São Paulo, 14/11/2006 - Boletim nº1957
engenharia legal
Poli estuda inter-relações
do Direito com a Tecnologia

Linha de pesquisa ajuda na qualificação
de profissionais que se dedicam às
atividades periciais e de advogados
e juízes que trabalham com tecnologia
leia...
USP de Ribeirão desenvolve
vacina anti-carrapatos
Impactos e tendências
da TV Digital no Brasil

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Linha de pesquisa da Poli estuda influência entre desenvolvimento tecnológico e sistema jurídico

Valéria Dias

Na Escola Politécnica (Poli) da USP, um grupo de pesquisadores liderado pelo professor Pedro Luís Próspero Sanchez desenvolve estudos que visam a aproximação de duas áreas aparentemente distantes entre si, mas que, nos dias atuais, se influenciam reciprocamente: Direito e Tecnologia. Sanchez coordena uma linha de pesquisa pioneira no Brasil intitulada "Engenharia Legal, Ciência e Tecnologia Forenses", oferecida pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli.

De acordo com o professor, a idéia surgiu a partir da constatação de que, no Brasil, a atividade pericial - que é freqüentemente realizada por engenheiros -, apresenta uma formação deficiente. No caso das perícias judiciais (estabelecidas por um juiz), não é preciso ter qualificação especial, apenas diploma de curso superior e estar no exercício da profissão. Entre as perícias extrajudiciais, estão aquelas realizadas para a análise de patentes e de segurança, a avaliação de ativos de empresas e as auditorias, por exemplo.

"Essa falta de qualificação pode levar o perito a produzir laudos deficientes ou errôneos, ao mesmo tempo em que os juízes podem ter alguma dificuldade para entenderem os resultados dessas perícias", aponta Sanchez, lembrando que a nomeação para a realização de perícias criminais é de aceitação obrigatória, segundo o código penal.

O objetivo da linha de pesquisa é contribuir para a qualificação de engenheiros e de outros profissionais que se dedicam às atividades periciais e de advogados e juízes que precisam lidar profissionalmente com tecnologia. "Como exemplo podemos citar ações judiciais envolvendo direitos autorais na internet. Quando o juiz designa um perito para analisar um caso, é muito importante que, além dos conhecimentos tecnológicos, esse perito também conheça o sistema jurídico sobre aquele assunto", conta Sanchez.

Em 2003, a linha de pesquisa foi aprovada pela Comissão de Pesquisa da Poli. Em 2004, começaram a ser oferecidas as disciplinas de pós-graduação: Tópicos de Direito Tecnológico, Ciência Forense aplicada a Sistemas de Informação, Fundamentos da Ciência Forense e Metodologia da Prova Pericial. "Pretende-se oferecer a possibilidade de formar profissionais com um embasamento teórico adequado ao desenvolvimento da atividade pericial sobre bases científicas", afirma.

Participam do grupo como colaboradores convidados os pesquisadores Volnys Borges Bernal e Adilson Guelfi, do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Poli.

Interdisciplinaridade
Atualmente, a equipe é composta por cerca de 20 pesquisadores, mestrandos e doutorandos. A interdisciplinaridade fica evidente quando se verifica a área de formação dos alunos. São profissionais que atuam como engenheiros, advogados, auditores, contadores, peritos criminais, policiais federais e professores. "Havia alguns alunos até da área da saúde, mas eles acabaram desistindo", conta Sanchez.

Entre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo grupo, o professor cita um trabalho de análise tecnológica e jurídica da assinatura digital; um estudo sobre os sistemas de firewall, ferramenta que pode ser muito útil nas perícias em informática; e uma pesquisa sobre os aspectos tecnológicos e jurídicos das redes de automação bancária, entre outras.

A idéia, agora, é fazer com que esse conhecimento esteja disponível não apenas aos alunos da pós. Sanchez está propondo a introdução da disciplina Engenharia Legal na estrutura curricular da graduação da Poli. "Isso vai possibilitar a compreensão das inter-relações do direito com a engenharia, o entendimento dos documentos e solicitações forenses, e a capacitação para realizar trabalhos de natureza pericial", afirma o professor. De acordo com Sanchez, é possível que, já em 2007, essa disciplina esteja sendo oferecida aos estudantes interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-5672 ou e-mail pedro.sanchez@poli.usp.br, com o professor Pedro Luís Próspero Sanchez



Pesquisadores constroem biblioteca de genes para criar vacina contra carrapatos

Da Redação Agência USP

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do National Institute Health (NIH), dos Estados Unidos, estão testando em bovinos um protocolo que pode se transformar, num futuro próximo, em uma vacina anti-carrapato. O parasita transmite doenças que afetam os lucros do setor agropecuário e a produção de carne, leite e couro.

O objetivo é produzir a vacina a partir de genes envolvidos na produção de proteínas que auxiliam a alimentação do carrapato. Uma vez fixado no hospedeiro, o parasita utiliza sua glândula salivar para produzir proteínas que facilitam sua alimentação. Os pesquisadores pretendem procurar aqueles que produzam proteínas importantes para a nutrição sangüínea do carrapato e bloquear esse processo para que os parasitas não consigam se alimentar.

Beatriz Rossetti Ferreira, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Isabel de Miranda Santos, da Embrapa e João Santana da Silva, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com colaboração de pesquisadores do NIH, construíram várias bibliotecas de genes de carrapatos para identificar quais poderiam ser importantes na produção dessas proteínas.

Essas bibliotecas, com DNA de diferentes estágios do carrapato (larvas, ninfas e adultos), foram construídas a partir das glândulas salivares dos parasitas. Identificados os genes de interesse, o processo consiste em cloná-los em plasmídeos, que são moléculas circulares duplas de DNA, multiplicá-los e inocular no bovino. Este passa a produzir a proteína, que antes era do carrapato, e dessa forma induz uma resposta imune que vai matar o parasita. "Todo o trabalho de campo está centrado em inocular os genes selecionados em bovinos que se mostraram mais resistentes à presença do carrapato. Os genes que derem maior resposta imune celular é que serão utilizados na vacina", explica a professora Beatriz, coordenadora da pesquisa.

Imunidade e preocupação
Beatriz adianta que a idéia não é erradicar o carrapato bovino. Eles transmitem doenças, mas também criam uma imunidade natural a outros parasitas que atacam esses animais. "No momento que tiramos completamente os carrapatos do sistema, os bovinos passam a ficar muito suscetíveis." A pesquisadora lembra que "mesmo a vacina sendo eficiente em bovinos, não significa que será para cães, pois as espécies de carrapatos envolvidas são diferentes e não sabemos se a proteção a uma espécie vai induzir a proteção a outras".

O desenvolvimento de alternativas sustentáveis para o controle do carrapato, como vacinas e marcadores de resistência constitui objetivo nacional eminente, "O problema toma dimensões ainda maiores em países como o Brasil, onde a pecuária contribui expressivamente para a economia nacional. Estima-se que aqui os prejuízos causados por esses ácaros girem em torno de US$2 bilhões/ano, e no mundo esse prejuízo pode ultrapassar os US$13 bilhões/ano", explica Beatriz.

A pesquisa, que já apresenta resultados promissores para a criação da vacina anti-carrapato, tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com colaboração da Empresa Vallée.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 3602-3522 / 4849, na Prefeitura do Campus Administrativo da USP em Ribeirão Preto




Cursos e Palestras

Seminário aborda impactos e tendências da TV Digital
Será realizado, no próximo dia 23, das 9 às 16h30, o seminário Impactos e Tendências da TV Digital no Brasil, organizado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP e pelo portal Universia. O objetivo é discutir as tecnologias e a geração de conteúdos para a TV Digital, bem como seus impactos para o ensino a distância.

A primeira mesa será dedicada ao conteúdo e tecnologia para a TV Digital, em que serão abordadas questões relativas à implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD-T), interatividade, programação, marcos reguladores, inclusão social e acesso público. A segunda será voltada para a educação a distância, com destaque para o relato de experiências que poderão fornecer subsídios para o desenvolvimento de novas iniciativas.

O evento será realizado no Edifício Engenheiro Mário Covas, Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica (Poli) da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, em São Paulo).

O seminário é voltado para professores, pesquisadores e estudantes das áreas de comunicação e tecnologia, além de assessores de imprensa e diretores de comunicação das universidades. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site www.universia.com.br. Haverá transmissão ao vivo do evento pela internet. O público também poderá enviar suas perguntas por meio do formulário eletrônico do portal da USP (ww.usp.br), a partir do dia 21 até as 9 horas do dia 23.

Mais informações: www.universia.com.br ou www.usp.br


Palestra O porquê de fazer ciência acontece em Ribeirão Preto
O Centro Acadêmico Lourenço Roselino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) de Ribeirão Preto da USP, promove, nesta quinta-feira (16), às 19 horas, a palestra O porquê de fazer Ciência, ministrada pelo professor Marcelo Dias Baruffi, do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da FCF.

O evento será realizado no Salão Nobre da Unidade da Faculdade (Av. do Café, s/nº, Campus Universitário da USP, Ribeirão Preto). A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações: (0XX16) 9132-2447 ou e-mail premiojovemcientista@yahoo.com.br


Empreededorismo social em seminário na FEARP
O Núcleo de Empreendedores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP promoverá nessa quinta-feira (16) o Seminário Empreendedor Social.

O objetivo é expor as diversas etapas pelas quais os empreendimentos no terceiro setor passam. Haverá palestras e exposição de iniciativas de sucesso na área. A participação é aberta ao público e as inscrições poderão ser feitas no local, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível (exceto sal de cozinha).

O evento ocorrerá a partir das 17h30 no Anfiteatro da FEARP (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3921; e-mail pice@fearp.usp.br; site www.fearp.usp.br/nucleo.




Quadro de Avisos

Promoção da Rádio USP Ribeirão levará ouvinte a Ubatuba
Em comemoração a seus dois anos de atividades, a Rádio USP Ribeirão está com inscrições abertas para o concurso Faça Você a Programação Musical Especial da Rádio USP Ribeirão – 107,9 MHz.

A proposta vencedora vai se transformar em um Programa Especial de uma hora de duração que será veiculado no dia 22 de dezembro, às 10h30. Além disso, o ganhador terá direito a três diárias na Pousada Pouso do Farol Estalagem, em Ubatuba, com direito a três acompanhantes, e um passeio de veleiro pelas ilhas da região.

A programação proposta deve ter entre 53 e 55 minutos e precisa especificar pela ordem: nome da música; intérprete; autor/compositor; tempo de duração; estilo de música (samba, MPB, bossa nova, tropicália etc). A proposta deve indicar ainda a divisão das músicas sugeridas em três blocos musicais de aproximadamente 20 minutos cada um. Será considerada vencedora a proposta que cumprir as regras e tiver o perfil musical da emissora. Para participar é preciso ser maior de 18 anos e morador de Ribeirão Preto ou região, num raio de 100 quilômetros.

As inscrições podem ser feitas até às 16 horas do dia 15 de dezembro. A inscrição deve ser feita em envelope tamanho ofício contendo em seu interior três cópias de uma única proposta de programação musical e um envelope menor, lacrado e sem identificação, contendo uma folha com nome do concorrente, cópia do RG, do CIC, endereço, telefone, e-mail e se é ou não vinculado à USP. Se for, é preciso especificar se é aluno, professor ou funcionário e onde pode ser encontrado no campus.

Os envelopes devem ser entregues na recepção da Rádio USP ou enviada pelo correio para a sede da Rádio USP Ribeirão, no Campus da USP em Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900, CEP 14.090-900, Ribeirão Preto, SP).

Mais informações: (0XX16) 3931-2038 ou www.ribeirao.usp.br


USP Ribeirão realiza Aberto de Xadrez
O Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP de Ribeirão Preto promove seu primeiro torneio de xadrez. Serão quatro categorias, no masculino e no feminino e pessoas de todas as idades podem participar. O torneio será no próximo sábado (18), no Ginásio de Esportes do Campus.

Os jogos serão disputados em partidas de 21 minutos com cinco rodadas no sistema suíço. A arbitragem será de Vanderley Cason, da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto. Pela USP, coordenam a competição Eliezer Ferreira e Maria Angela Piovesan.

Haverá troféus para os três primeiros e medalhas para quartos e quintos colocados em cada categoria, além do sorteio de 20 camisetas aos participantes. Os competidores devem trazer relógio e as peças do xadrez. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta quarta-feira (15), no site www.pcarp.usp.br/cefer.

Mais informações: www.pcarp.usp.br/cefer


Inscrições abertas para a XXIV Volta USP-Iguatemi-São Carlos
Estão abertas, até o dia 17 de novembro, as inscrições para a XXIV Volta USP-Iguatemi-São Carlos, realizada pelo Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP-São Carlos, com o apoio do Shopping Center Iguatemi e da Federação Paulista de Atletismo. A prova acontece no domingo (19), às 9 horas. A largada é no Shopping Center Iguatemi e a chegada em frente à Praça Central do campus da USP São Carlos.

Podem se inscrever no máximo 800 atletas. A taxa é de R$20,00, para os corredores em geral, e R$15,00, para alunos e funcionários USP.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no CEFER, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira ou por fax, enviando a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento. Também é possível inscrever-se pela internet, no site www.ativo.com, fazendo o pagamento por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. O depósito referente à inscrição deve ser efetuado no Banco do Brasil, Agência 1897-X, Conta Corrente 55997-0, Código 370-0.

O regulamento da prova e o mapa do percurso podem ser encontrados no site http://www.sc.usp.br/voltausp.

Mais informações: (0XX16) 3373-9107




Teses e Dissertações

Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

Arabismos no turco moderno padrão: entre o empréstimo e o purismo lingüísticos. Marco Syrayama de Pinto. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

Lo que uno/a comprende, lo que uno/a dice - compreensão e produção do espanhol como língua estrangeira por adultos brasileiros em situação de ensino e aprendizagem. Fatima Aparecida Teves Cabral Bruno. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo da influência de fatores ambientais sobre o desencadeamento de crise álgica em crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme na cidade de São Paulo. Silvia Maria de Macedo Barbosa. Dia 21, às 9 horas.

Avaliação do efeito da toxina botulínica no lado são em pacientes com paralisia facial de longa duração. Alessandra Grassi Salles. Dia 22, às 13 horas.

Sobrecarga e restrição de sal na dieta durante a gestação em ratas Wistar: efeitos sobre o sistema renina-angiotensina, função renal, resistência à insulina e pressão arterial. Sandra Márcia Leandro. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Um modelo para previsão de renda utilizando esquemas de censura complexos. Danilo Clemente Coelho. Dia 22, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br