São Paulo, 10/11/2006 - Boletim nº1955
comunicação
Rádios bilíngües unem
comunidades das fronteiras

Transmissões nas várias línguas faladas
na fronteira, divulgação de eventos
culturais, notícias e prestação de serviços
unem cidades da região
leia...
Custos têm mais peso em
preço de empresa incubada
Em seus 60 anos, IAG
inaugura sala de obras raras

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rádios binacionais promovem união, rivalidades e o conceito de fronteira como um espaço à parte

Marina Almeida

Rádios bilíngües nas regiões fronteiriças promovem a união entre as comunidades brasileira, paraguaia e boliviana. As rivalidades também aparecem, assim como uma noção de fronteira como um espaço à parte entre os países. O tema foi pesquisado pela jornalista Daniela Ota em seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Dos dez municípios pesquisados inicialmente em Mato Grosso do Sul, só em Corumbá, que faz divisa com o município boliviano de Puerto Quijarro, e em Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai), foram encontradas rádios binacionais. "O fato de serem cidades de importância comercial e terem representado importante entreposto na guerra do Paraguai pode ter influenciado nesse maior diálogo", diz Daniela.

Foram analisados dois programas de cada rádio, sendo que em um deles o locutor era brasileiro. Tanto a rádio de Corumbá-Puerto Quijarro (FM Melodia) quanto a de Ponta Porã-Pedro Juan Caballero (Cerro Corá) estão localizadas em território boliviano e paraguaio, respectivamente. A questão das emissoras binacionais não é verificada no lado brasileiro, devido, inclusive, à dificuldade de obtenção da licença no País.

"O objetivo dessas rádios é criar um elo entre as comunidades, muitas vezes separadas por apenas uma rua", ressalta Daniela. Ela conta que as manifestações culturais são sempre retratadas como momento de união. "Nas transmissões radiofônicas costumam se reportar a comunidade vizinha com sentimento de integração."

Alguns conflitos e rivalidades entre os países também podem aparecer durante as transmissões. A pesquisadora explica que nestes momentos, os moradores das regiões fronteiriças tornam-se rivais. "Ao atravessar a fronteira em busca de atendimento nas áreas da educação e da saúde, o vizinho passa a ser reconhecido como o outro. Em muitos casos, os locutores, principalmente os brasileiros, adotam uma postura crítica com relação ao governo paraguaio e boliviano."

Em outros momentos, essas rádios tratam a região de fronteira como um espaço à parte, onde as nacionalidades se integram e são representadas pelo 'ser fronteiriço'. Isso se deve, em grande parte, ao fato de a área ser freqüentemente retratada de forma negativa pela mídia.

Línguas
Muitas vezes idiomas como o português e o espanhol acabam se misturando. Há até programas trilíngües, que incluem o guarani, além daqueles que também transmitem alguns dialetos, frutos da mistura da língua espanhola com a guarani. Apesar disso, a população não tem dificuldade de entender os locutores. Daniela conta que algumas escolas chegam a adotar as duas línguas no ensino como forma de integração.

O caráter bilíngüe das rádios se dá, principalmente, no jornalismo, que é mais forte no Paraguai e na Bolívia. Nos programas brasileiros, majoritariamente musicais, está presente na transmissão de músicas em português e espanhol.

Os locutores paraguaios e bolivianos transmitem mais notícias, informes, divulgação de campanhas e serviços para a população. Já os brasileiros abordam mais o entretenimento, com músicas e sorteio de brindes para os ouvintes. Para Daniela, as diferenças estão ligadas ao desenvolvimento das regiões, "em lugares mais carentes o rádio assume um papel que não tem em comunidades com mais acesso à informação". Em Puerto Quijarro, ainda há poucas televisões e muitas famílias utilizam o aparelho somente em alguns horários para economizar energia elétrica.

Tanto os programas dos radialistas brasileiros, quanto os de paraguaios e bolivianos têm grande público, de todas as faixas etárias, e participação das duas comunidades. Não há uma pesquisa formal sobre o número de ouvintes das rádios, que recebem de 150 a 200 ligações por dia. O número de habitantes de Corumbá é de cerca de 100 mil e o de Ponta Porã aproximadamente 60 mil, de acordo com o censo de 2005. Já as cidades paraguaia e boliviana tem cerca de 15 mil habitantes.

A jornalista levou quatro anos para concluir a pesquisa: no levantamento das rádios nas regiões de fronteira do Mato Grosso do Sul e na análise comparativa entre a FM Melofia e a Cerro Corá.

Mais informações: (0XX67) 9902-1520 ou ota.msi@terra.com.br, com a pesquisadora




Custos de produção são maior influência na formação de preços em empresas incubadas

Júllio Bernardes

Os custos de produção são o principal fator que determina a formação de preços nas empresas formadas em incubadoras. A tendência é apontada em pesquisa concluída em setembro por Rafael Augusto Lopes Matarezio, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O estudo foi realizado com 19 empresários ligados ao Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), de São Paulo.

"As empresas responderam um questionário onde apontavam os fatores mais relevantes em suas estratégias de precificação (pricing)", conta Matarezio, aluno de iniciação científica da FEA. "Após uma análise estatística das respostas, verificou-se que os custos possuem maior peso na definição dos preços, o que é comum em empresas de pequeno porte não-incubadas."

Nas áreas de software e comunicações, a pesquisa aponta que o principal foco das empresas para definir preços são os clientes. "A precificação pode estar focada no mercado, o que é mais comum em grandes corporações", explica o professor da FEA, Carlos Alberto Pereira, que orientou o trabalho. "Os preços podem ser definidos em função da concorrência, mas como os produtos das empresas incubadas em geral são inovadores, o foco maior é o consumidor."

Tributos
Matarezio ressalta que as incubadoras fornecem apoio administrativo e financeiro para a implantação de negócios com base tecnológica. "Os empresários precisam apresentar um plano de negócios e desenvolver produtos inovadores", explica. "Mas apesar das vantagens, eles apontaram que a carga tributária tem muito peso nos custos e, conseqüentemente, no preço do produto final".

De acordo com o professor Pereira, a importância do estudo se deve ao fato de as empresas incubadas no Brasil possuírem grande vitalidade. "Enquanto menos de 30% das micro e pequenas empresas em geral conseguem manter a sua sobrevivência após o quinto ano de funcionamento, estima-se que 80% das empresas apoiadas por incubadoras sobrevivem após esse período", explica. O estudo deve prosseguir com a análise das estratégias de precificação em empresas incubadas de outros estados.

A pesquisa de iniciação científica de Matarezio foi financiada com uma bolsa do Centro Acadêmico Visconde de Cairú (CAVC), da FEA, concedida nos mesmos moldes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do governo federal. O trabalho foi apresentado no 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIIC), na área de humanidades, realizado entre os dias 6 e 8 de novembro último, no Instituto de Psicologia (IP), e também será publicado na revista Controversa, editada pelo CAVC.

Mais informações: (0XX11) 7634-7583, com Rafael Matarezio, e (0XX11) 3091-5820, ramal 154, com Carlos Alberto Pereira




Cursos e Palestras

Plenária na FSP aborda medicamentos para HIV/aids
Na próxima segunda-feira (13), quando a lei que torna obrigatório o fornecimento de medicamentos para todos os cidadãos e cidadãs com HIV e aids completa 10 anos, será realizada uma Plenária Pública em Defesa do Acesso Universal aos Medicamentos para Tratamento do HIV/Aids no Brasil, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O objetivo é avaliar os resultados alcançados nestes 10 anos, assim como os aspectos relevantes para garantir a sustentabilidade desta política. O evento é organizado pelos Programas Nacional, Estadual e Municipal de DST/aids, Fórum de ONGs/aids do Estado de São Paulo e Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

A plenária será às 16 horas, mas haverá atividades durante o dia todo. Pesquisadores, grupos e associações participarão discutindo temas como: o impacto do acesso universal aos anti-retrovirais nas políticas públicas de saúde e na qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids e a sustentabilidade do acesso universal: diretrizes e perspectivas.

As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3258-7728 ou pelo e-mail gpvsp@uol.com.br. O evento será no Anfiteatro João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública (Av. Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3258-7728 ou gpvsp@uol.com.br, com o Grupo Pela Vidda; ou (0XX11) 5087-9835 / 9624-9825, na assessoria de imprensa


Palestra da Esalq analisa mercado de ações
A palestra Análise do mercado de ações: metodologia INI – vertente fundamentalista será realizada neste sábado (11), das 11 às 18 horas, pelo grupo de extensão Esalq Jr Economia. Paulo Portinho, gerente do Instituto Nacional de Investidores (INI), ministrará a palestra e abordará o investimento em empresas, com pequenas quantidades, para a formação de patrimônio a longo prazo. O método é um modo prático para tomar decisões em investimentos por meio de conceitos comportamentais difundidos nos EUA e Europa.

O evento, voltado para alunos, professores e empresários, é aberto a todos os interessados. Para o público não familiarizado com o mercado acionário será oferecido um modo prático e fácil para decisões em investimentos.

As inscrições custam R$25,00 e podem se feitas na secretaria do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), Pavilhão de Engenharia da Esalq. O evento acontece no anfiteatro do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da Esalq (Av. Pádua Dias, 11 CP 9, em Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3429-4253, e-mail esalqjre@esalq.usp.br ou site http://www.ciagri.usp.br/~esalqjre/


Prêmio Jovem Cientista é divulgado em Seminário no IO
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP abriga, na próxima segunda-feira (13) o Seminário Gestão Sustentável da Biodiversidade - Desafio do Milênio. O evento tem como objetivo divulgar o 22º Prêmio Jovem Cientista, que nessa edição tem como tema a gestão sustentável da biodiversidade.

Promovido pela Fundação Roberto Marinho e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, o Prêmio é dado a estudantes de pós-graduação que realizem pesquisas relevantes no tema da edição.

O evento contará com quatro palestras: Sistemas de meio ambiente: evolução institucional, legal, técnica e operacional para sustentabilidade, com o professor Arlindo Philippi Jr. (USP); Desafios à gestão da biodiversidade brasileira, com o professor Rodrigo Medeiros (UFRRJ); Ética na coleta biológica reduzindo impactos da pesquisa sobre a biodiversidade, com o professor Carlos Roberto Ferreira Brandão (USP); e Os nematódeos e sua importância para os ecossistemas marinhos, com o professor André Morgado Esteves (UFPE).

Gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição, o Seminário ocorrerá às 9h30 na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6513; site http://www.io.usp.br




Agenda Cultural

VIII mostra Amantes da Fotografia na FAU
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP apresenta a VIII Mostra Amantes da Fotografia 2006. A abertura será nesta sexta-feira (10), às 20 horas. A mostra traz fotografias produzidas por alunos, professores, funcionários e convidados com temas relacionados ao Patrimônio Cultural Nacional: Patrimônio tombado, Patrimônio ignorado e Patrimônio em ruínas. A curadoria é da fotógrafa Cândida Maria Vuolo, supervisora do Laboratório de Fotografia da FAU.

A mostra estará em exposição até o dia 6 de dezembro, no espaço caramelo da FAU das 8 às 22 horas (de segunda a sexta-feira) e das 8 às 13 horas (aos sábados). A entrada é gratuita e aberta a todos.

A FAU fica na R. do Lago, 876, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4919


Programação TV USP de 13 a 19 de novembro
Confira a programação da TV USP para a próxima semana:

Contraponto - Trabalho infantil - O programa discute o trabalho infantil e mapeia os setores que mais exploram essa mão de obra. Terça-feira (14), às 21 horas.

Olhar da USP - DNA Brasil - Cultura - O último programa da série especial do Olhar da USP no DNA Brasil analisa a Cultura, eleito o grande valor da humanidade no século 21. O conceito já tem nome e sobrenome para a juventude de hoje: Cultura Mix. Quinta-feira (16), às 21 horas.

Pgm - A revista eletrônica da USP traz cultura, ciência, comportamento. Tudo o que interessa ao dia-a-dia. Sexta-feira (17), às 21 horas.

Traquitana - YouTube - Confira "Tapa na Pantera" e "Melhor rezar do que frear", dois documentários brasileiros que ajudaram no sucesso do site, fundado em 2005. Domingo (19), às 17 horas.

Você acompanha a programação da TV USP pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU) nos canais 11 da NET ou 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101; site www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Sala de Obras Raras inaugurada nos 60 anos do IAG-USP
Nessa sexta-feira (10), acontece uma série de eventos no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP como parte das comemorações dos 60 anos de incorporação do IAG à Universidade de São Paulo (1946-2006). Os eventos contarão com a presença de professores, pesquisadores e personalidades

Os eventos começam às 9 horas, quando a Sala Ambiente de Obras Raras do IAG será inaugurada. É um espaço especial que abriga livros antigos (datados desde 1500) e móveis que foram utilizados no Instituto desde a época de sua criação, nos anos 20, entre outras obras. Também será lançada a Agenda Astronômica 2007. As cerimônias acontecerão no 1º andar do prédio da Administração/Biblioteca do IAG.

Ocorrerá, a partir das 10h30, palestra com o professor da State University of New York (EUA), David Fitz Jarrald e, após o almoço, às 15 horas, será discutida A Ciência no IAG - seus projetos, pesquisas e perspectivas. Esse último evento do dia contará com a presença do Vice-reitor da USP, professor Franco Lajolo, do presidente do CNPq, e do diretor científico da Fapesp. Os eventos acontecerão no Auditório do Bloco G do IAG.

O IAG fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2821


Universia cria concurso cultural sobre cinema
O portal Universia realiza o concurso cultural Cine Universia, para aproximar os universitários da sétima arte. A iniciativa impulsiona o cinema de várias nacionalidades. O concurso estréia com o filme brasileiro O ano em que meus pais saíram de férias e fica no site até segunda-feira (13). O próximo tema será o filme Volver, do espanhol Pedro Almodóvar.

Os interessados em concorrer, podem se cadastrar no endereço www.universia.com.br/cine, e responder à pergunta: “Qual seria a sua primeira atitude se os seus pais saíssem de férias por um ano?”. Os autores das cinco melhores respostas serão premiados com dois ingressos para assistirem ao filme O ano em que meus pais saíram de férias. Os critérios de avaliação consistem na criatividade, na adequação ao tema e no uso correto da Língua Portuguesa.

Cada participante pode se inscrever apenas uma vez, mas o envio de respostas é ilimitado tendo, cada justificativa, no máximo 500 caracteres. O resultado dos vencedores será publicado no dia 14 de novembro por meio do e-mail cadastrado e no site do concurso. A pergunta do próximo filme, Volver, estará disponível no site a partir da próxima semana.

Mais informações: www.universia.com.br/cine




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

Desafios e perspectivas em atividades educativas de promoção da saúde de um grupo de portadores de hipertensão arterial, sob o paradigma da interdisciplinaridade. José Sebastião de Figueiredo . Dia 14, às 12h30.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394 / 3468


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz


Mestrado

Comunidade de fungos endofíticos associada à cana-de-açúcar convencional e geneticamente modificada. Rodrigo Makowiecky Stuart. Dia 17, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

Contradições e conflitos do desenvolvimento tecnológico: impactos do software livre no Brasil - uma história em progresso. Rubens Araujo Menezes de Souza Filho. Dia 13, às 9 horas.

Doutorado

A administração da justiça e o controle da criminalidade no médio sertão do São Francisco, 1830 - 1880. Dimas José Batista. Dia 13, às 14 horas.

Týkhe e caráter no Hipólito de Eurípides. Maria Cristina Rodrigues da Silva Franciscato. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Sobre uma classificação dos anéis de inteiros, dos semigrupos finitos e dos RA-loops com a propriedade hiperbólica. Antonio Calixto de Souza Filho. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Química

Doutorado

Caracterização espectroscópica da polianilina em diferentes ambientes químicos. Celly Mieko Shinohara Izumi. Dia 17, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br