São Paulo, 09/11/2006 - Boletim nº 1954
construção
DVD traz a estudantes de
arquitetura o cotidiano da obra

Projeto da FAU, que apresenta a construção do SESC Santana, surgiu após percepção da carência de contato com a obra por parte do estudante
leia...
FFLCH realiza simpósio
sobre a Intolerância
Cinusp apresenta o 14º
Festival Mix Brasil

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

FAU lança DVD que visa acabar com carência no ensino de Arquitetura

Clayton Ubinha

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP acaba de lançar o DVD Estrutura de Concreto Armado: Projeto e Construção. Segundo a professora Erica Yoshioka, do Departamento de Tecnologia da FAU, a produção surgiu após a percepção de uma carência no ensino de arquitetura na medida em que falta ao estudante um maior contato com a obra. O material é destinado à escolas de arquitetura e engenharia, escolas técnicas e edificações, além de professores e alunos da área, e foi produzido dentro do projeto Processo de Produção do Espaço Construído: construção e uso.

O objetivo é aproximar estudantes e profissionais projetistas das questões relacionadas ao processo construtivo. "A idéia é fazer com que os que projetam passem a levar em consideração os aspectos da produção durante as etapas de concepção do espaço", conta a professora. Dessa forma, a capacidade de síntese ficaria potencializada e melhoraria o diálogo com profissionais de outras áreas, como o engenheiro de estrutura, de instalações, o engenheiro de produção e o mestre de obras, entre outros.

O projeto surgiu a partir de uma pesquisa de iniciação científica, com bolsa concedida pela Fapesp, do graduando Daniel Cunha, sob a orientação da professora Erica. O DVD é composto de um "vídeo longa" (com 36 minutos de duração) e de outros quatro "vídeos curta" (com duração média de 13 minutos). O "vídeo longa" sobre o Projeto foi editado a partir de uma entrevista com o engenheiro Mário Franco, responsável pelo projeto do SESC Santana, em São Paulo. O material traz os aspectos gerais do projeto de estruturas de concreto armado da obra.

Os "vídeos curta" mostram as principais etapas do processo construtivo de estrutura de concreto: Fôrma e Cimbramento, aborda as etapas principais da produção dos sistemas de fôrmas empregados na obra, desde a estocagem do material, a fabricação de fôrma e sua montagem com o cimbramento (escoramento), até o momento em que a armadura é posicionada; Armadura, que ilustra desde o recebimento e estocagem das barras de aço no canteiro até seu processamento e posicionamento nos locais definitivos; Concretagem, mostra desde o transporte do concreto usinado, lançamento e sua aplicação, até a posterior cura e desfôrma; Interfaces, ilustra as principais interfaces entre a estrutura de concreto armado e outros sistemas que compõem o edifício, como estruturas elétricas, hidráulicas, metálicas e ar condicionado.

Entende-se por concreto armado a combinação entre o primeiro (concreto usinado) e a armadura, normalmente feita de aço, formando uma estrutura. "A estrutura é como uma bacia para água com seus apoios para os dedos para ajudar a carregá-la", explica a professora. "A forma vai ajudando a estruturar, a rigidificar", complementa. Tanto na bacia como em um prédio, a estrutura é projetada para que comporte as cargas e as ações mecânicas e do tempo sem alterações na maneira em que foi projetado.

A professora ainda sugere que em Arquitetura haja uma espécie de residência, como ocorre em medicina, para que o aluno possa ter um contato com a obra que hoje ainda não é o ideal.

SESC
O canteiro de obras do SESC Santana foi escolhido como fonte para as filmagens do processo construtivo. Desde as fundações até os acabamentos finais, foram aproximadamente 70 horas de filmagens realizadas pelo Laboratório de Vídeo da FAU, entre os anos de 2002 e 2005.

Segundo a professora, o SESC foi escolhido porque, além de ser uma obra que estava sendo iniciada na época, tinha em seu projeto a medida de complexidade e especificidade da qual precisavam. "Como estudo de caso, a escolha nos permitiu percorrer todos os processos de projeto", conta.

Érica destaca que a interação do professor e alunos, mais o DVD, possibilitará a vivência dos estudantes com o canteiro como se fosse ao vivo.

O DVD Estrutura de Concreto Armado está a venda por R$55,00, incluso taxa de envio. Encomendas de todo o Brasil podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 9705-0940 ou pelo e-mail: ericayy@usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4571, com Erica Yukiko Yoshioka; e-mail ericayy@usp.br; ou com Daniel Savoia Castilho Cunha; e-mail: dsavoia@terra.com.br




Cursos e Palestras

FFLCH discute crimes cometidos contra o gênero humano
Entro os dias 15 e 21 de novembro, acontece o I Simpósio Nacional sobre a Intolerância, uma realização do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O objetivo é discutir questões da atualidade como fundamentalismo, terrorismo, miséria, exploração e conflitos raciais, ausência de cidadania e de direitos, e relembrar os crimes passados cometidos contra o gênero humano, conscientizando a sociedade brasileira sobre desajustamentos e violências em curso.

Trata-se de um evento que apresentará os resultados das pesquisas realizadas pelo Laboratório e seus parceiros nacionais como atividade de difusão de conhecimentos no sentido de estimular práticas de convivência na diversidade e promover uma cultura da paz.

Durante todo o evento será projetado um vídeo com um mini-curso sobre a Inquisição. A projeção será das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas, a cada trinta minutos.

As inscrições são feitas no local do evento, com taxa de R$10,00.

O Simpósio ocorrerá na Casa de Cultura Japonesa, que fica na Av. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2441; e-mail lei.simposio@gmail.com



Agenda Cultural

Centro Cultural de São Carlos realiza show e inaugura exposição
O Centro Cultural da USP de São Carlos realiza nesta quinta-feira (9), às 12 horas, na Praça Central do campus de São Carlos, a apresentação gratuita da Banda Blues the Ville.

No dia 23, às 18 horas, serão inauguradas as exposições Do que ainda não vimos, de Fernando Doria, e Dourado: crianças no munda da arte, de crianças e adolescentes do Centro Juvenil São Domingos Sávio, de Dourado (SP). Nas salas I e II do Centro Cultural respectivamente.

O show musical é parte do Projeto Música na Praça. No repertório da banda, boogies, shufles e funk blues. O grupo é composto por Netto (guitarra), Danilo Hansen (bateria), David Tanganelli (gaita) e Mariel Perez (baixo).

A exposição do artista plástico e gráfico autodidata formado em Filosofia, Fernando Dória, Do que ainda não vimos traz trabalhos em papel sobre madeira. São usadas diversas técnicas como colagem, pintura, ponta seca e técnica especial de decomposição de imagens em processo químico.

Dourado: crianças no mundo da arte
apresenta os trabalhos dos jovens do Centro Juvenil São Domingos Sávio, entidade beneficente que desempenha importante papel social na complementação educacional. Os expositores foram orientados pela artista plástica Vera Kondor e essa é sua segunda mostra em São Carlos.

A abertura das exposições terá a participação especial do grupo de choro Feitio de Oração, formado por Geraldo de Oliveira (bandolim), Ralph Feltrin (violão) e Nelson Hilário (percussão). As mostras poderão ser vistas de 24 de novembro a 5 de janeiro de 2007, de segunda a sábado, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. A entrada é franca e o acesso ao Centro Cultural é feito pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 ou pelo e-mail centrocultural@sc.usp.br


Cinusp apresenta 14º Festival Mix Brasil

O Cinusp Paulo Emílio apresenta na próxima semana, de 13 a 17 de novembro, a mostra 14º Festival Mix Brasil. Confira a programação dos curtas:

Segunda-feira (13): às 16 horas, Mostra Competitiva 4: Esse Momento (Vitor Leite, Rio de Janeiro, 2006, vídeo, 13 min.), Minha Obra ( Bárbara Paz, São Paulo, 2006, vídeo, 15 min.), Alguma Coisa Assim ( Esmir Filho, São Paulo, 2006, 35mm, 15 min.), Balada das duas mocinhas de Botafogo (Fernando Valle e João Caetano Feyer, Rio de Janeiro, 2006, 35mm, 13 min.), Vibra Call (Esmir Filho, 2006, São Paulo, 16mm – vídeo, 5min.), Às 19 horas: Corruption of the Damned (George Kuchar, 1965, EUA, 16mm, 55 min.), Hold me while I´m Naked (George Kuchar, 1966, EUA, 16mm, 15 min.).

Terça-feira (14): às 16 horas, Mostra Competitiva 3: O Amor do Palhaço (dir. Armando Praça, Fortaleza / Brasil, 2005, 35mm, 15 min.), Mavamba ( Dácio Pinheiro, São Paulo, super-8 / vídeo, 4 min.), Meu Namorado é Michê ( Lufe Steffen, São Paulo, 2006, super-8 / vídeo,3 min.), Lady Christiny ( Alexandre Lino, Rio de Janeiro, 2005, vídeo, 12 min.), Singularidades ( Oficina de Vídeo do Projeto Olho Vivo – coordenação de Luciano Coelho, Curitiba, vídeo, 35 min.), Casas Brancas (Fabião Soares, Rio de Janeiro, 16mm, 7 min.). Às 19 horas: Sins of Fleshapoids (Mike Kuchar, 1965, EUA, 16mm, 43 min.), The Secret of Wendel Samson (Mike Kuchar, 1966, EUA, 16mm, 33 min.).

Quinta-feira (16): às 16 horas, Cabelo Azul Bikini e Bota ( Rafael Duarte, São Paulo, 2006, vídeo, 13 min.), O Olho Mágico ( Wagner Molina e Pedro Arantes, São Paulo, 2006, vídeo, 8 min.), Também sou teu Povo ( Wagner Molina e Pedro Arantes, São Paulo, 2006, vídeo, 8 min.), Yoga Profunda ( Ludwig Von Papirus, Rio de Janeiro, 2006, vídeo, 10 min.), Laura Laura ( José Claudio Dias Guimarães, Rio de Janeiro, 2005, vídeo, 26 min.). Às 19 horas, The Devil´s Cleavage (George Kuchar, 1973, EUA, 16mm, 107 min.).

Sexta-feira (17): às 16 horas, Mostra Competitiva 2: As Duas Filhas de Francisco ( Eduardo Mattos e Daniel Ribeiro, São Paulo, 2005, vídeo, 5 min.), As Filhas de Chiquita ( Priscilla Brasil, Rio de Janeiro, 2006, vídeo, 52 min.). Às 19 horas, Sins of Fleshapoids (Mike Kuchar, 1965, EUA, 16mm, 43 min.), The Secret of Wendel Samson (Mike Kuchar, 1966, EUA, 16mm, 33 min.).

Classificação etária: 16 anos. O cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 4, Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada Franca. 100 lugares. Som dolby stéreo.

Mais informações: (0XX11)3091-3540/3152 ou pelo fax (0XX11)3091-3364


Programação do CDCC
Confira a programação do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP unidade São Carlos para o mês de novembro, sempre aos sábados, às 20 horas, com entrada franca:

No dia 11, A Cor Púrpura (1985, EUA, Drama, 154 minutos), dirigido por Steven Spielberg, não recomendado para menores de 16 anos.

No dia 18, A Rainha Margot (França, 1994, Biografia, 138 minutos), filme dirigido por Patrice Chéreau, não recomendado para menores de 18 anos.

Dia 25 de novembro, O Jardineiro Fiel (Reino Unido, 2005, Suspense, 118 minutos), dirigido pelo brasileiro Fenrnado Meirelles. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772; site www.cdcc.sc.usp.br




Publicações


John Gledson lança livro no IEA
No próximo dia 13, às 10 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece o lançamento do livro Por um Novo Machado de Assis - Ensaios, do crítico literário inglês John Gledson. A cerimônia contará com conferência do autor sobre o conteúdo dos 14 ensaios que constituem a obra, publicada pela editora Companhia das Letras.

Os ensaios do livro discutem o tratamento dado por Machado de Assis a temas como a história, a política, o feminismo, o homossexualismo, a religião e os costumes da sociedade no século 19. Também traçam relações entre a trajetória machadiana e a de escritores como Eça de Queiroz e comentam romances controversos como "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dom Casmurro".

Gledson é formado pela Universidade de Princeton (EUA), aposentou-se como professor da Universidade de Liverpool (Reino Unido) e publicou outras obras sobre Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e seus contemporâneos em editoras brasileiras.

A conferência, que será proferida em português, é aberta ao público e ocorrerá no Auditório Alberto Carvalho da Silva do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374 - térreo - Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-1686; e-mail clauregi@usp.br; site http://www.iea.usp.br




Quadro de Avisos

Abertas inscrições para Programa de Aprimoramento Profissional Não Médico
Estão abertas, até o dia 16, as inscrições para os Programas de Aprimoramento Profissional Não Médico, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O programa é destinado a recém-formados, no máximo há dois anos, nas formações: biólogo, biomédico, farmacêutico/bioquímico, físico, fisioterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Os candidatos aprovados no processo seletivo - que consiste na aplicação de prova prática, entrevista pessoal e análise de currículo - terão treinamento especializado de aperfeiçoamento, bolsa de estudo, alimentação e tratamento médico, durante o programa. As bolsas de estudo obedecerão os valores fixados pelo Conselho Estadual de Formação Profissional na Área da Saúde (CONFORPAS)e serão pagas pela FUNDAP (Fundação para o Desenvolvimento Administrativo), em doze parcelas mensais.

Os Programas de Aprimoramento Profissional (PAP), têm duração de um ou dois anos, dependendo da área de atuação. Nesta seleção de 2007, há 20 áreas de estudo disponíveis, com número de vagas ainda dependendo de aprovação do CONFORPAS. Em 2006, foram 86 vagas. O Edital de abertura de inscrições está disponível no site do Hospital das Clínicas da FMRP.

As inscrições podem ser feitas no endereço www.hcrp.fmrp.usp.br

Mais informações: (0XX16) 3602-2164/ 3633-4594, no Centro de Recursos Humanos (CRH) do Hospital


IPq busca voluntários com transtorno de pânico para estudo
O Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, busca voluntários com sintomas de transtorno de pânico. Os interessados, de ambos os sexos, devem ter entre 18 e 45 anos e nunca ter passado por tratamento. O grupo de estudo vai avaliar a influência da atividade física no controle das crises de pânico.

Os voluntários passarão por avaliação clínica e psiquiátrica e devem ter disponibilidade para comparecer ao IPq três vezes por semana, durante três meses. As inscrições para a triagem devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3069-6988, às segundas e quartas-feiras, das 8 às 12 horas.

Mais Informações: (0XX11) 3069-6988, no IPq, ou (0XX11)3069-7801, na assessoria de imprensa




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Desenvolvimento de um procedimento de seleção de tecnologias de ferramental rápido no processo de desenvolvimento de produtos. Jean Pierre Garcia. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Aplicação de algoritmos evolutivos para a otimização do fluxo de potência em sistemas de subtransmissão de energia elétrica. Danilo Belpiede. Dia 17, às 14 horas.

Sipex: uma proposta de modelo de política de assinatura. Murilo Rivau Fernandes. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 3091-5443


Faculdade de Direito

Mestrado

Meio ambiente do trabalho: repercussões da concepção indenizatória dos acidentes e doenças ocupacionais na proteção do trabalhador. Nadia Teresina Demolier Lacerda da Silva. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3111-4004 / 4005


 

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br