tech.com.br, com Márcia Ito



Livro mostra que a anorexia não é um mal da modernidade, e que tem raízes religiosas

Da Redação, Agência USP

Quem acredita que a anorexia nervosa é um distúrbio dos tempos atuais, em que a magreza é o símbolo da beleza, está enganado. A privação alimentar é um fenômeno muito antigo, do período medieval, que teria origem na mística religiosa. Esta é a base do livro Do Altar às Passarelas - Da anorexia santa à anorexia nervosa (110 páginas, R$20,00), fruto da dissertação de mestrado da psicanalista Cybelle Weinberg, defendida na Faculdade de Medicina da USP em 2004, com a colaboração de seu orientador, o professor Táki Cordás.

A obra derruba o conceito de que a anorexia é "um mal da modernidade". Os autores fazem um passeio pela História e tentam compreender até que ponto o desenvolvimento de um quadro psiquiátrico pode ser influenciado pela cultura. "Percorrendo a literatura especializada, percebemos que o estudo da anorexia de uma perspectiva histórica, contribuiria para a investigação sobre o que deriva diretamente do processo orgânico e o que se configura como influência cultural na origem e manutenção do quadro" justifica Cybelle.

Santidade
Ao analisar patografias (biografias históricas a partir de um ponto de vista psicológico e psiquiátrico) de santas e beatas da Idade Média, os autores descobriram que o jejum religioso era comum naquela época e se configurava como uma forma de se aproximar de Deus. Séculos mais tarde, ele entrou em declínio.

O estudioso Próspero Lambertini, que foi coroado como papa Benedito XIV, concluiu que "não era o jejum que fazia a santidade, mas a santidade do jejuador que determinava a santidade do jejum". Outra explicação para o declínio foi "a valorização do jejum como espetáculo, com as 'virgens jejuadoras', cuja capacidade de viver sem comer era explicada como milagre".

Anorexia nervosa
A primeira descrição na literatura médica da anorexia nervosa, de acordo com os pesquisadores, foi feita pelo médico inglês Richard Morton, em 1691. O caso de Miss Duke foi o que mais chamou a atenção. Morton descreveu a paciente como "um esqueleto apenas coberto de pele" e afirmou que nunca havia visto nada igual em toda sua prática médica. Segundo os autores, "a perplexidade de Morton, quando obrigado a lidar com uma paciente que parecia ter escolhido o jejum e que recusava ajuda, abriu espaço para a consideração das bases emocionais do transtorno alimentar".

Os autores afirmam que houve um aumento da incidência da anorexia nervosa nas últimas décadas e relatam alterações significativas em relação à psicopatologia da doença e mudanças na sua forma. A principal delas foi o aparecimento da bulimia nervosa, caracterizada por episódios de compulsão alimentar, técnicas para induzir vômito e um horror mórbido à gordura.

"O sinal de que houve uma mudança na natureza da anorexia nervosa evidencia-se pela preocupação da anoréxica com seu peso e seu horror a engordar", contam. O aumento da incidência da doença teria como explicação as pressões sociais cada vez maiores para que as mulheres tenham um corpo magro. De acordo com Cybelle, a doença encontra na cultura diferentes formas de expressão, e os ideais variam conforme a época. "Se as santas medievais almejavam a comunhão eterna com Deus, as anoréxicas de hoje se contentam com a glória efêmera das passarelas", conclui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FMUSP

Mais informações: (0XX11) 3078-2356 ou cacilda.luna@serranoassociados.com.br, na Serrano & Associados, Assessoria de Imprensa da FMUSP




Cursos e Palestras

A Telenovela e a Interculturalidade em debate na ECA
O Núcleo de Pesquisa de Telenovela da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
realiza nesta sexta-feira (10), às 14 horas, o seminário A Telenovela e a Interculturalidade. O objetivo é debater o crescente papel da adaptação de roteiros estrangeiros na produção da televisão brasileira, as transformações decorrentes dessas importações e a influência das telenovelas brasileiras em outros países.

O evento contará com a presença da professora da ECA, Anna Maria Balogh, de Mauro Alencar, um dos principais pesquisadores de novelas no País, dos roteiristas Henrique Zambelli (que trabalhou na adaptação de nove novelas do SBT) e Jaqueline Vargas (que trabalhou na adaptação de "Floribella", da Bandeirantes), e do jornalista Yves Dumont, responsável pela adaptação da novela "Vale Tudo" (TV Globo) para o mercado hispânico e autor de "Estrela de Fogo" e "Louca Paixão", ambas da Rede Record.

A participação é gratuita e aberta ao público, sem inscrição prévia. O seminário ocorrerá no Auditório Lupe Cotrin, que fica no 1º andar do prédio central da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4373; e-mail nucleodetelenovela@yahoo.com.br


Nova teoria para a Física é explicada e discutida em palestra
"Uma Nova Teoria Unificada" é o tema da próxima palestra dos Colóquios do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, que ocorrerá na sexta (10), às 14h30.

O professor Gil da Costa Marques, do Instituto de Física (IF) da USP, explicará a diferença, muito grande, entre a nova teoria proposta para a Física das Particulas Elementares e aquela considerada padrão, proposta por Weinberg e Salam, ganhadores do prêmio Nobel. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A palestra será realizada no Anfiteatro das Exatas, que fica no Bloco Didático das Exatas da FFCLRP (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3693


Colóquio convida à Física e Informação
O colóquio dessa semana do Convite à Física, que acontece na quarta-feira (8), tem como tema "Física e Informação". O professor Nestor Caticha, do Instituto de Física (IF) da USP, mostrará alguns exemplo de como idéias da Física permitem resolver problemas que, aparentemente, não têm a ver com ela.

Problemas como a transmissão de informação num canal, segmentação de imagens, como encontrar conjuntos de genes responsáveis por uma doença ou por que a cerveja congela se esquecida no congelador compartilham uma estrutura matemática comum: a mecânica estatística - um dos ramos da Física.

Organizado pelo Departamento de Física Matemática do IF, o Convite à Física busca apresentá-la em linguagem acessível, discutir métodos, suas contribuições para a visão de mundo e suas aplicações.

O evento é aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. O colóquio sobre Física e informação acontecerá às 18 horas, no Auditório Abrahão de Moares do IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-6900; e-mail bifusp@if.usp.br; site www.if.usp.br


Professora de Melbourne realiza palestra na FAU
A professora Catherin Bull, diretora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Melbourne (Austrália) apresenta uma palestra nesta quinta-feira (9), às 14 horas. Catherin é autora do livro "New Conversations with an Old Landscape - Landscape architecture in Contemporary Australia" e ganhou vários prêmios nacionais e internacionais com ele.

A palestra será no anfiteatro, sala 807, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (R. do Lago, 876, na Cidade Universitária, em São Paulo). O evento é aberto a todos os interessados, gratuito e não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-4919/ 4801


IPq discute as dimensões afetivas e intelectuais da moral e da ética
O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, realiza nesta quinta-feira (9) a palestra "Moral e ética: dimensões afetivas e intelectuais". O evento, que será ministrado pelo professor Yves de la Taille, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, será às 9h30.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados e acontecerá no anfiteatro, que fica no 1º andar do IPq (R. Dr. Ovídio Pires de Campos, s/n, Cerqueira César, São Paulo) dentro do Complexo Hospital da Clínicas (HC). Não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3088-4562, no IPq, ou (0XX11) 3069-7801, com a assessoria de imprensa


Encontro discute Segurança Computacional
Acontece na próxima quinta-feira (9) o 2º Encontro USP de Segurança Computacional (Esecom). O evento, voltado para a comunidade USP, discutirá questões técnicas e jurídicas em torno da segurança computacional. Confira a programação em http://www.security.usp.br/segusp2006.html.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://fuji.cce.usp.br/security/fichaInscricao.php. Os participantes receberão certificado.

O encontro ocorrerá das 8h30 às 17h30, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física (IF) da USP, que fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://www.security.usp.br/


Simpósio homenageia o "pai" da neurociência moderna
A Neurociência no século XXI é o tema do Simpósio Temático do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que acontecerá no dia 8 de dezembro.

O evento é organizado em homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Santiago Ramón y Cajal, "pai" da Neurociência moderna. Confira a programação completa do Simpósio no site http://www.fesbe.org.br/simposioneurociencia/.

O simpósio é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro no site http://www.fesbe.org.br/simposioneurociencia/inscricao/.

Mais informações: (0XX11) 3091-7239, com Leila Affini; e-mail laffini@icb.usp.br; site http://www.fesbe.org.br/simposioneurociencia/.


A importância de Oswaldo Goeldi para a arte moderna
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza, dias 9 e 16 de novembro, as palestras Oswaldo Goeldi: Contradições da Modernidade, parte do ciclo de palestras Um olhar sobre a Arte Moderna e Contemporânea. As palestras acontecem às 17 horas e serão ministradas por Priscila Rossinetti Rufinoni, doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Oswaldo Goeldi é considerado um criador solitário e expressionista, motivos para que ele mereça uma especial atenção dos críticos que propõem a revisão do modernismo brasileiro. Serão abordadas: as revistas ilustradas do começo do século: a civilização art-noveau; Oswaldo Goeldi e a xilogravura nos anos 30; Goeldi como ilustrador de "Autores e Livros", o Suplemento Literário do Jornal do "A Manhã" e as relações de Goeldi com o mercado editorial incipiente dos anos 30 aos aos anos 60.

As palestras serão no MAC (R. da Reitoria, 160, na Cidade Universitária, em São Paulo). A inscrição deve ser feita pessoalmente no MAC, até o dia do evento, o custo é de R$20,00. A ficha de incrição deve ser impressa e entregue devidamente preenchida: (http://www.macvirtual.usp.br/mac/arquivo/eventos/ciclopalestras06/1006/inscricao.doc) .

Mais informações: (0XX11) 3091-3559 ou e-mail infomac@usp.br




Quadro de Avisos

Primeira mostra das classes hospitalares do HC da FMRP
As classes hospitalares do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizaram, em outubro, a primeira exposição das atividades escolares, na Portaria Principal da Unidade de Emergência (UE). A mostra reuniu mais de duzentos trabalhos feitos por crianças internadas nas duas unidades de atendimento.

A iniciativa pioneira, nas dependências da UE, dá representatividade ao início da assistência pedagógica, implantada em 26 de março, na unidade de atendimento de urgência do Hospital. Esta data marca o início das atividades da primeira Classe Hospitalar da UE. Desde esta época, a Unidade vem mantendo assistência pedagógica, para alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental, em períodos de internação. A iniciativa do Serviço Social é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Escola Estadual Sebastião Fernandes Palma.

Na Unidade do HC, no Campus Universitário, o Projeto Classe Hospitalar do Serviço Social, funciona em parceria com Escola Estadual Aymar Baptista Prado, desde 1996. Com um movimento anual de 1,2 mil alunos, mantém em dois períodos, o funcionamento de três salas de aula e uma de atendimento individual nos leitos. As classes hospitalares objetivam a manutenção do ensino curricular, em períodos de internação. Na Unidade de Emergência, o projeto funciona apenas no período vespertino, com uma sala de aula e o atendimento no leito. Desde a implantação, em março de 2006, já contabilizou o atendimento de cerca de trezentas crianças.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, com assessoria de imprensa; e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br




Teses e Dissertações
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

A promoção da saúde e a concepção dialógica de Freire: possibilidades de sua inserção e limites no processo de trabalho das equipes de saúde da família. Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann. Dia 13, às 8 horas.

Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus meticilina resistentes (MRSA) em profissionais de saúde e as interfaces com as infecções nosocomiais. Marinésia Aparecida Prado Pallos. Dia 14, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394 / 3468


Escola Politécnica

Mestrado

Desgaste e fadica térmica de ligas de "aço matriz + NbC". Paula Fernanda da Silva. Dia 10, às 14 horas.

Sistemas de suporte à tomada de decisões em gerenciamento de cheias. Ricardo Abreu Peixoto da Silva. Dia 14, às 9 horas

Sincronização das bases de tempo de CLPs distribuídos numa rede de automação de processo industrial. Marcos Yukio Yamaguchi. Dia 14, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br